A Provinha, que é elaborada pelo INEP e distribuida as escolas pelo MEC, serve para avaliar o nível de aprendizado dos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental.
A Provinha Brasil, que é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e distribuída pelo MEC/FNDE para as todas as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais.
O objetivo é proporcionar que todos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, participem da avaliação de a-prendizagem, que não possui finalidades classificatórias, mas sim de fornecimento de informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino, avaliando o nível de alfabetização dos alunos e turmas nos níveis iniciais de educação e diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações, o estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas e a melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino. Atendendo a todos esses propósitos, a equipe de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação do município de Içara, estará aplicando, até o final do mês de maio, nas unidades escolares, a Provinha Brasil.
“Com esta avaliação, o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, logo no começo do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita”, explica a coordenadora pedagógica Conceição Burigo Lima.
O INEP disponibiliza todos os anos, duas versões da Provinha Brasil. A primeira no início do ano e a segunda para ser aplicada no término do ano letivo.
De acordo com a Gestora de Educação de Içara, Giovana dos Santos, a aplicação da Provinha no primeiro semestre tem a perspectiva de constituir e consolidar uma sistemática de avaliação diagnóstica da alfabetização. “O nosso compromisso é estar avaliando e reavaliando o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças”, ressalta.
O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário