O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

VARIEDADES - Olimpíada de Português agita Escola Maria Arlete

Durante a semana a Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, localizada no bairro Raichaski, recebeu pessoas relacionadas à atividades literárias e culturais que representam o município.

A manhã desta sexta-feira será especial para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti, no bairro Raichaski: às 10h30min, a professora Derlei Catarina de Lucca irá promover o lançamento de um livro de lendas, no auditório da erscola. O evento faz parte da das programações da Olímpiada da Língua Portuguesa.
Durante a quarta-feira, dia 9, os alunos participaram de uma mesa redonda com a Marilene Raichaski para falar sobre a origem do bairro, e o Bonifácio Espíndola Neto, Seu Bona, personalidade muito ativa na vida política, social, religiosa da cidade de Içara e escritor, falou das memórias do município.
Na manhã de sexta-feira, será a vez da professora e escritora içarense com projeção histórica nacional, Derlei. Esta sumidade brasileira lançará o livro de lendas e estará à disposição dos alunos para contar as memórias do período da Ditadura Militar, quando foi perseguida, presa, torturada e exilada pelo autoritarismo da época. Também falará sobre os anos que passou exilada no Chile e em Cuba.
Muitos alunos já leram seu livro “no corpo e na alma” em atividade de leitura escolar, sobre o qual possue uma série de indagaçõe sobre a vida da professora.
Já na área da poesia foram convidadas as poetisas da Aila – Academia Içarense de Letras e Artes. Priscila Drity, ex-aluna da escola com mais de cinco livros poéticos publicados, e a professora Fátima Pavei que lecionou muitos anos na escola e que publicou um livro em 2008.
Na oportunidade os alunos Bruna Rabello e Jonas Teixeira Ignácio declamaram os poemas produzidos na Oficina Literária para jovens “Arte de criar” da Academia Içarense de Letras e Artes de Içara.
A escola e o alunos estão em clima de Copa do Mundo. Todas as dependências do colégio foram decoradas de verde e amarelo. o mascote Zakumi também foi lembrado, os alunos da 8ª série A fizeram uma reprodução em um dos muros. Eles acompanharam com muita emoção, nesta quinta-feira, a abertura oficial da Copa do Mundo, cujo jogo África do Sul e México ocorre hoje,

Nenhum comentário:

Postar um comentário