A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” visa incentivar os estudantes a desenvolver a escrita, tomar gosto pela leitura e também pela língua portuguesa.
(foto: Divulgação)
Alunos das escolas içarenses já garantiram a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que tem co-mo objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e incentivar estudantes das escolas públicas de todo o país a desenvolver a escrita e o gosto pela leitura.
Neste ano, participaram todas as 18 escolas da rede municipal e mais 11 escolas estaduais de Içara. Foram inscritos 19 poemas (alunos do 5º e 6º ano); nove memórias (alunos do 7º e 8º ano); oito crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e dois artigos de opinião (alunos do 2º e 3º ano). A categoria “poema” recebeu mais textos pelo fato do município ter mais escolas de nível fundamental, ou seja, até a 5ª série (6º ano).
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Conceição Búrigo Lima, na última vez que aconteceu a olimpíada, em 2008, apenas estudantes de duas escolas do município participaram. “Este ano, a adesão foi bastante significativa, pois to-das as escolas municipais estão participando. Agora, nossa cidade tem mais chances de passar para as próximas etapas”, declara.
O concurso literáriio, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), será disputado a nível escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Os organizadores prorrogaram o prazo de inscrições para a etapa escolar até amanhã, dia 20 de agosto. Porém, a Secretaria de Educação de Içara optou pelo término das inscrições na segunda-feira, dia 16, pois todos os alunos interessados em participar já haviam finalizado os textos.
Na próxima segunda-feira, dia 23, uma comissão julgadora, formada por educadores e representantes do município, vai escolher os textos vencedores que irão concorrer na fase estadual, que vai de 20 de setembro a 22 de outubro. As etapas regional e nacional da Olimpíada de Lingua Portuguesa iniciam em novembro.
A olimpíada é realizada em duas vertentes: o prêmio e a formação de professores. No período da premiação, que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e alunos com a utilização do material de apoio (kit de criação de texto). O kit é composto por três fascículos, cada um direcionando as atividades para o trabalho com um gênero textual específico.
Os professores de Içara se prepararam com um curso de 20h, ministrado pela coordenadora da olimpíada na rede municipal de Içara, Neli Marcos de Souza, para que os textos dos estudantes tivessem um melhor desenvolvimento.
O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário