O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
COLUNISTA - Viviane Maragno
Varicela
(Catapora)
O que é?
A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado VaricelaZoster. Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clí-nica) e reativação. Esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda, estando como que adormecido; a reativação determina doença localizada na área correspondente a um ou mais nervos sensitivos e chama-se então HerpesZoster, conhecida também como cobreiro.
Como se adquire?
Na era prévacina 90% das pessoas suscetíveis desenvolviam a doença primária varicela ou catapora. No contato intradomiciliar a contaminação da doença ocorre em mais de 80% dos propensos; em contato menos íntimo (colégio), baixa para 30% das crianças. A passagem da doença de pessoa a pessoa em uma mesma casa costuma tornar mais grave o quadro. O período de transmissão inicia 24h a 48h antes do surgimento das lesões da pele e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido crostas (casca), usualmente 7 a 9 dias. O tempo que medeia entre o contato e surgimento da doença (incubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias. A transmissão se dá através do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com as lesões vesiculares cujo líquido está cheio de vírus.
O que se sente?
Uma vez alojados no organismo, os vírus começam a se reproduzir, invadem o sangue e produzem os sinais de infecção: febre 38 a 38,5°C, mal estar, perda do apetite, dor de cabeça. Os sintomas são mais ou menos intensos na dependência da quantidade de vírus contaminantes e da capacidade de defesa daquele indivíduo.
Lesões da pele e das mucosas: Os vírus que estão na árvore respiratória são carregados para a pele e mucosas pela corrente sangüínea. Inicia-se uma reação inflamatória local; aparecem pequenas pápulas avermelhadas com prurido intenso que evoluem rapidamente para pequenas vesículas com líquido cristalino, que acaba se turvando.
O diagnóstico é clínico. É uma doença benigna e a cura se faz por reação do próprio organismo.
Gestantes, recémnascidos e indivíduos com defesas baixas são casos que necessitam atenção especial.
Até a próxima semana...
Nenhum comentário:
Postar um comentário