Eleitores de Içara, de Santa Catarina e do Brasil que não regularizarem os títulos hoje terão os documentos cancelados.
De acordo com o chefe da 79ª Zona Eleitoral da Comarca de Içara, Marcos Morais, dos 214 eleitores içarenses, anunciados em 19 de março e que tinham contas pendentes no Cartório Eleitoral, nem 10% regularizou o documento.
A situação é para todos que não votaram nem justificaram a falta do voto nas últimas três eleições, exceto para quem o voto é facultativo.
O Cartório Eleitoral de Içara, que funciona das 13 às 19h, estará atendendo hoje normalmente todos os cidadãos que comparecerem para “acertar as contas” com a Justiça Eleitoral.
De acordo com Morais, até os que moram fora do país podem verificar a situação no município. “Se eles tiverem parentes aqui poderão pedir a estes que se direcionem ao cartório para verificarmos as condições”, explicou.
Caso o título seja cancelado o eleitor não poderá se inscrever em processos seletivos para cargos ou funções públicas. Ele não recebe remuneração de empregos, fundações e empresas ligadas ao governo como também não pode participar de licitações e obter empréstimos com o governo.
O cancelamento do título eleitoral ainda impede a obtenção de passaporte, carteira de identidade e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino governamental ou fiscalizado pelo governo.
Santa Catarina tem 13.977 eleitores em situação irregular nos cartórios eleitorais, apenas 293 pessoas entraram com o processo até o dia 16 de fevereiro. No Brasil 8.689 eleitores não regularizaram a situação eleitoral.
Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário