Em Içara, as auto-escolas têm basicamente os mesmos procedimentos. Saiba o que é preciso para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação ou renová-la, em diversas condições.
Após as mudanças em janeiro a respeito das condições para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o processo agora (embora mais caro e exigindo mais tempo do aluno) é simples.
Para retirar a primeira CNH, que custa o valor de R$ 1200,00, deve-se levar documentos pessoais como carteira de identidade, CPF e um recente comprovante de residência para o cadastro na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e bater uma foto digital do requerente, que deve fazer um exame psicotécnico e outro de vista.
Após isso, deve-se participar de um curso teórico de 12 dias (45 h/aula), no qual o aluno aprende questões como legislação de trânsito, direção defensiva, noções básicas de primeiros socorros, mecânica básica, meio ambiente e de cidadania.
Ao témino, um exame escrito é realizado e o aluno deve tirar no mínimo nota 7,0 para passar.
Segundo a diretora de ensino e instrutora de uma auto-escola, Joelma Bezerra, só depois dessas etapas o aluno poderá ter aulas de direção, mediante a liberação de um documento emitido pela Ciretran, a LADV (Licença para Aprendizagem de Direção Veicular).
São 20 aulas de direção, para carro ou moto, e após as aulas, outro exame. Se aprovado, o aluno recebe a carteira em até dez dias.
Para renovações, que custam entre R$ 110,00 e 220,00, quem fez a carteira até dia 21 de janeiro de 1998, deve fazer outro curso teórico de atualização e a prova do Ciretran. Depois um exame físico e de visão.
Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário