Incidência do Vento Sul trouxe na última semana anchovas aos pescadores da região, já a ressaca deixou a vista o esqueleto de uma baleia-de-bryde que deve ser enterrada novamente.
(Fotos: Maso Nyetto)
Após dias de alegria regados a redes cheias, o Distrito Balneário Rincão foi invadido pela ressaca no último fim de semana.
A ação das fortes ondas lavaram a orla da praia durante o sábado, dia 14. Residências localizadas no primeiro quarteirão foram atingidas pela água, que com a força destruiu parte do meio-fio da Avenida Waldemar Petrine..
A ressaca foi ocasionada por um ciclone que se deslocou pela costa sul do país nos últimos dias.
Já o sopro dos ventos e a maré alta revelou parte do esqueleto de uma Baleia-de-Bryde nas areias do Rincão. Nos últimos dias, partes da ossada tem se espalhado pela orla marítima.
Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, o esqueleto começou a se desintegrar há pouco tempo. Ele já solicitou intervenção de especialistas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), que ainda não apareceram no local.
De acordo com o biólogo do setor de Zoologia da Unesc, Rodrigo Ribeiro, medidas para que o esqueleto seja enterrado novamente já estão sendo providenciadas. “É preciso que o esqueleto fique enterrado por pelo menos mais um ano, para que a carne do animal se degrade e o osso esteja pronto para estudo”, explicou o biólogo.
Ribeiro acrescentou que por diversas vezes foi solicitado a Secretaria de Obras de Içara a contribuição de máquinas para auxiliar na escavação de um buraco para suportar o artefato, mas segundo ele não houve resposta. Ele acrescentou que na noite de ontem representantes da Unesc se reuniriam com a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai)..
O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário