Oficialmente começou no dia 15, sexta-feira, e o município içarense começa a se movimentar, tanto os pescadores da Colônia de Pesca Z-33 quanto os organizadores da Festa da Tainha.
Está aberta a Temporada da Tainha, que vai de 15 de maio até 15 de agosto.
Segundo a secretária da Colônia de Pesca Z-33, Cida Luciano, os peixes saem do Uruguai e da Lagoa dos Patos (RS) em direção à costa do Rio de Janeiro para a desova, na subida eles passam por Santa Catarina e, claro, pelo Balneário Rincão, onde 26 cabos de rede fixos já estão armados e mais 34 redes coloniadas estão em Jaguaruna.
Entretanto, a quantia de tainha pescada ainda não chega a 300kg, o que é considerado muito pouco, segundo Cida, mas ainda é esperado uma quantidade bem maior.
A época movimenta também o comércio, mais precisamente quando se trata da Festa da Tainha, evento anual que neste no ocorre nos dias de 10 a 14 de junho, no Distrito.
Segundo o organizador, Deobaldo Pacheco (o Bado, ex-prefeito de Içara), no dia 10, o evento começará às 22h, no centro comunitário, com um baile em escolha da “rainha da festa”, em seguida, um jantar.
No dia 11 de junho, um evento religioso católico e em seguida um almoço. No dia 12, um jantar e, por fim, no dia 14, domingo, um almoço encerrará a festa.
Pacheco conta que o espaço do restaurante, no centro comunitário, será ampliado, com um pavilhão de lona, para o buffet. “Antes tinhamos 800 lugares disponíveis, dessa vez teremos mais 350”, conta.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário