O Brasil continua com números preocupantes no exterior, com o particular "jeitinho brasileiro".
Os brasileiros estão entre os mais investigados e processados na Suíça por lavagem de dinheiro, segundo a polícia do país europeu. De acordo com dados oficiais, em 2008, os brasileiros foram a terceira nacionalidade mais processada na Suíça por crimes financeiros.
A Suíça é conhecida por seu sistema de sigilo bancário e por ter um terço de toda a fortuna privada do mundo em seus cofres, cerca de US$ 7 trilhões. Pressionado, o país vem sendo obrigado a iniciar investigações sobre lavagem de dinheiro e corrupção. A evasão fiscal, porém, continua protegida e está provocando um amplo debate no país e outros lugares.
Segundo os dados da Policia Federal suíça, 115 casos de lavagem de dinheiro foram alvo de processos em 2008. O Brasil respondeu por 6%, superado apenas pelos italianos e pelos próprios suíços.
Os casos envolvendo empresários e políticos brasileiros são mais numerosos do que os processos de lavagem de dinheiro em relação à máfia russa ou aos cartéis de drogas da Colômbia. Nigéria e outros países africanos também têm menos casos que o Brasil.
No país, a Operação Suíça e as operações Kaspar 1 e 2 identificaram várias irregularidades na transferência de recursos de brasileiros aos bancos suíços UBS e Credit Suisse.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário