O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, visitou a associação, devido ao Projeto Mesa do Prefeito, que vai ficar duas semanas na Praia do Rincão, e aprendeu a fazer artesanato de palmeira Içaroba.
Trabalhar com artesanato é um dom e muitas pessoas se dedicam a esse trabalho por hobby ou para suprir as deficiências financeiras no lar.
Com o objetivo de incentivar a exposição e venda dos produtos confeccionados, foi criada a Associação dos Artesãos Frutos da Nossa Praia. A presidente é Mari Rozane Silveira.
Na manhã desta quarta-feira, em uma das atividades do Projeto Mesa do Prefeito no Balneário Rincão, o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, visitou a Associação de Artesãos Frutos da Nossa Praia e ajudou a fazer também tranças de butiá, além de outros trabalhos com escama de peixe e biscuit.
Ele aprendeu a fazer trabalhos manuais com a palmeira Içaroba, que originou o nome da cidade. Na avaliação das artesãs, o prefeito leva jeito para o trabalho manual, só precisa treinar um pouco mais.
“É importante acompanhar de perto os trabalhos feitos para enaltecer o nome de Içara. O artesanato içarense, sem dúvida, já conquistou seu espaço no cenário catarinense”, destacou o prefeito, enquanto ajudava a confeccionar os trabalhos artesanais.
A presidente da associação, Mari Rozane, conta um pouco de sua carreira: “Trabalho com a criação artesanal há muitos anos. Comecei com tricô e crochê e hoje realizo diferentes produtos, como quadros, biscuit, sabonetes e sais de banho. Faço parte da Arterincão - Associação dos Artesãos da Praia do Rincão - e exponho em várias feiras no Estado de Santa Catarina”.
Mari ainda expõe alguns de seus trabalhos em um blog, Mari Artesanatos, que pode ser acessado em: marirozane.blogspot.com.
É importante frisar que outros artesãos estão em busca de seu espaço, confeccionando vários tipos de produtos que fazem o município de Içara ser bem mais conhecido.
Cabe ao içarense incentivar essa cultura.
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário