O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Contra-capa: HSD desenvolve projeto de saúde nas escolas

A direção do Hospital São Donato (HSD), de Içara, criou o projeto Hospital na Escola, mas não sabia dos benefícios que a iniciativa causaria para a população do município. O primeiro contato das profissionais de saúde com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rezzieri despertou a curiosidade dos estudantes sobre os temas abordados e a promessa de que irão cobrar das fa-mílias as aplicações das regras no cotidiano. Os temas a-bordados inicialmente são nutrição, meio ambiente e doen-ças como a diabetes, hipertensão e obesidade. O principal objetivo do projeto é fazer uma campanha de preventiva de saúde. "As crianças são multiplicadoras de conhecimento", enfatizou a enfermeira Luciane Schutz da Silva.
Após colocar o projeto no papel, a direção do HSD procurou a secretária Municipal de Educação, Ione da Luz para colocar a idéia na prática. Ela aprovou a iniciativa e determinou que a Escola Quintino Rezzieri seria usada co-mo piloto para as primeiras experiências. Nesta primeira quinzena de julho, a direção da escola abriu espaço na grade para as aulas preparadas pelos profissionais do HSD.
A diretora do Quintino Rezzieri, Lenir Pacheco Galindro, aprovou o projeto e já cobra que as aulas continuem no co-légio no segundo semestre do ano. "Está muito interessante e os temas abordados estão dentro da realidade das crianças", falou Lenir, que está programando para que as aulas de orientações tenham seqüência no próximo semestre para que alguns assuntos sejam aprofundados.
A professora Alice Martins Carvalho, da 4ª Série, turma 41, ficou impressionada com o interesse dos alunos pelas aulas prática desenvolvidas em turma. "Eu também estou aprendendo muita coisa e as crianças demonstraram interesses pelas perguntas realizadas", explicou.
Nutrição – A nutricionista Daiane Cardoso, que foi responsável para levar aos estudantes como ter uma alimentação saudável, fundamentou as aulas com a preocupação do mundo globalizado. Segundo ela, a preocupação com relação à alimentação vem mudando muito nas últimas déca-das. "Os alimentos de forma geral, sempre foram considerados como essenciais e indispensá-veis para manter as atividades fisiológicas do organismo. Com a evolução da vida moderna, vários consumidores estão optando por alimentos industrializados ricos em gorduras, sal e açúcares, devido a sua grande variedade e disponibilidade no mercado, e por isso é preciso redobrar a atenção com este tipo alimentação", expôs a nutricionista. A profissional completa avaliando que a alimentação saudável preserva o valor nutritivo e os aspectos sensoriais dos alimentos, os quais devem ser qualitativa e quantitativamente adequados ao hábito alimentar e capazes de promover uma vida saudável, que previne o aparecimento de doenças provenientes de hábitos alimentares inadequados.
Na sala de aula, a nutricionista ficou impressionada com o conhecimento dos estudantes do que pode e do que não pode ser consumido. Perguntas como deve ser o consumo de produtos achocolatados e doces foram questionadas pelas crianças. "Uma delas perguntou se era correto o que o seu pai fazia no almoço, quando misturava arroz, macarrão, batata, feijão tudo no mesmo prato e refeição e após eu responder que não era correto, pois o prato ficou demasiado em carboidratos, ela respondeu que iria orientar o pai para fazer a alimentação de forma certa", disse.
Meio Ambiente – O projeto Hospital na Escola na área do meio ambiente pretende nortear Programa de Educação Ambiental e promover a saúde ocupacional da população de Içara a partir de uma nova visão de ambiente.
A engenheira ambiental Fernanda Baldessar levantou que os recursos naturais são fontes de riqueza que garantem a subsistência e qualidade de vida e estão cada vez mais ameaçados, diante da degradação do solo, dos recursos hídricos e da poluição atmosférica. Parte deste fato é ocasionada pelos maus hábitos e pelo consumo desenfreado de recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário