O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 16 de maio de 2009

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Saiba como se prevenir das doenças de inverno

Durante os dias frios os casos de doenças respiratórias chegam a triplicar de número em todo o país.

Com a chegada da temporada fria do ano, uma série de infecções respiratórias ganha disseminação fácil e rápida devido à proximidade das pessoas em lugares fechados.

Segundo especialistas, doenças como gripe, resfriados, rinites e até tuberculose chegam a triplicar os atendimentos em hospitais pelo país.

As crianças são reservatórios de agentes infecciosos virais, portanto, possuem uma possibilidade de contágio maior, explicam os especialistas.

Mudanças bruscas de temperatura e a segregação de pessoas em ambientes fechados aceleram a disseminação de vírus, bactérias e fungos por vias respiratórias.

Assim, pessoas que já apresentam uma pré-disposição ou que estejam com o sistema imunológico debilitado no momento, estão mais suscetíveis ao contágio e desenvolvimento da doença.

“É um mito, no entanto, pensar que uma gripe mal curada vá virar uma pneumonia, ou que o mesmo aconteça da rinite para uma sinusite”, comenta João Geraldo Simões Houly, médico pneumologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo.

Prevenção:
A melhor maneira de se proteger da gripe é a va-cina, mesmo com as mutações que o influenza sofre. Os médicos alertam que a eficácia não é de 100%, mas que, no mínimo, a injeção garante sintomas mais amenos. A vacinação tem de ser anual, uma vez que o influenza sofre pequenas mutações todos os anos. Há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites, meningites. O bebê toma três doses, com dois, quatro e seis meses de vida. Depois, um reforço aos 15 meses.

Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Se o ambiente é arejado, a troca de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias.

Agora, se você já foi acometido por uma crise alérgica, veja sete dicas de especialistas:

1) Em dias quentes, lave cobertores e edredons, guardando em seguida no armário o que não for utilizar durante o período;

2) Aproveite para limpar, enrolar e guardar todos os tapetes da casa, que são fonte permanente de poeira e ácaros;

3) Em ambientes acarpetados é necessário passar o aspirador de pó com frequência, mantendo uma rotina de limpeza diária da casa para evitar o acúmulo de pó;

4) Evite manter o lixo dentro de casa;

5) Quando o ar estiver “seco”, utilize um umidificador de ambientes ou substitua o aparelho por bacias com água em todos os dormitórios durante a noite. Isso melhora a respiração e garante um sono mais tranquilo;

6) Não coloque plantas naturais nos quartos;

7) Utilize máscara e luvas de borracha durante a limpeza pesada. O contato com produtos químicas dos produtos de limpeza podem agravar a alergia.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário