O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

domingo, 1 de junho de 2008

Batata gigante é encontrada em Içara


A maior batata-doce encontrada no Brasil, segundo o RankBrasil um site de recordes na internet, foi encontrada na propriedade da família Batiston, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, em agosto de 2005. A hortaliça pesava 4,2 kg.
Há uma semana, em Içara, Ado Borges colheu no quintal de sua casa quatro batatas-doce, uma com cerca de 7 quilos e três pesando um pouco mais de 3 quilos. Nesta sexta-feira, a batata pesava 6 quilos e 820gramas, pois perdeu um pouco da umidade.
Segundo Borges, que é costureiro aposentado, a família tem o costume de colocar restos de comida, casca de alimentos, no quintal da residência. E como a terra é bem adubada, devido aos alimentos orgânicos, ele resolveu plantar uns baraços da hortaliça mas não esperava que ela fosse ser deste tamanho, possívelmente, a maior do país.
Para ter uma noção do tamanho da hortaliça, é preciso 58 batatas de 120 gramas para se chegar ao mesmo peso.
"Em 61 anos de idade nunca vi um registro de batata deste tamanho", fala Borges.
Esta hortaliça, é a quarta mais consumida no Brasil, principalmente entre os meses de maio e agosto, quando o tempo é frio. É rica em carboidratos, vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais, como: cálcio, fósforo e ferro, e não precisa de grandes cuidados. Tem a origem no continente americano.