O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 9 de março de 2010

Edição 1.817: EDITORIAL - Mulheres buscam mais liberdade

Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, o que é uma incoerência, afinal os outros 364 dias são dedicados a quem? Aos homens? Claro que não.
As mulheres buscam espaço dentro da sociedade, competindo, com os homens, na política, no trabalho, no esporte, e também há quem queiram disputar no amor.
Depois de muitos anos de ostracismo as feministas levantaram a bandeira em favor da igualdade social e obtiveram várias conquistas. O que a mulher não pode perder e a feminilidade e o cheiro de mulher. O resto é resto.

CHARGE

POLITICA - Boca retira projeto da CPI dos carros da Saúde

Projeto do vereador Boca, sobre o pedido de abertura de CPI a respeito da multa dos carros da prefeitura foi retirado da pauta a pedido dos vereadores, para melhor discussão nas comissões.



Foi realizada na noite de segunda-feira, mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Içara. Entre os projetos apresentados na pauta, estava o do vereador Joaci Domingos Pereira (PP), o Boca, um pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a respeito das multas que os motoristas dos carros da Secretaria de Saúde levaram.
Conforme Boca, a pedido dos demais vereadores a pauta foi retirada da votação. “Como existe toda uma polêmica em torno desse projeto, ele foi retirado para que assim possa ser melhor estudado e que possa voltar depois para o plenário”, explica o vereador.
Entre as outras pautas, continuam os pedidos para que as vias públicas sejam arrumadas, como a recolocação das placas indicando lombadas na Rua Antônio Guglilemi, de indicação do André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polakinho, assim como a limpeza na Rua Salete Scotti, também de sua autoria.
Em relação aos carros muncipais, o vereador Itamar da Silva (PP) disse que necessita fazer uma fiscalização geral em todos os veículos oficiais da administração, inclusive os do Samae, para verificar se eles se encontram identificados nas duas portas.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Pavam deve ser julgado e caso isso não ocorra, o mais rápido possível, a população poderá desconfiar que há muita podridão envolvida”. Declarações de Joares Ponticelli, deputado e presidente estadual do PP, sobre a investigação da Polícia Federal contra o vice-governador Leonel Pavan (PSDB), que está sendo julgado pelo Ministério Público.

O ex-presidente
da Associação de Moradores do Nossa senhora de Fátima e presidente do Conselho Fiscal da UACI soltou o verbo contra a entidade.
“Eu era o presidente do Conselho Fiscal da UACI e não fui convidado para participar de nenhum reunião da entidade. O assunto referente a chapa 2 teria que ser resolvido pelos conselheiros e também por conselho eleitoral, sem participação de pessoas que concorriam na chapa 1. Uma semana antes da eleição passei na entidade, na Prefeitura e e na Câmara e o edital não estava exposto conforme afirmou o presidente Vanildo Warmling. Na segunda-feira (dia 1º) ao passar na UACI, fui informado pelo secretário Rubens Torres, que na terça-feira teria uma reunião para resolver o impasse da chapa 2. Sugeri que a eleição fosse adiada, já que a maioria das associações não sabiam e também por não ter sido publicado na data certa. Foi quando a vice-presidente, Simoni Serafim (candidata da chapa 1) afirmou que a eleição íria ocorrer na sexta-feira (dia5) e que a chapa 2 estava fora da disputa por inrregularidade”.
Na verdade, Vanildo Warmling, apenas emprestou o nome a entidade pois era um presidente ausente. Quem dita as ordens na UACI é o secretário Rubens Torres.

Lembrando
o Dia Internacional das Mulheres, que foi ontem, queria deixar registrado que a maioria das lideranças políticas de Içara (não vou citar nomes para evitar contrangimento) são mandados por elas.
Sim. Eles dão uma de macho nos encontros, xingam os correligionámas, quando chegam em casa são verdadeiros cordeirinhos.É lamentável, mas é verdade.

O região central
e alguns bairros de Içara ficaram sem o abastecimento de água que vem da Casan. O motivo foi o rompimento de uma adutora que traz a água da barragem do Rio São Bento, em Nova Veneza.
A volta do fornecimento de água para os bairros mais baixos ocorreu na a tarde enquanto os bairros na parte alta eo centro, a água só retornou à noite. O problema foi sem alarde.

O PMDB catarinense

vai definir através de prévias quem será o candidato ao Governo de Santa Catarina. Decisão foi tomada sexta-feira durante encontro na capital.
A reunião contou com a presença dos pré-candidatos Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger, e também do governador Luiz Henrique da Silveira (LHS), entre outras lideranças estaduais.
Berger e Moreira mantiveram o desejo de colocar os nomes sob o crivo dos militantes.
Nos bastidores fica mais forte a tendência de aproximação PT e PMDB. Caso o PT indique o vice, o candidato será Cláudio Vignati e Ideli Salvatti disputa o senado, junto com LHS. São especulações.

GERAL - Atraso na inauguração da academia ao ar livre

Conforme o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Flávio Felisberto, o mau tempo e a complexidade para a instalação das obras foram os responsáveis pelo atraso na inauguração.



Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Içara, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Esportes (FME), iria inaugurar a primeira academia ao livre no município.
Contudo, a construção da base para a colocação dos dez equipamentos, que está sendo executada na Praça da Juventude Fernando Pacheco, não ficou pronta a tempo e a inauguração foi adiada.
Conforme o presIdente da FME, Flávio Felisberto, o mau tempo, a complexidade em arrancar as lajotas e em construir as sapatas foram os responsáveis pelos atrasos nas obras. Mesmo com a estrutura não estando pronta, os equipamentos chegaram na manhã de ontem, e estão armazenados na Fundação Assistencial de Içara (FAI), até a data de conclusão dos serviços.
Depois que a academia for instalada, o vandalismo é uma das preocupações de Felizardo. “Mesmo colocando fiscais para ficar tomando conta, iremos trabalhar com a conscientização da população, até porque esse será um patrimônio público, incentivando as pessoas a denunciarem quando encontrar alguém depredando”, relata o presidente da FME.
Ele também declara que há o interesse na construção de mais duas estruturas em outros bairros, ainda não selecionados.
De acordo com a Gestora de Saúde, Mira Dagostin, a nova data da inauguração será definida assim que os aparelhos forem instalados. “Provavelmente tudo estará resolvido na semana que vem”, relata Mira Dagostim.

POLÍCIA - PC prende dois suspeitos de cometer estupro em menores

Investigações da Delegacia de Polícia Civil de Içara resultaram na prisão preventiva de dois homens na manhã desta quinta-feira, apontados como suspeitos de estupros contra quatro menores.



Agentes da Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Içara, coordenados pelo delegado Rafael Iasco, prenderam preventivamente, nesta segunda-feira, no bairro Presidente Vargas, G.V., 45 anos e J.S., 26 anos. Eles são acusados de tentativas e estupros cometidos contra quatro meninas com idades entre 10 a 16 anos.
Levados a DPC de Içara a dupla foi reconhecida pelas vítimas através de fotos.
Segundo informações da Polícia Civil, G., responde inquérito policial pelos crimes de tentativa de estupro e outro de seqüestro para fins libidinosos. J. responde por tentativa de estupro e estupro.
De acordo com a investigação, os homens esperavam as vítimas na saída do colégio e as levavam para o carro. Em alguns casos eles passavam as mãos nas partes íntimas das meninas e diante dos gritos as libertavam e em outras vezes chegaram a estuprar as menores.
A Polícia Civil não descarta que haja outras vítimas, por isso vai continuar a investigação.
Familiares das vítimas e dos suspeitos de estupros compaceram na Delegacia de Polícia Civil de Içara.
Até o fechamento da edição não foi possível falar com o delegado Rafael Marin Iasco, que estava ocupado tomando depoimentos dos envolvidos no caso, segundo o investigador de plantão. As informações foram colhidas nos sites engeplus e sulnoticias

VARIEDADES - Sexo e amor são assunto no Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Administração Municipal de Içara, juntamente com a Secretaria de Saúde, promoveram a palestra “Mulher, amor e sexo”, segunda-feira.



Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Administração Municipal de Içara, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Fundação Assistencial de Içara (FAI), realizaram na tarde desta segunda-feira, no Salão de Festa da Igreja Matriz São Donato, o segundo “Encontro da Mulher - Estar Bem, Ser Feliz” que contou com a palestra da médica, psicanalista e escritora Soraya Hissa de Carvalho, de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o tema “Mulher, amor e sexo”, em que explica as necessidades das mulheres terem um diálgo aberto com os parceiros a respeito do uso de preservativos.
“Muitas vezes, há um constrangimento em conversar sobre esse assunto, e como consequência podem vir as doenças que permanecerão pelo resto da vida”, enfatiza Soraya, que é formada em Medicina há 25 anos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializada em endocrinologia e que no ano de 2002 descobriu ser portadora de uma doença degenerativa, esclerose múltipla.
“Desse jeito, eu não podia consultar meus pacientes, mas atendo de 12 à 14 horas por dia, sentada, os meus pacientes que sofrem de depressão e síndrome do pânico”, conta a médica, que também falou sobre a expectativa em relação a palestra. “Espero que as mulheres entendam que a auto-estima está ligada com preservação e proteção. Ficarei satisfeita se 10% delas procurarem um ginecologista, buscando informações”, finaliza.
Para a Gestora da Saúde, Mira Dagostim, a escolha foi baseada em um planejamento para a abertura oficial dos trabalhos dos clubes de mães e de idosos. “Esse é um dia especial para que as mulheres de todas as idades, tirem um dia para poder parar e prestar atenção nelas mesmas”, conta a gestora.
No evento, também foram distribuídos kits, contendo necessáires (maletas) com camisinhas masculinas, instruções de como utilizar a camisinha feminina e folder com explicações sobre cuidados com a saúde da mulher.
Para a dona de casa Marlene Franciner, a iniciativa promovida foi boa. “Gostei da palestra porque podemos tirar algumas dúvidas sobre as questões de sexuaidade”, declara a participante.
Para saber mais informações sobre o assunto debatido ontem, acesse o site www.sorayahissa.com.br.

ESPORTES - Vila Nova conquista nos pênaltis Praião 2009/2010

Em uma partida bem disputada, neste domingo, a equipe da Vila Nova conquistou o titulo do Praião nas penalidades máximas, depois de empatar no tempo normal (3 x 3) e na prorrogação (1 x 1).



Um grande número de pessoas lotou a Arena para acompanhar a decisão do Praião 2009/2010, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, domingo de manhã, que teve como cam peão o Vila Nova, que superou o Praia nos pênaltis.
A ressaca do mar que ameaçou lavar a arena deu uma trégua para a decisão.
Com o título o Vila Nova terminou com o jejum conquistou o bicampeonato.
No tempo normal e na prorrogação, o duelo entre times içarenses acabou empatado em 3 a 3 e 1 a 1. E nas penalidades o Vila Nova venceu por 4 a 3.
No primeiro tempo, Leandro iniciou a contagem para o Vila Nova aos 15 minutos. Já aos 21, Filipe Cardoso empatou. E ainda antes do intervalo, André Motta lançou a bola direto para o fundo da rede em favor dos rinconenses, que viraram o jogo para 2 a 1.
Na segunda etapa, Filipe deixou tudo igual. Ele chutou e acertou a bola no canto esquerdo do goleiro Júnior. Isto aos 15min. Em seguida, Boquinha cobrou falta. Guilherme cabeceou. E, devolveu a vantagem para o Praia. Já no minuto final dos acréscimos, o árbitro Almir Bortolotto marcou falta na área do Praia. A torcida não gostou e invadiu o campo. Para controlar a confusão, a Polícia Militar entrou na arena. E, saiu de lá apenas após os ânimos dos trocedores serem acalmados pelo Pelotão de Patrulhamento Tático, PPT, . Com a segurança reforçada, Bortolotto saiu da casamata para o jogo. Na cobrança do pênalti, Figueroa acertou o lance e levou a decisão para a prorrogação.
No tempo extra, Boquinha marcou para o Praia, aos 3min. E, Everaldo empatou para o Vila, aos 6 minutos. O confronto foi então para os pênaltis. Na primeira rodada, André Colombo marcou para o Vila Nova e Richard, para o Praia. Na segunda tentativa, Maurício também balançou a rede. Mas, França não fez o mesmo para os donos da casa. Na terceira cobrança, Everaldo acertou. E, Nego descontou: 3 a 2. Na penúltima tentativa dentre as cinco chances que eram de direito, o Vila foi absoluto. Com Leandro, marcou o quarto gol. Já Boquinha, do Praia, não conseguiu converter. Por isso, a quinta rodada nem foi preciso e o placar terminou em 4 a 2.
O auxiliar técnico do Vila Nova e ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Claúdio Blissari, afirmou que a organização deixou a desejar e espera que para o próximo ano a competição sejam bem melhor. “Acho que faltou um pouco de experiência, mas isso com o tempo se adquire”, comentou