O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CAPA: Edição2.136 - Içara, 29 de junho de 2011

Imprudência provoca acidente no trevo da Lagoa dos Freitas
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Golfinho encontrado morto na orla do Balneário Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Zanolli assume PSD em Içara
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Greve prejudica ano letivo em SC

Uma coisa é certa: não importa quantos dias mais vai durar a greve dos professores em Santa Catarina, os alunos terão aulas nos sábados até o final do ano. Até aí tudo bem. Mas se o ano letivo é obrigatório 200 dias de aulas, essa paralisação vai obrigar os professores repassarem as aulas de forma objetiva e dinâmica sem prejudicar a aprendizagem.
Ser professor não é fácil, buscar especialização superior, cuidar dos filhos, corrigir provas e trabalhos, e ainda ser facilitados do saber, é uma tarefa árdua.
Os educadores merecem respeito, pois: se temos bons médicos, jornalistas, advogados, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogo, enfim, bons profissionais, são porque existem professores nota 10, que tem que receber um salário decente.

POLÍTICA - José Zanolli é o presidente da Comissão Provisória do PSD

Lideranças democratas de Içara migraram para o PSD, devido ao esvaziamento dos partidos pequenos; o grupo aguarda a criação oficial da sigla com uma Comissão Provisória já formada.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O Partido Social Democrático (PSD) de Içara ganhou uma Comissão Provisória mesmo antes da fundação oficial no município. Os nomes dos 15 integrantes já vinham sendo divulgados há alguns dias, mas foi na noite desta segunda-feira, dia 27, que o grupo definiu os ocupantes dos principais cargos.
A presidência ficou com o vice-prefeito José Zanolli, o principal articulador pa-ra a criação do partido na cidade.
O secretário de Planejamento da Administração Municipal, Emerson de Jesus, foi escolhido para a vice-presidência.
Os cargos de secretário, 1º e 2º tesoureiros ficaram, respectivamente, com professor Jânio, Valdelir Da Rolt e Márcio Dalmolin.
“Agora vamos aguardar a legalização do partido em Içara para começarmos os trabalhos”, ressaltou Zanolli.
A Comissão Provisória está constituída ainda por Renato Réus, Moacir Francisco, Tarcisio Marangoni, Arlindo Luciano, Guido Castagnetti, Osvaldo Costa, Adriano (do Demboski), Jairinho (do Mãe Luzia), Fernando Fritz e Carlito Rabelo.
As quase 600 assinaturas de políticos interessados na fundação do PSD de Içara foram entregues no Cartório Eleitoral da cidade. A maioria dos interessados é formada por ex-integrantes do Democratas de Içara, que resolveram se-guir o exemplo do governador do Estado, Raimundo Colombo, que se filiou ao PSD, devido ao enfraquecimento dos partidos pequenos, já pensando na reforma política.
O grande ato do PSD em Florianópolis, previsto pa-ra este mês, ainda não tem data marcada, segundo Za-nolli. No evento, com a presença do governador e outras lideranças, como o fundador Gilberto Kassab, o PSD de Içara será criado.
O partido precisa ser fundado até outubro deste ano, para que os filiados possam concorrer às eleições em 2012.
Em Içara 20 pessoas estiveram mobilizadas na coleta das assinaturas. Para o município, a meta era recolher 200 nomes.
Para todo Estado de Santa Catarina, o estipulado eram 12 mil assinaturas.

GERAL - Festa do Agricultor tem programação divulgada

Cancelada por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, a Festa do Agricultor de Içara vai acontecer em 2011; a programação já foi definida e divulgada pela Secretaria de Agricultura.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Festa do Agricultor, marcada para os dias 15, 16 e 17 de julho, no CTG Que-rência Praiana, na locali-dade de Boa Vista, em Içara, está com a programação de-finida.
Na sexta-feira, dia 15, às 19h, acontece a abertura oficial da festa, com a Feira da Indústria e Comércio, e exposições agropecuárias. Às 20h30min começa o des-file das camponesinhas e às 21h o desfile e escolha da mais bela agricultora.
Também no mesmo dia, o Grupo Folclórico Açoria-no Açor Sul, de Sombrio, vai se apresentar às 22h, e a noite finaliza com o baile animado pelos Garotos de Ouro e Bonde da Vanera.
Sábado, dia 16, a partir das 9h30min iniciam as Olimpíadas Rurais, com bocha do piumbo e canas-tra. Às 10h30min o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, de Criciúma se apresenta. Em seguida, às 11h, acontece o tiro de laço na vaca pa-rada; ao meio dia, almoço, e às 13h apresentação da Associação do Boi de Mamão do São Paulinho, de Itape-ma. À tarde, o even-to segue com a rea-lização de uma gin-cana, na qual os participantes vão disputar pênaltis, descascar e debu-lhar o milho, brin-car de cabo de guerra feminino, corrida de carriola, prova do topiador e corrida de galo.
À noite, a partir das 19h, apresentação do Grupo de Violão da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, às 20h, apresentação de tro-vadores, e às 23h, baile abri-lhantado com GDO do Forró e Bonde da Vanera.
Domingo, dia 17, o even-to começa mais cedo, às 8h30min, com desfiles das comunidades em carros alegóricos. Logo após, mis-sa em homenagem ao agri-cultor, presidida pelo Padre Antônio Mendes e anima-da pelo Grupo de Canto da Comunidade de Terceira Linha. Ao meio dia, os par-ticipantes vão almoçar e a tarde continua com o cam-peonato de mora, arranca-dão de tratores, entrega de premiações e encerramento da festividade.
O Torneio Leiteiro tem a primeira esgota na sexta-feira, às 18h; a primeira ordenha, sábado, às 7h, e a segunda ordenha no mes-mo dia, às 19h.
De 11 a 15 de junho tam-bém estará sendo feito o Torneio de Bocha na can-cha. O evento contará com sorteio de um automóvel, uma motocicleta e uma car-reta para trator para os três primeiros colocados.
“A nossa ideia é fazer uma gincana com tarefas ligadas à agricultura e en-volver as famílias de todas as 22 comunidades rurais existentes no município”, destacou o secretário de Agricultura de Içara, Sílvio João Viana.
A festa tem a organiza-ção da Administração Mu-nicipal, Secretaria de Agri-cultura, Gerência de Rela-ções Institucionais e os par-ceiros como a Copafi, Sin-dicato dos Trabalhadores Rural, Epagri e Cidasc.
A Feira do Artesanato, que acontece normalmente junto à Feira do Peixe Vivo, cancelada em 2011, vai ser realizada também entre os dias 15 e 17 de julho, na Festa do Agricultor.

POLÍCIA - Içara irá contar com mais bombeiros voluntários

Esta sendo realizado no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Içara, o estágio dos Bombeiros Voluntários que irão trabalhar mais próximo da comunidade içarense no auxilio às ocorrências.

(Divulgação)

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros de Içara sempre foi de extrema importância para a comunidade.
Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 20 bombeiros voluntários e 18 concursados. A-lém de atuar com uma frota de quatro veículos: um caminhão tanque, uma ambulância e dois carros.
Para aumentar a abran-gência dos atendimentos a Içara irá contar com a auxílios de novos bombeiros voluntários que estão em fase de formação.
Após aulas teóricas e a-tendimentos simulados, a-gora é a vez de mostrar to-do o aprendizado.
A obtenção do aguardado diploma depende apenas do estágio. A participação nas ocorrências foi iniciada na segunda-feira. E, deverá encerrar no primeiro dia de julho.
O coordenador do curso em Içara, Car-los Cypriano, informou que o estágio realizado no batalhão da cidade envolve quatro voluntários por dia. Cada um deles participa das diligências. E, sempre com o acompanhamento dos bombeiros militares, e devem acumular, no mínimo, 60 horas de prática.
Os voluntários se classificam entre professores, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de segurança, profissionais liberais e curiosamente uma dona de casa. Todos engajados para que depois de formados possam multiplicar os conhecimentos assimilados junto ao Corpo de Bombeiros de Içara.
Em 2011, o cursocontou com 50 inscrições. Mas, somente 22 pessoas foram se-lecionadas. Duas delas desistiram no meio do caminho. Num total de cinco turmas já formadas, o grupo de bombeiros voluntários conta com cerca de 160 pessoas no município. Todavia, ainda estão em atuação no batalhão de Içara somente 20 integrantes comunitários.

VARIEDADES - Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza seminário hoje

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara trabalha para prevenir o câncer de colo de útero e de mama, realizando exames e palestras de conscientização para mulheres do município.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Em comemoração ao 20º aniversário, a Rede Femini-na de Combate ao Câncer (RFCC) de Içara realiza na tarde desta quarta-feira, 29, um seminário de palestras no Salão Paroquial da Ma-triz São Donato, no Centro.
O evento, aberto à comu-nidade, inicia às 13h30mim, com o cerimonial de aber-tura, na presença de autori-dades; homenagem às ex-presidentes e fundadores; palestras; e encerra às 17h, com um coquetel.
O seminário contará com três palestrantes: a oncolo-gista Tânia Maria Loren-zoni, a psicóloga Fernanda de Souza, e o professor pa-rapsicólogo Antônio Ulli-ano. “Teremos orientações à saúde através de pales-tras muito interessantes. A-pesar de o evento ser mais focado na saúde da mulher, os homens também podem participar. A palestra do professor Ulliano, por e-xemplo, serve para todas as pessoas. Ele é ótimo”, enfa-tizou a presidente da RFCC, Inês Barichello.
Nesta segunda-feira, dia 28, já estavam confirmadas as presenças de seis redes femininas da região. “Con-vidamos todas as entida-des organizadas do muni-cípio. A previsão é de que compareçam 300 pesso-as”, estimou Inês.
A presidente destacou a importância da entidade nestes 20 anos. “A rede a-tende cinco mil mulheres ao ano. Tem contribuído muito para a saúde delas. Nestes 20 anos já devemos ter e-vitado diversas doenças com o oferecimento de exa-mes periódicos e preventi-vos. A rede está para preve-nir e ajudar, o ambulatório está sempre superlotado. Te-mos que valorizar também o Lions Clube Içara Centro, que teve a ideia de fundar a rede do município”, finaliza.

DISTRITO - Içara abrigará centro de recuperação para mulheres

O drama vivido por Rosane Cavalheiro de Oliveira, que lutou pela recuperação do marido dependente químico, serviu para que hoje ela tivesse forças para criar um centro para reabilitação de mulheres.

(Divulgação)

O primeiro centro de recu-peração para mulheres de-pendentes químicas da Re-gião Sul de Santa Catarina está sendo construído na comunidade de Urussanga Velha 2, em Içara.
Iniciativa da Associação De-us Está Aqui, através da pre-sidente Rosane Cavalheiro de Oliveira, o centro é pro-jetado para tratar e abrigar 32 mulheres.
Pelo menos 12 dependen-tes químicas já estão na fila esperando pela inaugura-ção, que deve acontecer no prazo de seis meses.
Rosane mora no bairro Pe-dreiras, em Içara, há quatro meses. Ela veio de Floria-nópolis para acompanhar o tratamento do marido em um centro de recuperação da região. “Como o meu marido veio tratar-se aqui, decidi morar em Içara para acompanhá-lo. Sei o que é estar na pele de alguém que ama um dependente quími-co. A dependência química é um problema físico e espi-ritual. Ainda existe muita discriminação. Ao invés de apoiar, a sociedade não a-credita na recuperação de-les, isso acaba deprimindo a pessoa que está saindo das drogas, fazendo com que tenha uma recaída”, explica a presidente.
Rosane luta há seis anos pela recuperação do marido e neste tempo também aju-dou muitos outros depen-dentes químicos. “Em Flori-anópolis, eu e mais algumas pessoas fazíamos um traba-lho na Praça 15 com mora-dores de rua usuários de drogas. Nós pregávamos o evangelho e servíamos janta para eles. Todos demons-travam interesse em fazer um tratamento. Então, eu os levava para os centros de recuperação, mas, na maio-ria das vezes, não havia vaga. Já chegamos a abrigar moradores de rua em nossa casa”, conta Rosane.
A entidade possui 17 pes-soas na diretoria. “Qualquer um pode nos ajudar, inde-pendente de religião”, res-salta a presidente, integrante de uma igreja evangélica.
Ao chegar a Içara, Rosa-ne resolveu trazer o trabalho que já vinha fazendo em Florianópolis, mas, desta vez com foco na reabilitação de mulheres. Ao procurar por um lugar para alugar, ela teve uma surpresa agra-dável. “Enquanto procurá-vamos o local para criar o centro, um casal conhecido disse que doaria um terreno em Urussanga Velha 2. Po-rém, houve algo muito espe-cial nesta doação, porque um deles teve um sonho de que o lugar serviria para cri-ação de um centro de recu-peração para mulheres, sem saber que nós estávamos procurando”, enfatiza a presidente da associação.
O terreno doado pelo ca-sal possui 830 metros qua-drados , onde ainda há uma estufa de fumo.
“A vigilância sanitária e-xige um padrão para cons-trução de centros deste tipo. Cada quarto tem que ter um banheiro e não pode haver mais de quatro meninas em cada um, por exemplo”, diz.
A Associação Deus Está Aqui pede a colaboração da co-munidade, empresários e políticos para a construção. “Inicialmente, precisamos de um engenheiro voluntá-rio, que faça a planta arqui-tetônica; além de todo o tipo de material de construção”, pede Rosane.
Segundo a responsável, o trabalho de recuperação não vai contar com o uso de medicamentos, mas sim, te-rapia diária e capacitação para o mercado de trabalho. “Vamos promover cursos para as residentes, através dos quais elas vão produzir peças artesanais, entre ou-tras, que serão vendidas pa-ra criação de um fundo, ou seja, um dinheiro que será guardado para elas até que terminem o tratamento e que ajude a começarem a vida quando saírem da reabilita-ção”, projeta Rosane, escla-recendo que, após saírem do centro, tanto as mulheres, quanto as famílias conti-nuarão sendo acompanha-das por profissionais, como psicólogos e assistentes sociais. “É um trabalho transparente e uma obra que não é só minha, mas de to-dos que se colocaram à dis-posição para fazer”, fala.
A presidente chama a a-tenção para o fato de que o centro de recuperação femi-nino mais próximo encon-tra-se na Capital do Estado. “O centro de Florianópolis tem apenas 14 vagas, e todas preenchidas. Mães de de-pendentes químicas me li-gam desesperadas pedindo ajuda. A nossa região preci-sa de um centro como este”, finaliza Rosane de Oliveira.

ESPORTE - Tigre vence mas não convence a torcida

O Criciúma sofreu a pressão da torcida que exigia uma vitória dentro de casa e ela veio com um gol do atacante Zé Carlos, na segunda etapa, que garantiu ao tricolor a quinta posição.

O Criciúma complicou a trajetória do Bragantino no Campeonato Brasileiro da Série B.
Na noite desta terça-feira, no Heriberto Hülse, o clube catarinense derrotou o adversário paulista pelo placar de 1 a 0, e afundou ainda mais o time de Bragança Paulista na zona de rebaixamento da segunda divisão do futebol nacional.
Zé Carlos, aos 32min da etapa complementar, assinalou o único gol do jogo.
A derrota derrubou o Bra-gantino para a penúltima colocação da Série B, com seis pontos. Em contrapar-tida, o Criciúma se manteve na oitava colocação, com 13 pontos ganhos.
E a vitória ocorreu ape-nas por conta da inspira-ção de Zé Carlos, que acer-tou um sem pulo de extre-ma felicidade, vencendo o goleiro Gilvan. O tento amenizou a pressão da torcida, que chegou a vaiar o clube durante o embate.
No sábado, o Tigre vai até Natal enfrentar o ABC, enquanto o time paulista recebe em casa a visita da Americana