O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.944 - Içara, 04 de SETEMBRO de 2010

Distrito Balneário Rincão antecipa comemoração da Independência

(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Operação 7 de Setembro visa manter a segurança nas rodovias do país

(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Aluna do Salete Scotti ganha bolsa na Unesc


(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Menos de 30 dias para as eleições

Menos de 30 dias para as eleições
Faltam menos de um mês para as eleições e os candi-datos à deputados estaduais e federais, à senadores e à governadores se desdobram para estar presentes em quase todos os lugares.
Mas percebem que o po-vo está mais politizado e tem que ter mais do que palavras na bagagem para conquistar a confiança do eleitor. Aqueles políticos que estão enquadrados fora da Ficha Limpa terão mais dificuldades em pro-var para o eleitor que são de confiança.
Caso os candidatos corruptos venham a serem reeleitos o culpado é o eleitor que mostra ser venal e não merece respeito.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Otoplastia (2)

A otoplastia é a cirurgia para correção de deformidades na orelha externa. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a orelha em abdução ou "orelha-de-abano".
Como se trata?
Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por autoindicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos).
Apesar de na maioria das vezes serem crianças, a queixa dos pais, isoladamente, não é suficiente para indicar o tratamento. É indispensável algum indício de desconforto do paciente com a deformidade. Obviamente não devemos esperar que problemas de integração social tenham se instalado para indicarmos a correção. Geralmente este fato não ocorre antes dos 5-6 anos de idade. Apesar da cirurgia poder ser efetuada em crianças, o tratamento na idade adulta é também bastante comum. Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico. A otoplastia normalmente é realizada para aproximar a orelha da cabeça, corrigir a forma e o "desenho".
O tratamento cirúrgico é feito através de um corte internos na pele atrás da orelha. A pele é descolada da cartilagem e esta é tratada e fixada na nova posição com pontos internos, que não precisam ser removidos. A anestesia pode ser local, com um anestesista propiciando uma sedação, ou geral. Esta cirurgia é normalmente realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar algumas horas após a recuperação da anestesia). O paciente fica com um curativo, gazes e atadura (como um capacete) por um a dois dias.
Os cuidados pósoperatórios variarão segundo a magnitude dos procedimentos efetuados. Sempre haverá um inchaço, maior nos primeiros dois dias, que gradativamente vai diminuindo. Os pontos externos são retirados entre 6-8 dias e em geral este é o tempo suficiente para o paciente retornar às atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local seguem por mais algum tempo. P

POLÍTICA - Squizzato quer representar Sul de SC na Capital Federal

O candidato à deputado federal pelo PDT, Paulo Squizzato, é suplente de vereador em Treviso e busca uma oportunidade de representar profissionais das áreas de engenharia e tecnologia.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O candidato à deputado federal pelo PDT, Paulo Squizzato, visitou o Jornal Içarense (JI) nesta sexta-feira, dia 3, para apresentar a história de vida e pretensões na Câmara Federal.
Squizzato percorreu 18 mil quilômetros desde o dia 5 de julho, em visitas por todo o Estado e, agora, se concentra na Região Sul, onde pretende ficar até o fim da campanha. “Já estive em, praticamente, todas as cidades da Região Sul, para contato com lideranças do PP e PDT e assumindo compromissos com os municípios”, conta.
O candidato também visita empresas, profissionais e associações da área de engenharia e tecnologia, classe que pretende representar no Congresso Nacional. “Como engenheiro, quero lutar pela classe dos técnicos, tecnólogos, geólogos, geógrafos, meteorólogos, arquitetos e engenheiros civis, pois é um grupo que clama por melhor representatividade no Estado”, destaca.
Squizatto diz que a candidatura foi uma “oportunidade de ouro”. “Criaram-se todas as condições para a nossa eleição. O declínio da candidatura do colega Giovane Zapellini abriu espaço no PP”, explica.
Além disso, ele destaca que é único candidato á deputado federal de Criciúma até a divisa do Rio Grande do Sul, da coligação Aliança com Santa Catarina, que apóia Ângela Amin (PP) e Manoel Dias (PDT) e os candidatos proporcionais da aliança política em Santa Catarina.
Sobre o desejo ao cargo, Squizatto diz estar preparado. “Sempre foi um sonho, hoje é uma possibilidade real. A preparação aconteceu ao longo da vida. Em todas as instituições por onde passei, sempre estive à frente, na liderança. Entendo que é uma missão e acredito que farei muito pela região enquanto deputado federal”, relata, confiante.
Durante as visitas de campanha, Squizzato tem conversado com acadêmicos e diz que parte deles tem desejo de mudança. “Tenho o apoio da juventude em geral, que acredita e almeja mudanças na política e no comportamento dos políticos. Desejo trabalhar pela reforma política e defendo o financiamento público das campanhas”.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Estamos atendendo uma so-licitção feita pelos Centros de Formação de Condutores de Içara, para dar mais agilidade aos trabalhos na Ciretran". Gestora de Administração de Içara, Pedra Silvano, sobre a liberação de um funcionário para trabalhar no órgão.

O vereador progressista
Osmar Manoel dos Santos, em referência ao comentário da edição de ontem fez a seguinte declaração: “Foi protocolada na Câmara na quarta-feira pela Secretaria de Saúde os documentos que comprovam que a Ângela Amin enviou R$ 100 mil para construção do Posto de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima e que o dinheiro de Edinho Bez veio para compra de equipamentos. Agora quero saber quem é que está fazendo continência com o chapeú dos outros. O Acirton Costa mentiu ‘, finalizou Santos.
Já Costa, afirma que não mentiu. ”Tenho certeza que o dinheiro do Edinho Bez veio, agora se foi usado na construção do terreno ou na compra de equipamentos é com a Secretaria de Saúde. E quem dúvida de que o dinheiro da Angela foi usado na obra dos posto?”, questiona o presidente da Câmara.

Presidente
da Câmara Acirton Cos-ta pediu para que o diretor Paulo Cesar Crescêncio cancelasse todos os contratos de anúncios institucionais com jornais para saber porque somente dois veículos de Içara estavam sendo beneficiados.
Jairton Manique Barreto, da Agência Shopping de Idéias, afirmou que seguiu instruções de Crescêncio de veicular apenas nos jornais semanais A Cidade e Agora e nos sites. “Sou contra mas é ele que determina”, disse Barreto.
Outro agravante é que o horário da Câmara é das 13h às 19h, mas dificilmente se encontra o diretor por lá. Acho que o Acirton Costa tem que deixar as rédeas curtas e mostrar quem manda na Câmara. Pelo que parece, PC acha que é ele.

A Administração
Municipal de Içara decretou ponto facultativo nas repartições públicas devido ao feriado em comemoração a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.
As repartições estarão fechadas também na se-gunda-feira, dia 6, e nos dois dias funciona normalmente a coleta de lixo.
O Pronto-Socorro do Hospital São Donato atenderá normalmente, pois as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) estarão fechadas. As atividades no Paço Municipal serão reto-madas normalmente na quarta-feira, dia 8.
A Câmara Municipal de Içara também estará fechada na segunda e terça-feira. A sessão ordinária acontecerá na quarta-feira, dia 8, as 19h.

Frase
“ O maior castigo para quem não se interessa por política é que será governado pelos que se interessam.” (Anônimo).

GERAL - Comunidade do Rincão prestigia desfile cívico

Ontem foi dia de comemorações alusivas ao Dia da Independência; e as comunidades do Presidente Vargas, da Esplanada e do Distrito Balneário Rincão acompanharam os atos cívicos.


(Alex Cichella/Joranal Içarense)


(Alex Cichella/Jornal Iaçarense)

A Semana da Pátria em Içara teve mais um dia com desfiles e atos cívicos em diversas localidades. Na manhã de ontem foram feitos atos cívicos no bairro Presidente Vargas e na Praça da Juventude Fernando Pacheco. Com a participação de alunos de escolas municipais, estaduais, de centros de educação infantil (CEIs) e de entidades locais, foram feitas apresentações artísticas e culturais, com temas alusivos à Pátria.
Também pela manhã foi realizado um desfile cívico no bairro Esplanada. Ao som da banda marcial da Escola Estadual Princesa Isabel, de Morro da Fumaça, o desfile contou com a participação dos CEIs, escolas municipais e estaduais e também funcionários da Unidade de Saúde.
À tarde foi a vez do Distrito Balneário Rincão. Mesmo com o tempo instável, muitas pessoas acompanharam o desfile, que foi encaminhado ao som de corais, bandas marciais e fanfarras. Além das escolas municipais e estaduais e CEIs, o desfile no Balneário Rincão também contou com a participação de entidades como a Fundação Assistencial de Içara (FAI), a associação de apicultores, o clube de mães e a terceira idade e a cavalaria. Grande parte do desfile foi marcada por manifestações sobre os cuidados com o meio ambiente nas praias e nas lagoas da região. A associação de apicultores distribuiu sachês com mel para o público.
“São manifestações cívicas como essas que garantem a cidadania em nosso município”, destacou o prefeito Gentil Dory da Luz, aproveitando para convidar a população de Içara para continuar participando da programação da Semana da Pátria no município.
Conforme a programação de hoje, vai ter ato cívico no bairro Boa Vista e desfile em Vila Nova, que iniciam às 9h e 8h30min, respectivamente.

POLÍCIA - Operação da PMRv/SC para manter segurança no feriadão

Ação iniciada ontem, fiscalizará aplicação das normas de trânsito para prevenção de acidentes; em 2009 foram registradas 75 infrações, mas sem acidentes, soldado dá dicas para prevenção de acidentes.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Polícia Militar Rodoviá-ria de Içara (PMRv) iniciou oficialmente às 18h de ontem a Operação Sete de Se-tembro, que seguirá até às 8h da próxima quarta-feira.
Em 2009, no feriado foram registradas 75 infrações, como excesso de velocidade, ultrapassagem indevida ou a não utilização do cinto de segurança. Mas, não houve ocorrência de acidentes.
Para o soldado Feliciano, o número este ano poderá ser maior em função da prolongação do feriado. Radares móveis e bafômetros serão utilizados para auxiliar na operação rodoviária.
Conforme o soldado para evitar a ocorrência de acidentes é preciso que os motoristas mantenham uma distância segura entre os veículos, respeitem os limites de velocidades e não façam uso de bebidas alcoólicas. Feliciano diz ainda que na ocasião será fiscalizada a aplicação da Lei de Regulamentação do Transporte Infantil, que teve início quarta-feira, 1º. Ele relata que a norma até o momento tem sido aplicada pelos motoristas do município.
Os trabalhos do Departamento de Polícia Rodoviária Federal estarão mais voltados à região litorânea, principalmente na grande Florianópolis, em razão da permanência do bom tempo que acaba atraindo grande fluxo de turistas. Assim, a BR 101 deverá apresentar um aumento significativo de tráfego, podendo haver congestionamentos entre Itajaí e Itapema, bem como em Laguna. O trecho sul, ainda em obras de duplicação, requer que o motorista mante-nha uma atenção especial, principalmente nos desvios.
No último ano, 50% das mortes registradas no estado foram causadas por colisões frontais entre veículos.

VARIEDADES - Estudante içarense ganha bolsa de estudos de R$ 30 mil

Kariny Piovesan Teixeira, 17 anos, da Escola Estadual Professora Salete Scotti dos Santos, de Içara, ficou em primeiro lugar no
concurso de Soletração da Feira das Profissões da Unesc.



(Bruna Borges/Jornal Içarense)


A estudante Kariny Piovesan Teixeira, 17 anos, da Escola de Ensino Básico Professora Salete Scotti dos Santos, de Içara, ficou em primeiro lugar no concurso de Soletração da Feira das Profissões da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense).
Ela disputou a final na noite desta quinta-feira, dia 2, no Ginásio de Esportes José Antonio Carrilho, depois de ter eliminado 29 outros concorrentes.
Pela vitória, Kariny recebeu do reitor, Gildo Volpato, um documento que garante bolsa de estudos no valor de R$ 30 mil.
A diretora Lilian Inácio Mendes conta que a primeira eliminatória aconteceu na escola, no dia 11 de agosto, com a participação de 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Kariny acertou a soletração de todas as palavras, indo para a semifinal, que ocorreu na universidade. “Participaram do concurso 30 escolas, de Sombrio a Tubarão. Sendo que um grupo participou da semifinal no dia 1º, e outro em 2 de setembro”, explica Lilian.
Na semifinal do dia 1º, Kariny foi a vitoriosa, no dia 2, a estudante Jordana Egler Hahn, 17 anos, da Escola de Ensino Básico João dos Santos Areão, de Santa Rosa do Sul.
Na final, Kariny e Jordana tiveram de soletrar duas palavras cada uma. Jordana errou uma das palavras, ficando em segundo lugar e com direito a uma bolsa de estudos no valor de R$ 15 mil.
“O concurso foi muito bom, mas bastante tenso também. O ginásio estava lotado. Toda a minha família estava lá e a torcida era grande”, conta Kariny.
Filha da dona de casa Alessandra Piovesan Teixeira e do administrador Everaldo Rabelo Teixeira, ela diz não saber ainda qual curso fará na Unesc, mas está entusiasmada.
“Na preparação para o concurso, li o dicionário praticamente inteiro. Mas, não foi nenhum sacrifício, pois gosto de estudar”, conta Kariny.
Cerca de 100 pessoas da escola foram prestigiar a colega. A instituição lotou dois ônibus para chegar ao local do concurso.
De acordo com a diretora, a conquista foi importante para mostrar a qualidade das escolas públicas.
“Essa conquista mostrou que a escola pública tem qualidade e é eficiente naquilo que se propõe a fazer. Nossos alunos são muito capazes, basta que eles apostem nisso”, incentiva a diretora.
“Acredito que a Salete Scotti é uma escola que oferece qualidade de ensino”, elogia Lilian.
Para a professora de português do 3º ano, Daniela Dagostim Goulart, a conquista proporcionou um sentimento de realização profissional.
“Fazer parte do aprendizado do aluno e ver um sonho realizado é algo bastante gratificante para um professor”, comemora.

ESPORTE - Caiçara preparado para jogar duas rodadas no Regional da LARM

Em três dias serão realizados dois jogos válidos pelo Campeonato Regional, e o Caiçara enfrenta no sábado, em casa, o Mãe Luzia, e na terça-feira, encara o Internacional, em São Defende.

Arquivo/Jornal Içarense

Aproveitando o feriadão, serão realizados, respectivamente no sábado e na terça-feira, a 4ª e 5ª rodadas do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
Ainda ressentindo da derrota de 3 a 0 para o Metropolitano, o único representante içarense na competição, o Caiçara joga em casa contra o Mãe Luzia, abrindo a rodada, e somente a vitória interessa a equipe colorada, caso queira passar para a próxima fase da competição.
E na terça-feira, a equipe tem que se deslocar até São Defende, para enfrentar o Internacional, ciente que um jogo fora de casa é sempre mais difícil, mas o único pensamento e o resultado positivo em campo.
O Caiçara ostenta a quarta colocação na tabela, com seis pontos, e tem o vice-artilheiro da LARM, Giovani, com dois gols, um a menos que o artilheiro Figueroa, do Caravággio.
Os jogadores júniors do Caiçara também pretendem reverter os resultados obtidos em três jogos, uma derrota, um empate e apenas uma vitoória.