O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Esportes: Muitos gols na sexta rodada do Içarense

As doze equipes que disputam o Campeonato Içaren-se de Futebol 2008 se enfrentaram no fim de semana pela sexta rodada da competição.
A maior goleada da rodada ficou por conta do Jaqueline, que venceu o Jardim Silvana por 5 x 2. Com este resultado, o Jaqueline pula na tabela para a sétima colocação com oito pontos, enquanto o Jardim Silvana se mantém na lanterna, com apenas um ponto ganho.
O São José marcou três em cima do União da Praia, que com a derrota fica em o nono lugar, com sete pontos. Com a vitória o São José ficou em quinto, com dez pontos.
O Vila Nova, empatou com o Presidente Vargas em 2 a 2, e se mantém na liderança, com 16 pontos, seguido de perto pelo Presidente Vargas, com 13 pontos.
O Atlético Içarense venceu o Barracão de 1 a 0, o Praia ganhou de 2 a 1 do Barão e o União do Sul empatou em zero a zero com o Liri.
Marcelo Silva do Vila Nova é o goleador, com 7 gols.
Resultados do Sub-20: Jaqueline 1 x 1 Jardim Silvana; São José 2 x 2 União da Praia; Vila Nova 1 x 0 Presidente Vargas; Barracão 1 x 4 Atlético Içarense ; Praia 1 x 4 Barão e União do Sul 2 x 4 Liri.

Variedades: Festa de Mãe Peregrina no Jardim Silvana

Neste final de semana foi realizada na comunidade do Jardim Silvana a Festa da Mãe Peregrinos, reunindo milhares de fiéis de Nossa Senhora para louvarem e se confraternizar na Capela, que está em fase de acabamento.
A festa entusiasmou moradores da comunidade e de outras capelas e paróquias que se ofereceram para auxiliar na construção.
O evento religioso marca a união e esforço da comunidade católica do Jardim Silvana.
Coordenada por Dorcínio da Rosa, o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) vem há nove anos em campanhas mensais para angariar fundos para que a obra saia do papel e se torne uma realidade.
A festa contou com uma intensa programação religiosa e festiva, sendo que no sábado a Gincana da Catequese reuniu crianças e jovens da comunidade, que além de participarem das atividade recreativas colaboraram na organização da festa.
A gincana encerrou com a participação do Grupo de Jovens e do Ministério Musical Sacrário Vivo, da Paróquia São Donato, que animaram a missa da noite.
A primeira missa da nova capela recebeu a procissão da Mãe Peregrina vinda da Capela de Santa Bárbara, do Bairro Aurora, finalizando a noite com boa comida e as apresentações da Banda da Policia Militar e do Grupo Teatral Doutores da Paz. No domingo, às 10 horas, a celebração reuniu centenas de missionários da Mãe Peregrina com suas Capelinhas peregrinas e o Coral Infantil Vozes de Anjos, dirigido por Gloria Colonetti.
Os festejos marcaram a fé cristã e a união dos moradores.

Polícia: PM desbarata quadrilha de contrabandista

Na noite desta segunda-feira, às 23h, a Polícia Militar do Balneário Rincão conseguiu desbaratar uma quadrilha de contrabandistas de cigarros do Paraguai.
De acordo com o cabo Ronaldo Medeiros ao passarem em frente a uma residência de dois pisos na esquina da Rua Orleans com a São Paulo dois homens sairam em fuga. Ao chegarem na casa perceberam que os elementos estavam descarregando milhares de maços de cigarros de diversas marcas da Van Mercedes Benz placas BAV 3710, de Praia Grande (SP), e colocando em um dos quartos da casa. Ele contou com apoio do soldado José Carlos Galindro.
O Grupo de Resposta Tática (GRT), que comandou à o-peração, não encontrou vestígios dos dois homens até o fechamento da edição.
A Polícia Civil de Içara esteve no local para registro.

Polícia: Mais uma vítima na "rodovia da morte"

O acidente foi em Araranguá e levou Frank Adams Alves de Souza, de 19 anos. Ele estava de moto quando colidiu contra uma caminhonete, no KM 415, às 15h, de sábado. Ele conduzia a CG Titan de placa MÊS 0054 e bateu transversalmente no carro dirigido, por A.D, 52, que não teve ferimentos.
Segundo um irmão da vítima, Peter Anilson, 22, a moto teria sido comprada há cerca de dois meses, realizando um sonho do rapaz.
Peter e o amigo Revinaldo Martins Piazzoli, 18, contaram que Frank se dirigia a uma festa julina. Um grupo de seis motociclistas deveria seguir junto em direção ao evento, mas Frank resolveu sair na frente e sofreu o acidente.
No mesmo trecho, mês passado, Rejane Réus, 28, também morreu no local e pouco antes, Francisco de Assis, 45, foi atropelado e perdeu a vida.
No sábado um caminhão carregado de aviamentos vindo de Porto Alegre (RS) ca-potou na BR-101. O motorista nada sofreu.

Geral: Ampliações do Posto de Saúde de Vila Nova estarão prontas em 60 dias

A placa da Administração Municipal de Içara é a única identificação do Posto de Saúde da Vila Nova. Se ela não estivesse alí, certamente o local poderia ser confundido com uma casa abandonada. Onde há pintura, ela está descascando e as portas azuis trazem uma pichação na-da convidativa.
Mas a situação em breve será diferente. A construção de ampliação iniciou há duas semanas e têm prazo de entrega de 60 dias, conforme Adair Manoel, empreiteiro da obra. "O prefeito esteve aqui ontem e mandou as coisas aligeirarem", conta. A estrutura foi construída no início da década de 90 e já não suporta a necessidade da comunidade.
De acordo com o secretário de Obras, Arnaldo Lodetti Júnior, com o crescimento populacional, surgiu também a necessidade de um local maior para melhor atender a comunidade.
Serão novas salas para atendimento médico, odontológico, ginecológico, salas para curativos, para triagem dos pacientes, para esterilização de materiais, local exclusivo para marcação de con-sultas, e ainda, um amplo espaço exclusivo para palestras.
Cristiane Hames é usuária da unidade de saúde, não tem dúvidas de que a reforma trará mais qualidade no atendimento. "Serão mais opções de médicos especializados, o que vai trazer benefícios para os pacientes", afirma.
A técnica de enfermagem, Terezinha Lima, trabalha há cinco anos no local. "Isso aqui está um aglomerado, com a reforma, ficará muito mais confortável", afirma.
Alí, são atendidos moradores da Vila Nova, Sanga Funda, Espigão, Linha Zilli, e dos Loteamentos Ana Eliza, Jardim Betânia e Jussara.
O horário de atendimento será das 7h às 22h.

Política: Cartório Eleitoral recebe 24 pedidos de impugnação

Até domingo foi dada entrada no Cartório Eleitoral cerca de 24 pedidos de impugnação nas chapas majoritárias e proporcional.
A coligação "Por uma Içara Mais Forte" entrou com 19 pedidos contra os partidos coligados com o PMDB e com o DEM que fazem parte "Por uma Içara Mais Humana" e também uma contra o PV.
Já a coligação do PMDB entrou com quatro pedidos contra o PP e uma contra o PT.
Enquanto o Partido Huma-nista Solidário (PHS) é autor de duas ações contra o PP.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes, a maioria das ações são pedidos de documentos de escolaridades e de descompatibilização dos cargos públicos. "Acredito que 99% dos pedidos vão ser atendidos, pois são documentos simples".
Depois as ações são envia-das ao Ministério Público e retornam para decisão do juíz.

Política: PMDB denuncia doação de gás e pede impugnação do PP

No domingo a coligação "Por uma Içara Mais Humana", encabeçada pelo PMDB, entrou com o pedido de impugnação da coligação PP/PT "Por uma Içara Mais Forte" por denúncia de proveito eleitoral, o que é extremamente vedado pela Legislação vigente.
Representado por Delaunei da Silva, com assessoria juríDica, Reinaldo Antônio Silvano, a coligação do PMDB, denúncia que no dia 8 de julho, Márcio Nandi Rosa, solicitou ao prefeito exercício Naelti Vianna um botijão de gás e o mesmo perguntou se votava em Içara, quantos votos tinha na família e que o mesmo deveria se empenhar na campanha da chapa a qual ele apóia.
Vianna, por sua vez, confirma que não houve, com certeza, essa questão, pois está proíbida essa prática no Paço Municipal. E acrescenta que a autonomia de liberar doações é da assistente social da Afasi. "Para evitar esse transtorno é que o prefeito candidato a reeleição se licenciou do car-go. Isso é uma prática eleitoreira feita pelo nosso adversário político", comenta.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes, o juíz Marco Augusto Ghisi Machado, já despachou a ação que determina a notificação das partes, para que façam a defesa,após isso o processo será encaminhado ao Ministério Público
A autorização da Afasi saiu no nome de Viviane Querino Lisboa, esposa de Rosa.
A declaração foi registrada no dia 11 de julho no Cartório Irê Hércules Guimarães, em Criciúma.

Opinião - Walternei Reús: Porque o STF atendeu Daniel Dantas

Rebú do mês...escândalo dos escândalos (e nem vou dizer "o pai de todos os escândalos", porque o último que usou uma expressão similar, foi enforcado lá no Iraque). O caso "Daniel Dantas" tem todos os ingredientes para se transformar no epicentro de um terremoto que vai devastar as altas esferas da nação. Tem zilhões de dólares envolvidos; tem figuras exponenciais dos três poderes envolvidas; tem a imprensa envolvida. Daria um show, não fosse o fato de não interessar aos poderosos, e à imprensa, que isso vire show, com final.
Como não sou versado em economia, tampouco em jornalismo investigativo, não vou me meter em comentar sobre os meandros da investigação feita pela Polícia Federal que culminou com a prisão (por duas vezes em três dias) de Daniel Valente Dantas, além de Naji Nahas e Celso Pitta, dentre outros menos famosos.
Vou dividir com vocês a perplexidade (nem tanta, sejamos fran-cos) com que vi o STF pulverizar princípios processuais, além de esquecer súmula por ele próprio editada (é claro) que, fossem observados, Daniel Dantas ainda estaria preso. Ou, se fosse para não serem observados, então, o STF deveria mandar soltar, no mínimo, 233 mil presos que estão encarcerados pelos mesmos motivos que Daniel Valente Dantas.
O fato é que Dantas foi solto por ordem do Presidente do Supremo, Ministro Gilmar Mendes, quando pendia de julgamento no STJ um habeas corpus (HC 107514). Até aí, nada de mais, não fosse o fato de que o próprio STF editou a súmula 691 que diz o seguinte: Não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contra decisão do Relator que, em habeas corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar.
Esta súmula nasceu porque o STF queria parar com os recursos de liminares negadas. Isto porque, por exemplo, o cidadão ingressava com um Habeas Corpus num Tribunal Estadual, ou mesmo num TRF com pedido de liminar. Caso a liminar pleiteada fosse negada, antes mesmo de esperar o julgamento do HC pelo colegiado, o advogado renovava o HC na instância superior, no caso, STJ. Se ali a liminar fosse negada, ele já renovava o mesmo HC no STF que, assim, ficava recebendo pedidos de apreciação de liminares sem que o mérito dos habeas corpus fosse apreciado pela instância inferior. O que aconteceu no caso do Daniel Dantas é que o Presidente do Supremo não só desconsiderou a súmula do próprio STF, como ainda concedeu a medida di-retamente, quando o correto (se é que existe correto) seria apontar ao STJ que, agora sob o ân-gulo do fato consumado da prisão de Dantas, julgasse o habeas corpus.
Mas, pior ainda, foi quando a Polícia Federal prendeu Daniel Dantas, novamente, no dia seguinte à soltura determinada pelo Presidente do Supremo, desta feita como prisão preventiva. O Ministro Gilmar Mendes mandou soltar, de novo, o referido cidadão ao argumento de que a nova prisão se constituiu numa provocação ao STF. Aliás, mandou soltar e, de quebra, já enviou peças para tudo quanto é Conselho e Corregedoria, para que apurassem eventual "falta" do juiz que mandou prender Daniel Dantas, numa clara demons-tração de força contra o juiz federal que atuou no caso.
Ora, se a prisão era preventiva, o HC deveria ter sido endereçado ao TRF da 1º Região, à qual o juiz que decretou a prisão de Dantas estava afeito. Nunquinha da silva o Ministro do STF poderia conhecer do HC (deveria ser novo HC...mas não foi), e não tem cristo nem jurista que me diga o contrário, sem que isso caracterize aberração jurídica.
Se eu fizer um HC assim ele sequer será conhecido. Se os 233 mil presos preventivamente que superlotam as prisões no Brasil resolverem fazer um HC direto ao Presidente do STF, ele sequer os conhecerá, mas conheceu do HC do Dantas. O STF é um emaranhado de filigrana regimental.
Não tem jeito. Por qualquer ângulo que se olhe, se vê o STF reduzindo-se a um serviço de hotelaria de Daniel Dantas. A questão não é se o cara tem bons, ótimos, fenomenais advogados. A questão é que quando a lei, a jurisprudência, as súmulas e os cacoetes são "interpretados", o brilhantismo do advogado pouco serve, porque, no fim, o que vale mesmo é que não se dá mais resposta ao que se faz. Simplesmente, se faz!