O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

CAPA: Edição1.906 - Içara, 14 de julho de 2010

Mina 101 é multada e embargada pela Fundai






Fiscalização na Rodovia SC-444 reduz acidentes







Polícias se unem para combater violência no Rincão

EDITORIAL - Imprensa tem que ser livre

Nos últimos anos a imprensa tem tido um importante papel na democratização do país. Mas infelizmente também surgiram muitos meios de comunicações mais interessados com os anúncios do que com a notícia.
Um jornal tem que ter credibilidade e não pode ficar a mercê do poder econômico, deve ser imparcial e transparante na veiculação dos fatos, doa a quem doer .
Hoje, Içara conta com cinco jornais e cabe ao leitor escolher se quer notícias ou fofocas.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (53)

E se a prática de ensino-aprendizagem está sendo pesada, os alunos não querem nada com o estudo; é hora de professores, pais e direção das unidades escolares sentarem para falar e resolver os obstáculos do educando.
A família precisa ocupar o seu espaço, manter a obrigação de cuidados físico, mental e moral do filho. Se a família está omissa, é hora da escola cobrar dos pais, mas é necessário que os professores tenham práticas de ensino coerentes para o desenvolvimento da aprendizagem. Infelizmente há professores que não possuem o mínimo de domínio de classe. Eles se igualam a certos pais que esperam que a escola eduque os filhos. São pais alheios ao papel de educador, de responsáveis por pessoas que colocaram na sociedade e não sabem o que fazer deles, para onde direcioná-los, pois nem eles mesmos sabem o que querem; estão perdidos. Esperar que as instituições eduquem aos filhos é muita imaturidade dos pais.
Houve um tempo em que os pais diziam aos professores: aqui você decide sobre ele e o que me for de minha competência, me avise que eu corrigirei. Aqueles pais que não se isentaram de corrigir as falas dos alunos no âmbito escolar fizeram cidadãos bem mais atuantes na sociedade. Havia políticos mais decentes, comerciantes mais entrosados com o mercado nacional, médicos mais disponíveis para ouvir o doente, professores mais comprometidos com o ensino-aprendizagem, jovens mais sadios e engajados com a sociedade, pais mais participativos e orgulhosos com o sucesso dos filhos, mães que tinham gosto em cozinhar e amor à saúde e ao bem estar dos filhos. Vivia-se em família e para a família. As drogas estavam bem mais longe e o sucesso bem mais perto dos indivíduos. Infelizmente, hoje, a droga vem destruindo os lares é uma constante na vida de muitos jovens, que se transformam em verdadeiros zumbis nas mãos dos traficantes.
Os vencedores de nossa terra foram jovens comprometidos com os valores humanos e com a sua educação informal e, quando possível também com a educação formal. Eles souberam e sabem ler em linha horizontal e em linha vertical os valores humanos e o sucesso de sua missão.
Até a próxima semana com mais um assunto.

POLITICA - Darlan Carpes solicita prorrogação em contratos

O vereador pepebista apresentou o Projeto de Lei 069/10, para que os contratos de 25 funcionários, que vencem no dia 17 de julho, sejam prorrogados com a AM pelo período de mais um ano.

O Projeto de Lei 069/10, de 17 de junho, apresentado ao Legislativo pelo vereador Darlan Carpes (PP), cujo texto solicita a prorrogação do contrato dos 25 funcionários responsáveis pela construção, manutenção e limpeza de escolas, creches e unidades de saúde de Içara pelo período de mais um ano, visto que os contratos vencem no dia 17, sábado.
Conforme consta na justificativa do projeto, um dos motivos foi o fato de que os serviços foram prejudicados devido ao mau tempo. “Como o período irá se encerrar, o objetivo do requerimento foi o renovar o contrato, para não haver rescisão e depois recontratação destes mesmos”, elucida Carpes.
Um dos outros motivos do requerimento foi também o de manter a equipe na cidade, já que inicialmente foi contratada pela Administração Municiapl (AM) pa-ra realizar serviços no Distrito Balneário Rincão.
Contudo, para que a proposta seja válida, o prefeito em exercício José zanolli (DEM), deverá aprovar até o dia 17 de julho, prazo em que vencem os contratos, po-is caso contrário, perderá a validade, mas a ação já tem o parecer favorável para que seja efetuada.
Carpes, também, solicitou ao Executivo, que interceda junto ao Departamento de Trânsito e a Secretária de Obras para que efetuem serviços de melhorias nas Ruas Eugênio João de Freitas e José Demo, no Bairro Aurora. Ele sugeriu melhorias de pinturas de meio fio, sinalizações de faixas de pedestres, colocações de placas de sinalização e instalação de um redutor de velocidade (lombada).
Para Carpes, as referidas vias públicas após serem asfaltadas tiveram um aumento no fluxo de veículos, sendo que em muitos casos os motoristas passam em alta velocidade. “Desde 2009 venho pedindo e alertando, mas infelizmente não tive retorno. Já houve sete acidentes, sorte que nenhum foi fatal, até uma criança de três anos foi atropelada, e a comunidade está indignada, espero que a prefeitura tome uma providência para resolver os problemas”.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Mesmo com o processo seletivo foi contratada uma nutricionista e agentes de saúde que não estavam cadastradas. Isso prova que a Administração Municipal não está bem e que o povo já está arrependido pelo voto perdido”. Vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, (PP), na sessão de segunda-feira.

Vereador Joaci Domingos Pereira
reclamou que a Escola José Fernandes Silveira, em Sanga Funda, estava em total abandono, devido a entulhos e mato que estavam impedidos de praticar atividades esportivas.
O JI esteve no local e encontrou uma escola limpa, bem cuidada, sem as irregularidades levantadas pelo vereador em 21 de junho, através da indicação 208/10. A responsável da escola afirmou que o local sempre foi bem cuidado e não sabe de onde veio a informação.
Seria importante que o vereador Boca faça que nem o colega de Legislativo, André Jucoski, o Polakinho, que registra tudo com sua máquina digital.

O Grêmio do HSD
impediu que a repórter do JI participasse da assembleia na tarde de ontem. Pelo que parece o problema é bem maior do que se está divulgando.
Desta forma as informações saem deturpadas e depois a culpa é da imprensa.

Vereadores
tem que ficar mais ligados nas obras que estão sendo feitas em Içara, seja com recurso do governo ou do município, como é o caso das margens da SC-444, da Ponte do Torneiro, do Centro Cultural e a mais recente, construção da sede da PM.

Marco Moraes
Chefe do Cartório Eleitoral de Içara informa os números parciais de Içara que estão registrados no Cadastro Nacional de Eleitores.
Eleitores aptos para votar: 42.341
Eleitores com titulos cancelados: 2.443
Eleitores com títulos suspensos: 242
Locais de Votação; 43
Seções: 135

Rápidas
* Acélio Casagrande (PMDB) se reuniu nesta terça-feira com Ivan Ranzolin, diretor-presidente da SC-Gás, para discutir um ramal de gás para Sombrio.
* A vereadora Romanna Remor (DEM) deve protocolar hoje pedido de licença por três meses para disputar campanha à deputada federal.
* Criciúma, além de Romana, tem Giovani Zappellini (PP) e Ronaldo Benedet (PMDB) como candidatos à Câmara Federal.
* O número de pedidos de candidatura registrados no Tribunal Regional Eleitoral chegou a 564, sendo 17% a mais quando atingiu número de 480 requerimentos.
*O Tribunal Superior Eleitoral multou em R$ 7 mil o Jornal Estado de Minas por propaganda antecipada em favor do candidato José Serra (PSDB).
* A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi multada pela quarta vez pelo Tribunal Superior Eleitoral por propaganda antecipada.
* O vice-presidente da República, José Alencar, foi transferido da UTI Cardiológica para o quarto e segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
* A Tríplice Aliança continua uma incógnita, pois o candidato a vice-governador Eduardo Moreira não tem apoio da maioria do PMDB.

GERAL - Fundai embarga serviços de Mina 101 em função de nascente de rio

Denúncia levou especialistas da Fundação do Meio Ambiente de Içara a constatar irregularidades nos trabalhos realizados pela Mina 101, na localidade de Santa Cruz, e empresa foi multada .

Fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) promoveram na manhã desta terça-feira, 13, embasados na Lei 4771/65, o embargo das atividades realizadas pela Mina 101, nas localidades de Santa Cruz e Esperança, por causa da denúncia de existência de nascente de água onde os serviços são realizados.
Na ocasião também foi feito o auto de infração, pois já há crime impetrado, devido aos impactos causados a nascente.
Após a denúncia, segundo o presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, os técnicos da fundação içarense vistoriam o local, mas por causa das atividades a nascente já estava descaracterizada “o que nos levou a contratar um especialista para constatar a existência da nascente e os danos que já foram causados ao meio ambiente, o que foi confirmado em laudo”, explicou. Devido a infração também foi aplicada multa à empresa no valor de R$ 200 mil.
Representantes da empresa se negaram a assinar o documento de embargo o que, de acordo com o fiscal Múcio Bratti Júnior, nada altera o andamento dos procedimentos. “O documento entregue impede que qualquer atividade seja executada no local até que os limites de preservação ambiental sejam demarcados. O que no caso é de 50 metros no ponto da nascente e de 30 metros no curso que á nascente toma”, concluiu.
O próximo passo, conforme Baldissera, é encaminhar a denúncia ao Ministério Público de Içara para que as providências sejam tomadas.
Além do fiscal e do presidente da Fundai a autuação teve o acompanhamento do Biólogo da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara, Ricardo Garcia.

POLÍCIA - PMRv afirma que segurança em rodovia esta normalizada

A segurança no trecho da Rodovia SC-444 esta com movimentação normalizada, de acordo com a PMRv de Içara e a maior preocupação fica no período de veraneio quando o fluxo triplica.

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara informa que os números de ocorrências registradas na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), em Içara, estão com os números razoáveis. E que a principal preocupação dos soldados do posto policial de Içara são horários de pico quando o fluxo intenso de carro gera filas, e a causa de acidente é inevitável. Outro ponto levantado são os cuidados em períodos de muito frio quando pontos de neblina se formam, em alguns trechos, dificultando o trânsito pela rodovia.
Até o momento são 154 dias, o tempo registrado pela PMRv, sem um acidente com vítima fatal, sendo que a última morte ocorreu a cerca de três meses quando dois carros colidiram próximo ao viaduto do Presidente Vargas.
A preocupação da PMRv é na temporada de Verão, quando o fluxo triplica na rodovia estadual, que também dá acesso a BR-101 a ao Distrito Balneário Rincão, que tem praias e lagoas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma comparação de 2009 com este ano, e registrou um aumento de 11,48% no índice de acidentes e de 4,98% no número de vítimas nas rodovias federais de Santa Catarina. Na contramão dessa tendência de alta, houve uma redução de 2,62% no total de mortes.
De 1º de janeiro a 30 de junho de 2010, a PRF atendeu 9.513 acidentes que resultaram em 5.562 feridos e 260 mortes.
Os acidentes mais graves foram as colisões frontais (96 mortes), os atropelamentos (55 mortes) e as colisões transversais (30 mortes). Juntos, esses tipos de acidentes deram causa à 69,61% das mortes em SC.

VARIEDADES - Alunos recebem mudas de planta em extinção

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, receberam, dentro do projeto Gentileza, Pequenos Gestos, Grandes Atitudes, mudas da planta Bacupari.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, localizada no bairro Jardim Elizabete, em Içara, dentro do projeto Gentileza, Pequenos Gestos, Grandes Atitudes, abordado durante o ano letivo de 2010, estudará a planta frutífera Bacupari. Apesar de ser encontrada na região, a fruta está em extinção, por isso os alunos abordaram assim a consciência da responsabilidade de todos na questão ambiental, fazendo com que o processo de preservação da planta possa contar com a ajuda de todas pessoas, principalmente da nova geração.
Conforme a equipe pedagógica da escola, a causa foi “assumida dentro do projeto Gentileza, para a realização de uma gentileza com o meio ambiente”.
De acordo com o que foi apresentado aos alunos, “o fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil, da região Amazônica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore da fruta, principalmente em região urbanas”, relatam no projeto.
Bacupari vem do tupi-guarani e significa “fruta de cerca” por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta está nos bosques de florestas nativas. Os frutos são adocicados, adstringentes e refrescantes, próprios para o consumo in natura. Os frutos apresentam forma arredondada e levemente alongada e atingem até 6 centímetros de comprimento por 7 centímetros de diâmetro. Quando maduros, a casca é grossa e fica amarelada alaranjada, enquanto a polpa é branca e creme. Cada árvore produz entre100 a 400 frutos.
A planta é considerada medicinal e ainda pode ser usada na arborização de praças, parques e na recomposição de matas de áreas degradadas. Nessas áreas, os frutos servem como alimentos aos animais e pássaros silvestres
Pesquisadores brasileiros descobriram que extratos da casca e da semente do bacupari, têm substâncias químicas que combatem os micróbios causadores da cárie. Esta substância abundante na casca, mostrou-se tão potente quanto à clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas.
Diante, desta preocupação com o meio ambiente, através de pesquisas e contatos, a direção da escola municipal localizou 400 mudas da fruta com um biólogo em Turvo, realizando a distribuição aos seus alunos no dia 9 de julho, trabalhando a conscientização entre os estudantes, tanto dos turnos matutino, quanto vespertino.

ESPORTES - Bocha entra nas quartas-de-final

Transportes Raichaski, Barracão A, Gonçalves Esportes e Darolt venceram os jogos nos confrontos desta terça-feira e abriram vantagem pelos adversários no Campeonato Municipal.

Na noite de ontem foram realizados os jogos das quartas de final do Campeonato Municipal de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria.
Conforme o regulamento a equipe com melhor campanha na primeira fase leva a vantagem de fazer o jogo de volta em casa.
Jogando em casa a equipe do Nanico A não soube aproveitar a vantagem e perdeu por 2 a 1 para o Transporte Raichaski.
Depois de ser o último classificado, após vencer o Du Boa Vista por 2 a 1, o Barracão A mostrou que é um forte candidato ao título municipal ao vencer a Vidraçaria Santa Luzia, por 2 a 0, nesta terça.
Dando prosseguimento na rodada, a Sanga Funda não jogou bem e foi derrotada por 2 a 1 pelo Gonçalves Esportes.
Já o Darolt impôs a sua superioridade e aplicou 2 a 0 na equipe da Cancha do Argeu, que tem obrigação de vencer a partida de volta
Os jogos de voltam a serem realizados nesta quinta-feira, 15 de julho.
O responsável pelo Içarense, através da Fundação Municipal de Esportes, Valdemar Rocha, fez um balanço, depois de cerca de três meses de jogos. “A competição está andando em seu ritmo normal, não tivemos nem um atraso nas disputas e iremos terminar no prazo previsto. Os destaques nos jogos foram as equipes novas, que surpreenderam, enquanto os times veteranos deixaram a desejar no Campeonato de Bocha”, finalizou Rocha.

DISTRITO - Parcerias entre polícias para conter violência no Distrito

Polícias Militar e Civil de Içara trocam informações em operações para tentar conter furtos financiados pelo tráfico de drogas,e com o mesmo objetivo Conseg realiza reuniões frequentes.

Os crimes recorrentes no Distrito Balneário Rincão, em Içara, durante a baixa temporada, são motivos de preocupações entre os moradores.
De acordo com o tenente coronel da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, Adilton Maciel, a criminalidade no distrito está mais amena, em função do policiamento ostensivo realizado, em parceria, com a Polícia Civil.
As operações têm como objetivo principal conter os arrombamentos na região. “Se há furto, é porque existe alguém que compra, financiando o uso e venda de drogas”, declarou.
Para o delegado da Polícia Civil, Rafael Marim Iasco, o trabalho conjunto entre as polícias é demorado, mas apresenta resultados. Como na última semana, quando foram realizados seis mandatos de busca e apreensão na localidade.
“Estamos trabalhando constantemente na tentativa de quebrar os cabeças do tráfico. Acredito que quando o distrito virar município a situação tende a melhorar”, enfatizou o delegado, acrescentando que o contingente policial é pequeno na região.
Esta semana, integrantes do Conselho de Segurança (Conseg) discutiram informalmente a possibilidade de contratar vigias noturnos para possibilitar a segurança de comerciantes e moradores, conforme relata o presidente João Picollo.
“Devido a baixa temporada, a maioria das casas estão desocupadas e os moradores não avisam aos vizinhos. Assim, não se sabe se quem está na residência é morador ou não. Falta uma estrutura melhor aos residentes, que só teremos quando o Balneário Rincão se tornar município”, enfatizou Picollo.