O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CAPA: Edição2.121 - Içara, 4 e 5 de junho de 2020

Edna da Silva assina coluna semanal no JI
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Barreto assume o comando sa PM de Içara
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - AM abre processo administrativo

Depois da prisão em flagrante de um funcionário do setor de arrecadação e de tributos da Prefeitura Municipal de Içara, que estava cobrando propina para reduzir o valor do imposto sobre imóveis, a Administração Municipal (AM) passou a tomar medidas internas para averiguar de que forma a cor-rupção afetou os cofres públicos. Por isso, será aberto um processo administrativo para saber até onde o município foi lesado, com relação aos impostos; desde quando estava acontecendo esta prática fraudulenta dentro do setor; e se existem mais pessoas envolvidas.

CHARGE


Disfunção do desejo sexual feminino

“Sinto-me cobrada na ca-ma, finjo prazer ou me quei-xo de dor de cabeça” comentário de mulher.

Cada vez mais as mulheres procuram ajuda quando sentem-se desmotivadas sexualmente. Buscam apoio em amigas, profissio-nais da área de saúde, como psiquiatras, psicólogos ou mesmo gi-necologistas. Raramente abrem-se com os parceiros por se sentirem ameaçadas na estabilidade os relacionamentos. Muitas vezes, ado-tam a velha postura de “luta ou fuga”. Ou seja, ou combatem o problema insistindo na relação sexual, mesmo não prazerosa, fin-gindo orgasmo, (o que deixa o parceiro de fora da realidade e ex-cluído como apoio), ou fogem do contato sexual como o “diabo foge da cruz”, queixando-se de dores de cabeça, cansaço e irritação, (evitando o apoio do parceiro, que geralmente sente-se rejeitado). Muitas vezes o problema é deslocado para o companheiro, encarado como o “inimigo”, responsável pela perda do desejo. A depressão é conseqüência freqüente e o desajuste conjugal é o passo seguinte
Mas o que é isso? Chamamos de Desejo Sexual Hipoativo (DSH) a esse transtorno sexual que acomete, em média, 35% da população brasileira. Caracteriza-se por uma diminuição ou ausência completa de fantasias eróticas e de desejo de ter atividade sexual. Há dificuldades no envolvimento com o parceiro, pois este queixa-se de falta de intimidade ou reciprocidade.
E diminui por quê? Vários fatores podem determinar o DSH. Dentre os fatores orgânicos, devemos dar atenção a desequilíbrios hormonais. O aumento de prolactina, a diminuição de testosterona ou de es-trogênio, podem causar uma baixa im-portante da motivação sexual. Várias medicações já estão disponíveis para lidar com esses problemas, como os hormônios de reposição ou drogas que restituem o equilíbrio hormonal. Quando há infecções na vagina ou nó-dulos, a melhora destes quadros, com tratamento apropriado (antibióticos, a-nalgésicos, lubrificantes, tratamento ci-rúrgico), restaura o desejo sexual. Ou-tro grande fator de diminuição do dese-jo é a depressão. Quadros de intensa tristeza e sentimentos de me-nosvalia acabam com o apetite sexual. O tratamento desses trans-tornos com antidepressivos pode restaurar o prévio desejo sexual. Infelizmente, grande parte dessas medicações pode provocar efeitos colaterais sexuais a curto e a longo prazo, como diminuição do desejo, impotência, retardo da ejaculação e anorgasmia. Por essa razão, o tratamento de depressão deve ser ministrado e acompanhado pelo psiquiatra. Existem algumas medicações que podem ser prescritas como “antídotos” para esses efeitos colaterais sexuais. Dessa forma, a pessoa pode se beneficiar do tratamento para depressão, sem prejudicar sua vida sexual. Os fatores sociais e psicológicos têm muito peso no Desejo Sexual Hipoativo.
A forma de criação das mulheres nos países ocidentais, com muita repressão e influências culturais negativas no que tange à sexualidade, trouxe profundas conseqüências para a vida senti-mental e sexual feminina. A mulher não é tão estimulada a se ver, a se tocar e a se conhecer sexualmente quando comparada ao ho-mem. Educava-se para não permitir que a sexualidade feminina viesse à tona. Após a revolução sexual dos anos 60, houve uma tentativa de inversão desses valores. No entanto, busca-se ainda hoje um meio termo, um equilíbrio para a real identidade feminina.
É comum o conflito entre ser uma mulher maternal e também sexual, como se fossem funções incompatíveis. As queixas de bai-xa libido e depressão não são raras após o parto. O casal pode co-meçar a se desajustar mesmo durante a gravidez. A mulher passa a se ver e a ser vista como um ser idolatrado, puro, destituído de atrativos sexuais. Passa a negar o lado sexual em prol de ser mãe. Situações traumáticas de abuso sexual, mensagens anti-sexuais durante a infância, culpas, comportamento sedutor por parte dos pais, dificuldade em unir amor com sexo em si mesma (esposa X prostituta), raivas entre o casal e competição temida com o pai ou mãe, entre outras, são fontes de baixa libido nas mulheres.
Possíveis soluções: O DSH é uma das disfunções mais difíceis de se tratar, pois geralmente acomete o indivíduo por longos anos, dado que as pessoas resistem muito em procurar ajuda. É fre-qüentemente originado por fatores psicossociais, sendo os raros casos de organicidade encaminhados para especialistas. Grande parte das mulheres pode beneficiar-se de reeducação sexual, visan-do a informação e a permissão sexual. Ou seja, muitas mulheres não aprenderam a se aceitar sexualmente e a se conhecer, devendo passar por um processo de reeducação sexual a nível de consultório. É o que chamamos de terapia cognitivo-comportamental. Outras apresentam problemas mais profundos de auto-estima, de culpas e de repressões. Para esses casos, a psicoterapia de orientação ana-lítica e/ou o psicodrama podem ajudar significativamente.

POLÍTICA - PMDB do Rincão realiza evento para futuro político e filiações

Aproveitando que o deputado federal Ronaldo Benedet cumpriria agenda em Içara nesta sexta-feira, o PMDB do Balneário Rincão organizou evento para filiações e conversa de lideranças.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O PMDB do Balneário Rincão, liderado pelo sub-prefeito Jairo Custódio, realizou nesta sexta-feira, dia 3, um encontro para reunir os partidários e fazer novas filiações.
A reunião aconteceu no comitê do partido, na Avenida Leoberto Leal, Balneário Rincão, com a presença de dezenas de pessoas.
Foram integrados aos peemedebistas do Rincão: Valdemar Rocha; Jorge da Costa (Moskito); Ari Bor-ges; Mauri Viana; Elmes Dias (Mirzinho); Jucemar Vargas (Perninha); Francisco Hortêncio Motta (Te-co); Daniel Vieira e Olívio Pereira (Kissuco).
“O deputado federal Ro-naldo Benedet disse para nós que viria à região nesta sexta-feira e pediu para que fizessemos um encontro a fim de que ele se reunisse com algumas lideranças. Então, aproveitamos para fazer o ato de fi-liações também, na presença do deputado e do prefeito Gentil da Luz”, explicou Custódio.
Para o prefeito, os políticos filiados são importantes para fortalecer o partido. Gentil comentou sobre alguns deles. “O Valdemar é uma liderança que vai estar somando no PMDB. Vem de uma família tradicional aqui do Rincão. O Ari também é bastante conhecido, já tendo tido um tio vereador. O Teco foi presidente da Câmara de Vereadores e agora, ao nosso lado, vai trazer centenas de pessoas. E o Elmes, também, que é cunhado do Te-co”, opinou Gentil.
O prefeito destaca a necessidade de ter lideranças novas do lado do PMDB. “Com estas filiações trazemos mil votos para nós. Se o Jairo ia ganhar 500 votos, agora já vai ganhar 1.500”, brincou Gentil, sobre a ca-ndidatura de Jairo Custódio a prefeito do balneário.
A cada 15 dias o partido vai promover uma reunião parar filiar novas pessoas, até setembro, prazo para serem escolhidos os pré-candidatos a vereador.
“Fico muito feliz de ser convidado para participar do evento de filiação do novo município, este que lutei junto com militantes do PMDB para conquistar”, agradeceu Benedet.

GERAL - Administração Municipal investiga caso de corrupção

Para ajudar nas investigações da Polícia Civil e saber o rombo que pode ter sido causado por um servidor preso por corrupção, a Administração Municipal de Içara toma medidas internas.

(João Miguel Nietto/Jornal Içarense)

Depois da prisão em flagrante de M.V., 26 anos, funcionário do setor de arre-cadação e de tributos da Prefeitura Municipal de Içara, que estava cobrando propina para reduzir o valor do imposto sobre imóveis, a Administração Municipal passou a tomar medidas internas para averiguar de que forma a corrupção afetou os cofres públicos.
“O servidor já foi exonerado. Abrimos um processo administrativo para saber até onde o município foi lesado, com relação aos impostos; desde quando estava acontecendo esta prática dentro do setor; e se existem mais pessoas envolvidas”, explicou o secretário administrativo Anildo Zanardi.
Segundo ele, a investigação está aos cuidados da Delegacia da Polícia Civil de Içara. Mas, a Administração Municipal está analisando os registros e fazendo o possível para cooperar com o inquérito. Sobre a origem da denúncia, Zanardi disse que a possibilidade mais provável é de que tenha vindo de um contribuinte.
“Até onde nós sabemos, a denúncia foi fundamentada em um contribuinte que, ao se dirigir para fazer o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), achou o valor muito alto. Então, o servidor sugeriu a redução do imposto, em troca do pagamento de uma propina. Mas, esta informação não é 100% concreta”, ressaltou Zanardi.
Para o prefeito Gentil da Luz o caso foi um fato isolado. “É lamentável esta situação. Nós damos oportunidade para uma pessoa, que é de família boa, do Balneário Rincão, e ela nos surpreende desta forma. Nós ficamos tristes pela família e também por nós da prefeitura, pois este ato impensado maculou muita gente”, lamentou o prefeito.
Gentil não soube dizer de onde veio a denúncia.
“Não sei se partiu de alguém da prefeitura ou se foi através da Ouvidoria. Mas, é um caso que não pode ficar impune. O servidor es-tá para servir e não para ser servido. O secretário de Administração e o Comitê Gestor já estão cuidando disso”, falou o prefeito.

POLÍCIA - Polícia Militar troca de comando: sai Maciel e chega Manique Barreto

Solenidade da troca de comando da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara foi rea-lizada nesta sexta-feira e o novo comandante, Tenente Coronel Cosme Manique Barreto já assumiu.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

No final da tarde de ontem foi realizada a troca de comando da Guarnição Especial da Policia Militar de Içara. O Tenente Coronel Adilton Maciel passou o posto ao Tenente Coronel Cosme Manique Barreto.
Maciel trabalhou em Içara por cerca de um ano e está se transferindo para a cidade de Tubarão. Enquanto Barreto deixa o pos-to em Laguna para atender a população de Içara.
“Os soldados da PM precisam da ajuda dos iça-renses para que possamos combater as drogas e a cri-minalidade. Além da ajuda da comunidade vamos investir cada vez mais no Proerd, pois é um programa educacional, que está tendo uma ótima aceitação da sociedade. Vamos dar continuidade aos trabalhos com mais afinco no combate a criminalidade”, ressaltou.
O que o novo comandante quer é estar ligado amplamente a comunidade, só assim os polícias irão saber quais os verdadeiros problemas que os cercam.
A solenidade ainda teve a participação do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Eliésio Rodri-gues, do comandante da 6ª Região Militar, Coronel Valter Cimolin, e de representantes da Polícia Civil regional e local, juntamente com lideranças políticas.
Em breve, o comando da Polícia Militar de Içara deverá se transferir para um novo endereço. Vai deixar a sede localizada na Rua João Menegaro, no Bairro Primeiro de Maio, para a nova guarnição, construí-da na Rodovia SC-444, ao lado da Central do Giassi Supermecados.
A comunidade espera que o novo comandante da Polícia Militar continue o trabalho ostensivo no combate o tráfico de drogas que vinha sido feito pelo ante-cessor.

VARIEDADES - Edna Benedet assina coluna semanal no Jornal Içarense

A advogada Edna Benedet vai expor suas ideias semanalmente no Jornal Içarense através de uma coluna; ela é conhecida por estar ao lado dos servidores públicos em busca de seus direitos.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Ativa nos debates políticos e de direito dos trabalhadores em Içara, a advo-gada Edna Benedet teve o desejo de divulgar suas ideias para um público ma-ior. Por isso, em contato com o Jornal Içarense (JI) nesta sexta-feira, dia 3, a também suplente de vereador recebeu aval para assinar uma coluna semanal no periódico.
“Tenho interesse de esclarecer alguns assuntos importantes sobre a cidade e o editor-chefe do Jornal Içarense, Maso Nyetto, muito gentilmente concedeu este espaço. Vou escrever sobre política, direito dos trabalhadores e aposentados, entre outros”, disse a advogada.
É a primeira vez que Ed-na vai assinar uma coluna fixa. “Já escrevi artigos pa-ra alguns jornais, mas não era uma coisa frequente”, explicou.
Para a advogada e tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi), os assuntos que vai trazer na coluna vão contribuir para esclarecer pessoas sobre seus direitos. “É uma oportunidade para mim e para as pessoas que vão ler, que poderão sanar dúvidas”, enfatizou.
O dia da semana em que a coluna será publicada ainda está sob análise. Então, os leitores devem ficar atentos às páginas do Jornal Içarense.

ESPORTE - Criciúma definido para partida contra o Náutico

O técnico Edson Gaúcho já pré-definiu a equipe que irá enfrentar o time pernambucano, neste sábado, no Estádio Heriberto Hülse, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

(Divulgação)

Com Zé Carlos como novidade, o Criciúma está definido para o jogo diante do Náutico, sábado, às 16h20min no Estádio Heri-berto Hülse.
A confirmação veio no coletivo da tarde de ontem, realizado no Majestoso. Carlinhos Santos recuperado confirmou a participação na partida.
A equipe que inicia o jo-go diante dos pernambu-canos terá Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Toninho e Marinho Donizete, Car-linhos Santos, Pirão, Diogo Oliveira e Pedro Carmona, Roni e Zé Carlos.
Antes do jogo de sábado, os campeões da Copa do Brasil de 1991 receberão placas alusivas aos 20 a-nos da maior conquista da história do clube.
Náutico
O adversário do Criciú-ma chegou à Florianópolis, com time indefinido.
O técnico do Náutico, Waldemar Lemos espera o aval do departamento médico para definir a situação da lateral esquerda. Lemos não sabe ainda se poderá contar com o lateral esquerdo Jeff Silva, que deve ser o susbtituto de Airton, expulso diante do Goiás e vem de recuperação de uma lesão no tornozelo.
O técnico falou das opções para o confronto com o Criciúma. A tendência é manter o time que começou e terminou no sábado passado. “Temos o Fernandi-nho e a possibilidade de u-tilizar o Neno na lateral esquerda”, explicou o técnico do Náutico.
Ele negou também que o clima estivesse diferente, mas lembrou que é importante avaliar o Criciúma que é um time de chegada.