O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ediação 1.713: EDITORIAL - Homenagem mais do que merecida

A Câmara de Vereadores de Içara prestou uma homenagem na noite desta quinta-feira, no Clube Ipiranga, ao governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), por indicação do presidente da Mesa Diretora, Acirton Costa (PM-DB). Ele recebeu o Título Honorífico de Cidadão Honorário, honraria a pessoas que não são natural da cidade mas que fizeram muito pelo município.
E pode se dizer que a homenagem é mais do que merecida, pois, até esse momento, nenhum governador fez tanto por Içara como Luiz Henrique da Silveira. A oposição pode espernear, xingar o governador, mas tem que engolir e dar o braço a torcer de que é uma verdade.
Basta conferir as obras que foram feitas em Içara e na região nestes últimos 8 anos, (não vamos citar as obras para não fazer uma auto promoção do governo).
E que os catarinenses, nas próximas eleições, saibam escolher o sucessor de Luiz Henrique da Silveira, e que ele governe em função de todos e não somente de políticos interesseiros, que pensam somente no umbigo deles.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Disputa por presidência esquenta no PMDB de Içara

Eleições do diretório do PMDB de Içara acontecem dia 3 de outubro e, pelo menos, dois candidatos, Tramontim e PC, vão bater chapa devem disputar a preferência dos peemedebistas.

Rebatendo as declarações do diretor da Câmara de Vereadores de Içara, Paulo César Crescêncio, o PC, o atual presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PM-DB) , Adiltom Tramontim é enfático: “Sou candidato à presidência do partido no dia 3 de outubro, não tenho compromisso com o PC ou com qualquer outra pessoa sobre desistência da minha candidatura”.
De acordo com Tramontim, apenas comentou algumas vezes com Crescêncio da possibilidade de não sair candidato.
“O prefeito Gentil Dory da Luz pediu para que eu continuasse. Tenho o apoio da maioria da Executiva partidária”, explica sobre a a decisão de concorrer mais uma vez ao cargo que ocupa há seis anos.
Quanto às alegações de PC sobre a saída de Tramontim, caso o ex-vereador Wagner Pizzetti fosse nomeado secretário de Obras por Da Luz, ele afirma: “Essa é uma decisão do prefeito, não existe situação desconfortável entre mim e o Wagner. Apenas tenho a opinião de que a Secretaria de Obras deva ficar com o PMDB”.
Além disso, vai aguardar que o fato se concretize para então se pronunciar com maiores detalhes.
Tramontim explica também que qualquer filiado é livre a se candidatar à presidente da sigla, e que o grupo deverá escolher o que for melhor para o partido. Questionado sobre o que seria para ele o melhor para o partido, ele desconversa, mas profere a máxima: “Em time que está ganhando não se mexe”.
Paulo César informou que “será candidato também, e que o Adelir Cabreira será seu vice, com 90% de chance que isso se realize.
Sobre as informações prestadas por Tramontim declarou: “Não estou chamando ele de mentiroso, mas ele voltou atrás naquilo que havia me falado”.
Ele quer ser o presidente do PMDB porque o partido está abandonado, desde que Gentil assumiu o mandato não fora feita sequer uma reunião e para “que o grupo volte a ser o que era antes, de fato um partido. Pois estamos esquecidos e o PMDB está sendo coordenado por uma só pessoa”. Questionado sobre quem seria, declara: “Tramontim”.
Gentil confirma total apoio ao atual presidente peemedebista. “Eles está muito bem à frente do partido, tem que continuar. Não foi apenas um pedido meu como da bancada do PMDB na Câmara. Tramontim foi coordenador das minhas duas campanhas e tem feito trabalho de renovação no grupo, visto que éramos oposição e agora somos Administração do Município”.
O prefeito de Içara é mesmo adepto do acordo. “Vou convidar o PC e o Adiltom para uma conversa e tenho certeza que os dois estarão juntos na convenção. Vamos tentar uma chapa de consenso”.
Pizzetti esclareceu que Gentil perguntou se queria fazer parte do secretariado. “Se for da vontade do partido e dele, estou à disposição. Não cogitamos pasta. Estou disponível para colaborar com a Administração da cidade”.
Já Da Luz comentou que: o deputado Manoel Motta pediu para contemplar o grupo dele. “Não é compromisso quero privilegiar as forças políticas que nos ajudaram na campanha. Se o Pizzetti for o indicado, será o secretário, há outros cogitados: Dil-nei Lima, Antônio Sobrinho e Fábio Freitas”.

POLÍTICA - Governador Luiz Henrique da Silveira recebe Título de Cidadão Honorário


A Câmara de Vereadores de Içara concedeu nesta quinta-feira, 24, o título de Cidadão Honorário de Içara, como forma de reconhecimento de trabalhos prestados para a comunidade içarense.

Visita do governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (LHS - PMDB) ao município de Içara teve como finalidade assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a pavimentação da estrada que liga a região das lagoas à Barra Velha e também para ser homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Içara.
Em sessão solene no Clube Ipiranga, na noite desta quinta-feira, 24, a Câmara de Vereadores concedeu a Silveira a honraria como forma de agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados aos içarenses.
Através da indicação do presidente da Casa Legislativa Acirton Costa (PMDB), e aprovação dos demais parlamentares pode-se prestigiar o governador peemedebista recebendo o Título de Cidadão Honorário de Içara.
Foram convidados para a cerimônia lideranças políticas de toda a Região Sul, como o secretário Regional de Desenvolvimento de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso (PM-DB), o Vampiro, o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Douglas Warmiling (PP), o Guinga, além de todos os deputados estaduais e federais da Amrec; a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), e representantes de entidades organizadas do município.
O prefeito , Gentil Dory da Luz (PMDB), lembra que é a primeira vez que um chefe do Poder Executivo Estadual foi aclamadao cidadão içarense, através de titulação aprovada pela Câmara Legislativa Municipal. Acrescentando que é a segunda vez que o governador este na Barra Velha. “Me sinto homenageado com o Luiz Henrique por receber a honraria por serviços prestados à cidade. O fato dele querer ir até a Barra Velha demonstra que ele entende a importância da obra e o quanto ela irá melhorar a qualidade de vida daquela comunidade”, declarou o prefeito içarense.
Para Costa “a noite foi maravilhosa, foi uma maneira que encontraram de agradecer ao governador pelos benefícios que tem trazido ao município”. A intenção foi mostrar a gratidão pelas ações que LHS tem destinado à Içara, sendo um dos governadores com mais trabalhos prestados no município de acordo com o presidente da Câmara Legislativa. “Se o carinho e amizade dele com Içara já eram grandes agora serão maiores. Os laços serão ainda mais estreitos”, ressaltou.
Silveira afirmou: “Quero agradecer de coração aos vereadores por essa homenagem. O capital do homem público, o que se acumula de patrimônio é o reconhecimento alcançado ao longo da vida”.

POLÍCIA - Mobilização Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil



Quinta-feira foi marcada pela campanha contra o combate a exploração sexual infanto-juvenil no Brasil que a cada mês são registrado mais de 500 casos de abusos em todo o estado catarinense.

Secretaria de Assistência Social do Município de Içara realizou nesta quinta-feira, 24, Dia da Mobilização Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Foram distribuídos, de acordo com a Gestora da Pasta, Silvana de Vasconcelos Cechinel, material informativo, em instituições/órgãos públicos e privados da cidade. “A atividade tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil da importância da denúncia no processo de intervenção profissional para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual” explica Silvana acrescentando que aliado à ação existe a proposta de divulgar o Serviço de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes do município de Içara, através de visitas institucionais públicas e privadas.
Para marcar o Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, manifestações estão previstas em várias cidades. As mais frequentes serão a distribuição de panfletos sobre o problema.
A programação foi definida entre Ministério Público e entidades ligadas ao Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Neste ano, foi deflagrada a Campanha Crianças Abusadas Sexualmente Não Falam. Fale Por Elas!. O objetivo é orientar os catarinenses para prevenir e denunciar casos de violência, exploração e abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes.
Outro objetivo é divulgar o Disque 100, telefone em que a pessoa pode fazer a denúncia de forma anônima. Com isso, vencer um obstáculo: o abuso sexual acontece, na maioria das vezes, na família. Por causa dessa característica, prevalece o silêncio, o que dificulta a apuração.
Mais acostumados ao drama vivenciado pelas crianças vítimas de abuso, profissionais do Programa Sentinela, em cidades como Florianópolis e São José, usam brinquedos para “tentar ouvir” dos meninos e meninas pequenas o que estão “contando” pelas disposições de bonecos.
O alerta da promotora justifica-se pelos números: o Programa Sentinela atendeu, no Estado, em 2007 e 2008, mais de 28 mil casos de violência física e psicológica, negligência, abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

VARIEDADES - Para Terezinha felicidade é gostar daquilo que se faz



Há mais de 20 anos trabalhando na limpeza pública, Terezinha Francisco Teixeira declara que o ofício de gari é toda a sua vida e não se imagina realizando uma outra atividade.

Gari é, segundo Silveira Bueno, “empregado da limpeza pública”. Um profissional responsável por limpar ruas, praças, parques, vias e outros locais públicos. Cuida da higiene e recolhe diariamente os detritos produzidos nas cidades.
É uma profissão extremamente importante para a sociedade pois evita o acúmulo de lixo nas ruas e bueiros ajudando a evitar enchentes e proliferação de bichos e doenças.
Para exercer essa atividade é preciso que o trabalhador se disponha a exercer uma função útil, mas muitas vezes desprezada ou mal remunerada. Precisa-se ter amor pelo o que se faz, disposição, responsabilidade, pró-atividade, agilidade e flexibilidade e espírito de equipe.
Uma das responsáveis pela limpeza do banheiro público da Praça da Matriz São Donato, Terezinha Francisco Teixeira, realiza a função, exatamente, com essas características. “Eu gosto do meu trabalho, porque é importante para minha sociedade”, contou.
Há 20 anos trabalhando como gari, ela já pegou pesado nas ruas e devido ao esforço físico prejudicou a saúde. Segundo ela a hérnia recorrente na região do abdômen não é razão para ficar parada, tampouco para maldizer o seu ofício. “Me sinto contente, feliz da vida”, define-se Terezinha. Mãe de seis filhos, dois deles adotivos, ela se orgulha de ser a funcionária com maior tempo na ativa do setor.
Os louros em reconhecimento à dedicação e alegria com que realiza o seu trabalho ela colhe diariamente através da demonstração de carinho, ou no mínimo respeito, que recebe dos usuários do ambiente cuidado com muito capricho.
“As pessoas me tratam muito bem, nunca tive problema por ser gari”, decla-rouTeixeira. Na casa dela há um cantinho especial onde coloca os Troféus do Destaque Içarense que já recebeu. “Recebi três destaques. Meu maior sonho é que Deus me dê forças para que eu ganhe mais um troféu, através da escolha do povo. Adoro vê-los um ao lado do outro, assim quando me aposentar será uma bela recordação”, afirmou animada, a gari.
Quanto a preconceito ou repulsão de outrens, devido à atividade que desenvolve, esclarece. “Tenho um bom relacionamento com minhas companheiras de trabalho e com as pessoas que passam ou utilizam o serviço aqui. Muitos brincam comigo e até me dão presentes”.

GERAL - Bancários entram em greve e não tem data para voltar


Os bancários de Santa Catarina entraram em greve ontem e não tem um prazo para volta, eles reivindicam aumento salarial tendo como base uma perda de 10% em cima do que ganham.

Os bancários dae Santa Catarina decidiram a favor da greve durante as assembléias realizadas na noite de quarta-feira. Em uma delas, que ocorreu em Criciúma, a maioria dos trabalhadores da Região Sul seguiu as orientações do Comando Nacional dos Bancários e resolveu paralisar as atividades a partir de ontem por tempo inde-terminado.
A categoria está em negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desde agosto, porém, os banqueiros não apresentaram uma proposta que atenda as reivindicações. A principal delas é o aumento de 10%. Os bancários ainda pedem melhores condições de trabalho, mais segurança nas agências, novas contratações e maior participação nos lucros dos bancos. O que não foi aprovado pela Fenaban.
O prazo dado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que representa os bancários, foi até quarta-feira.
Em Içara, apenas os funcionários das agências do Itaú e Bradesco não aderiram a paralisação.

GERAL - Ciretran deve ser instalada em Içara até final de outubro


Com garantia da instalação do Ciretran no município, e com isso a realização de emissão de carteiras de motoristas na própria cidade, por Ronaldo Benedet, só faltam detalhes técnicos.

No mês de maio o secretário de Segurança Pública e do Cidadão de Santa Catarina, deputado estadual Ronaldo Benedet (PMDB), deu a garantia de implantação em Içara dos serviços do Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Desta forma será viabilizada a emissão Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no município.
O que facilitará e agilizará o processo, deixando de ser necessária a ida dos condutores içarenses até Criciúma e, além disso, possibilitará a impressão das carteiras de identidades também.
Os vereadores do PMDB Acirton Costa, Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Mello, o presidente do partido em Içara, Adilton Tramontim, o diretor da Câmara Legislativa, Paulo César Crescêncio, e o assessor parlamentar, Jorge Custódio, articularam essa conquista com Benedet na ocasião.
Segundo Mello o recurso facilitará a vida dos iça-renses na questão de tempo e evitará transtornos.
“As reclamações da população são muitas sobre esta questão. Tem gente que perde uma tarde inteira esperando nas filas de Criciúma só para fazer um exame de vista”, disparou.
De acordo com Tramontim a demora na implantação do órgão se deve ao contrato de locação do prédio que atrasou, mas até o dia 30 de outubro a questão burocrática será solucionada.
Por sua vez, Costa complementa que estão terminando de formar a equipe técnica para que o Ciretran comece a funcionar em Içara. “É apenas uma questão de pouco tempo”.

ESPORTES - Escolinhas de Içara disputam competições diversificadas

As escolinhas de esporte de Içara fizeram bonito, durante a semana, em disputas de várias modalidades, agora os atletas se preparam para pontuar nas competições do fim de semana.

As Escolinhas de Içara de futsal, de futebol de campo e de vôlei estão participando de várias competições paralelas contra equipes de Jaguaruna, Sangão, Morro da Fumaça, Urussanga e Lauro Müller.
Pelo Campeonato Regional da Liga Atlética Criciu-mense (LAC) duas categorias de futsal de Içara entraram em quadra para enfrentar o Morro da Fumaça.
No Sub-13, no Ginásio Ergino Januário Borges, a equipe da casa desperdiçou muitas oportunidades de gol e acabou surpreendida pelo adversário, perdendo o jogo por 3 a 2.
Ja na categoria Sub-15, Içara não começou muito bem, mais de cinco minutos para final do jogo a equipe mostrou a força e acabou fazendo três gols, virando o jogo em 5 a 3.
Além do futsal, o vôlei também representou o município de Içara na Copa Unisul de Voleibol. As categorias masculinas e femininas participaram da etapa regional sul na cidade de Imbituba.
Entre as equipes participantes, todas elas chegaram a semifinal sendo que o pré-mirim e o infantil masculino venceram a final e estão classificados para a etapa estadual da Copa Unisul, que será realizada de 10 a 12 de outubro, em Balneário Cam-boriú.
No domingo, 27 de setembro, os atletas das categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17de futebol de campo iniciam a participação na Copa Intermunicipal de Escolinhas, enfrentando a Escolinha de Jaguaruna, no Estádio Dego Rocha, em Içara.