O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 17 de março de 2009

VARIEDADES - Final de Garota Verão 2009 SC causa indignação de muitos

No blog oficial do concurso de beleza Garota Verão de Santa Catarina, do grupo ClicRBS, encontram-se dezenas de comentários indignados e frustrados sobre a escolha final do evento.

A grande vencedora Camila Paiva Pinzon de Souza, 19 anos, representante de Balneário Camboriú, alcançou a posição mais desejada no concurso estadual de beleza, cuja final deu-se em Içara, sábado, dia 14 de março, reunindo um grande número de pessoas na orla do Balneário Rincão, em Içara.

Entretanto, não desmerecendo a conquista, há de se notar que a escolha não agradou, como esperado, a todo o público. No blog oficial do evento, no site ClicRBS, nas últimas postagens (atualizações), há um considerável número de comentários criticando a escolha, uns inclusive dizendo que tratou-se de jogo político.

A veracidade dos comentários não é a questão, mas a indignação de um grande grupo de pessoas.

A maioria dos comentários virtuais indica o descontentamento público pelo fato de a vencedora já ter passado por cirurgias plásticas e por nem sequer ser catarinense (Camila de Souza é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul).

Há quem diga que a organização do evento tentou “fazer as pazes” com a Prefeitura de Balneário Camboriú, ao eleger a representante, e há quem, claro, concorde com o resultado e parabeniza a jovem, que diz: “Sou simples, agradeço a Deus pela beleza que me deu e por eu ser perfeita”, segundo o blog oficial do concurso.

O prêmio, um carro Peugeot 206, foi doado pela vencedora à Instituição de Câncer Infantil, de Itajaí.

Nas ruas de Içara, as opiniões não foram diferentes. Para o mecânico Fabrício Machado Corrêa, 32 anos, “candidatas melhores havia. Não gostei do rosto da vencedora. A garota representante de Florianópolis deveria ter ganho”, segundo ele.

Já para a estudante Madeleine Ronsani, 20 anos, a Primeira Princesa, Jésica Weigmann, 17 anos, de Nova Trento, é quem deveria ter ganho, por ser, em sua opinião, mais simpática e a mais bonitade todas as concorrentes.

O posto de Segunda Princesa ficou com Camila de Lima, 20 anos, de Guaramirim, eleita por internautas através do site oficial do Garota Verão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Líderes diminuem a diferença em regata

O campeonato de Snipe, realizado nas lagoas do Balneário Rincão, neste último fim-de-semana, movimentou os apaixonados por barcos. A disputa foi forte entre as equipes que participaram da competição.

A diferença dos primeiros colocados na tabela do Regional de Sni-pes está cada vez menor. A dupla líder do ranking geral, Eduardo Mondardo e Jameston Crippa, possui apenas dois pontos de vantagem. Os segundos colocados são Jorge Gaidzinski e Deny Roberg. Eles tiveram um dos melhores desempenhos nas duas regatas.

A primeira volta na Lagoa dos Esteves, em Içara, foi encerrada com Jorge e Deny na frente. Eles foram seguidos por Eduardo/Jameston, e Tiago Berenhauser/Luiz Eduardo Berenhauser.

Na segunda regata, as três primeiras posições tiveram os mesmos atletas, mas com ordem diferente. Os irmãos Berenhauser passaram para a liderança. Jorge e Deny ficaram em segundo lugar. E a terceira posição da prova passou então para Eduardo Mondardo e Jameston Crippa.

Ainda não foi definida a data para a próxima regata, onde serão apresentados os melhores de cada circuito. E no mês de setembro é aguardado a disputa nacional de snipe em Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - São José conhece adversário da Copa Sul

Depois de se classificar sem jogar na Copa dos Campeões, o time içarense vai enfrentar, na segunda rodada, a equipe do Turvo, vice-campeão estadual de amadores, que despachou o Metropolitano.

O tempo firmou e o fim-de-semana foi marcado por mais uma rodada da Copa dos Campeões. O nível técnico das equipes mostrou o equilíbrio na competição regional. O representante de Içara, o campeão içarense São José, que garantiu a vaga sem jogar devido à desistência do Santos, vai enfrentar no próximo domingo, dia 22, a equipe do Turvo, atual vice-campeão estadual de amadores.

O São José vai procurar não ser surpreendido pelos jogadores do Turvo, que levam a vantagem de jogar há muitos anos juntos. Com uma derrota de 4x0, o Metropolitano foi eliminado da Copa Sul dos Campeões pelo Turvo, que ocorreu domingo na casa do adversário.

O time de Turvo abriu o placar com Maicon, depois Marcinho marcou o segundo gol do Turvo. Os outros dois gols foram na segunda etapa, Romennig fez o terceiro e Maicon fechou o placar e marcou o segundo no jogo. Agora, o time do Turvo já classificado tem pela frente o São José, que é a única equipe de Içara na competição.

Também passaram para a segunda fase da Copa dos Campeões o Caravággio, Alvorada e Arroio. Na próxima semana, as equipes enfrentam respectivamente o Beira Mar e o Araranguaense. No caso do Arroio, o adversário ainda precisa ser definido entre o Cocal do Sul e o Palmeiras, na rodada do fim-de-semana. A partida foi adiada devido as chuvas da semana passada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Motorista bêbado é detido pela PRM

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Militar de Içara, na madrugada de sábado um condutor de Criciúma teve o veículo apreendido por estar dirigindo embriagado.

A ocorrência foi através de uma denuncia por telefone e o condutor do Gol foi flagrado próximo ao posto da Polícia Rodoviária.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Carteira Nacional de Habilitação tem processo lento no Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do estado tem atendimento lento. A implantação de dados fez o serviço ser interrompido gerando atraso nos processos das carteiras de habilitação.

O problema de atraso na expedição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não está sendo refletido no município. Pelo menos foi o que garantiu a supervisora de habilitação do Detran de Criciúma, Mara Regina Manosso. “80% dos nossos processos estão em dia. O que está ocorrendo são apenas algumas falhas no sistema que estão sendo ajustadas no decorrer dos dias”.

De acordo com o gerente de uma auto-escola de Içara, Julio César Ribeiro, a paralisação do sistema refletiu nos alunos que iniciaram o processo da primeira habilitação em dezembro de 2008. “Todas as exigências que normalmente levavam 15 dias naquela época levaram 25 a 30 dias”, lembrou.

De acordo com Mara, a implantação do novo sistema tem como principal objetivo a ampliação de dados dos condutores e instrutores de auto-escolas.

No dia 27 de fevereiro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já informava, através do site oficial, que os Serviços de CNH continuariam interrompidos durante a semana. “O Detran de Santa Catarina não terá acesso à Base de Identificação Nacional de Condutores (BINCO) e, portanto, não poderá efetuar qualquer serviço ligado à habilitação”, descreveu sistema de informação do Detran.

O problema se deu depois que foi feita a implantação de uma base de dados ampliada, vinculada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O sistema foi desligado para que os departamentos de trânsito de todo o país repassassem dados à base nacional. Entretanto, o processo em alguns estados demorou mais que o esperado.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - MIV alerta: “população precisa se unir para impedir a mineração”

O Movimento Içarense Pela Vida visitou comunidades em Treviso atingidas pela mina e registrou todo o cenário a fim de mostrar à sociedade içarense o que esta para acontecer no município.

Tudo era calmo e tranquilo, até um barulho começar a causar a inquietação da comunidade de Treviso. A cidade era conhecida pelas cachoeiras e riquezas naturais que davam referencia ao pólo turístico, levando o nome da região a vários pontos do sul catarinense.

Certo dia, ouviu-se algo sobre o minério de carvão. Os moradores, que ainda não tinham muita noção do assunto, passaram a acreditar em técnicos que explicavam o quanto a tecnologia era moderna e que a mineração já não trazia prejuízos à natureza.

“Com o passar do tempo, frequentes ruídos geravam incômodo aqui no centro da cidade... Quando ficamos sabendo, a mina já estava passando por baixo das nossas casas a menos de três metros”, relembrou a comerciante, Ibraína Goulart, autora de todas as informações decorrentes até aqui.

Na sexta-feira, dia 14, representantes do Movimento Içarense Pela Vida, junto a algumas pessoas de Içara, viajaram à cidade a fim de visitar as zonas rural e urbana, onde constataram o estrago da mineração.

“Um agricultor daquela região tinha uma fazenda com dois lagos e dois poços. Ambos secaram e o cidadão perdeu 50% da produção e dos animais que tinha no local”, contou o engenheiro civil de Içara, José Dionísio Cardoso, que auxilia a perícia dos estragos causados pela mineração em Treviso.

De acordo com ele, mais de 90 csas foram prejudicadas e viveram a consequência da exploração. “Uma delas foi destruída duas vezes, até que finalmente os moradores tiveram que mudar o local”, ressaltou o engenheiro, lamentando a realidade na cidade.

O integrante do movimento, o empresário Renato Brígido, que representa a Igreja Católica na causa, faz um apelo à população: “O que encontramos em Treviso foi assustador. Se nós, cidadãos içarenses, não fizermos alguma coisa para impedir esta ação, teremos sérios prejuízos no futuro”, prevê.

De acordo com o representante religioso, não haverá recuperação ambiental. Ele ainda contou o episódio temível, também ocorrido em Treviso. “As vibrações decorridas da detonação do solo causaram rachaduras nas paredes das casas. Certa vez, a situação foi tão agravante que um morador nos contou que se surpreendeu quando uma garrafa de champagne caiu da prateleira”, contou Renato.

“Se a população deseja honrar com os seus filhos e com a futura geração, é preciso agora mesmo que se faça uma mobilização para sensibilizar as autoridades e dar um fim ao que já esta para acontecer”, sinalizou, completando.

O representante da Câmara de Dirigentes Logísticas (CDL), Jader de Souza, voltou surpreendido com o cenário que presenciou. “Não existe respeito com a comunidade nem responsabilidade com o meio ambiente”, protestou.

O Movimento Içarense Pela Vida está à disposição de quem quiser participar da luta contra a instalação da Mina-101 nas localidades de Santa Cruz e Esperança.

Fotos: José Dionísio Cardoso (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PP anuncia que a dívida deixada por Heitor e Naelti é de R$ 5,6 milhões

O presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, questiona os valores anunciados pela atual administração de Içara, de que a dívida deixada pelo ex-prefeito, Heitor Valvassori, seja de R$ 23 milhões

Depois de várias tentativas e desculpas, o Partido Progressista (PP) apresentou nesta segunda-feira, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, a prestação de contas das dívidas deixadas pela administração de Heitor Valvassori e Naelti Vianna, na gestão de 2005/2008.

O presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, justificou que a dívida recebida por Gentil da Luz (PMDB) foi de apenas R$ 5,6 milhões e não de R$ 21 milhões, como foi noticiado pelo novo governo em um panfleto. "Sendo que nesse valor estáo também dívidas deixadas por administrações anteriores", justifica o pepebista.

Com uma extensa documentação em mãos, Lodetti reiterou que Deobaldo Pacheco (PMDB), prefeito de 1997 a 2000, deixou uma dívida para Júlio Cechinel de R$ 1,7 milhão, prefeito de 2001 a 2004, que deixou para Valvassori um débito de R$ 3 milhões, prefeito de 2005 a 2008. Ele acrescentou que, no total da Dívida Líquida Fundada de Curto Prazo, apre-senta somatório incorreto, pois no Passivo existem retos a pagar não processados, que significa despesas não realizadas no valor de R$ 3.461.036,41 (construção da creche-modelo no bairro Primeiro de Maio que ainda não está pronta, 84 casas populares que seriam construídas, por exemplo) e um saldo bancário da conta movimento e parte da conta vinculada de R$ 1.125.849,65.

"O que estamos falando somente expressa a verdade, no momento em que a administração atual deu essas declarações o balanço de 2008 não estava finalizado. Ao declarar isso, no mínimo foi falta de responsabilidade, pois o documento mostra a falta de verdade", explica Lodetti.

“Estamos fazendo uma análise do balanço que foi enviado ao Tribunal de Contas pelo novo governo, quem tem a função de fiscalizar e dar o parecer o que está certo ou errado no Poder Público”, finaliza.

Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com a Administração Municipal para se posicionar sobre as alegações do Partido Progressista nesta segunda-feira.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: De Mamon para Deus

Ia a semana que antecedia ao natal. Estava eu sentado num banco de praça lá em Tubarão, aguardando a hora para fazer uma palestra num Centro Espírita, quando me dei conta do número de carros de som que transitavam por ali “vendendo” o natal. Gritarias anunciando quinquilharias de toda ordem. Uma em especial me chamou a atenção. Um carro de som anunciava: “Loja São Fulano, fazemos milagres para você. Cheque só para Abril”. Lembro bem que ouvia aquela proposta de endividamento e pensava com meus botões: “Abril também vai chegar”. Pois não é que chega, leitora e leitor?

Eis que Abril está aí, batendo à porta, e muitos daqueles incautos consumidores de natal, que correram desesperados para comprar presentes com cheques SÓ para abril, agora se deparam com aquele canhoto pendente na contabilidade doméstica. E o presente talvez nem exista mais, talvez nem se faça mais gosto dele.

Sempre que chega o natal, chega junto a reflexão sobre os reais valores da vida. Por mais que ele esteja encoberto pelo manto do consumo, lá no fundo de nós alguma voz insiste em ressoar, pedindo passagem, como a dizer que não queremos ir para onde estamos indo. Este mundo voraz da materialidade. Essa mesma voz diz que é hora de transitar de Mamon para Deus, é hora de transcender.

Leonardo Boff, pensador de nossos dias, com a voz suave típica daqueles que já são, que já transitaram da matéria para o espírito, fala com profundidade dessa luta árdua, desses dois cães que lutam na arena de nossa alma, que é o conflito entre o que somos e o que queremos ser. Digo “fala” porque é um CD, um livro CD, titulado: Tempo de transcendência. Em determinado trecho, ele faz alusão à Lucy, aquela primata que desceu das árvores há milhares de anos e enfrentou a árida savana africana. Lucy transcendeu, fez a opção difícil de enfrentar o deserto, a dureza da natureza adversa. Por conta disso estamos aqui, seres pensantes, evoluídos, conscientes. Seus irmãos, que ficaram abrigados na abundância da floresta, que se acomodaram nos galhos das árvores, continuam lá até hoje, primatas.

Jesus, aquele que É, sabia que chegaríamos neste momento, neste instante em que teríamos de descer da árvore do materialismo, para atravessar o deserto inóspito das conquistas espirituais, da transcendência. Então, ele nos deixou, como sempre, a letra para a qual devemos compor, cada um, a própria música. Na letra que deixou, Jesus diz: Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon.

A letra mata, o espírito vivifica. Lendo de relance, temos a impressão de algo impossível de ser praticado por nós que habitamos um mundo de relações essencialmente materiais. Em verdade, o Cristo não anunciou que desprezássemos a vida material. Isso seria defender a irresponsabilidade, a vagabundagem. A chave da questão está na palavra simultaneamente. De fato, ao dizer que não podemos servir de modo simultâneo a dois senhores, Jesus adverte que, como em tudo na vida, devemos hierarquizar nossos princípios, nossas vontades, nossas ações. Tendo em mente quem tem prioridade, podemos tocar a vida com tranquilidade, trabalhando tanto o ambiente material (necessário e útil), quanto o ambiente espiritual (razão final).

A melhor forma de conseguir aclarar qual dos dois senhores tem a palavra final, é através da prática da caridade (Tadinha da palavra, vilipendiada, perdeu o sentido). Isto porque a caridade é a ação humana, senão a única, que vincula as almas. Ao praticarmos a caridade, na acepção do termo, entramos em contato com as mais diversas dores, o que nos ajuda a dar a verdadeira dimensão à vida espiritual, e a colocar a vida material no seu devido lugar. Enquanto adorarmos Mamon, todos sofreremos, porque nossa relação com tudo que nos cerca será de posse; Quando transcendermos para Deus, nossa relação com tudo será de partilha. Nesse instante haverá paz em nós, e não teremos mais celeiros, porque cada grão plantado será partilhado. Utopia??? Então tá, sigamos pelo confortável caminho do consumo, para ver o que vai dar.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

OPINIÃO - Içara vai implantar Segundo Tempo!!!!!

Na tarde de 4 de março, numa quarta-feira, o Instituto Contato (IC) recebeu a visita de Elisângela Barcelos, representante da prefeitura de Içara, e de Adelir Andrade, professor de Educação Física e representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade (Sindiserpi). Eles estiveram reunidos com Marcelo Carabagialle e Gitana Lima, respectivamente, coordenador pedagógico e a responsável pelo funcionamento do Programa Segundo Tempo no Instituto Contato.

O encontro teve como objetivo a retirada da documentação necessária para implantação de sete núcleos com 840 alunos na cidade. Elisângela Barcelos destacou que o programa, além de garantir qualidade de vida, proporciona saúde mental aos alunos atendidos. O coordenador pedagógico do PST, Marcelo Carabagialle, destacou que esse objetivo só é alcançado quando todos os envolvidos se sentem comprometidos com o processo.

Para o professor Adelir Andrade, a criança que é direcionada ao esporte “cria expectativas e deixa de correr riscos sociais decorrentes da ociosidade”. Ele ainda se mostrou interessado com a formação dos professores participantes do programa. Na opinião dele, os professores em geral são educados somente para a parte esportiva e não para a parte sociológica. “Por isso, é preciso se preocupar com o lado social das crianças atendidas, perceber suas carências afetivas e problemas familiares”.

Dentro do município, a implantação do projeto já esta sendo articulada pelo prefeito, Gentil Dory da Luz, para o funcionamento do programa que irá beneficiar 840 crianças em 7 núcleos distintos dentro do município. É um projeto do Ministério dos Esportes, através do Instituto Contato e com a contra-partida da Administração Municipal de Içara.

Esse projeto funcionará em período contra horário escolar. Trabalhando a inclusão social através do esporte, as crianças terão atividades com equipe multidiciplinar, reforço alimentar, uniformes e material esportivo, serão desenvolvidas várias atividades de diferentes modalidades.

Você encontra mais detalhes no site da Contato: www.institutocontato.org.br.

Lisy Barcelos, coordenadora geral do projeto

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1583: EDITORIAL - Movimento contra a mina não pode ter bandeira partidária

O Movimento Içarense Pela Vida (MIV) surgiu quando os agricultores de Santa Cruz e Esperança se uniram contra a instalação da Mina-101, de propriedade da Rio Deserto, cujo imbróglio tomou caminhos políticos e que se estende até os dias de hoje.

Mesmo que os representantes do movimento aleguem de pés juntos que não existe bandeira partidária, percebe-se que existem pessoas com interesse político. Tanto que o movimento fez manifestos nas últimas eleições contra candidatos a vereadores que eram e são favoráveis à instalação da mineração no município. E que dentro do próprio MIV saiu um candidato que ficou na suplência de um partido, que faz parte da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, na qual elegeu o prefeito de Içara.

O MIV é importante, isso é totalmente correto, mas para ser mais transparente e ampliar o número de apoio é estritamente necessário que não tenha nenhuma vinculação partidária.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.