O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Edição 1745: EDITORIAL - Como coibir a violência

A violência tem sido uma constante, nos últi-mos anos, na vida dos i-çarenses. É claro, que não se pode colocar somente a culpa nas Polícias Mili-tar e Civil, que por falta de contigente fazem o que está no alcance e não tem como fazer milagres.
O povo tem que cobrar dos órgãos competentes, que muitas vezes, os re-presentantes ficam atrás de uma mesa, tratando a questão de forma po-lítica de barriga.
Manter a segurança é obrigação da União, do Estado e do Município o que não acontece na prática.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PSDB confirma que terá candidato a prefeito em Içara

O Partido da Social Democracia Brasileira vai ter candidato a prefeito nas próximas eleições em Içara, seja mantendo coligação com PP, em acordo com PMDB ou até com chapa própria.

O presidente do Partido da Social Democracia Brasileira, em Içara, Paulo Brí-gido, afirmou que é questão decidida a candidatura do partido nas próximas eleições a prefeito do município. “Só saímos se formos cabeça de chapa”, ga-rantiu o tucano.
De acordo com Brígido, são dois pré-candidatos a disposição da sigla. Ou vai ele ou o vereador tucano, André Mazzuchello Jucos-ki, o Polakinho. A definição do nome que representará o PSDB será através de pesquisa popular.
“Temos o aval do ex-prefeito de Içara, Heitor Val-vassori (PP) para nos can-didatarmos. Ele disse que nos validará com seu a-poio ”, revelou o líder tucano, acrescentando que não houve nenhuma conversa oficial sobre a questão com o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior.
Brígido espera a resolução do processo de cassação do Prefeito Gentil Do-ry da Luz. Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e determine a realização de novas eleições em Içara, ele informou que o trabalho começará do ze-ro e tudo é possível. “Com nova eleição nada é descartado, não é obrigatório ma-nutenção da coligação do pleito anterior. Estamos a-bertos até para aliança com o PMDB”, relata.
Ele acrescenta a candidatura a prefeito içarense é um projeto do PSDB para 2012, que tem uma possibilidade de ser atencipado. “Mas, pessoalmente, não acredito na concretização da cassação do Gentil. E-xistem evidências de irregularidades, porém nos bastidores muitas coisas podem acontecer. Para nós, será melhor ter eleição em 2012”, finalizou.

GERAL - Mutirão no Balneário Rincão inicia neste fim de semana

Gincana “Verão Mais” terá prova nos próximos sábado e domingo, 14 e 15 de novembro, e equipe Roxa se organiza com vistas na união do grupo e organização do trabalho pelo Rincão.

Um mutirão de limpeza acontece neste sábado e domingo, dias 14 e 15, no Balneário Rincão, Barra Velha e Lagoas, em Içara.
As equipes deverão mobilizar moradores, veranistas e integrantes para limparem ruas, praças, casas e terrenos baldios em sua região de atuação. A atividade é parte da gincana da Administração Municipal “Verão Mais”, que prepara o município para a temporada 2009/2010.
Os10 grupos deverão registrar, através de fotos o trabalho realizado. A equipe Roxa já se mobiliza com a primeira reunião com a liderança da capitã, a secretária-adjunta da Saúde, Leka Mariléia Pacheco, na noite desta quinta-feira, para tratar das tarefas que serão executadas nos dois dias no Distrito.
“Espero que consigamos unir a equipe e dire-cionar nossos esforços pa-ra a melhoria do Rincão”, declarou a capitã.
A equipe Roxa é responsável pela Região B+ do Balneário Rincão, que compreende a Plataforma de Pesca Norte, a Morado do Sol e outras ruas nas proximidades.
O “Verão Mais” terá outras provas: decorar um ponto pré-estabelecido com o Tema Natal; conseguir, no mínimo 50 brinquedos em perfeitas condições de uso; criar letra e me-lodia de Hino para o Balneário Rincãos e caracterizar um membro como Papai Noel, que pode vestir a cor da equipe.

POLÍCIA - Continua mistério no caso do homem encontrado morto no Balneário Rincão

Na madrugada de quarta-feira, Valdemar Soares da Silva foi encontrado morto, em frente a sua residência, no bairro Chico do Poço, zona sul do Balneário Rincão, e Polícia Civil investiga caso.

Um homem foi encontrado morto a tiros em uma das ruas do bairro Chico do Poço, zona sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, na madrugada desta quarta-feira. A comunidade ouviu tiros e chamou a Polícia Militar.
Valdemar Soares da Silva, de 36 anos, foi encontrado caído na rua, em frente a sua residência, já sem vida. Não há pistas sobre o autor dos disparos e o ca-so vira um mistério.
Silva era natural de Cri-ciúma e morava no local há quatro meses. A Polícia Civil de Içara irá continuar as investigações durante toda a semana.
De acordo com informações da vizinha Maria Helena da Graça, 45 anos, ele era uma pessoa tranquila, nunca se envolveu em discussões com qualquer pessoa do local. “Ouvimos alguns barulhos estranhos, e quando vi a polícia já estava em frente a casa”, completou. “Sabemos que ele estava sozinho no momento do ocorrido, pois a esposa havia ido visitar a mãe, junto com o filho do casal”, finalizou. A esposa da vítima não foi localizada para dar esclarecimentos.
Populares escutaram disparos e viram dois homens fugindo em uma motocicleta. Foram encontradas quatro cápsulas de-flagradas. Junto ao corpo foi deixada uma foto da família de Silva.

VARIEDADES - Cantor da região lança CD com mensagem altruísta

Cantor Mosy lança, nesta quinta-feira o CD Habeas Corpus, às 21 horas no Sindicato dos Mineiros Rio Fiorita, em Siderópolis, que tem 12 “músicas-poesia” que remetem à reflexão.



O CD Habeas Corpus, do cantor Mosy, terá lançamento nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, às 21 horas,, no Sindicato dos Mineiros Rio Fiorita, em Si-derópolis.
A mensagem difundida pela música que intitula o primeiro álbum, em CD, do artista, é um chamado para a libertação e o auto-conhecimento. O Show é de uma hora e trinta minutos com uma banda de cinco músicos da região, além de Mosy que cresceu em Side-rópolis e hoje mora num sítio, em Minas Gerais.
De acordo com ele este trabalho independente, ou seja, sem contrato com gravadora, é um CD autoral. Isto porque compôs todas as 12 músicas e em algumas delas utilizou poemas (letra) de outros artistas que têm a mesma essência temática.
“Sou naturalista, gosto de coisas orgânicas e vivo da inter-relação entre música e terra”, explica.
Segundo o cantor, cujo estilo define como MPB (Música Popular Brasileira) a música precisa ser pensada como uma forma de se transmitir uma mensagem de altruísmo, de bo-as vibrações e suscitar a reflexão para que as pessoas se tornem melhores. Para Mosy o artista é a ferramenta nesta ação.
Sobre a música Habeas Corpus, carro-chefe do álbum, ele revela a intenção do emprego deste termo, tanto como título da canção como nominação do CD. “Habeas Corpus remete à libertação, de sentir-se li-vre se soltando mais para a vida e conhecendo a si mesmo”, teorizou.
Ele se propõe a fazer música de qualidade e com letras significativas que embalam os sonhos e promovem uma análise da vida e de temas importantes, co-mo o Meio Ambiente. No lançamento do CD o artista pretende semear o bom astral e deixar o público feliz. “Música é Deus e vice-versa: tudo é energia”, garante. Referências musica-is são várias, como Almir Sater e Zé Ramalho.
Algumas pessoas, inclusive, atribuem ao músico sulista o timbre vocal semelhante ao de Zé Rama-lho, afirma. Além de cantar e tocar violão, Mosy tem cerca de 150 composições, das quais 70 estão à disposição da gravadora So-ny Music para serem utilizadas pelos artistas contratados pela empresa do mundo fonográfico.
A entrada para o show é de R$ 10 e o CD poderá ser adquirido durante o evento musical a R$ 20.

ESPORTES - Tigre perde e fica em situação bem complicada na Copa SC

O Metropolitano, aproveitou o fato de estar jogando em casa, e venceu o Criciúma, por 2 a 1, assumindo a liderança isolada na tabela do returno da Copa Santa Catarina, com seis pontos

Abrindo a segunda ro-dada do returno da Copa Santa Catarina, o Metropo-litano venceu o Criciúma por 2 a 1, nesta quarta-fei-ra, dia 11, no Estádio do Se-si, em Blumenau.
O Metropolitano abriu dois gols de vantagem com Jorge, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Deleu, aos 29 do segundo. O Tigre descontou de pênalti, so-mente aos 42, com Ronaldo Capixaba.
A vitória deixa a equipe de Blumenau na liderança isolada com seis ponto, enquanto o Criciúma per-manece com apenas um ponto conquistado em duas partidas.
O técnico I-tamar Schulle, que ainda é visto com certa desconfiança por parte da torcida trico-lor, terá que dar uma boa mexida na e-quipe, caso pretenda con-quistar o retur-no para deci-dir o título da Copa Santa Catarina com o Joinville e, com isso, con-siga se manter mais um tem-po no cargo.
Nesta quin-ta-feira, o time do Brusque re-cebe o Avaí B, no Estádio Augusto Bauer, em Brus-que, e o Joinville encara o Atlético de Ibirama, na Arena. Os jogos iniciam às 20h30min.
A Federação Catarinen-se de Futebol (FCF) alterou o horário da partida entre Criciúma e Joinville, neste domingo, dia 15, no Está-dio Heriberto Hülse. O confronto válido pela ter-ceira rodada do returno da Copa Santa Catarina co-meçará às 19h.
Hoje, o Júnior do Tigre decide o título estadual com o Figueirense, no Es-tádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.