O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Esportes: Ônibus para torcedores do Criciúma

Objetivando contar com apoio da torcida, a diretoria do Criciúma decidiu colocar ônibus a disposição para quem estiver disposto a se deslocar à Ressacada, em Florianópolis, para o jogo diante do Avai.
Torcedores 100%, adimplentes, desde que compa-reçam com antecedência à secretaria do clube, muni-dos com a carteirinha de sócio e com cópia e original da carteira de identidade, terão direito a passagem.
A idéia inicial era de garantir dez ônibus aos associados em dia com as mensalidades, mas por enquanto, apenas seis estão confirmados.
O Criciúma adotará medidas para evitar problemas durante o deslocamento dos torcedores. Será proibido o consumo de bebidas alcoólicas no trajeto e cada ônibus terá dois seguranças contratados pelo clube para coibir os abusos.
Enquanto a diretoria trabalha para contar com o torcedor em Florianópolis, o técnico Paulo Campos segue orientando treinamentos para o grupo de jogadores.
Ontem os treinamentos aconteceram em dois períodos do dia e a equipe será divulgada na sexta-feira.

Variedades: Crianças ajudam a fazer sopa e aprendem sobre alimentação saudável

Como tornar os alimentos saudáveis em pratos apetitosos para as crianças? Envolvendo os pequenos no preparo deles. Foi esta a aposta feita pela Escolinha Pequeno Mundo, de Criciúma, ao desenvolver o projeto ‘Alimentos’ com os os alunos. Crianças de quatro e cinco anos prepararam uma deliciosa so-pa para depois devorá-la.
A idéia da Escolinha Pequeno Mundo é mostrar para as crianças a importância de se comer alimentos saudáveis. Durante duas semanas, eles fizeram atividades e brincadeiras que envolviam diferentes tipos de alimentos. As crianças ‘avaliaram’, inclusive, como estavam as próprias refeições. Através de um mural, colaram figuras do que consumiam no dia-a-dia. Os alimentos eram divididos em duas categorias: saudáveis e não-saudáveis. A partir da brincadeira, os pequenos puderam observar de qual categoria estavam se alimentando mais. O projeto foi encerrado com a atividade da sopa. As crianças levaram os legumes de casa, uma forma de envolver a família na atividade e para os menorezinhos, a sopa servida foi a de letri-nhas, uma maneira divertida de introduzir o alfabeto.

Polícia: Falta de pessoal na Civil atrasa atividades

Assassinatos, atentados com bombas caseiras, ameaças políticas e incêndios premeditados são tragédias do cotidiano que parecem não ter nada em comum. Contudo, para que cada um destes casos seja resolvido, é preciso que uma equipe especializada trabalhe arduamente. No lado o-culto das investigações, eles esmiúçam as ocorrências, buscando nos detalhes e na ciência, a prova que leve ao culpado.No entanto, para isso é preciso de tempo, dedicação e, principalmente, quantidade de pessoal. Isto, a delegacia de Polícia Civil de Içara, ultimamente, está necessitando.
A carência de pessoal
Dois efetivos se aposentaram e mais três estão afastados esperando o benefício, o que soma um déficit de cinco pessoas no efetivo. "Mas mesmo antes disso, já havia falta no efetivo", explica Itamar Vieira, escrivão e responsável pela secretaria da Polícia Civil do município. Segundo ele, se mais policiais fossem contratados, as filas diminuiriam na delegacia. "Principalmente nos setores de registro de Boletins de Ocorrência (B.O.) e de Trânsito, onde, hoje, há apenas um policial trabalhando em cada área", afirma o escrivão.
Ainda assim, Vieira aponta o setor de investigações como o mais necessitado. "Nós precisaríamos de no mínimo mais quatro pessoas nessa área", relata.
O acúmulo de trabalho é evidente e isso provoca atraso nos inquéritos e investigações, que atrasam os processos e estes, por sua vez, quando atrasados, podem beneficiar um réu. Esse sistema compromete até a Justiça.
O plantão 24 horas
As ocorrências que acontecem durante a noite podem ser registradas na delegacia. Porém, com apenas um plantonista em serviço, muitas vezes as vítimas se deparam com portas fechadas durante a madrugada.
Durante a campanha eleitoral, pessoas agredidas em um comício foram até a delegacia para fazer um B.O, mas se depararam com as portas fechadas. Depois de mais de meia hora de espera, o policial responsável pelo turno, investigador Tadeu, chegou ao local para atender aos denunciantes. Questionado do motivo do local estar fechado, desabafou: "Pergunte ao governador do Estado. Só temos um policial para cuidar de tudo e a gente tem que jantar, ir ao banheiro e às vezes sair. E se eu tiver que sair de novo, a porta estará trancada novamente".
Itamar afirma que existem três plantonistas e o ideal seria de seis. "Eles fazem plantão de 24h e folgam 48h, por isso fica apenas um de madrugada. Se tivéssemos seis plantonistas, dois policiais estariam de plantão", relata.
Balneário Rincão
No distrito, a situação é ainda pior: a delegacia abre apenas em horário comercial: das 8h às 12 e das 14h às18h, sem abrir aos finais de semana. Lá, apenas duas pessoas trabalham, enquanto o ideal é de seis, segundo o escrivão. "O mínimo é esse número, para que possa haver um plantão 24h. Assim, os moradores não precisam vir até Içara para registrar BO fora do expediente", confirma.
Ao povo, resta ter paciência. Afinal, a culpa vem de cima, do Estado, e descontar nos policiais não soluciona nenhuma investigação.

Geral: Princípio de incêndio assusta funcionários da Copaza

Um início de incêndio foi registrado por volta das 10h15min da manhã de ontem no Bairro Liri, em Içara. Um dos compressores da Copaza, empresa que atua na produção de descartáveis plásticos, teve um possível curto circuito, pegando fogo.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Içara, o efetivo nem precisou atuar. "Quando chegamos lá, os funcionários já haviam solucionado o problema com um extintor".
Segundo Delton Teixeira, gerente administrativo da empresa, na área dos compressores não há trabalhadores. Porém, os que ficam ali por perto, se assustaram com a grande quantidade de fumaça.
O gerente não autorizou o Jornal Içarense a fotografar o local do incêndio. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido.
Incêndio na mina
Um incêndio bem mais perigoso foi registrado também na manhã de ontem, em Forquilhinha, há cerca de 30 quilômetros de Içara. O fogo atingiu uma das galerias da mina de carvão Ouro Negro, da Carbonífera Criciúma.
Segundo o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma e Região, Edson do Nascimento, o incêndio teria sido provocado pela correia da esteira que transporta o carvão para a superfície.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgatarem os mineiros que trabalhavam no local.
O incidente deixou 23 pessoas intoxicado. Destes, quatro, mais um bombeiro, estão internados na UTI do Hospital São José, em Criciúma.

Edição 1.483 - -Política: Da Luz e Zanolli vão agradecer os votos nos bairros até dezembro

Ainda desfrutando os louros da vitória na eleições municipais de Içara, na qual receberam 52,06 na preferência dos eleitores içarenses, Gentil Dory da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM-25) prometem retornar em todas as localidades para agradecerem os votos recebidos.
A dupla eleita faz questão de frisar que todos os com-promissos assumidos em campanha serão honrados, como a criação de novos postos de saúde e o de 24 Horas, pavimentações de ruas, novas creches, internet banda larga e a principal delas, tentar impedir a instalação da Mina 101.
"Vamos consultar a procuradoria do município e se for possível, vamos suspender a vinda da mina para Içara e para isso vou interferir no Legislativo no sentido de aprovar projeto que defina restrições para evitar a implantação da mineração", diz.
Por sua vez, Zanolli, acrescenta que a vitória foi de todos içarenses, que torciam para uma renovação e que a administração municipal vai fazer de Içara uma cidade mais humana voltada para o todo e não para uma minoria.
"Fizemos uma campanha apartidária, e até dezembro vamos agradecer os votos recebidos neste 5 de outubro", finaliza.