O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

CAPA: Edição1.886 - Içara, 16 de junho de 2010

Vitória do Brasil leva torcedores às ruas






Motociclista continua internado na UTI do São José





Contas de 2006 de Valvassori serão votadas na Câmara

EDITORIAL - Seleção joga e o Brasil para

Até o final da Copa do Mundo, durante os jogos do Brasil, a atenção estará voltada à seleção, porque aqui a torcida é bem mais fanática que em outros países.
Mesmo que o Brasil conquiste o Penta nada vai mudar na vida dos brasileiros, mas sim para os jogadores, que vão passar a ter um contrato milionário em seus clubes. Depois da Copa vem as eleições e a escalação dos políticos depende de você. Vote pela razão e não pelo coração.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (49)

As ruas se enchem de verde e amarelo. O assunto mais recorrente é o evento esportivo internacional do futebol, a Copa do Mundo. Idosos, jovens, crianças estão sempre dando palpites sobre a seleção vitoriosa e, é claro, torcendo pela sua seleção de nacionalidade. Entre os palpites há sempre um craque, um salvador da Pátria. E cada seleção tem o seu craque invencível, o seu mito, mesmo que seja apenas por um espaço da Copa. A união pela torcida de uma copa é visível em qualquer país.
Esta Copa nos traz o país sede com as especificidades. Há todo um contexto cultural que irmana o continente a-fricano a outros países europeus, asiáticos e americanos. Até porque segundo estudos arqueológicos, a Eva, a mãe da humanidade é uma africana. Então há um apelo lógico para a cultura africana estar enrustida na civilização atual. Os jogos nos mostram diferentes cidades produzidas para o evento e um povo simpático, sorridente, afável e presente com seu jeito de ser e de viver esbanjando o colorido tão usual. No momento não importa ao africano os jogos pelo qual passou, a exploração e as humilhações sofrida pela nação. Um só ideal direciona o evento; a vitória!
Enquanto a bola rola no gramado africano, em solo brasileiro toma vulto o pleito eleitoral do ano 2010. A vitória ou a derrota da seleção brasileira não renderá voto a nenhum dos candidatos. Então a campanha eleitoral não poderá parar para aplaudir ou recriminar os jogos que andam independente da ocorrência política. Há convenções e apresentações dos partidos políticos. Há um fato novo pairando no ar com o lançamento de duas mulheres para a majoritária presidencial. Um fato raro no Brasil! Um país onde o machismo ainda domina a política, ter uma candidata é um fato até curioso. Normalmente o voto da família é liderado pelo marido e cabe à mulher e aos filhos votarem juntamente com o pai. A mulher sempre foi a sombra amiga de todos os candidatos. Muitas vezes este preconceito deixou de render votos como no caso das ele-ições de 2002, quando em entrevista o candidato Ciro Go-mes respondeu que a função da esposa, a atriz Patrícia Pilar era apenas dormir com o candidato a Presidente. Uma bela grosseria pautada no preconceito feminino em relação à política brasileira respondida com a derrota de um candidato que se apresentava bem nas pesquisas.
Hoje, José Serra e Dilma Rousseff protagonizam a campanha presidencial, ambos rigorosamente empatados. Por outro lado corre a candidatura de Marina Silva, saída do PT por algumas desavenças e agora concorrendo pelo PV. Para crescer ela precisaria se desvincular do rótulo de partido verde e tomar a dianteira da luta como mulher, negra e comprometida com os temas atuais como: educação e as políticas sociais. Assim, percebe-se que o PSDB pretende cortejar Marina Silva com a esperança de que, no segundo turno, os seus votos recaiam para Serra e não à candidata do PT com que Marina Silva teve desavenças quando ambas eram ministras do Governo Lula. E assim segue a campanha eleitoral precisando aumentar o percentual devotos com a busca de mais um eleitor, assim como a Copa segue tentando mais um gol para eliminar o adversário e conseguir o título no futebol mundial. Há todo um jogo de interesses para o fim almejado, a vitória.

POLITICA - Comissão examinará contas do ex-prefeito

Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas da Câmara de Vereadores de Içara, irão reexaminar as contas do ex-prefeito Heitor Valvassori, referentes ao ano de 2006, antes de ir para votação.

As contas do ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP), referentes ao ano de 2006, que iriam para a votação na sessão de segunda-feira, da Câmara dos Vereadores, foram retiradas de votação a pedido dos vereadores do PP para que os documentos fossem melhor discutidos.
Conforme o vereador e presidente da comissão de Finanças, Orçamentos e Contas, Osmar Manoel dos Santos (PP), as contas ainda não haviam passado pela comissão. “A comissão ainda não se reuniu”, justifica o edil, afirmando que convocará durante a quarta-feira os demais vereadores que a compõe, André Jucoski, o Polakinho (PSDB), Jurê Bortolon (PMDB), Itamar da Silva (PP) e Neuzi Berto da Silveira (DEM).
“É provável que não haja a manifestação por escrito, já que será o mesmo processo das outras contas que já foram aprovadas, somente haverá a votação secreta”, elucida o vereador, finalizando que o pedido para a retirada foi para uma melhor avaliação.
Até o fechamento da edição a equipe do JI não conseguiu entrar em contato com Valvassori.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Colocar neste requerimento qual a situação do convênio para abrigo de ônibus e se vai sair mesmo ou vai ficar na promessa de campanha”. Vereador Diego Vitorassi (PDT), na sessão de 10 de maio, sobre as paradas de ônibus, que continuam sem manutenção, principalmente a da Rua Sete de Setembro, no Centro de Içara.

Depois de todo carnaval
que o PP fez encima da cassação de Gentil da Luz (PMDB) e de José Zanolli (DEM) foi arquivado nesta segunda-feira uma das investigações eleitorais proposta pela coligação “Por Uma Içara Mais Forte” no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE).
O processo foi abandonado pelos advogados do Partido Progressista, Gabriel de Souza e Fabiano Castanhetti. Procurado, o Ministério Público não quis assumir a causa. Coube então ao relator Oscar Juvêncio Borges Neto arquivar nesta segunda-feira as denúncias de abuso de poder econômico na campanha de 2008. A sentença não altera o andamento de um outro processo em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pelo que parece Gentil e Zanolli devem ser absolvidos em Brasília, o que para o PP é outra eleição derrotada. A briga entre os advogados e o presidente da legenda, Arnaldo Lodetti Júnior, que não é novidade pra ninguém, acabou favorecendo o prefeito do PMDB.

Na segunda-feira
as contas de 2006 do ex-prefeito Heitor Valvassori foi tirada da pauta de votação para a documentação ser melhor analisada pelos vereadores.
Segundo Osmar dos Santos, presidente da Comissão comissão de Finanças, Orçamentos e Contas, as contas não foram discutidas.
Como é que foi para votação? Estranho.

O senador
Raimundo Colombo (DEM), pré-candidato ao governo de SC em outubro, visitará a Unesc nesta quinta-feira das 19h30min às 21h, onde dará uma palestra aos acadêmicos no auditório 19 do bloco P, sobre o livro "Povo tem rosto, nome e endereço".
O PMDB ainda não engoliu a renúncia de Edu-ardo Moreira em favor de Colombo.

A reunião que deveria ocorrer hoje
com o Coordenador do Núcleo Gestor do Plano Diretor Gilmar Bonifácio e o representante da empresa contratada para a elaboração do Plano Diretor Consórcio HardtEngemin, foi remarcada para o próximo dia 29 (terça-feira). O consórcio responsável enviou um oficio explicando o motivo de não participar da reunião, devido o compromisso da Gerência do Consórcio previamente agendada com a Codesc – Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e com a Secretaria de Estado de Planejamento.
Para o autor do requerimento solicitando a reunião vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, o não comparecimento da Engemin é um desrespeito com os vereadores e a comunidade içarense. “Eu acredito que realmente eles não tenham nada a informar. Estão usando uma desculpa que tem uma reunião em Florianópolis, acho um descaso, pois acredito que uma empresa do porte da Engemin tenha mais pessoas para vir até a Câmara apresentar alguma coisa sobre ao Plano Diretor.”; disse.
O Plano Diretor virou uma novela.

Frase
“Errar é humano, culpar o outro é política”. Autor desconhecido.

GERAL - Cadastramento de liberação do FGTS inicia hoje em Içara

Atingidos pela tempestade de novembro de 2009 já podem efetuar cadastro para liberação do fundo; os interessados devem apresentar formulário de saque e documentos necessários.

Içarenses que tiveram os imóveis atingidos pelo vendaval de novembro do ano passado, podem realizar cadastro para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a partir desta quarta-feira, 16.
O procedimento será realizado no salão de eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI), das 9h às 16h, promovido pela Administração Municipal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).
Para efetivar o cadastramento é preciso portar o formulário de saque disponível desde a terça-feira, 15, no site da prefeitura. O documento também poderá ser retirado no Paço Municipal; nas Unidades de Saúde; na Câmara de Vereadores e na CEF, quando também será feita a entrega da lista dos demais documentos necessários para o cadastramento.
O atendimento obedecerá a ordem de data de nascimento: nascidos em janeiro, 16 de junho; em fevereiro, 17 de junho; em março, 18 de junho; em abril, 21 de junho; em maio, 22 de junho; em junho, 23 de junho; em julho, 24 de junho; em agosto, 28 de junho; em setembro, 29 de junho; em outubro, 30 de junho; em novembro 1º de julho; e em dezembro, 2 de julho.
Entre as determinações da CEF está o prazo de carência, ainda vigente, para as famílias que retiraram FGTS em 2009, sendo que não poderão fazer nova retirada; e de que no comprovante de residência (um dos documentos necessários para o cadastramento) conste o bairro que deve fazer parte da lista das 24 localidades atingidas. A previsão para a liberação do FGTS é de um mês.
Mais de 20 bairros foram atingidos entre eles: Aurora, Balneário Rincão, Barra Velha, Barracão, Barreira, Centro, Cristo Rei, Esplanada, Jaqueline, Jardim Elizabete, Jardim Silvana, Lagoa dos Freitas, Liri e Raichaski.

POLÍCIA - Pai entrega à Polícia Civil filho que furtou um botijão de gás

Ao chegar em casa com o botijão de gás o jovem foi questionado pelo pai da procedência do produto, então confessou ter furtado de uma residência na Avenida Leoberto Leal, no Rincão

Os agentes da Polícia Civil de Içara atenderam a uma ocorrência de furto no Distrito Balneário Rincão, nesta terça-feira.
R.C.B, 26 anos, furtou um botijão de gás de uma residência do Balneário Rincão, na noite de segunda-feira, dia 14 de junho.
De acordo com relato do delegado Rafael Iasco, o rapaz chegou em casa com o objeto e ao ser questionado pela pai da procedência ele confessou que furtou o botijão de gás de uma residência na Avenida Leoberto Leal, na parte central do balneário.
A polícia foi acionada pelo próprio pai. Os agentes se encaminharam até a moradia invadida, e foi constatado que a casa havia sido arrombada e se encontrava toda revirada.
R.C. foi encaminhado para a delegacia de Içara e de lá levado para o Presídio Santa Augusta em Criciúma.
Em conversa com o pai, o delegado Rafael, soube que o jovem é usuário de crack há muitos anos. “Ele confessou não saber mais o que fazer, para livrar o filho deste vicio”, comentou o delegado, acrescentando que o homem afirmou se sentir mais aliviado ao saber que o filho está preso.
Tem aumentado os números de ocorrências relativos a furtos cometidos por jovens que usam drogas e vendem os produtos para manter o vício.

VARIEDADES - Escolas entram em ritmo de Copa

Os alunos e funcionários das Escola Municipal Paulo Rizzieri, no bairro Boa Vista, e Quitino Rizzieir, no Jardim Elizabete, enfeitaram as dependências das instituições de ensino de verde e amarelo.

De 11 de junho à 11 de julho, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) está promovendo a 19ª edição da Copa do Mundo, que contará com 32 países divididos em oito grupos, e que pela primeira vez na história será realizada no continente africano.
E é nesse ritmo de futebol que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Rizzieri, localizada na Boa Vista, com aproximadamente 430 alunos de 1a à 8a série, está com o pátio e as salas de aula enfeitadas de verde e amarelo, graças a ajuda dos alunos e funcionários.
Conforme o diretor Claudiomir da Silva, cada turma ficou responsável por dois países. “Através de sorteio, cada sala confeccionou duas bandeiras, além de fazer um breve histórico sobre o país”, ressalta Silva, acrescentando sobre a importância do evento. “Eles estão sendo trabalhados de maneira interdisciplinar, abordado por todos os professores, pois é um assunto que está em voga no momento”, justifica o diretor escolar.
Nos dias em que o Brasil irá jogar, como ocorreu nesta terça-feira, em que venceu a Coréia do Norte, os alunos vão assistir aos jogos dentro das salas de aula. “Temos sete televisores, que serão colocados nas salas, e caso alguma fique sem aparelho, liberamos para os professores que queiram trazê-los de casa”, elucida.
Foi lançada na tarde de segunda-feira a campanha do agasalho “Mãos que Aquecem um Coração”, promovida pela Fundação Assistencial de Içara (FAI)., com a apresentação aos alunos e funcionários sobre pontuações e premiações para a escola que mais arrecadar agasalhos. “O ano passado nossa escola foi a vencedora e nesse ano vamos unir nossas mãos novamente em prol das pessoas que mais necessitam em nossa cidade”, ressalta o diretor.
Dentro do projeto: Gentileza: Pequenos Gestos, Grandes Atitudes também no esporte, é que a Escola Municipal Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, realiza sexta-feira, às 10h-15min e às 15h30min o evento “Quintino na Copa”.
Dentro das salas de aulas os alunos das 28 turmas, com os professores regentes, pesquisaram sobre um dos países participantes e apresentarão depois do desfile da delegação do país a bandeira e as características principais. O projeto tem como objetivo o estimulo ao espírito esportivo, a união e a paz entre os povos apesar das diferenças, bem como, conhecer para valorizar.
A Copa oportuniza a integração, a paz, tornando o mundo mais fraterno.

ESPORTES - Maicon é eleito pela Fifa como o melhor em campo

Brasil leva susto na estreia da Copa do Mundo, nesta terça-feira, mas a vitória apertada sobre a Coréia do Norte, com gols de Maicon e Elano, deixa a seleção na liderança do Grupo G.

Na estreia na Copa do Mundo da África do Sul, o Brasil venceu a Coréia do Norte por 2 a 1, no Estádio Ellis Park, com um gol de Maicon e outro de Elano.
Ao final do jogo, a Fifa escolheu o lateral-direito como o melhor jogador da partida.
O camisa 2 marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira após um belo chute cruzado da ponta direita e apareceu muitas vezes ao ataque, o que tem sido a melhor característica.
O próximo confronto da Seleção Brasileira no Mundial será contra a Costa do Marfim, do astro Drogba, que empatou em 0 a 0 com Portugal no jogo de abertura do Grupo G.
Em caso de vitória, domingo, o Brasil garante a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Mundo.

ESPORTES - Seis jogos abriram a 12ª rodada da Bocha

Na noite desta terça-feira foi aberta mais uma rodada do Campeonato Municipal de Bocha e o Bar Darolt foi desclassificado, por não comparecer nas partidas pré-estabelecidas na tabela.

Dando continuidade no Campeonato Municipal de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Estofaria Toninho, foram disputadas cinco partidas válidas pela 12ª rodada que está próxima de encerrar a primeira fase.
Devido o não comparecimento na partida de ontem o Bar Darolt foi eliminado da competição, enquanto o Bar do Néio somou a vitória por 2 a 0.
Confira os demais resultados: Cancha do Ronaldo A 2 x 0 Cancha do Vânio, Arco Íres Tintas 2 x 1 Cancha do Argeu A, Bar da Cancha A 1 x 2 Barão, Gonçalves Esportes 2 x 1 Cancha do Nanico A e Bar dos Amigos B 2 x 1 Darolt. As equipes do Barracão e do Boa Vistaestavam de folga.
Na quinta-feira serão disputados mais seis partidas finalizando a rodada.
O Campeonato Municipal de Bocha está previsto para encerrar no mês de agosto.

DISTRITO - Pescadores devem requerer credenciais junto a Colônia

Para entrar na orla da praia com veículos pescadores devem buscar credencial junto a Colônia de Pescadores;enquanto isso Picollo aguarda resposta sobre Pedido de Fala no Legislativo.

Em função do fechamento da orla, apenas pescadores habilitados terão permissão de entrar na praia com veículos.
A parte central ficará cercada e haverão quatro portões e duas entradas abertas, próximas do Torneiro e da Plataforma Sul, para circulação de pescadores e veículos, de acordo com determinação da Justiça Federal.
A fiscalização será realizada pela Administração Municipal com aplicação de multa. Somente pescadores com carteira de pesca, adesivo e cartão de permissão concedido pela Colônia de Pescadores Z-33, terão acesso à praia. Os adesivos e permissões de entrada estão disponíveis desde o início do mês.
O presidente da Colônia Z-33, João Picollo, ressalta que a determinação é judicial e que o papel da entidade pesqueira é garantir o direito dos pescadores.
Referente ao “Pedido de Fala” protocolado na Câmara de Vereadores de Içara, no dia 9 de abril, Picollo diz que até o momento não obteve nenhuma resposta. “Estou a disposição para prestar esclarecimentos”, ressaltou. Segundo o presidente, a Colônia tem sido atacada no Legislativo, tendo sido esse motivo do pedido de resposta.
Já a Escola Pescando Letras, situada na Lagoa dos Esteves, no Distrito, sofre a iminência de parar as atividades, devido a péssima situação em que se encontra a estrada da Barra Velha, a qual impede que os alunos cheguem até o local das aulas. Nem os ônibus que fazem aquela linha estariam passando na costa da Lagoa.