O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ESPORTES - Fundação de Esportes lança projetos em bairros da cidade

Terão início hoje os primeiros projetos para o segundo semestre de 2009 no calendário esportivo da Fundação Municipal Esportiva, como o “Tênis para Todos” e “Voleibol na Praça da Juventude”.

A Administração Municipal de Içara, através da Fundação Municipal de Esportes (FME) inicia mais um projeto esportivo para as comunidades içarense.

O projeto Tênis de Mesa Para Todos. O mesmo que já está com inscrições abertas e inicialmente estará sendo realizado no Centro Comunitário do Bairro Primeiro de Maio, em Içara.

O objetivo do projeto é inovar a prática esportiva no município, trazendo modalidades que até o momento eram pouco percebidas, incentivar crianças e adolescentes a prática de esportes e até resgatar talentos dentro da cidade.

As escolinhas de Tênis de Mesa terão a colaboração do professor e atleta Sérgio Shiro Yanaghita. As inscrições podem ser feitas na sede da FME, no horário das 7h às 19h, ou nas terças e quintas-feira no local da escolinha. Maiores Informações no fone 3432-8438.

E durante à tarde de hoje já será iniciado mais um dos projetos da FME de Içara, que será a escolinha de voleibol na Praça da Juventude Fernando Pacheco.

De acordo com informações da FME, o início do projeto conta com a participação dos alunos das Escolas Quintino Rizzieri e Salete dos Santos, como forma de divulgar o projeto, que será realizado todas as quartas-feiras a partir da 13h, e terá como coordenador o professor Rafael Rodete, formado em Educação Física.

Os interessados em participar do evento podem comparecem no local do esporte todas as quartas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Futuro local da Ciretran de Içara aguarda vistoria do Detran/SC

Já foi alugado o prédio onde será instalada a Ciretran de Içara, que apenas está aguardando a vistoria do Detran/SC, para que entre em funcionamento com o serviço de expedição de CNH.

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que deverá ser implantada em Içara, ainda não tem data para entrar em funcionamento.

O local está pronto, situado na Rua 30 de Dezembro, quase em frente ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet), no Bairro Jardim Elizabete, apenas aguardando vistoria do Departamento de Trânsito (Detran), de Florianópolis.

Foram apresentandos no dia 9 de junho, no setor jurídico do Ciretran, na Capital do Estado, os documentos necessários para o aluguel da futura instalação do departamento em Içara. Ficou definido que até na quinta-feira, dia 18 de junho, o local seria vistoriado para ser adequado para instalar o Ciretran. O que não aconteceu até hoje, 1° de julho.

Segundo o diretor da Câmara de Içara, Paulo César Crescêncio, o PC, o prazo que o Detran estipulou foi de 60 dias, dos quais, um mês já se passou. Ele considera tudo dentro da normalidade e acrescentou que os representantes do Detran irão fazer a vistoria ainda nesta semana, conforme prometido. E logo após serão remanejados os funcionários que vão atender na Ciretran.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: "Filas deverão ser abolidas", diz Mira Dagostim

Com a chegada das baixas temperaturas do Inverno é muito comum as crianças e as pessoas mais velhas, que requerem cuidados especiais, ficarem sujeitas a doenças respiratórias.

Preocupados e em busca da solução para o problema, muitos içarenses amanheceram na fila em frente ao Posto de Saúde Central de Içara para tentar marcar uma consulta com médicos especialistas. E olha, que as filas, havim sido extinguidas na gestão do secretário de Saúde, Eroni Salomão Coelho, na Administração de Júlio César Cechinel.

Segundo informações das pessoas que estavam na fila, essa lamúria ocorre uma vez por mês, em data que é para marcar consultas com especialistas.

Porém, segundo a Gestora da Secretaria de Saúde, Mira Dagostim, um novo projeto irá diminuir “e muito” as filas no Posto Central.

Como base na atual filosofia peemedebista, a ideia é descentralizar todos os órgãos. Isso inclui os locais em que o cidadão irá marcar as consultas.

O projeto pretende organizar os Postos de Saúde periféricos do município para que o cidadão marque a consulta por lá e não precise se deslocar de madrugada até o Posto Central.

Segundo Mira, falta médico especializado no município para atender. O número atual de especialistas, de acordo com ela, não chega a 20. “Não há nenhum cardiologista, psiquiatra e urologista, por exemplo”, expõe a secretária de Saúde. “Esse novo projeto deverá entrar em funcionamento em no máximo 15 dias”, finaliza ela.

A partir de hoje, 1° de julho, o Posto de Saúde Central passa a ter uma hora a mais de funcionamento, atenderá das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Previstas melhorias na estrutura física do Procon

Uma reunião ocorrida no Fórum de Içara, teve o objetivo de criar melhorias estrutura física do Procon de Içara.

Participaram do encontro o promotor de justiça, Henrique Ziesemer, o procurador municipal, Walterney Réus, o representante do Procon, Geovani Martinez e a representante da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB/Subseção de Criciúma, Rita de Cássia Pagani de Oliveira.

A reunião foi devido às reclamações de consumidores de Içara recebidas pela Comissão da OAB, que deliberou e enviou ofícios às autoridades locais sobre a ausência de poder fiscalizatório do Procon e sobre as queixas. O documento ainda solicitou providências, colocando a comissão à disposição para promover a defesa dos consumidores.

Segundo o promotor, os levantamentos iniciais já foram feitos e encaminhados ao procurador municipal, que ficou responsável pela avaliação.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Tarifa de energia será reduzida em 10,33% em Içara, diz Aneel

Amanhã, em uma audiência pública, representantes da Aneel, vindos de Brasília, irão expôr à população içarense todos os detalhes que levarão a redução da tarifa de energia em 10,33%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pelo mercado de energia elétrica no Brasil, definiu a nova tarifa da energia para a Cooperaliança, em Içara.

Assim, na próxima quinta-feira (amanhã, dia 2 de julho), a Aneel realizará uma audiência pública no município para detalhar à comunidade os cálculos que levou à nova tarifa.

Segundo o gerente administrativo da cooperativa, Tarcísio Lima, a Aneel já informou que a nova tarifa será reduzida em 10,33%, o que é considerado pelo gerente como satisfatório.

A tarifa é referente a que os associados da Cooperaliança pagarão entre 2010 e 2013.

“Essa redução é resultante do trabalho feito pela Cooperaliança na melhoria de redes, redução de custos, diminuição de perdas, investimentos em qualidade, treinamento pessoal, implantação da ISO-9001, além de reavaliações feitas pela Aneel em custos por ela administrados”, explica o contador da empresa, Daniel Vieira.

De quatro em quatro anos, a Aneel realiza a revisão tarifária. No caso da Cooperaliança, a direção da empresa entrou com um pedido de uma antecipação da revisão junto à Aneel, objetivando coincidência de datas com as revisões da Celesc.

Além da revisão, a própria agência promove revisão das tarifas, chamado processo de IRT (Índice de Reajuste Tarifário), que leva em conta a inflação, custo da compra de energia e o desempenho da concessionária.

A audiência será no Salão Paroquial São Donato, das 8h30min às 12h30min. O local tem capacidade para até 400 pessoas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Executivo e Legislativo unidos no combate a loteamento irregulares

Saneamento básico e regularidade para instalação de loteamentos no município de Içara pautaram a reunião semanal entre Executivo e Legislativo, realizada na tarde de segunda-feira, dia 29.

O vice-prefeito e presidente do Sistema Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae), José Zanolli, explicou a situação do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) sobre o recurso de 10 milhões, do Ministério das Cidades (PAC), para o saneamento básico nos bairros centrais de Içara. O mesmo não foi liberado por falta de assinatura do Banco Besc que foi condicionado como garantidor do depósito.

Segundo Zanolli o Besc, hoje, Banco do Brasil tem dificultado à Administração no que se refere à viabilização da garantia pois o contrato não foi assinado na gestão anterior. “Além disso, de acordo com CEF o projeto existente não atende aos requisitos legais exigidos e Içara corre o risco de perder os valores. Por isso definimos junto com os vereadores chamar as entidades organizadas e a comunidade para cobrar uma definição favorável. Içara não pode perder está obra tão importante e desejada pela população”, salientou.

Uma comissão para analisar e avaliar as leis que regulamentam a criação de loteamentos na cidade será criada. “Vamos discutir todos os pontos das leis para que sejam adotadas medidas para que a Administração Municipal possa fiscalizar com mais rigor a criação de loteamentos”, declarou o prefeito Gentil da Luz na reunião com os vereadores de Içara.

Foto: Alexandra Cavaler (Prefeitura Municipal de Içara)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Vera Regina Vieira é a única candidata à presidência do Sindserpi

O prazo de inscrições para novas chapas encerrou no dia 4 de junho e Vera deverá substituir Edna Benedet da Silva, que também compõe a chapa, e estava 13 anos à frente do sindicato.

No dia 13 de julho, será realizada a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi).

A chapa 1, que tem como candidata a presidente, a servidora Vera Regina Vieira e a vice-presidente, o funcionário do Samae, Rodrigues Mendes, o Sapinho, foi a única inscrita, até o dia 4 de junho, data limite para o registro.

Segundo Vera, apesar de ter uma única chapa, observa com bons olhos a candidatura. “Mesmo tendo apenas uma chapa, vamos continuar mostrando aos servidores nossa proposta de trabalho, afinal é um direito deles e desde já queremos mostrar serviço”, ressalta.

A candidata irá substituir Edna Benedet da Silva, que também compõe a chapa, como primeira tesoureira, e está à frente da categoria há 13 anos.

Vera é professora de Matemática na Escola Estadual de Ensino Básico Antônio Colonetti, no Bairro Jaqueline em Içara. Já Rodrigues é servidor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae).

Haverá oito urnas itinerantes e duas fixas, que estarão localizadas na Paço Municipal de Içara e na sede do sindicato no Bairro Primeiro de Maio.

Está apto a votar o servidor público de Içara que já seja sócio do sindicato há, pelo menos, 6 meses.

Na sexta-feira, a diretoria atual reinaugurou a sede com um espaço mais amplo.

Foto: Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: Nuances de vidas em crônicas (Parte 2)

A chuva miúda e tocada pelo vento não dava segurança para a minha sombrinha comprada no R$ 1,99, embora por um preço bem mais alto. Criado depois da aposentadoria dos idosos agricultores, o R$1,99 foi o shopping para as aposentadas. Ali era possível encontrar um mimo para presentear os netos, as comadres, as amigas secretas nos clubes; entre outros presentinhos que costumamos ofertar.

Hoje o preço não é mais o mesmo, qualquer lembrancinha está bem acima, mas a sedução pelo R$ 1,99 ainda nos leva a procurar nossas necessidades mais urgentes. Assim sai da Galeria Fortulino com a minha sombrinha para enfrentar o tempo lá fora.

Desci a Rua Marcos Rovaris e tomei a Rua Ipiranga, caminho da Rodoviária. Observei, rapidamente, a vitrine da Loja Otomar e lembrei da época em que o Seu Valdemar Bitencourt nos atendia na mesma loja. Naquela época a loja não possuía vitrines e o que desejávamos pedíamos a ele, que nos apresentava o que procurávamos em caixas de papelão, enquanto nos olhava com as mãos no suspensório. Havia as caixas de botões, a caixa das fivelas, a caixa das linhas e também a caixa de figurinhas; o que mais buscávamos para decorar os cadernos. Para os de geografia, procurávamos as figurinhas das estações do ano, das fases da lua, dos acidentes geográficas: rios, mares e oceanos; algo que ilustrasse os assuntos apresentados pela Dona Dirce, nossa professora. Na disciplina de História, lecionada pela Maria Eunície, havia as datas históricas: Grito do Ipiranga, Abolição dos Escravos, Proclamação da República; uma gama de ilustrações que sintetizavam o assunto em pauta.

Até mesmo pedíamos a opinião do Seu Valdemar, e ele nos orientava como um avô ciente de nossas obrigações de alunos. Nossas notas eram conquistadas com estudo e pelo esmero de nossos trabalhos, especialmente pela nossa escrita que precisava ser legível. Não poderíamos negligenciar as anotações, elas poderiam ser necessárias para o estudo das sabatinas e, sobretudo, para as provas finais, caso não tivéssemos o rendimento exigido para a promoção automática. Ou seja, a média maior que sete. Havia comprometimento dos alunos com o estudo e obediência aos professores.

Suspendi as recordações e segui meu caminho. Andei alguns passos e passei pelo lugar em que adquiríamos o pão das mãos de Dona Conceição. Não cheguei a conhecer o marido dela, pois já havia falecido. Pois bem, a Padaria Ipiranga, de Dona Conceição, derramava pela rua o aroma do pão saindo do forno. A padaria denotava civismo nas paredes sólidas e escuras. Muitas vezes fiquei impressionada ao olhar a fachada do panifício, sentindo uma ternura pela casa que não cheguei a saber quem mandara construir, mas que me passava um sentimento terno cada vez que avistava. Ou será que era a presença maternal de Dona Conceição? Talvez seja apenas “coisa de criança”, como falava minha mãe quando não sabia dar uma explicação convincente a minha curiosidade. Mudaram a fachada e tiraram o mistério que me encantava. Que pena! Continua...

Nuances de vidas em crônicas (Parte 1)
Nuances de vidas em crônicas (Parte 2)
Nuances de vidas em crônicas (Parte 3)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 4)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 5)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 6)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 7)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI - Escola Paulo Rizzieri na Campanha "Mãos Que Aquecem um Coração"

A Escola Paulo Rizzieri também participa da Campanha "Mãos Que Aquecem um Coração", lançada pela FAI até 30 de julho e graças ao empenho dos professores e dos alunos foram arrecadados mais de 2 mil peças de roupas para doar às pessoas carentes.

Foto: Divulgação (Escola Paulo Rizzieri)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1653: EDITORIAL - Quem faz história não morre

Quantos zilhões de pessoas já morreram, até o dia de hoje, mas poucos são lembrados. Por quê? Porque fizeram história, deixaram rastro da sua passagem pela terra. O caso mais recente foi do cantor Michel Jackson, que resolveu deixar a família sanguessuga para trás e fazer história. Teve uma vida polêmica, cheia de escândalos, mas que não tiraram o brilho dele.

Deus dá a todos sabedoria, mas são poucos que sabem aproveitá-la ao extremo. Percebe-se que a maioria dos gênios não conseguem conviver com o sucesso e se afogam nas drogas, para superar as dificuldades físicas e mentais. O que vai ser colocado em prova não são as cagadas feitas por eles mas a marca do que foi. Não deixe de escrever a sua história, pois cada indivíduo deste Planeta, cedo ou tarde, tem tempo para morrer. E só vai ser lembrado se deixar rastro como fez Jesus Cristo, Jackson, Tancredo Neto, Ullises Guimarães, Elis Regina, Mussum, Cazuza... entre outros.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.