O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 15 de agosto de 2009

VARIEDADES - Sex Shop da Lacarô se populariza em Içara

Em cada loja de lingerie de Içara, Lacarô Moda Íntima, discretamente tem uma seção Sex Shop, que sorrateiramente tem atraído a atenção e a curiosidade de muitos clientes içarenses.

Por fora, uma completa loja de lingeries, roupas íntimas masculina e femininas, com muitas variedades. Mas, por dentro, discretamente, está a seção “Sex Shop”, que vem atiçando dia-a-dia a curiosidade dos clientes.

A popularização começou quando a Lacarô Moda Íntima, especializada em lingeries, abriu uma nova loja no Centro de Içara. A matriz fica à rodovia SC-444, próxima ao Bairro Jardim Elizabete.

“As pessoas ‘descobriram’ mesmo a loja na época do Dia dos Namorados, quando o movimento intensificou aqui... e quando o Sex Shop também ficou mais conhecido”, comentou uma das vendedoras, Kety Colle.

Segundo ela, as pessoas entram na loja para comprar lingeries e só lá ficam sabendo da existência da Sex Shop.

Atiçados pela curiosidade, clientes visitam a sala com produtos eróticos e aprendem mais sobre eles. “Mais mulheres frequentam aqui, mas os homens também aparecem”, conta a vendedora.

Na sala do Sex Shop, entre diversos produtos, há próteses, jogos eróticos, fantasias, cremes e as populares bolinhas.

“É assim: basta introduzir uma bolinha dessas na vagina e, durante a relação, ela se desmancha, lubrificando e deixando um suave perfume”, explica a vendedora sobre as bolinhas, que são os produtos mais vendidos.

Depois de um tempo, as clientes já vêm mais tranquilas, trazem amigas, parentes ou os parceiros e conversam naturalmente sobre os produtos, segundo outra atendente, Aline Maria de Souza.

Até pessoas de mais idade frequentam a seção. “Certa vez uma senhora olhou uma prótese e comentou: ‘Ah, um desses lá em casa’... Foi bem engraçado. Elas lidam com muito humor”, diz Kety.

Para Aline, o diferencial está no atendimento. “Nós passamos segurança para os clientes, explicamos corretamente o uso dos produtos. Por isso recebemos por mês na Sex Shop, centenas de clientes, além dos visitantes”, finaliza.

A nova loja, inaugurada em abril, fica na esquina da Rua Coronel Marcos Rovaris com a Rua Anita Garibaldi, bem no Centro de Içara. Faça uma visita.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Furtos de armas têm sido constantes em Içara

Segundo dados da Delegacia Civil de Içara, recentemente têm ocorrido casos de furto de armas em residências. Na verdade, três casos de furtos ocorridos, provavelmente no mesmo dia: 8 de agosto, sábado.

O mais recente foi registrado no dia 13 de agosto. B.M.C., de 67 anos, teve a casa arrombada e dois revólveres furtados, um da marca Taurus, de calibre 38, e outro da marca Rossi, de calibre 32.

Além das armas, foi furtado uma carteira de identidade. O crime aconteceu em hora incerta do dia 8 de agosto, na Rua Valdemar Cardoso Petrini, no Balneário Rincão.

Ainda no Balneário Rincão e no mesmo dia, às 19h40min, P.M.C., 50 anos, teve o cofre do apartamento arrombado e as du-as armas que estavam dentro foram furtadas.

Ambas, também ,de calibres 38 e 32. O apartamento fica no Edifício Jurerê, na Zona Sul do Rincão.

Na localidade de Vila Nova, T.R., 39, chegou de viagem em casa às 22h40min do dia 8 de agosto e percebeu que, há alguns dias, a residência havia sido arrombada. Um revólver de calibre 22 foi furtado, além de um forno microondas. A residência fica à Rua Alberto Stolck, parte central do bairro.

A Polícia Civil de Içara está investigando os furtos e até o fechamento da edição não tinha nenhuma pista dos suspeitos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Acidente com maçarico causa incêndio no Balneário Rincão

Uma oficina mecânica foi inteiramente destruída por um incêndio originado pelo mau uso de um maçarico. Corpo de Bombeiros precisou de reforços de Criciúma para conter as chamas.

Um reforço do caminhão-tanque do Corpo de Bombeiros de Criciúma foi necessário para apagar as chamas de um incêndio na manhã de ontem, no Balneário Rincão, por volta das 10h20min.

O incêndio foi em uma oficina mecânica (com estrutura de alvenaria), que ficou toda destruída. O início do acidente deu-se devido ao uso irregular de maçaricos pelos funcionários do local.

O caminhão-tanque do Corpo de Bombeiros de Içara tem capacidade para 4 mil litros de água, o que não foi suficiente, precisando acionar a guarnição de Criciúma, cujo caminhão-tanque tem capacidade para 11 mil litros de água.

A fumaça das chamas invadiu uma ca-sa vizinha e a senhora de 64 anos, inalou muita fumaça, precisando ser levada com urgência ao Hospital São Donato, em Içara.

Um outra vizinha alegou ter chamado os bombeiros 40 minutos antes de eles chegarem. Estes, por sua vez, alegaram ter levado apenas 10 minutos a partir da chamada, devido à distância até o local e pelo fato de terem que transportar o veículo pesado.

O acidente foi em uma rua projetada, próximo ao trevo da Lagoa dos Freitas. Na oficina, haviam quatro carros que foram incinerados, além de galões de gasolina que não foram atingidos pelo fogo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Içara atendeu mais de 500 pessoas

Atingindo os objetivos propostos de intensificar o atendimento à população e diminuir o fluxo no Hospital São Donato por razão dos sintomas de síndrome gripal, o Centro de Triagem aberto desde segunda-feira, dia 10, em Içara, já atendeu a mais de 500 pessoas até a tarde desta sexta-feira.

No primeiro dia, foram 119 atendimentos; no segundo 178; mais 159 na quinta-feira e até às 16 horas desta sexta-feira foram realizados 80 atendimentos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Triagem, enfermeira Iria Lucia Alexandre, durante esta semana foram coletadas 16 amostras, “quatro já foram descartadas. O centro de triagem teve um volume considerável de atendimentos, mas ainda é cedo para traçarmos um diagnóstico preciso do vírus H1N1 no município”, explica.

Mira Dagostin, Gestora Municipal de Saúde, acrescenta que na próxima semana será feito um levantamento e análise até sobre o retorno às aulas.

O Centro de Triagem não funcionará no final de semana, “retornando os atendimentos na segunda-feira, dia 17, das 8h às 22h”.

A Secretaria de Estado da Saúde aguarda o resultado de exames de 36 mortes por doenças respiratórias graves que podem ou não ter sido causadas pela gripe A em Santa Catarina. Até o momento foram confirmados 8 óbitos, sendo o último nesta quarta-feira, na cidade de Tubarão. Um mulher de 33 anos.

Os novos números anunciados pela Diretoria estadual de Vigilância Epidemiológica (DIVE) demonstram a seguinte situação em Santa Catarina: 684 casos em investigação, 141 confirmados e 276 exames descartados.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Baleias Francas são localizada no Balneário Rincão

Na manhã de sexta-feira o Balneário Rincão foi agraciado com a presença de seis baleias da espécie Franca, que nadaram pela orla do balneário.

Os primeiros a avistarem os mamíferos foram os pescadores que estavam na plataforma da zona norte. As baleias sempre passam pela orla do Rincão devido à temperatura da água e dos grandes nível de cardumes de peixes para a sua alimentação.

O projeto Baleia Franca teve início durante o ano de 1981, o Vice-Almirante, Ibsen de Gusmão Câmara, um dos líderes na luta contra a continuidade da caça à baleia no Brasil (praticada até 1985 por japoneses, intalados na Paraíba), por iniciativa própria, principiou a investigar relatos de pescadores e frequentadores da costa catarinense atestando que “baleias pretas” estavam aparecendo esporadicamente no litoral Sul do Brasil, e organizou um grupo de voluntários para, com pouquíssimos recursos obtidos no Exterior, realizar uma busca no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, realizando não apenas observações diretas da costa.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Retrans troca encarregado de coleta devido às reclamações

A empresa de recolhimento de lixos em Içara teve que trocar o encarregado de coleta devido às diversas reclamações dos moradores, concernentes ao lixo amontoado, rasgado e abandonado.

A Retrans - Reciclagem e Transporte -, empresa responsável pela coleta dos lixos domésticos em Içara, terceirizada pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara, precisou trocar o encarregado de coleta, devido às reclamações dos serviços por parte da população.

As reclamações, segundo o vereador Joacir Pereira (Boca), dentre outras, são: o ajuntamento de sacolas de lixo nas ruas, que só são recolhidas pelo caminhão após três horas, causando mau-cheiro e à mercê de cachorros, que rasgam as sacolas, deixando o lixo espalhado pelas ruas, que não são recolhidos.

Essa situação acontece tanto no Centro de Içara quanto nos demais bairros.

O presidente do Samae e vice-prefeito, José Zanolli, confirma as reclamações e conta que, por várias vezes, se reuniu com os responsáveis da Retrans e com o encarregado de coleta, expondo-lhes a situação. Entretanto, ele não conseguia apresentar soluções para o problema.

O único jeito foi trocar o encarregado e quem comanda a coleta agora é Rogério Espíndola, que já trabalhou em duas empresas de coleta em Criciúma, na qual foi gerente de uma delas, tendo uma experiência de dez anos.

Espíndola conta que, ao assumir o posto em Içara, nesta semana, percebeu que os recolhedores tinham um método de trabalho que ele não aprovava e, desde então, está tentando conscientizá-los a executarem o serviço de forma mais prática e eficiente.

As reclamações, segundo Zanolli, já diminuiram. “O Rogério agora apresenta um diferencial: para cada reclamação que recebemos, ele vai pessoalmente na rua conversar com os moradores, explicar a situação, ouví-los e encontrar soluções juntos com eles”, conta o presidente do Samae de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Casagrande se reúne com Gentil e lideranças do Rincão

O Deputado Federal Acélio Casagrande (PMDB) esteve reunido, nesta sexta-feira, com o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e com outras lideranças, como o presidente da Comissão de Emancipação do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, Lírio José Lino e Ivoi Vieira discutiram assuntos pertinentes ao desenvolvimento do Distrito.

Casagrande e o presidente da Comissão de Emancipação, mais o Deputado Estadual Décio Góes (PT) e o procurador-geral da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, Sérgio Augusto Machado, irão na próxima terça-feira, em Brasília, pedir agilidade no processo com o Ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questionou a emancipação dos municípios de Balneário Rincão e de Pescaria Brava.

Dentre as outras ações discutidas, na próxima semana, Casagrande acompanha o prefeito de Içara em audiência com o Governador Luiz Henrique da Silveira, para tratar da pavimentação do acesso ao Balneário Esplanada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PSDB aposta em pré-candidatura de Dóia para fortalecer partido em Içara

Pré-candidatura de Adilor Guglielmi à deputado estadual é uma das três metas do PSDB para fortalecer o partido em Içara e angariar a vaga de prefeito nas eleiçoes municipais de 2012.

Desde que deixou o cargo que ocupava na Prefeitura de Criciúma, o ex-vereador Adilor Guglielmi (PSDB), o Dóia, tem realizado visitas às regiões da Amrec, Amarec, Amesc e Amurel construindo a pré-candidatura à deputado estadual. “Quero me eleger, representar Içara junto ao Estado e assim canalizar recursos para o desenvolvimento da cidade”, analisa Gluglielmi.

“Dóia além de ser idôneo, colaborou muito com a campanha de Salvaro (Clésio) e tem muito voto em toda a região da Amrec. É nossa chance de ganhar”, comenta o presidente do PSDB de Içara, Paulo Roberto Brígido.

O líder tucano relata que se eleito, Guglielmi vai abrir portas para a cidade em Florianópolis e viabilizar o trabalho dos vereadores, levando questões nas áreas de Saúde, da Educação e demais interesses dos içarenses. Além disso seria um feito importante ter, depois de décadas (o último foi em 1978), um deputado estadual genuinamente representante de Içara.

Segundo Brígido, o partido tem três objetivos bem definidos: a candidatura à deputado estadual de Dóia, eleição à presidência da Cooperaliança e as eleições municipais de 2012, visando ampliar número de vereadores e eleger o prefeito.

Em relação ao representante no Legislativo içarense, vereador André Jucoski, o Polakinho, o tucano avalia: “Tem feito um bom trabalho, ele discute com o partido os projetos que a-presenta e vem atuando nas diversas áreas”, finaliza.

O PSDB já está se organizando e pretende angariar forças para as próximas eleições municipais, tanto em Içara como no Balneário Rincão, onde já realizaram três reuniões de olho na emancipação.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Pessoas não são “casos” nem “números”

Opinião: todo mundo tem uma...

Parabéns aos prefeitos de Içara e de Criciúma pela atitude corajosa, oportuna e, acima de tudo, humana, de suspenderem as aulas, evitando o aglomero nas salas de aula e nos ônibus que conduzem os alunos até as escolas. Alguns pais e mães mais conscientes já não estavam mandando os filhos para as escolas que registravam, em alguns dias, mais de 50% de alunos faltantes em função de sintomas da gripe.

Sinceramente, não se sabe o que no deixa mais apavorados, se é o medo de sermos infectados pelo vírus H1N1 ou se são os absurdos que se ouve por aí, alguns de pessoas pouco esclarecidas, outros de pessoas bem esclarecidas, mas com interesses duvidosos. Em ambos os casos, os absurdos ditos são apavorantes:

"esse vírus foi inventado em laboratório para vender máscaras, álcool em gel e esse tal de Tamiflu";

"essa Gripe A é igual à gripe comum";

"a gripe comum mata mais que a Gripe A";

"essa gripe não tem nada a ver, as pessoas estão se apavorando à toa";

"o que é que tem a ver o álcool em gel com gripe?!";

Os alunos com sintomas de gripe vão para a escola e dizem "ah, não é Gripe A, é só uma gripe comum!"

E ainda: "não adianta de nada suspender as aulas, as pessoas podem pegar a gripe em qualquer lugar";

E pior: "se tiver que pegar, vai pegar e pronto!" - ou seja: pegar Gripe A é destino.

As pessoas deveriam ler mais e assistir mais aos jornais na TV, ao invés de só assistirem às novelas; deixar de assistir apenas ao canal "A", que, muitas vezes, manipula, maquia e não divulga todos os fatos; deveriam, às vezes, assistir ao canal "B", "C", "D", "E"; parar de ficarem repetindo besteiras que ouviram e buscar mais informações.

Pior mesmo é ouvir alguns de nossos representantes tratarem os doentes como "casos", as pessoas infectadas e as pessoas que morreram por causa da Gripe A como "números". Então, é assim: apenas 108 casos, apenas 4 morreram, apenas 8 morreram, e se esses "números" (não pessoas) não representam uma porcentagem considerada, por eles, alta, não há motivo para suspender aulas, por exemplo.

Mas os profissionais que lidam diariamente com a população sabem da gravidade da pandemia, porque veem o crescente número de pessoas sendo infectadas e morrendo. Para uma família que perde um dos seus, a perda é de 100%, porque só temos uma mãe, um pai e cada filho ou filha é único! Vivemos um momento histórico que exige total responsabilidade sobre a vida: a minha, a sua e a dos outros! E não é preciso que haja índices maiores de mortes para que se tomem atitudes. A suspensão das aulas é uma atitude preventiva no intuito de frear a disseminação do vírus. Não é para "resolver o problema"; não para "evitar gastos com reposição de pessoal", nem para "conter gastos com materiais de prevenção".

Pessoas não são números. pessoas não são casos. E as pessoas estão morrendo sim, de gripe, em pleno século 21, em plena era da tecnologia. E não temos vacina. E não teremos leitos suficientes nos hospitais, nem máscaras de oxigênio suficientes se a proliferação continuar ou aumentar nessa proporção que vem acontecendo. É a realidade.

Portanto, parabéns aos prefeitos pela atitude preventiva, corajosa e humana, pelos decretos que defendem a preservação da vida das pessoa, independentemente das "opiniões" que elas tenham. Opinião, todo mundo tem uma. E vida, quantas temos?

Luciana de Cássia Geremias - Mestre em Educação e Cultura, Professora e Mãe

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Ediçã 1684: EDITORIAL - O psicológico provoca doença

Depois que o vírus da Gripe Influenza A (H1N1) iniciou no México, em abril, e rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do mundo, a pandemia tomou conta da vida das pessoas, que mudaram os hábitos rotineiros.

Mesmo sem estar apresentando os sintomas, tem aqueles que se sentem doentes psicologicamente, pelo fato do assunto estar na mídia diariamente. A cisma pode provocar doença.

Escolas sem aulas, cartórios fechados, práticas esportivas e reuniões canceladas, entre outras atividades que causam aglomerações, são formas de tentar evitar que o vírus se espalhe. Até aí tudo bem. Mas, os estudantes não vão as aulas e estão superlotando os shoppings e cinemas, onde o risco de contrair o vírus é bem maior. E quem tem filhos adolescentes sabem como eles são impacientes.

Pessoas que tem imunidade baixa, crianças, gestantes e idosos devem evitar locais com grande volume de pessoas. O que não se pode é perder o calor humano e desprezar um cumprimento ou abraço de uma pessoa amiga.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.