O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Edital 1.847 - EDITORIAL - Índios ficam no esquecimento

No dia 19 de abril foi comemorado o Dia do Índio, sem nenhum alarde, e amanhã, 21 de abril, com direito a feriado nacional, é Dia de Tiradentes, uma pessoa que teve relevância, mas não tão quanto aos índios, que sempre habitaram esse país, livremente, e hoje vivem, em minoria, em aldeias, controlados pelos homens brancos, como animais, em curra-is. Só as escolas lembraram dos índios, que merecem ser valorizados.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Do outro lado da linha a presidente da Academia Iça-rense de Letras e de Artes me falou: - Já soubeste do Seu Chico? Não... mas, o que ouve com o seu Chico?- falei eu. E ela responde-me: Ele acabou de falecer! Por uns segundos pairou um silêncio no ar. Depois recomeçamos a conversa e, sobretudo, as recordações sobre o Chico Poeta.
Em um bornal a tiracolo, ele levava os livros e ia oferecendo a quem o encontrasse e parasse para lhe dar um dedo de prosa. Era assim que as pessoas viam-no ultimamente. Mas para quem o conheceu mais intimamente, sa-be da riqueza que foi o viver de Francisco de Souza, o Chico Poeta. Quem encontrasse com ele na rua, normalmente confundia com um vendedor de bugigangas, ou com um jornaleiro. Mas, logo se surpreendia ao saber que aquele homem era o próprio escritor, o poeta. E assim ele ia levando os dias adiante, numa rotina que poucos octogenários conseguiram ter, recitar e vender os seus versos, fragmentos de sua visa.
Desde cedo o menino Chico fazia versos. Com pouca escolaridade e muitas necessidades de trabalhar, cursou apenas o terceiro ano escolar. Mas este tempo de escolaridade lhe deu o letramento, fator tão necessário para colocar no papel a vida política e social do seu contexto, o que está bem nítido em “Todo tempo tem o seu valor”: Feola já preparava/ o grandioso esquadrão/ e partiu para a Europa/ com a famosa seleção. Aqui ele fala da Copa de 1958, primeira conquista da seleção brasileira. Está eter-nizado nos versos de Chico Poeta a data do primeiro título mundial brasileiro: dia 29 de junho/ fica gravado na história/quando saímos triunfantes/ cobertos de honra e de glória.
De Lampião, o cangaceiro que aterrorizou o nordeste brasileiro e se tornou um lendário herói do sertão ficou nos versos do Seu Chico a justificativa de um justiceiro: Virgulino era um menino/ educado e ordeiro/ por causa dos autoritários/ ele se tornou bandoleiro. E arrematando os versos ele ainda justifica a decisão de Lampião: tornou-se então cangaceiro/ porque a sorte foi mesquinha/ tirava de quem tinha muito/ e dava pra quem nada tinha.
Outro personagem heróico para o seu Chico foi Napo-leão Bonaparte: Primeiro Napoleão/ foi do mundo o mais famoso/ tomado de aparatos/ também o mais valiosos.
Continuo na próxima semana.

POLÍTICA - Gentil da Luz realiza outra série de exames na tarde de terça-feira

Desde o dia 5 de abril o prefeito Gentil Dory da Luz está realizando uma série de procedimentos, mas ainda não obteve resposta médica se sairá ou não de licença médica para tratamento.



O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), continua a realizar a bateria de exames para saber como anda o estado de saúde.
O impasse já vem desde o dia 5 de abril, quando ocorreu uma reunião com o secretariado para a definição se ele sairia ou não de licença médica.
Entretanto, 15 dias após a reunião inicial, cujo objetivo seria a decisão se o prefeito teria 30 dias de licença, ainda não teve uma resposta definitiva.
Para as pautas mais urgentes, obedecendo às recomendações médicas de repouso, as reuniões acontecem na casa de Gentil.
De acordo com a chefe de gabinete, Vanusa Fernandes, durante a tarde de terça-feira o prefeito estaria incomunicável, “sob o efeito de remédios, cumprindo a agenda do médico e que não viria mais na prefeitura” e que como há um feriado durante a semana, tirará o resto dos dias para que possa finalizar os exames. “Apesar de estar previsto que ele só venha se for algum caso emergencial, não está descartada a hipótese de que ele possa vir, porque a licença ainda não é oficial”.
Durante a parte da manhã, o vice-prefeito José Zanolli, está dando expediente no Paço Municipal
A expectativa é de que a decisão dos médicos seja tomada até a semana que vem. E aí se saberá se Gentil entrará de licença ou não.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Está na hora de agarrarem vergonha e começarem a trabalhar, não adianta fazer indicação e não ser atendidos. Os acessos as casas do Rincão financiadas pela Caixa ainda não foram feitos”. Vereador Jurê Bortolon (PMDB criticando a Administração Municipal em outubro de 2009, alegando que não está dando conta de arrumar as ruas de Içara e que, em abril de 2010, continua não dando conta da empreitada.

Acirton Costa
já começou a fazer a diferença dentro do Hospital São Donato.
Foi depositado na contada instituição, nesta terça-feira, o valor de R$ 200 mil para a conclusão da implantação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O presidente Acirton Costa acredita que em 60 dias a obra deverá ser inaugurada. Com os recursos disponíveis, a direção deu andamento a obra de acesso à UTI e encaminhou o pedido dos móveis necessários para a instalação dos equipamentos. “Esta já foi uma conquista da nova diretoria”, ressaltou Costa.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma (SDR), Luiz Fernando Cardoso, ressaltou que este foi um compromisso assumido pelo governo do Estado e que está sendo realizado. “A implantação da UTI do Hospital São Donato é um dos maiores avanços na saúde do Sul do Estado”, enalteceu.
Agora espero que Costa invista na humanização do atendimento do hospital, cujos médicos e direção são muito dinheiristas.

Mina 101
retomou os trabalhos de instalação do pavilhão que havia tido alvará de construção suspenso pela Fundai. A retomada foi autorizada através de Agravo de Instrumento. O Desembargador Luís Fernando Boller, relator do processo, concedeu uma Antecipação de Tutela mandando restaurar os efeitos do alvará de licença 39.913.
A decisão do desembargador também suspende a imposição da exigência de apresentação de relatório ambiental prévio para aprovação do projeto hidrosanitário por entender que o EIA RIMA já contemplava este projeto.

O Legislativo
de Araranguá aprovou por unanimidade durante a sessão de ontem um projeto que proíbe a exploração de carvão no município. A proposta foi encaminhada pelo prefeito Mariano Mazzuco e acatada por todos os parlamentares. Durante a sessão, lideranças comunitárias lotaram a câmara para levar apoio a proposta, que tramitava desde o ano passado.
A empresa carbonífera pretende constentar a lei na justiça que lhe garanta o direito de explorar.
Parece que os vereadores de lá não são volúveis como os de Içara, que uma hora são de uma opinião e de repente viram de lado.

Assessoria de imprensa da PMI
corrige informação. Os 188 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, no Bairro Raichaski, devem ficar prontos em 2011 e não em 2012, como foi noticiado.

Frase
“Talvez, para purificar a política, bastasse admitir à Câmara apenas gagos”. Louis Latzarus - Jornalista francês.

GERAL - Associação do bairro Liri empossa nova diretoria

O radialista Charles Cargnin, empossado, ontem, como presidente da Associação dos Moradores Unidos do Bairro Liri, afirma já ter compromissos para promover melhorias na localidade.



Foi empossada na noite desta terça-feira, no salão de festa da Capela São José Operário, a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Liri, em Içara.
Assume como presidente da entidade o radialista Charles Cargnin, seguido pela vice-presidente Silvana da Silva. O primeiro secretário é Jessé Montegutti e Tamires Tomé Moreira fica como suplente.
A diretoria da denomi-nada Associação dos Moradores Unidos do Bairro Liri (Amuli), será integrada por 22 membros, compostos por direção executiva, conselho fiscal e suplentes.
“O que podemos e estamos fazendo é recorrer às emendas junto aos parlamentares”, disse Cargnin.
O presidente afirma que o papel da associação é reivindicar as necessidades da comunidade e que já tem compromissos com autoridades políticas para tentar promover melhorias no bairro. Dentre as necessidades apontadas por Cargnin estão a pavimentação das ruas, a frequente falta de água, em especial na rua Paulo Brunel, e a necessidade de um espaço público para construir a sede da enbtidade.
Os demais membros são: Gilmar Cassol e Ascendino Brunel, como primeiro e segundo tesoureiros, Agenor Brunel, Idênio da Silva Júnior, Evoir Gomes, Amilton Mendes, Geremias Calegari Brunel e Mariléia Calegari Brunel como suplentes da direção executiva.
Como presidente do Conselho Fiscal fica Ronei da Silva e Carlos José Dalazem, Rosiléia Alexandre da Silva, Aodete Porto Paganini e Valdir Paganini como demais integrantes do conselho.
Lideranças do município prestigiaram a posse da nova diretoria.

POLÍCIA - Operação conjunta da polícia apreende caça-níqueis em Içara

Foi realizado no fim da tarde de segunda-feira mais uma blitz especial, com o objetivo e apanhar os bares infratores que clandestinamente usam máquinas caça-níqueis nos estabelecimentos.



Uma operação em conjunto entre as Polícias Militar e Civil de Içara realizada no fim da tarde de segunda-feira, dia 19 de abril, em bares da cidade, acabou na apreensão de mais máquinas caça-níqueis, Dois estabelecimento no centro da cidade foram autuados.
Uma Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Içara resultou na aplicação de R$ 10 mil de multa aos dois estabelecimentos comerciais da cidade. Ambos exploravam jogos de azar através de caça-níqueis. E, eram comandados por um mesmo empresário.
Na esfera do Direito do Consumidor, o caso foi am-parado pela falta de uma punição que evitasse a reincidência.
Conforme anunciado , pelo Ministério Público a Justiça também determinou em liminar o fechamento dos locais em que foram flagradas as contravenções penais. E além disso, a prisão do proprietário, que pode ocorrer a qualquer momento.
De acordo com informações da Polícia Militar, através do Tenente Coronel Adilton Maciel o cerco em cima dos estabelecimentos está sendo bem maior, indo junto um oficial de justiça, para facilitar todos os trâmites legais”. comentou. Maciel ainda acrescentou. “As blitz nos bares irão continuar em setores diferentes, e horários pré-determinado, para apanhar os infratores”.

VARIEDADES - Quem foi Tiradentes? O mártir do Brasil

O feriado de 21 de abril, é destinado a Tiradentes,data em que o líder da Inconfidência Mineira planejava a independência do Brasil de Portugal e foi enforcado e decapitado em praça pública.



Joaquim José da Silva Xavier. Esse era o verdadeiro nome de Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, que vislumbrava a independência brasileira de Portugal.
Tiradentes nasceu em 1746, na Vila de São José del Rei, atual Tiradentes. Dentre as ocupações, destacam-se a de dentista (fato que lhe rendeu o apelido), tropeiro, minerador, comerciante militar e ativista político, atuando nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Tiradentes tinha a-cesso a livros estrangeiros, que tratavam de política e inclusive a Declaração de Independência americana, os quais teriam influenciado as ideias revolucionárias.
Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo social. Na manhã do sábado de 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do Centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação, já que a leitura da sentença durou dezoito horas.
Para muitos historiadores, este cruel espetáculo foi o responsável por levantar a ira da população, quando a intenção seria intimidá-los, com o intuito de que não houvesse novas revoltas. Atuaram também na conjuração mineira poetas, como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, além de padres e militares.
Para a gestora da secretaria de Educação de Içara, Giovana dos Santos, Tiradentes “foi um homem ativo na política, que lutou pelos seus ideais e por isso se tornou reconhecido na história brasileira”.
Nas instituições municipais de Içara, cada escola determina como será trabalhada a data.

ESPORTES - Rotomada as atividades da caminhada orientada

O núcleo de caminhadas realizado na Praça da Juventude Fernando Pacheco voltou com as atividades normais, com a orientação de profissionais da Fundação Municipal de Esportes.



A caminhada é um dos exercícios físicos mais completos e que previne alguns problemas de saúde.
Buscando sempre o bem estar da população a Administração Municipal de Içara, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), reiniciou as atividades da caminhada orientada, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, que a-contece de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.
De acordo com o profissional que acompanha as atividades, o professor de educação física e especialista em treinamento esportivo, Rogério Ogioni Martins, uma ficha de acompanhamento individual é preenchida com informações sobre pressão arterial, medidas, peso e altura.
“Com estas informações podemos conhecer o índice de massa corpórea e, assim, orientar para os exercícios adequados, combinado com alongamento. Esta avaliação pode deve ser feita mensalmente para que o acompanhamento seja mais preciso”, explicou acrescentando que se a pessoa preferir o acompanhamento pode ser feito com periodicidade menor de tempo.
A atividade física na Praça da Juventude ganhou reforço com a inauguração da academia ao ar livre que também oferece aos interessados acompanhamento do professor Martins nos dias e horários da caminhada orientada.
Para qualquer atividade física, de acordo com o professor, o recomendado é que a pessoa mantenha um ritmo adequado a sua resistência física, “não faça a caminhada em jejum, porém, não coma muito. Hi-drate o corpo, beba água e use tênis e roupas adequadas”, salientou.
Já a gestora da Secretaria de Saúde do município, a enfermeira Mira Dagostin, ressalta que exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde do corpo e da mente.

DISTRITO - Regulamentação do Loteamento de Barra Velha entra em pauta

Comissão de moradores do loteamento se reuniram com os representantes da Administração Municipal para discutir sobre a regulamentação dos terrenos de 300 famílias da localidade litorânea.



Em mais uma reunião entre os representantes dos moradores do loteamento de Barra Velha, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, juntamente com o secretário de governo, Jairo Celoy Custódio, e o Assessor Jurídico da Prefeitura de Içara, Paulo Preis Neto, foi definido para que sejam feitos os devidos encaminhamentos, será necessário o envolvimento de outros setores do município.
“Iremos envolver o Ministério Público, o Judiciário, o Município e os moradores para achar uma solução para que a situação seja regularizada”, argumenta Preis.
Aproximadamente 300 famílias serão beneficiadas com a regulamentação do loteamento que, de acordo com o secretário de Obras e Subprefeito do Distrito, José Eloir do Nascimento, deve enfrentar trâmite burocrático e demorado.
Os moradores ainda devem contar, para efetivar a regulamentação, isenção do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) e 50% de desconto nos valores das escrituras; benefício oriundo do Programa Técnico de Habitação de Assentamento Precário, do governo federal.
“O levantamento topográfico está pronto e o espaço foi adquirido pelo município a fim de regularizá-lo. É de interesse da Administração e da sociedade que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível”, finaliza Custódio.