O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CAPA: Edição2.139 - Içara, 2 e 3 de julnho de 2011

Plataforma do Rincão hospeda leão-marinho
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Alunos resgatam trajetória de Içara com apresentações
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Olirão prefere coligar com o PMDB no Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Animais marinhos são abandonados

Nesta época do ano começam a aparecer no Balneário Rincão, em Içara, pingüins e lobo-marinho, que nadam em direção ao Sul do Brasil. Muitos deles, machucados, não resistem e acabam morrendo.
Nesta semana, de onze pinguïns que passaram pe-lo Distrito, apenas um sobreviveu. E, ontem, um lo-bo-marinho não virou comida de cinco cachorros graças à intervenção de do-is jovens do Rincão.
O Ibama e a Polícia Am-biental, na maioria dos casos, dificilmente, atendem os chamados, por falta de estrutura e de boa-vontade.

CHARGE

POLÍTICA - DEM do Rincão escolhe Lino para pré-candidato a prefeito

O nome do DEM para a majoritária nas eleições municipais de 2012 no Balneário Rincão já foi definido, é o do empresário Olírio José Lino, o grupo também planeja formar o PSD rinconense.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O empresário, ex-subpre-feito e ex-vereador de Içara, Olírio José Lino, o Olirão, foi escolhido pelos democratas do Balneário Rincão como o pré-candidato oficial da sigla para disputar a prefeitura do novo município.
A nomeação foi feita na semana passada, em reunião de um grupo de 15 pessoas, na Clínica Nossa Senhora dos Navegantes.
De acordo com Olirão, seu nome foi escolhido devido à boa aceitação que tem entre a população.
“Fiquei muito contente com a indicação, porque foram feitas pesquisas e o meu nome sempre esteve à frente. Quero vencer e fazer uma boa administração, para o Rincão melhorar, pois está faltando muita coisa”, enfa-tiza o pré-candidato.
Entre os outros que estavam sendo cotados pelo partido para pré-candidatos aparecem o médico Celso Menezes; o presidente da sigla, Nilton da Silva; Vil-son Zanoni, e até Valdemar Rocha, que acabou indo pa-ra o PMDB. “O Dr. Celso Menezes já havia dito que nem ia votar aqui no Rincão, pois é de Criciúma. Tanto que ele foi oficializado nesta quinta-feira, dia 30, como presidente da Executiva Provisória do PSD de Cri-ciúma. E o Valdemar Rocha também, preferiu ir para o PMDB”, comenta Olirão.
A próxima reunião do grupo acontece terça-feira, dia 5, também na clínica do Dr. Celso, às 20h. “Neste en-contro vamos formar a no-minata dos candidatos a ve-reador”, conta o democrata. Porém, segundo Olirão, os encontros do grupo devem mudar de endereço.
“Devemos começar a nos reunir uma vez por semana na Associação Dona Noca, na Caixa D’água”, adianta.
Quanto às possíveis coligações, o pré-candidato não esconde a vontade de se aliar ao PMDB. “Por enquanto, são só especulações. Es-tamos todos conversando. Mas, meu coração pede para que façamos como está o Governo do Estado e a atual Administração de Içara, DEM e PMDB juntos”, torce o ex-vereador.
Olirão diz que também já conversou com os representantes de outras siglas do Rincão, citou como exemplo: PT, PP, PS DB e PPS, mas que “não há nada confirmado ainda”.

GERAL - Projeto Família em Ação realiza Seminário Escola de Pais em Içara

A Escola de Pais é uma entidade formada por voluntários de diversas partes do país que, preocupados com a formação educacional e psicológica das crianças, dá orientações às famílias.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Pais, futuros pais e educadores de Içara tiveram a oportunidade de ouvir de especialistas orientações sobre como educar os filhos.
O Seminário Escola de Pais do Brasil, promovido pelo projeto Família em Ação, de Içara, foi realizado nesta sexta-feira, dia 1º, no salão da Igreja São Donato.
O projeto Família em Ação é formado pelas Secretarias de Educação e Cultura; Saúde; Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda; e Conselho Tutelar.
“Foram enviados sete mil convites para os alunos das escolas de Içara entregarem aos pais e, também, para os educadores do município. Nosso objetivo é ajudar o cidadão içarense, fortalecendo as famílias”, explica a psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Ange-lita Zimerman.
O evento, aberto a toda a comunidade, contou com a palestra do professor Mari-no Schiochet, que falou sobre o que é a entidade Escola de Pais; e a professora Ve-ra Lúcia Baratto, que apro-fundou alguns temas sobre educação de filhos.
O casal, da cidade de Videira, Oeste catarinense, é representante nacional da Escola de Pais de Santa Ca-tarina.
A Escola de Pais, composta por voluntários, é um modelo que veio da França em 1963 e tem sido implantado em algumas cidades brasileiras. Na região, já foi realizada em Urussanga e Orleans. “No ano passado, a aquipe do Família em Ação, de Içara, foi conhecer a Escola de Pais nestas cidades. Achamos que a ideia da escola vem de encontro com os objetivos da Família em Ação, que é priorizar a família içarense e formar uma sociedade sadia e bem educa-da”, ressalta Angelita.
Durante o seminário foram entregues fichas de inscrições para interessados em criar a entidade Escola de Pais em Içara. “Queremos implantar a entidade, mas, é preciso voluntários. Por isso, mais adiante vamos fazer círculos de debates e selecionar aqueles que realmente estão dispostos a criar a Escola”, observa a psicóloga.
Antes do encontro desta sexta-feira, o projeto preparou as famílias para o seminário, realizando reuniões na maioria dos bairros.
O projeto Família em Ação começou em 2009 e entre os trabalhos que mais impac-taram estão o Concurso de Frases A família que eu quero, no qual os alunos criaram as frases junto com os pais. Em 2010, o 1º Fórum Municipal de Pais reuniu 500 pessoas no salão da Igreja Matriz São Donato, para a palestra do jornalista Luiz Carlos Prates.

POLÍCIA - Jovem morre ao tentar cometer assalto em sítio

A Polícia Civil de Içara começa a investigar um caso de assassinato que envolve um homem de 51 anos, que atirou em jovem de 17 anos ao tentor furtar seu sítio, na madrugada de sexta-feira.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Na madrugada desta sex-ta-feira, dois jovem tenta-ram furtar uma residência no Bairro Vila Nova, em Içara, e foram surpreendi-dos pelo proprietário da casa, que estava armado. Um deles foi atingido por um tiro e morreu no local, enquanto o outro meliante conseguiu fugir.
Ao escutar o alarme da casa, L.M.A., 51 anos, pegou a espingarda calibre 20 e foi ver o que estava acontecen-do. Ao se deparar com os ladrões, em posse de uma máquina de cortar pisos e uma motosserra de uma edícula localizada atrás da casa, ele disparou dois tiros para assustá-los e acertou um deles, que veio a óbito na hora.
A Polícia Militar foi acio-nada e esteve no local. Os familiares de A. afirmaram que ele deveria se apresen-tar junto com um advoga-do nas próximas horas. A espingarda, que não pos-sui registro de porte, foi apreendida e levada para a Delegacia de Polícia Civil de Içara.
Os familiares do menor reconheceram o corpo no Instituto Médico Legal, em Criciúma.
Segundo o delegado Ra-fael Marin Iasco, o autor dos disparos pode ser en-quadrado por homicídio. “Foi instaurado inquérito por homicídio e posse ile-gal de arma de fogo e assim que ele se apresentar, dará depoimento e será liberado para responder om proces-so em liberdade. A pena pode ser reduzida se for constatada legítima defesa, mas estamos estudando o caso”, explicou Iasco.
Dois homens foram presos em Içara através da Lei Maria da Penha. No Primeiro de Maio, R. perseguiu a companheira com uma ar-ma branca. No outro caso, M.J.S., 43, foi denunciado por ameaçar M.G., 45.

VARIEDADES - 1ª Julifest Rincão: A maior festa do “arraiá” da região

O Balneário Rincão conta agora com mais um evento na temporada de inverno, é a Julifest, festa julina que vai concentrar moradores e turistas nas apresentações nas Avenida Leoberto Leal.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Avenida Leoberto Le-al, no Balneário Rincão, vai concentrar, na próxima semana, diversas atrações.
Nos dias 8 e 9 de julho a-contece a 1ª Julifest Rincão, que promete ser a maior festa do “arraiá” da região.
Organizada pela Sub-prefeitura do balneário, a festa contará com shows, apresentação de quadrilhas e comidas típicas.
“A ideia era criar mais um evento para a temporada de inverno do Balneário Rincão. Teremos a participação de todos os colégios, clubes de mães, artesãos, entre outros. O objetivo é mexer com todo o Distrito. Fazemos o convite para que aqueles que têm casa no Rincão aproveitem para ver se está tudo em ordem e curtir o evento. No sábado teremos apresentações o dia todo, até meia noite. Um palco e barraquinhas serão montados na avenida”, enfatiza o gerente de eventos da Administração Municipal, Clóvis Marcelino.
Na sexta-feira, dia 8, o evento começa às 18h, com a banda da Escola Quinti-no Rizzieri. Às 19h, é a vez da quadrilha da Escola Gervásio Teixeira Fernan-des. Em seguida, os alunos da Oficina de Violão da Ca-sa da Cultura Padre Ber-nardo Junkes se apresentam e, às 20h, acontece a coroação do rei e da rainha das escolas e centros de educação infantil.
O Grupo de Jovens Kati-vados por Jesus vai encenar o Casamento Jeca, às 20h30min e às 21h, alunos da Escola Melchíades Bo-nifácio Espíndola conduzem apresentações.
A noite encerra com show da dupla de Criciú-ma, Patrick e Jovani, às 21h30min.
No sábado, dia 9, às 10h, tem a abertura, com campeonato de pênalti e bocha. Às 10h30min o Grupo da Melhor Idade Mensageiros da Amizade faz a Dança da 3ª Idade e do Bambolê.
Às 11h30min o Grupo Estrela do Sul encena o Ca-samento Jeca.
Ao meio dia, três atrações animam o Centro do Rin-cão: Grupo de Street Dance; Oficina de Violão da Ca-sa da Cultura e Banda de MPB da Escola Melchí-ades Bonifácio Espíndola.
Em seguida, o Grupo Estrela do Sul desfila de Lin-gerie Moda Praia. Às 14h, os pequeninos do Centro de Educação Infantil (CEI) Peixinho Dourado dançam quadrilha e às 14h 30min os CEIs A Pequena Sereia e Navegando no Saber fazem o Remix Junino.
A Escola Professora A-mélia de Souza Silva também se apresenta, às 15h, na Quadrilha Maluca.
Às 15h30min começa a apresentação Balanço das Ondas; às 16h30min a dança Chico Bento e Pau de Fita, com a Escola José Réus; às 17h30min a dança Sola da Bota, com o CEI Sonho Infantil; às 18h apresentação do Boi de Mamão; às 19h a escolha da mais bela caipira; às 19h30min a escolha do casal mais ca-racterizado; e às 20h sorteio do bingo.
O show da noite é animado pelo radialista An-tônio Rosa, com sua viola, e a festa encerra no acender da fogueira.

ESPORTE - Criciúma volta a campo neste sábado

Embalado pela vitória contra o Bragantino, o Tigre volta a campo, hoje, fora de casa, contra o ABC, pela nona rodada do Brasileiro da Série B, e a vitória é o único resultado que interessa.

(Divulgação)

A delegação do Criciúma embarcou na quinta-feira para Natal (RN), para enfrentar o time do ABC no Frasqueirão, neste sábado, às 21h, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Na tarde de sexta-feira, o Tigre faz um treinamento no CT do América, em Natal, último trabalho antes da partida contra a equipe da capital do Rio Grande do Norte. O time está definido pelo técnico Guto Ferreira e inicia o jogo com Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Conceição e Pirão; Henik, Baraka, A-loísio e Carmona; Bruno Meneghel e Schwenck.
O elenco do Cri-ciúma é reconhecidamente de potencial. Acontece, portanto, que pelo menos uma dezena de atletas sequer vai para a relação de concentrados a cada rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre os que sobram, há diferentes reações.
O meia Mariano Rubbo, que veio por indicação do presidente Ante-nor Angeloni e ganhou algum espaço com o ex-técnico Édson Gaúcho, não tem aparecido na equipe com Guto Ferreira. O atleta de 23 anos não se abate. Ele tem treinado com afinco e esperança de que em breve voltará a ser lembrado.
Por outro lado, o lateral esquerdo Marinho Donize-te vive uma ausência que se repete. Nas quatro partidas de Guto Ferreira, ele apareceu no time somente diante do Boa Esporte, jogo que terminou em 0 a 0. Nos demais, sequer foi relacionado nem para o banco. Como ainda não disputou seis partidas pelo Crici-úma na Série B surgem especulações de que o atleta possa buscar outro rumo em breve. A diretoria rei-teira que o jogador segue nos planos do Tigre.