O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Edição 1.786: EDITORIAL - Uma mão lava a outra

É muito comum nos dias de hoje as pessoas esquecerem, rapidamente, quem estendeu a mão no momento das dificuldades, quando supera um problema.
O egoismo e falta de humildade tem sido sentimentos corriqueiros na vida dos seres hu-manos. Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto, esse sábio ditado é velho, mas, infelizmente, são poucas as pessoas que seguem essa regra, o que é uma pena.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane Mendes



Atualmente a principal prova de paternidade é o exame de DNA que hoje passa a não ter custo.

O princípio da paternidade responsável consiste no dever dos pais em assistir, criar e educar os filhos menores, tal dever está previsto em nossa Constituição Federal. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, ratifica tal princípio ao determinar que toda criança ou adolescente tem o direito de crescer no seio da família. Entretanto, no Brasil ainda existem muitas crianças em cujo registro encontra-se apenas o nome da mãe, sendo desconhecido o do pai.
O reconhecimento da criança pelo pai pode ser feito a qualquer hora e de diversas maneiras: escritura pública; investigação de paternidade; indicação do pai pela mãe. Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, criou-se o mecanismo de indicação do suposto pai pela própria mãe no ato de registro, embora esta possibilidade ainda não seja totalmente conhecida pela população.
Este mecanismo consiste no envio, pelo oficial do cartório ao juiz, da certidão integral do registro e o nome e prenome, profissão, identidade e residência do suposto pai, através da indicação da mãe. Com esses dados, será o suposto pai notificado para que se manifeste sobre a paternidade, e em caso negativo o
Atualmente a principal prova de paternidade é o exame de DNA que hoje passa a não ter custo.

Ministério Público iniciará o processo de reconhecimento de paternidade.
Atualmente, a principal prova da paternidade é o exame de DNA. Para aqueles que não possuem recursos financeiros e são beneficiári-os da assistência judiciária gratuita, o Tribunal de Justiça, a Procuradoria Geral da Justiça e a Secretaria Estadual de Saúde, firmaram convênio que viabiliza a coleta de material para exame de DNA, durante a própria audiência das ações que envolvem investigação de paternidade, sem custo para as partes. A recusa pelo suposto pai em realizar exame de DNA importa em presunção “juris tantum” de paternidade. Do mesmo modo, quando a mãe se recusa a fazer o exame induz a presunção de que o investigado não é pai verdadeiro.
Sempre que na sentença de primeiro grau se reconhecer a paternidade, nela já serão fixados os alimentos provisionais ou definitivos.
Por fim, é assegurado pelo ECA, a toda criança e adolescente, o direito às o-portunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade, sendo que a paternidade responsável se inclui neste rol, lembrando que tais condições garantirão um adulto mais equilibrado e uma sociedade melhor.

POLITICA - Gentil diz que a indicação de Mota virá com a reforma do colegiado

O Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz afrimou que tem compromisso com o deputado estadual Manoel Mota, mas que a indicação no secretariado somente após a reforma do colegiado.



Um acordo firmado entre o deputado estadual Manoel Mota e o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, ambos do PMDB, ficou firmado que depois de um ano de mandato uma pessoa de confiança do parlamentar seria indicado para o cargo de secretário de Obras.
E o ex-vereador Wagner Pizzetti é o nome indicado por Mota. “Não estava sabendo disso não, soube disso agora”, confessa Piz-zetti. Ele também relatou que o empenho na busca de recursos para a realização de obras na Região Sul, como a duplicação da BR-101 e a construção da Ponte do Torneiro. “Eu tenho certeza que a Secretaria de Obras é a mais indicada, devido à minha experiência. E se o deputado me indicou é porque ele tem ciência da minha capacidade. Caso eu seja nomeado, não irei decepcionar o Mota e nem os munícipes de Içara”, acrescenta.
Ao ser questionado sobre o caso, o prefeito concordou que Pizzetti foi uma boa indicação, e contou que foi ajudado por ele em suas duas eleições, mas, no entanto, só irá pronunciar-se após a reforma do colegiado. “O Mota tem espaço no nosso governo, mas no momento temos que ter prudência e enxugar as despesas”, define o prefeito.
A respeito do possível afastamento do atual secretário José Eloir, a resposta foi uma metáfora.
“Por enquanto, ninguém será afastado. O Dunga não tem só 11 jogadores. Esses são os que ficam em campo, mas tem os outros”, argumenta. Declarou também que serão ouvidas as indicações de Manoel Motta, como também as solicitações dos deputados Ronaldo Benedet e da deputada Ada de Lucca, que ajudaram na sua eleição em 2010.

COLUNISTA - Maso Nietto



Está na hora desta Administração colocar a mão na consciência e mostrar trabalho, pois está completando 10 meses e não se está vendo nada”. Vereador Darlan Carpes (PP), criticando em outubro de 2009 a Administração de Gentil Dory da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM).

Prefeito de Içara, Gentil da Luz
e o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas do municipio, Jáder de Souza, em audiência com o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, obtiveram aceno positivo sobre os projetos do CarnaRincão e IçaraFest.
Os documentos entregues serão levados pelo secretário de Estado para os devidos encaminhamentos com o governador Luiz Henrique da Silveira. Na próxima semana o prefeito retorna à capital catarinense quando o assunto volta à pauta. "Precisamos trabalhar forte para consolidar o turismo em Içara", declara o prefeito enfatizando que continua trabalhando a filosofia dos "5S" (sola, suor, saliva, sorriso e seriedade) acrescentando um c de "com muita sorte".

O ex-vereador
Wagner Pizzetti mentiu quando disse não saber que o seu nome estava sendo indicado para secretário de Obras de Içara pelo deputado Manoel Mota (PMDB).
Eu sei que ele e o Fábio Freitas estiveram reunidos com o deputado na segunda-feira para tratar de assunto.
Por outro lado, não tenho dúvidas de que fará um bom trabalho na Secretaria de Obras. Se não o fizer, será sacrificado, pois tem pessoas dentro do PMDB, que não querem ele no governo.

Será formada
em Içara uma comissão provisória da União da Juventude Socialista que já está em funcionamento em outras cidades do país.
A União é composta de jovens de vários partidos e tem por objetivo discutir as questões políticas da Juventude.
Será realizado um encontro, em data a ser marcada, e vai contar com a presença dos presidentes estaduais da União Catarinense de Estudantes, Vanderson Rodermei, e da União da Juventude Socialista, Johanna do Carmo Menegav.

Ministério Público de Içara
vai promover uma série de palestras em escolas e entidades do município, com o objetivo de coibir o uso de drogas e o consumo de álcool entre crianças e adolescentes. Os encontros vão ser realizados pelo promotor Henrique da Rosa Ziesemer.
Os interessados em integrar o projeto podem agendar a participação através do telefone 3467-1147.

Frase
”Nada é tão admirável em política nquanto uma memória curta”. (John Kenneth Galbraith - jornalista e político norte-americano)

GERAL -Loteamento Jussara ganhará posto de ESF

Moradores do Loteamento Jussara ganharão uma unidade de Estratégia e Saúde da Família, com programas de atendimento aos diabéticos, hipertensos e gestantes, entre outros exames.



O Loteamento Jussara, localizado em Içara, vai ganhar uma unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF). O antigo posto, que foi fechado no dia 4 de janeiro, já não conseguia atender a demanda no atendimento.
Conforme a Gestora de Saúde de Içara, Mira Dagostim, as negociações tiveram início no ano passado, quando findou o aluguel. “O posto era pequeno, e sempre procuramos respeitar as normas da vigilância, aliando à isso a humanização no atendimento”.
A previsão é que até quarta-feira da semana que vem, as instalações já possam abrigar a nova equipe de oito pessoas, a clínica geral Renata França, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem e quatro agentes de saúde, que atenderão os bairros Ana Elisa, Jardim Bethânia, Linha Zilli, Santa Catarina, além do Loteamento Jussara.
A coordenadora do Programa Saúde da Família, Glícia Pagnan, afirma que esse será o diferencial na área da saúde. “Vamos desenvolver programas com os diabéticos, hipertensos e as gestantes. Queremos disponiblizar aos profissionais a autonomia para chamarem atenção dos subordinados, quando notarem a necessidade de consultas especializadas”, ressalta

POLICIA - Acusado de tentativa de homicídio irá responder processo em liberdade

O delegado Rafael Iasco passou a tarda de ontem ouvindo o depoimento do acusado de ter dado três facadas na companheira, segunda-feira, na localidade de Barracão, em Içara.



Um caso que estava repercutindo e tendo uma grande atenção da Polícia Civil de Içara é a tentativa de homicídio ocorrida na manhã de segunda-feira, na localidade do Barracão.
J.B.C.S., 33 anos, deu três facadas em E.C.P., 49, por motivos de ciúmes
As investigações começaram a ser feitas durante toda a semana, e de acordo com informações da Polícia Cívil de Içara o acusada, que estava desaparecido, se entregou na manhã de ontem e passou a tarde sendo interrogado pelo delegado Rafael Iasco.
O acusado relatou estar arrependido de tudo que fez contra a companheira, por ser réu primário, o delegado Rafael pediu prisão preventiva, mas o juiz da comarca de Içara não homologou o caso e o réu irá responder o processo em liberdade.
Iasco também afirmou, que na tarde de terça-feira foram ouvidas as três netas da vitima, e as declarações delas ajudaram no resultado final da investigação. O delegado também aguarda a recuperação da vítima para colher o depoimento dela.
A mulher estava até a tarde de terça-feira, dia 19, internada no Hospital São Donato, em Içara, mas os médicos do instituto acharam melhor, fazer a transferência da vítima para o Hospital São José, em Criciúma.
O enfermeiro chefe do Hospital São José, Edson da Silva, informou que a a feminina permanece em observação e inspira cuidados especiais, principalmente, na parte do pescoço, onde ela recebeu três cortes profundos. “Estamos fazendo transfusão de sangue já que a vítima teve muita perda devido os cortes, e neste momento, os sinais que ela apresenta não dá para se falar em alta médica”, finalizou o enfermeiro do Hospital São José.
O caso
Na manhã da última segunda-feira, dia 18 de janeiro, uma tentativa de assassinato movimentou a pequena localidade do Barracão, em Içara.
Segundo populares, o companheiro da vítima, deu três facadas em E.C.P., 49 anos, na frente de três netas. O fato foi presenciado na frente de populares, que estavam no Posto de Saúde. “Esse é o preço por trair um homem”, gritou ele, ao sair da casa e fugir em direção ao antigo campo de futebol do Barracão.

VARIEDADES - Dalmolin Auto Som há 22 anos prestando serviço de qualidade

A empresa içarense, de propriedade de Mateus Dalmolin, está há 22 anos no mercado oferecendo qualidade e inovação aos clientes nos serviços de instalação de som e alarmes automotivos.



Há mais de 22 anos, a Dalmolin Auto Som, localizada na rua Marcos Rovaris, no centro de Içara, presta serviços de qualidade na instalação de som e alarmes automotivos e residenciais.
A loja, de propriedade de Mateus Dalmolin, conta com uma equipe de profissionais de alto gabarito, sendo uma das mais tradicionais do município.
O bom atendimento, aliado à confiança dos clientes e a qualidade nos serviços, a fizeram ser escolhida, mais vez, como Destaque Içarense no ano de 2009. “Estamos atuando no mercado há vários anos, buscando sempre nos aprimorar, então, nada mais justo do que esse prêmio”, ressalta Dalmolin
Conforme ele, a idéia partiu de seu irmão, Márcio, que, na década de 80, fundou a sociedade com um amigo. “Também comecei a me interessar pelo negócio e resolvi comprar a outra parte, me tornando sócio do meu irmão”, resume Mateus, contando o início da loja.
Atualmente três pessoas trabalham no atendimento ao cliente. “Os serviços ma-is procurados por são o conserto dos alarmes originais de carros, instalação do equipamento de som. A procura também está aumentando para a instalação de alarmes residenciais”, explica.
A loja possui uma carteira de clientes fixos e não só aqueles interessados em som alto, e sim nas mais diversas faixa etárias.
Dalmolin cita ainda que o diferencial da loja é a qualidade na prestação dos serviços.
O horário de funcionamento da loja de som automotivo é de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 13h às 18h. No sábado o atendimento é das 8h ao meio dia.
O telefone para contato é (48) 3432 3890.
Antes de instalar um som maneiro no seu carro faça um orçamento na Dalmolin Auto Som e confira a qualidade dos produtos e dos serviços da loja mais tradicional da cidade. “Venha nos visitar, estamos esperando por você”, finaliza Dalmolin.

ESPORTES - Criciúma perde para o Ibirama e Schulle é demitido

Diante da torcida o Tigre, mais uma vez voltou a decepcionar, ao perder a segunda partida pelo Catarinense, desta vez para o Atlético de Ibirama, o que resultou na demissão do técnico.



O Criciúma troca de comissão técnica. O então treinador Itamar Schulle e demais integrantes foram dispensados na noite desta quarta-feira, dia 20, após uma reunião extraordinária da direção do clube.
A reunião, convocada pelo presidente Edson Roberto Búrigo, foi motivada pela derrota por 3x1 para o Atlético-Ib, no Estádio Heriberto Hülse, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense.
Mesmo antes do fim do jogo, muitos torcedores protestavam nas arquibancadas pedindo uma atitude da direção.
Schulle recebeu a noticía do diretor de futebol, Ervinio Darós Filho, o Preto, como decisão de colegiado, entre os diretores.
Interinamente, Wilson Waterkemper, técnico dos juniores, conhecido como Wilsão, assume o comando da equipe. A direção disse que vai buscar um novo técnico com muita calma.
Na estreia do Estadual o Criciúma foi derrotado pelo Joinville por 3 a 0.
Já são seis gols contra e apenas um a favor
Na próxima rodada, sábado, dia 23, o Tigre vai até Blumenau encarar o Metropolitano atrás da primeira vitória na competição.
Ojogo
Os jogadores do Criciúma e do Atlético de Ibirama davam chutões, lançamentos longos, não organizavam nenhuma jogada. Dentro do Heriberto Hülse, era natural que o tricolor partisse para o ataque. O que ninguém imaginava era a desorganização tática da equipe. Lucca e Élvis eram os mais inspirados do tricolor. E pelo lado do Atlético-Ib, Arlan, Giovane e Rogério eram os atletas mais participativos.
Aos 24 minutos Rogério abriu o placar para o Atlético. E foi isso.
Na segunda etapa o Tigre fez algumas mudanças mas os erros continuaram. Souza marcou o segundo e Julinho, de pênalti, o terceiro. O gol de honra veio da cabeçada de Diego, no final da partida.