O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CAPA: Edição1.869 - Içara, 22 de maio de 2010

Obra da Ponte do Torneiro pode recomeçar em 15 dias






Postos de Saúde abertos neste sábado







Comandante da PM dá dicas aos usuários de bancos

EDITORIAL - Lei anti-fumo divide opiniões

O vereador Darlan Carpes, auto do Projeto de Lei 003/2010, que proíbe consumo de cigarros ou outros produtos el locais fechados, entrou numa briga que não tem data pra terminar.
Essa lei é pertinente para que as pessoas que fumam terem mais respeito com as que não fumam, e também uma forma forçada de reduzir o cigarro
A lei não vai reduzir a economia de Içara mas é uma alerta para os agricultores, que devem começar a plantar produtos que façam bem a saúde.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Homenagem

Uma homenagem póstuma a minha mãe Maria do Carmo Reús, que faz muita falta na minha vida.

Ao me deitar, estou perdida sem uma causa. Depois de me dar por inteira, depois de tudo que passei, a quem posso me voltar? Então eu penso em você...Depois que toda a minha força se fo, eu sei que posso ser forte. Tento todos os dias ser forte...E quando as melodias se foram, pensando em você ouço uma canção...
Depois que perco a minha respiração, cansada de chorar tanto por lembranças suas, acho que não há mais porque lutar...E chorando pelos pensamentos de quem me reerguia, procurando por aquela porta aberta, acho que cada caminho tomado levou-me ao desgosto. E não tenho nada a fazer. Nada, a não ser seguir adiante!
O meu amor foi todo destruído, as paredes caíram sobre mim. A chuva está caindo e a derrota está chamando...Preciso de você para me libertar! Leve-me para longe da batalha...Preciso de você para brilhar! A quem posso me voltar? Chorando então eu penso em você... Todos os dias sinto sua falta. A quem posso procurar?
Eu quero correr para você...Você não pode me envolver em seus braços e me manter segura do mal? A cada dia, a cada dia eu represento meu papel de alguém que está sempre no controle, mas à noite eu venho para casa e viro a chave. E quando entro em casa...Não tem ninguém ali, ninguém se importa comigo como você se importava. Qual é o sentido de se lutar tanto para realizar os sonhos? Qual o objetivo, sem ninguém para poder partilhá-los?
Eu preciso de você aqui! Preciso de você aqui para secar as minhas lágrimas, para me beijar e espantar meus medos. Se você apenas soubesse o quanto eu queria correr para você, sentir seu abraço e o conforto do seu colo. Afinal, a quem posso me voltar? A quem posso procurar? A quem?
Chorando então eu penso em você...E sinto que talvez ainda posso ser forte. Então com dificuldade, levanto a cabeça e com o coração despedaçado, lembro da mulher que foi forte...E me recordo de tudo o que me ensinou.
MÃE...
Sempre darei o melhor de mim e farei o possível pra que se sinta sempre orgulhosa! Neste dia 21 de maio você completaria 58 anos. E neste mesmo mês será sempre lembrada pelo Dia das Mães
Dessa filha que amou, ama e amará pra sempre essa mulher e mãe...
Parabéns pelo seu dia e fewliz aniversário, Mãe.
De suas filhas, que terão saudades eternas...

POLITICA -Projeto anti-fumo é aprovado e divide opiniões no Legislativo

Por seis votos favoráveis a três contrários, o projeto do vereador Darlan Carpes (PP), que visa a proibição do consumo de cigarro em locais fechados, agora segue para sanção do prefeito

O vereador Darlan Bitenourt Carpes (PP), autor do Projeto de Lei nº 003/2010, que proíbe o consumo de cigarros e derivados em lugares fechados e públicos, que foi aprovado na Câmara por seis votos a três, falou sobre o projeto.
Segundo ele, agora, para ser implementado depende do parecer do prefeito Gentil Dory da Luz (PM-DB). “Não fumo e não gosto que fume perto de mim, não quero prejudicar minha saúde. Estamos nos adequando as leis federais”, argumenta Carpes, acrescentando que também procurou priorizar o programa anti-tagismo que o município está incluso.
“É uma incoerência falarem que eu sou contra os agricultores”, relata. Sobre a aprovação ou não do projeto pelo prefeito, ele é enfático. “Se ele não aprovar, o projeto volta para a Câmara, onde vamos derrubar o veto”, finaliza o autor da Lei.
Os três vereadores que votaram contrários, explicam o por que da decisão. Para Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), “o projeto foi contra o município. Com pesquisas realizadas através de comerciantes e agricultores, eles eram contrários a lei. Precisa surgir uma alternativa para os agricultores que dependem do fumo”, reflete Marzinho.
André Jucoski, o Polakinho (PSDB), foi contrário pelo município ser o terceiro produtor nacional de fumo. “A nossa maior renda é o fumo. Acho que esse projeto deveria ser mais ampliado e discutido. Os produtores rurais fizeram uma reunião e me chamaram, pedindo para que eu votasse contra. Eles plantam o fumo por falta de opção”, argumenta Polakinho.
Silva, por sua vez, afirmou que 80% dos agricultores dependem da lavoura do fumo, por isso foi contra.
Gentil ressaltou que a Câmara tem autonomia para a criação de projetos. “Lugar fechado não é indicado para fumar. Quem quiser, tem todo o espaço na rua para fazer isso. Nem deveria ser lei, mas uma questão de comportamento”, comenta o prefeito.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Vou votar contra, tenho apreço pelo vereador Darlan, mas 80% dos agricultores de Içara depende do fumo, também já plantei.” Frase do vereador Itamar da Silva (PP), na sessão de quinta-feira, antes da votação do Projeto de Lei 003/2010, de autoria de Darlan Carpes (PP), que proíbe consumo de cigarros e derivados, em ambientes fechados. O projeto foi aprovado por seis votos a três.

A Comissão de Vereadores de Içara
que acompanha as obras em andamento do Governo Federal e Estadual, que estão sendo realizadas no município, esteve nesta sexta-feira, na Prefeitura Municipal de Jaguaruna para tratar sobre as obras da ponte do Torneiro, que está parada há mais de um ano.
Eles foram recebidos pelo ex-secretário de obras e responsável pelo processo, Edenilson Montini da Costa, e pelo responsável pela licitação, Álvaro Souza, que alertou ser necessário fazer um novo orçamento, pois o existente está defasado. “Vamos rescindir o contrato com a empreiteira responsável pela obra e readequar o orçamento para abrimos uma nova licitação, o edital ficará pronto, acredito, na próxima semana”.
O presidente da comissão, vereador Diego da Silva Vittorassi, teve a confirmação pela Administração de Jaguaruna que o Estado já disponibilizou R$ 300 mil para a obra. “A comissão ficou com uma boa expectativa para a conclusão da ponte do torneiro o mais rápido possível”; comentou Vittorassi.
Vamos aguardar, pois até o momento só houve promessas. Até o deputado Manoel Mota já tirou o time de campo. Vai ter troco nas urnas, pode esperar.

Rápidas
* Major Márcio Cabral, comandante do Batalhão de Araranguá, está em Belém do Pará, falando sobre Segurança na Copa do Mundo
* Pescadores de Içara, na espera da tainha, já começaram a colocar as redes e cabos fixos pois está aberta a temporada de pesca. A tainha ainda não apareceu.
* A Região da Amrec tem 14 pré-candidatos à deputado estadual, sendo que em Içara são dois: Adilor “Dóia” Gugliemi (PSDB) e Wagner Aldo Fernandes (PRB).
* Lideranças do PMDB de Içara não digeriram ainda a nomeação de Clóvis Marcelino para a Gerência de Eventos. Descontentes já começam a chiar.
* Projeto Ficha Limpa, que depende da aprovação do Presidente Lula, não será retroativo. Deputados fizeram média com ospolíticos corruptos e com o povo
* Nota zero para o ex-presidente do Hospital São Donato, Valmir Dagostim, que não deu o ar da graça depois que estorou a denúncia do suposto fraude.
* Presidentes de Associações Moradores de Içara estão aguardando ansiosos para saber qual vai ser a definição do carro da Uaci, que está com Rubens Torres.

Frase
“Quem não se ocupa de política já tomou a decisão po-lítica de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante”. (Max Frisch - escritor suíço - 1911-1991.

GERAL - Postos de saúde abertos no sábado para imunização

As 17 unidades de saúde ficarão abertas para vacinação contra H1N1, próxima etapa atinge professores, funcionários de CEIs, bombeiros, policiais; secretaria promove eventos contra hepatite.

Para imunizar o máximo de pessoas, a campanha contra a Gripe Influenza A H1N1 as 17 unidades de saúde de Içara ficarão abertas neste sábado, 22, das 8h às 17h. Serão vacinadas crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e 29 dias, pessoas com doenças crônicas, adultos saudáveis de 20 a 39 anos e grávidas em qualquer estágio da gestação.
No final de semana será iniciada também a etapa de vacinação para professores, funcionários de Centros de Educação Infantil (CEIs), bombeiros e policiais militares. “O prazo da campanha de imunização contra H1N1 foi prorrogado, sem data definida para término, e para todos os grupos”, ressaltou a gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim.
A campanha iniciou no mês de março e tem como meta imunizar 6,2 mil içarenses. Até o início do mês Içara havia sido a única cidade da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) a alcançar a meta de vacinação dos idosos. Os dados iniciais, apontam para imunização de mais de 21.709 pessoas no município. As metas para vacinação de crianças, idosos, doentes crônicos, adultos saudáveis e grávidas foram atingidas.
Na quinta-feira, 13, o Programa Municipal contra Hepatite realizou uma palestra para odontólogos que atendem em unidades de saúde.
Para pessoas que atuam diretamente com sangue e secreções acontecerá palestra na terça-feira, 31. “Em 2009 o público alvo foram os médicos e estaremos realizando um encontro com manicures e pedicures do município onde acontecerá palestras sobre o que é hepatite, formas de contaminação e prevenção”, informou a enfermeira responsável pelo Programa, Silvana Novelli.
O encontro terá início às 13h no salão de eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI), e contará com a participação da Vigilância Sanitária que orientará sobre o uso dos equipamentos e esterilização dos materiais. No local serão efetuados testes rápidos para hepatite C, que é uma doença que ataca o fígado, causada por vírus ou reações corporais a substâncias.

POLÍCIA - PM de Içara dá dicas básicas aos usuários de agências bancárias

Policia Militar e gerentes de agências bancárias, informam os principais cuidados que se deve ter durante grandes transações, com dicas simples que os correntistas podem seguir no dia a dia.

Depois de várias ocorrências de roubos e assaltos a Polícia Militar de Içara dá dicas sobre os cuidados básicos que se deve ter em idas e vindas em agências bancárias.
Segundo o Tenente Coronel Adiltom Maciel, comandante do do Pelotão Especial da Polícia Militar de Içara, no início da sema-na uma senhora, que havia estado em uma agência bancária da cidade, durante a amanhã, acabou tendo a residência assaltada, na localidade de Esplanada, em Içara
Conforme a Polícia Militar, que atendeu o caso, uma dupla entrou na casa da vítima, rendeu a mulher que mora sozinha e foram direto até a cozinha, onde estavam escondidos R$ 10 mil, dinheiro que havia sido retirado para o pagamento de algumas contas. A mulher não sofreu nenhuma agressão mas os ladrões sabiam que ela tinha o dinheiro.
Maciel acrescenta que um dos cuidados básicos, é sempre ter uma pessoa de confiança a-companhando durante o momento da transferência. “O cliente deve, sempre sair do banco direto para o destino com o dinheiro, nunca voltar pra casa ou ficar caminhando na cidade com a quantia”.
O coronel completou: “Caso o cidadão sinta que esta sendo seguido ou suspeite que haja alguém lhe observando durante a saída do banco, ligue imediatamente para as autoridades ou informe a equipe de segurança da agência”, finalizou.
Um dos gerentes da agência do Banco do Brasil, no Centro de Içara, Márcio dos Santos, explica sobre os cuidados que são repassados aos clientes em processos como esse. “Quando a muita movimentação de dinheiro aconselhamos sempre, que a pessoa seja acompanhado de alguém de confiança. E antes de qualquer grande retirada sempre é feito uma investigação prévia, se não existe nenhum tipo de golpe envolvido”, explica.
Também não devem usar senhas bancárias com datas de aniversários.

VARIEDADES - Palestra incentiva alunos a usarema a criativadade

Os alunos da EMEF Lúcia de Lucca, do bairro Jardim Silvana, em Içara, após palestra com nutricionistas da rede estadual de saúde, confeccionaram bonecos com as frutas que trouxeram de casa.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Lucca, que atende alunos de 1ª à 5ª séries, localizada na rua Melchíades Bonifácio Espíndola, no Bairro Jardim Silvana, em Içara, promoveu uma viagem de estudos para os alunos da 4º série, A e B.
Sob a supervisão da professora Sônia Ângela Scott Colle, eles foram ao Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, na tarde de terça-feira, no dia 18, para participarem de uma sessão de teatro com o tema “Nada na Manga, tudo na Rua”, a-bordando a Mágica no Processo Educativo.
Segundo a coordenadora pedagógica Gislaine Aparecida Crescêncio Pizzetti, a intenção agora é poder levar todos os estudantes para assistirem à peça. “Os alunos ficaram fascinados com o que eles viram. A nossa intenção depois é trabalhar na literatura, em torno da magia nos livros”, relata a coordenadora.
Já na quarta-feira, dia 19, houve o encerramento do projeto trimestral Escola: Espaço de Criar, Tempo de Aprender, Alegria de Viver” que enfatiza a Qualidade de Vida.
“Houve uma palestra com as nutricionistas da rede municipal, e após o evento, cada turma fez a montagem de seu boneco de fruta, com as diversas frutas que eles escolheram e trouxeram de casa”, revela Gislaine, acrescentado que a escola procura incentivar a prática da boa alimentação, ensinando os alunos a realizarem escolhas saudáveis e nutritivas.
Será definido, durante uma reunião na segunda-feira, o tema a ser abordado no próximo trimestre. “Ainda não temos uma definição, mas a intenção da escola é trabalhar algo relacionado com o meio-ambiente, incluindo também a reciclagem”, finaliza a coordenadora sobre os planos que a Escola Lúcia De Lucca possui para 2010.

ESPORTES - Esportes movimenta o fim de semana em Içara

A Fundação Municipal de Esportes de Içara terá um fim de semana movimentado, com várias atividades esportivas, e o destaque vai para o primeiro festival de xadrez, no Módulo Esportivo.

O fim de semana será movimentado com a prática de várias atividades esportivas em Içara.
De acordo com Flávio Feliberto, presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara, as atividades começaram na sexta-feira, dia 21, quando Içara recebeu atletas de Jaraguá do Sul, Blumenau e Morro da Fumaça,para as disputas de futsal Sub-11.
No primeiro confronto, ontem Içara venceu Apama/Blumenau, no Ginásio Sest Senat. Hoje, os demais jogos serão no Ginásio do Colégio Cristo Rei.
No sábado, as atenções estão voltadas para o Circuito de Vôlei de Dupla de Areia, nas categorias Sub-11 e Sub-16, em ambos os sexos, disputas que serão realizadas na quadra de areia do Colégio Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete..
Hoje também será realizado o 1° Festival de Xadrez, em três categorias, até 13 anos, até 15 e aberta, e os en-xadristas podem se inscrever na sede da FME no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, no bairro Primeiro de Maio. E as atividades acontecerão no Pavilhão da Fundação Assistencial de Içara (FAI), no Centro de Içara.
As competições encerram no domingo, com a realização do 1° Circuito Içarense de Vôlei de Quadra, categoria adulto, com a participação de seis equipes da região.
Até o momento se inscreveram na competição: Cocal do Sul, Criciúma Canguru A e B e Içara A e B.
Os jogos serão realizados na quadra esportiva do Colégio Cristo Rei, no Centro de Içara.