O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Edição 1.839:EDITORIAL - DEM e PMDB lavam roupa suja

Em reunião fechada a quatro chave, sem a presença da imprensa, os dois partidos trataram de colocar os pingos nos ís.
Pelo que parece aquele amor todo que era demonstrado nas eleições de 2008 não é mais o mesmo. E isso é o reflexo da política em Içara.
Essa briga de casal, tem dois caminhos: a conciliação ou a separação. Que Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM) tem pensamentos diferentes, todos já sabiam, agora, se a união entre eles vai continuar, só o tempo dirá.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas
em Crônicas (38)


(...) Maria faleceu e Ritinha durante o luto do sétimo dia, não resistindo as perdas em sua vida, havia se jogado nas águas do rio, e morreu. Somente o pai estava vivo, mas abatido e sozinho.
Juvenal escutou a tudo isso muito abatido e, ao chegar em casa procurou as tranças de Ritinha e foi até a uma árvore próxima à casa. Ali prendeu o pescoço e suspendeu o corpo em um galho, dando cabo à vida. Bem cedo a família o encontrou morto e com as tranças presa entre as mãos. A dor cobriu a família de Juvêncio de luto.
O tempo passou e o povo poderia esquecer a desventura do rapaz se o passado não viesse bater à portas da localidade de Terra Firme ao chegar um caminhante roto, empo-eirado e cansado, pedindo para sepultar os restos mortais de sua família. E então ele contou que para atender ao pedido da esposa, de que gostaria de ficar na terra de seus pais, estava trazendo os restos mortais de Maria e de Ritinha para sepultar em Urussanga Velha.
E qual não foi o espanto de Tião ao ver chegar um homem alquebrado e vencido com um baú contendo os restos mortais das mulheres amadas de sua vida. Se José não tivesse reconhecido Tião, talvez eles nunca mais se encontrassem. Mas ao ver José, Tião ajudou o ex patrão a dar sepultura aos restos mortais da sinhá e da sinhazinha e quando Tião falou que ali jazia Juvenal, José foi às lágrimas e ali mesmo pediu perdão ao desventurado rapaz. Para compensar o mal que fez e que lhe retornou com tanta crueldade, José ofereceu a Tião o terreno do Retiro que ainda possuía, pois não pode vender em sua retirada, dali ele partiu para Araranguá, em busca dos parentes e lá pouco tempo mais viveu.
Tião viveu no Retiro por mais alguns anos e até o final dos dias contava a história do infeliz casal que foi vítima de um destino tão cruel e que certamente estariam vivendo nas estrelas o amor que não puderam viver na terra.
Na próxima semana voltaremos com mais um assunto de Nossa Terra Nossa Gente.

POLITICA - DEM traça estratégias de apoio a Raimundo Colombo

Após ao anúncio da pré-candidatura de Raimundo Colombro ao cargo de governador do estado, o partido se reuniu na noite de quinta-feira para definição de apoio com a Comissão .



Em ano de eleição, a preparação das estratégicas políticos começa muito antes do segundo semestre.
Na noite de quinta-feira, a Comissão Provisória dos Democratas, composta por aproximadamente 16 pessoas e alguns simpatizantes, se reuniram na Câmara de Vereadores de Içara, já que o ex-senador Raimundo Colombo confirmou a pré-candidatura para o cargo de governador do estado.
Conforme o presidente municipal da legenda, Renato Réus, as outras pré-candidaturas são “da vereadora Rommana Remor para deputada federal e de Celso Menezes e José May Ascari, como deputados estaduais”. Ele também acrescenta que as reuniões são realizadas mensalmente, para tratarem da organização dentro do próprio partido, além de discussão de estratégias para o fortalecimento das futuras candidaturas nas comunidades de Içara.
“O partido é o terceiro do município, com mais de mil filiados”, declara.
Sobre a reedição da tríplice aliança com o PMDB e PSDB, ele é objetivo. “Acho difícil, pois PMDB tem candidato a governador”, mas não descarta que seja feita uma tríplice aliança juntamente com o PP.
Já a nível nacional, o partido apoiará o tucano José Serra à presidência.
Mas o assunto mais importante a ser discutido na reunião deveria ser com o PMDB, algum tipo de cobrança, pois tinha peemedebistas participando do encontro.
O Jornal Içarense foi convidado a se retirar e que no final do encontro o Renato Reús repassaria o assunto discutido, fato que não aconteceu até o fechamento da edição.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Os eleitores nos escolheram, nos deram o direito de administrar a cidade, mas a oposição não aceita isso. Eles deveriam contribuir com a cidade e não atrapalhar a cidade. Deixem que a população nos julge. Se nosso governo for ruim, na próxima eleição seremos convidados a nos retirarmos do paço, da mesma forma como eles foram””. Vice-prefeito Jose´Zanolli (DEM), respondendo a oposição, que entrou com processo de cassação dele e do Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB).

As explicações
referentes aos exames de anemia infecciosa eqüina realizados no município, serão apresentadas aos vereadores de Içara, nesta sexta-feira, às 17h, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal.
Conforme o requerimento do vereador An-dré Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), o motivo da reunião é buscar mais informações sobre os exames, já que há criadores com dúvidas. “Os criadores de cavalos estão com dificuldades para realizar os exames, outro motivo é a necessidade da certidão da realização dos exames para os cavalos participarem de eventos”; disse.
Para explicar sobre o assunto foram convidados o Gerente Regional da Epagri, Renato Bez Fontana, o Gerente da Cidasc, Vilmar Warmelling, o responsável pela defesa sanitária animal da região, Gean Carlo Canever, o secretário Municipal de Agricultura, Silvio João Viana, e uma comissão de criadores de cavalos.

O DEM

se reuniu na noite de ontem com o PMDB para lavar roupa suja, caso contrário não convidaria para o Jornal Içarense para se retirar da sala.
E pela cara deles o assunto era sério, pois o clima estava pesado. Parece que o casamento está passando por uma crise.

O vereador
indiciplinado do DEM, Neusi Berto Silveira, não participou da reunião.
Ele tem sido um severo crítico da Administração Municipal, principalmente de Gentil da Luz, e a comissão não tem coragem de encarar o homem.
Silveira está mais para oposição do que situação.

Márcio Toretti
responsável pela Defesa Civil de Içara, junto com a secretária de Fazenda, Cacilda Smielvski, prestigiaram em nome no prefeito Gentil Dory da Luz, a posse da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC - órgão responsável pela execução e mobilização de todas as ações de Defesa Civil da cidade de Criciúma.

Acontece
hoje, às 20h, no Centro Comunitário do Jardim Elizabete, em Içara, a posse da nova diretoria da UACI, que tem como presidente Simoni Serafim.

Parece
que a Ponte de Torneiro não é mais bandeira de Manoel Mota para buscar votos em Içara e Jaguaruna. Os moradores querem dar o troco nas urnas.

GERAL - OAB mobiliza os advogados de Içara

Durante reunião realizada na noite de quarta-feira sobre a implantação da Terceira Vara Estadual no município, Marion da Silveira e Elza Zanette foram nomeadas como delegada e adjunta.



Tendo como objetivo discutir a necessidade de implantação da Terceira Vara Estadual de Içara, o presidente da OAB de Criciúma, Robinson Conti Kraemer e o vice, Luiz Fernando Michalak, se reuniram com um grupo de advogados, em Içara, na noite de quarta-feira.
Conforme relata a escrivã do Fórum de Içara, Maria Luiza Espíndola, há 16 mil processos na comarca içarense nas duas varas e-xistentes, e mesmo com o empenho do grupo, fica difícil resolver os problemas de forma ágil.
A abertura de um concurso público para técnico judiciário também foi defendida pela classe.
Kraemer solicitou aos advogados para organizarem uma comitiva com destino à Florianópolis defender a criação da Terceira Vara em Içara, em reunião a ser agendada com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Eduardo Varella.
No encontro, as advogadas Marion Silveira e Elza Mello Zanette foram nomeadas respectivamente como delegada e delegada-adjunta. Elas são as novas representantes da OAB junto aos advogados que atuam na comarca de Içara.
Para Marion, a criação da terceira vara irá viabilizar o andamento dos processos, trazendo mais funcionários, como juiz e promotor. Contudo, ela destaca que a maior dificuldade é realmente a questão de contratação dos funcionários, pois já contam com a aprovação e o espaço físico. Já como delegada, afirma que ficou muito feliz com o convite e que pretende fazer uma boa gestão, juntamente com outros advogados da cidade, procurando agilizar os processos no Fórum.

POLÍCIA - Pais são investigados por maus tratos em Içara

O caso de maus tratos com crianças foi levado a justiça depois de denúncias de familiares e conhecidos e se forem condenados os pais podem pegar até quatro anos de prisão em regime fechado.



De acordo com levantamento feito pelas Polícias Civil e Militar de Içara, o maior número de Boletins de Ocorrência registrados no município são casos de agressões em mulheres e maus tratos infantis.
Dois procedimentos preparatórios foram instaurados no Ministério Público de Içara para apurar possíveis maus tratos infantis pelos próprios pais. Ambos tiveram a publicação no Diário Oficial no início desta semana. Os casos, já estão em andamento desde mês de março.
Caso seja comprovada a irregularidade, as investigações, que já estão ao cargo do promotor Márcio Rio Branco, deverão então se tornar inquéritos cíveis.
Ao todo, sete pessoas estão inclusas entre as partes.
Casos como esse são abordados pela polícia quase que diariamente, de acordo com a Polícia Civil o grande problema nas investigações é o medo das pessoas em denunciar o caso a justiça, sendo que as ameaças e agressões envolvendo mulheres são constantes no município.
A punição prevista para quem é acusado de violência infantil, no caso de maus tratos, a pena varia de dois meses a um ano. Se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave, a pessoa pode pegar de um a quatro anos. Já no caso de morte, o agressor pode ser condenado de quatro a 12 anos, mas todos estes casos irão depender da ficha criminal do acusado ou acusada, na qual muitas pessoas acabam sendo penalizada pelo Ministério Público com penas mais leves.

VERIEDADES - Aposentados em romaria rumo à Santa Paulina no domingo

Representantes das 52 Associações de Aposentados e Pensionsitas Idosos de Santa Catarina, que corresponde a mais de mil pessoas, vão conhecer e dar um abraço no santuário, em Nova Trento.




A Associação dos Aposentados e Pensionistas Idosos de Içara, que participou de um encontro estadual na cidade de Concórdia na semana passada, está participando da romaria em direção ao santuário da Santa Paulina, que foi canonizada pelo papa João Paulo II no dia 19 de maio de 2002, cujo santuário fica localizado na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, e é conhecido por atrair peregrinos de vários cantos do país em busca de milagres, ou por graças recebidas.
Conforme o presidente da entidade içarense, Antônio Novelli, sairão dois ônibus do munícipio no domingo, dia 11, às 4h da manhã, com chegada no destino prevista às 9h, com cerca de 50 lugares cada um, dentre os quais somente duas vagas ainda estão disponíveis. “O horário de chegada será combinado durante a viagem, já que algumas pessoas podem querer ficar até um pouco mais tarde, e em dois ônibus é mais fácil conciliar”, argumenta.
Ao todo, irão representantes das 52 associações estaduais, o correspondente à 1.200 pessoas, que após conhecerem o santuário, irão dar-se as mãos, abraçando a igreja.
Novelli também acrescenta que o evento também servirá como forma de manifestação, já que estão há tempos batalhando pelo projeto da vinculação do aumento do salário mínimo e a derrubada do veto 1.678 de 2006, motivo que já os levaram diversas vezes ao Senado, em Brasília, onde foram realizadas em torno de dez caminhadas, para poder chamar a atenção dos políticos sobre a causa dos aposentados. “O projeto já foi para o Senado duas vezes, mas foi retirado de pauta”, revela ele, finalizando que representantes políticos da Região Sul, também foram convidados para o ato.
Para quem quiser saber mais sobre a disponibilidade das vagas, ou conhecer sobre as ações promovidas pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Içara, o telefone da entidade é (48) 3432-8040, na rua Paulino Búrigo.

ESPORTES - Campeonato de Bocha movimenta canchas

Foi realizado na noite de ontem seis jogos válidos pelo Campeonato Içarense de Bocha, e encerrando a segunda rodada da competição os bochófilos voltam as canchas na terça-feira.



Na noite de ontem foi en-cerrada a segunda rodada do Campeonato Içarense de Bocha. Depois de uma terça-feira movimentada com oito jogos, os bochófilos voltaram as canchas espalhadas pelo município para a disputa de mais seis partidas.
Antes a bocha era um esporte praticado pelas pessoas mais velhas e com o passar do tempo passou a fazer parte também da vida dos mais jovens.
Hoje, a bocha de cancha passou a ser uma tradição no município e região, sendo que o número de equipes inscritas neste campeonato subiu para 30.
A Fundação Municipal de Esportes está contente com a integração das equipes na competição.
Confira os resultados: Cancha Barracão A 2 x 1 Cancha do Vânio, Cancha do Argeu A 0 x 2 Bar Darolt, Arco-Íres Tintas 2 x 1 Cancha do Ronado A, Darolt 2 x 0 Barão, Bar dos Amigos B 2 x 0 Cancha do Nanico A e Du Boa Vista 2 x 0 Bar da Cancha A.
As equipes da Cancha do Néio e do Gonçalves Esportes ficaram de folga nesta rodada.
As próximas disputas do Municipal de Bocha ocorrem terça-feira, dia 13 de abril, com mais seis jogos. Cancha do Vânio x Cancha do Néio, Cancha Barracão A x Cancha do Argeu A, Bar Darolt x Arco-Íres Tintas, Barão x Cancha do Nanico A, Bar da Cancha A x Bar dos Amigos B e Gonçalves Esportes x Du Boa Bista.
Folgam Cancha do Ronaldo A e Darolt.