O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

COLUNISTA - Maso Nyetto



PCdoB de Içara
escolheu nesta terça-feira os 14 membros que farão parte da Executiva. Uma nova reunião no dia 30, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara de Vereadores, definirá os cargos de cada um, inclusive o de presidente.
De acordo com a vice-presidente da Comissão Provisória do PCdoB içarense, Edna da Silva, “o foco é o fortalecimento e crescimento do grupo para construção de uma alternativa de esquerda em Içara para lançar candidatura própria à prefeito em 2012, defesa da manutenção do governo popular do presidente Lula e eleições de deputados estadual e federal.
A expectativa da comissão é reorganizar a sigla e a grande batalha é ampliar o números de integrantes, au-mentando as filiações e manter a postura partidária diante da Administração Municipal de Içara, através da fiscalização.

O vereador
Darlan Carpes (PP), mantém a posição e não vai retirar a lei antifumo.
Segundo ele, as pessoas não vão deixar de fumar por conta da proibição do consumo de produtos fumígenos em ambientes fechados. O que vai fazer é apenas adequar o projeto às leis estadual e federal.
A segunda votação deverá ser na próxima sessão, dia 28 de setembro, e Carpes garante: “nem que seja só com o meu voto”.

Segunda-feira
na sessão ordinária os vereadores de Içara apro-varam em votação única e por unanimidade a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentára) de 2010.
A LDO consiste na determinação das metas para posterior elaboração do orçamento que discriminará obras, ações, programas e atividades a serem realizadas pelo Poder Público. Por se tratar de matéria orçamentária não houve o horário político.

Ex-vereador
Valmor Rosso (PP) já confirmou que vai trabalhar na reeleição do deputado federal Jorge Boeira (PT) , com tem compromisso e não com um candidato do partido. E também vai disputar à presidência da Cooperaliança, não interessa que seja o candidato.

Enquanto
em Içara a escolha do presidente do PT, ocorre dentro da normalidade, em Criciúma, a disputa está em pé de guerra entre os grupos de José Paulo Serafim e Décio Góes.

Adilor Guglielmi
o Dóia, pode ser fritado dentro do PSDB, com a entrada da vereadora Tati Teixeira, que alega ter apoio de Henrique Salvaro.
Tucanos de Içara afirmam que estão com Dóia.

COLUNISTA - Elza de Mello - Nuances de vidas em crônicas (14)


Um sol morno e claro iluminava o Dia da Pátria, 7 de setembro, embora todas as previsões fossem de chuva. Depois do almoço meu marido Jorgemar convidou-me a visitar uma parente que há alguns anos não víamos, embora muito pouco contato tivéssemos com ela, a visita já estava planejada há algum tempo. Dona Laura era muito lembrada em casa de meus pais, ela era uma das primas de meu pai, que sempre elogiava a paciência, o bom humor e o carinho para com os familiares. Aliás, era uma das qualidades das filhas do tio Lucas Salustro, como era conhecido. Então fomos até a casa do Mauri e da Mariquinha, sua nora, onde ela está morando.
Já acometida por um AVC (Acidente Vascular Cerebral), pouca foi a conversa oral, mas muita a participação emocional; capaz de nos dizer tudo o pretendíamos conversar. E se acaso não entendíamos, ela escrevia o que pretendia nos dizer. Aí está a maravilha da linguagem escrita. Ela é capaz de nos dar capacidades para participarmos de eventos ímpares na sociedade. Veio-me na lembrança a passagem bíblica que fala do anúncio do nascimento de João Batista a Zacarias. Incrédulo, ele ficou afásico, mas ao nascer o menino, tão logo ele escreveu o nome que lhe seria dado, a língua como que desatou-se e ele pode então falar tudo o que precisava. É, a linguagem bíblica, tão cheia de metáforas, nos guia por diversas explicações.
Mas um fato até curioso, é a aquisição da escrita e da leitura por pessoas de idade avançada e que viveram em lugares tão ermos, como Dona Laura. Ela escreveu o nome do professor: João da Rocha Porto. Claro, aí tudo fica explicado. O educador era genro de Bertholino Liseu de Mello e, consequentemente, sobrinho do professor Salus-tiano Nunes de Mello; avô de dona Laura. Eles sempre conservaram a leitura e a es-crita nas localidades onde residiam. Logo que o professor Salustiano deixou o magistério em Urussanga Velha, mudando-se para a localidade de Coqueiros, ele preparou um aluno para seguir na escola de Urussanga Velha, o professor Salustia-no Antônio Cabreira. Tal era o compromisso com a educação!
Bem, o resto da tarde, nós passamos falando de tempos idos e vividos. E enquanto falávamos Dona Laura nos acompanhava com toda lucidez. Falamos dos antepassados, de pessoas que conhecemos apenas pelas falas de nossos familiares e, se estamos em uma terceira geração, em relação aos nossos pais, era como se estivéssemos no mesmo contexto. As nuances que víamos estava clarificada pela companheira de uma caminhada que antecedeu nossos dias. Dona Laura exprimia o prazer de relembrar os antepassados pelo brilho de seus olhos.
Uma coisa fabulosa é observar a ousadia de nosso ancestral, aqui, em Içara. Ele colocou a sua casa onde havia um olho d’água, em pleno campo de terras arenosas. Lá se vão 110 anos e o olho d’água continua existindo, e servindo ainda a comunidade.
É claro que houve muita preservação do ambiente. Onde foram retiradas as árvores naturais, foram plantadas as árvores frutífera, o cafezal, e toda espécie que pudesse servir à família e preservar o ambiente da nascente d’água. Não poderia faltar a água tão necessária à vida da família e as lidas no engenho de farinha.
Percebe-se então o senso de preservação ambiental. Talvez por ter sido pensado por um mestre de barcos, que deixara a rotina de embarcado para se tornar professor, houvesse tanto conhecimento e valor ao ambiente.
Só quando a chuva começou a cair, depois de um relâmpago é que deixamos a casa da Mariquinha e do Mauri. Voltei para a casa com a alma em festa por tão acolhedora visita.

Até a proxima semana com mais um assunto de nossa terra, nossa gente.

DISTRITO - Governador assinará OS da pavimentação até Barra Velha


O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) atende a uma reivindicação antiga dos moradores da Lagoa dos Esteves e da Barra Velha, ao assinar a ordem de serviço pavimentação.

O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) vai assinar a ordem de serviço para pavimentação do acesso entre a região das lagoas à Barra Velha.
O acontecimento se dará na próxima quinta-feira, 24, no Centro Comunitário do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
O custo da obra está orçado em apoximadamente R$ 3,2 milhões e é um convênio da Administração Municipal de Içara com o Governo do Estado.
Serão pavimentados 6,2 quilômetros, da Lagoa dos Esteves até a entrada da Barra Velha, passando pelas rodovias ICR-353 e ICR-358.
A construção será realizada pela Construtora Fer-nandes - Confer -, que venceu a licitação. A empresa deverá concluir a obra no prazo de 10 meses.
O governador tem atividades agendada para este dia no município içarense e participará de sessão solene da Câmara dos Vereadores de Içara, no Clube Ipiranga, às 19h.
Na ocasião ele receberá o título de Cidadão Honorário de Içara, por iniciativa da indicação do presidente da Casa, Acirton Costa (PMDB). A homenagem é concedida pelo Legislativo às pessoas que não são nascidas em território içarense, mas que contribuiram efetivamente com a população.

ESPORTES - Pugilista içarense volta para casa com medalha


O nome de Içara foi anunciado, quando o juiz da luta levantou a mão de Marcelo Lalau e consagrou o lutador como campeão, garantindo vaga na disputa do cinturão de peso médio.

A concentração para o Içara Fight é total. Será no evento de outubro que o pugilista Marcelo Lalau confirmará, ou não, a vaga para a final do cinturão ca-tarinense de peso médio (a-té 75kg). Pelo ranking atual, ele já está garantido. É que domingo, dia 20 de setembro, nocauteou Mateus. E com isso, conquistou em Lages o título da quinta etapa da competição, assumindo a ponta da tabela, onde antes era vice de Cláudio Antunes.
Também no planalto catarinense, o içarense João Cassadore, 18 anos e 61kg, se isolou no ranking. E Ademar Banana, de 58kg, foi vice da etapa.
Lalau retornou para Içara na tarde de segunda-feira. E com a medalha no peito, já voltou também aos treinamentos junto da equipe Black Team. Mas, sobre a preparação, ele destaca que a principal dificuldade é a falta de apoio. Ainda assim, sonha em representar a cidade nos Jogos Abertos de Santa Cata-rina (Jasc). E levar o nome da cidade para a categoria profissional em 2009.
O pugilista afirmou que nos teste realizados para a competição foi registrado que a força de seu soco é numerada de 100 à 120kg. “O boxe é um esporte clássico, e muito respeitado no mundo inteiro, por ser muito técnico sendo que é uma das competições mais perigosas, você pode entrar bem e sair em coma do ringue”, finalizou.
Com isso o atleta, além de ter muito empenho em seu treinamento, continua a procura de bons patrocínios, para esta modalidade que é tão antiga, mas conta com poucos adeptos na região. “Sabemos que o esporte não é uma modalidade popular, existe outras lutas que sempre são mais procuradas, pelos jovens, mas se fizermos um bom trabalho isso pode mudar. Sempre tenho em mente o tênis com nosso atleta catarinense, o Guga, que levou o nome do estado ao mundo e a modalidade esportiva a cantos do país que nunca tinham visto uma raquete”, finalizou o campeão iça-rense, que se prepara para novos desafios.

VARIEDADES - A pintora Ângela Cristina se diverte fazendo "Arte"


A artista, que já expôs os trabalhos, junto com outros pintores, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, afirma que a pintura é forma de expressão dos sentimentos, terapia e lazer.

A matogrossense de Canarana, Ângela Cristina Frizon Borba, que mora em Içara há 17 anos, faz pintura em tela há quatro anos. Jovem talento da arte içarense, já fez uma mostra dos trabalhos numa exposição coletiva na Casa de Cultura Padre Bernardo Junkes, no mês de maio.
Ela conta que a mãe, Noemi, percebeu que tinha um cuidado especial nos detalhes e cores dos trabalhos de Artes da escola. “Ela me incentivou para entrar na aula de pintura em tela, queria que eu pintasse uns quadros dos quais precisava”, relem-brou. No entanto, após se inscrever, Angela não gostava das aulas diárias. “No começo era uma briga, mas com o tempo fui melhorando e aprendendo a gostar de pintar. Hoje não fico mais sem a pintura”, confessa. Para a artista: “A pintura é uma terapia, um dom sem explicação, uma forma de expressar o que estou sentindo”.
O apoio dos pais, Simão e Noemi, é muito importante para que ela desenvolva um bom trabalho. “Eles sempre estão por perto quando estou pintando, dão sugestões e dizem quando posso fazer melhor. Isso me ajuda muito”, revelou. A jovem pintora faz quadros em tela de paisagens, animais, flores, humanos; de tudo um pou-co, a depender da vontade do momento e inspiração.
A obra “Bailarina” é uma das suas prediletas embora “todos os quadros tenham um valor sentimental.Gosto muito da “Bailarina, mas é difícil escolher aquele do qual eu goste mais”, explicou.
Quando questionada quanto às pretensões futuras relacionadas à profissão artística ela é incisiva: “não pretendo ir longe, não, planejo fazer faculdade. Não penso em expor em vários países. A pintura é meu lazer e passatempo. Não encaro como um ofício para ganhar dinheiro”, declarou.
Já vendeu três quadros, mas não espera da atividade retorno financeiro: diverte-se com o que faz e se orgulha do resultado das criações. “É uma sensação muito boa ao ver a obra pronta”, ressaltou. Sobre os presentes que ela deu a parentes ela brinca: “Tenho quadros espalhados por alguns cantos do país”.
Angela gosta do que faz e usa a sensibilidade também para projetar os dias vindouros: “Vamos ter um futuro excelente, embora muitas pessoas não acreditem, é o que espero”, concluiu.

POLÍCIA -Homem embriagado é preso após disparar tiros em bairro de Içara

O masculino de 60 anos foi preso segunda-feira e encaminhado ao presídio Santa Augusta, em Criciúma, após dar tiros para o alto, no Loteamento Salézio Teixeira, assustando moradores.

A Central de Emergência da Polícia Militar recebeu ligações por volta das 21h50min, desta segunda-feira, dia 21 setembro, que relatavam que um morador do Loteamento Salézio Teixeira, em Içara, estava disparando tiros para o alto.
A guarnição deslocou ao local e encontrou um grupo de vizinhos assustados com o morador M.P., 60 anos, autor dos tiros.
Em rondas, a guarnição localizou o homem em frente a residência, em visível estado de embriaguez e portando uma arma de fogo. Ao avistar aviatura, ele fugiu para dentro do terreno, vindo a ser detido pelos policiais e conduzido à Delegacia de Içara para lavratura de flagrante.
Após o interrogamento o acusado foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma, e agora ficará a disposição da justiça.
Os casos de pessoas com alto teor de embriaguês tem aumentado regularmente, deixando a população preocupada. Além do uso de armas de fogo ou arma branca (faca) os bêbados tem abusado no volante, provocando acidentes e atropelamentos nas rodovias.

GERAL - Prefeito de Içara e gestora da Educação vistoriam creche


A obra avaliada em R$ 1 milhão, que vai atender mais de 200 crianças de 0 a 6 anos e está sendo construída em anexo a garagem municipal, no Primeiro de Maio, deve ficar pronta em em 2010

Uma creche, com cerca de dois mil metros quadra-dos de área construída para atender mais de 200 crianças, está sendo construída no bairro Primeiro de Maio em Içara.
Executada em parceria entre a Administração Municipal e o Fundo Naci-onal de Desenvolvimento da Educação - Programa Proinfância e com valor estimado de R$ 1 milhão -, a obra vai manter crianças de zero a 6 anos em período integral e resolver os problemas de muitas mães que não têm onde deixar os filhos pequenos.
Vistoriada na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito, Gentil Dory da Luz e pela gestora municipal de Educação, Giovana dos Santos, a creche já está com as paredes praticamente levantadas e a previsão é de que até mea-dos de 2010 esteja atendendo a população.
“Precisávamos de um espaço para construir a creche e parte do pátio de obras foi garagem e agradaria a todos”, explicou Gentil da Luz, acres-centando que a destinado para este fim porque julgamos que a divisão não atrapalharia o espaço da localização é privilegiada e vai atender muito bem a todas as mães daquela região da cidade.
Para Giovana dos Santos, “é mais um passo sendo dado em direção da excelência na Educação e também na qualidade de vida das famílias de Içara”.
A nova creche está sendo feita na Rua Machado de Assis, no bairro Primeiro de Maio, em espaço anexo ao pátio de máquinas da prefeitura de Içara.

POLÍTICA - Gentil da Luz está confiante na absolvição do processo do PP


Na sessão de segunda-feira, 21, do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) o juiz, Oscar Juvêncio Borges Neto, votou pelo desprovimento do Recurso Contra Expe-dição de Diploma (Rced) 43 impe-trado contra o prefeitode Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), e o vice-prefeito, José Zanolli (DEM).
Neto entendeu não configurados os ilícitos a eles imputados. O julgamento foi suspenso, com pedido de vista do desembargador Newton Trisotto. O julgamento deverá ser retomado, assim que ele analise o processo. No caso de uma decisão da Corte contrária ao voto do relator, Içara po-derá ter nova eleição, uma vez que a chapa Gentil da Luz e José Zanolli conquistou 18.226 votos, ou 52,6% do total de válidos.
A Coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) move o Rced 43 por abusos de poder e-conômico, político, de uso indevido dos meios de comunicação social e, principalmente, fraudes nas contas, que caracterizariam o uso de “caixa 2” na campanha.
Segundo o juiz-relator “A simples rejeição das contas do prefeito não implica, necessariamente, por si só, prova de abuso de poder econômico, pois não existe prova robusta de prática de ‘caixa 2’, não havendo na rejeição efetuada por este Tribunal demonstração de capacidade para influir no resultado do pleito”. Também não viu ilícito na distribuição do panfleto que acusava o ex-prefeito, Heitor Valvassori (PP), de comparra ilegalmente terrenos da Prefeitura. Já a denúncia de uso indevido de meios de comunicação, através de site oficial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR), de Criciúma, por Gentil, quando era dirigente da instituição, Borges não encontrou nos autos nada que o levasse a crer de que houve autopromoção. Nem viu a-buso em reportagem publi-cada em julho/2007 pela Revista Metrópole sobre atos da SDR no qual aparece o então secretário e cita que Valvassari também fora fotografado e mencionado na mesma edição.
O prefeito peemedebista não esconde o contentamento pelo voto do relator do processo: “O sentimento é de muita confiança, desde o início nunca escondi que existe erro formal na prestação de contas da campanha, mas sempre fui criticado por não ter recursos no período da eleição. Deste modo as denúncias de abuso de poder e caixa dois não procedem”, desabafou.
Ele atribui a sua “fé inabalável na absolvição ao grupo de advogados que se dedicam ao processo. “Fiz tudo correto, não tenho o que temer. Acredito na Justiça, que tarda mas não falha; o Ministério Público (MP) já havia anunciado o desprovimento do Rced 43 e agora o juiz Oscar Juvêncio fez o mesmo, sendo que seu voto é baseado nos altos do processo”, complementou.
Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com o advogado da coligação recorrente do processo, Gabriel de Souza.

Edição 1.711: Editorial - Uma luz no fim do túnel

Pelos foguetes que estouravam no céu de Içara, na noite desta segunda-feira, parece que o Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli começam a ver uma luz no fim do túnel no processo de cassação. Já para a oposição, que esperava ver os dois longe do Paço Municipal, foi um balde de água fria
Da Luz e Zanolli obtiveram um ponto favorável, nesta segunda-feira, no julgamento do processo de cassação do diploma recorrido pela coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, formada pelo PP, PT, PSDB e PTB, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). O relator, juíz Oscar Juvêncio Borges, votou pela improcedência do pedido, mantendo a decisão de primeiro grau do juíz da 79ª Zona Eleitoral de Içara, Marco Augusto Ghisi Neto. Já o juíz Nilton Trisotto pediu vistas ao processo e encerrou as discussões. Agora, o TRE/SC vai definir uma nova data para o julgamento, mantendo o voto favorável do juiz relator em favor de Gentil da Luz. Agora com as explanações da defesa e da acusação, cabe os juizes do TRE absolverem ou condenarem o prefeito e o vice de Içara.
A expectativa é grande por parte do povo içarense e pela maioria dos políticos da cidade.