O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Edição 1.467 - Política: Nenhum candidato poderá ser detido ou preso a partir de sábado

A partir do próximo sábado — 15 dias antes do primeiro turno das eleições — , nenhum candidato poderá ser detido ou preso no país. A norma é estabelecida pelo Código Eleitoral Brasileiro. A exceção ocorre apenas para casos de flagrante, sentença por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.
A partir de cinco dias antes da votação até dois dias depois, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A regra vale igualmente para mesários e fiscais de partidos. Para estes casos, as exceções são as mesmas que valem para os candidatos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano estarão em disputa 52.137 vagas de vereador e 5.563 vagas de prefeito e vi-ce nos 5.563 municípios brasileiros. Cerca de 380 mil candidatos concorrem aos três cargos. A lista final com o número definitivo de candidatos aptos a disputar o pleito de outubro será definida pelo TSE até o dia 25 de setembro, quando todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem ter sido julgados.
Em Santa Catarina são 727 candidatos à prefeitos, 737 à vices e 12.847 à vereadores. Em Içara, são dois candidatos à prefeitos, dois à vices e 71 à vereadores, que disputam dez vagas para quatro anos.
O analista judiciário da 79ª Zona Eleitoral de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, alerta aos candidatos e eleitores que não incidam na prática de nenhum crime que venha a prejudicá-los até 5 de outubro.

Esportes: Criciúma espanta a crise ao vencer o ABC

O Criciúma conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro ao derrotar o ABC-RN por 2 a 0, nesta terça-feira, no Heriberto Hülse, em partida válida pela 25ª rodada da competição.
Os gols do confronto foram anotados pelos zagueiros Wescley e Everton, um em cada tempo de partida
Com a vitória, o Tigre passou a somar 29 pontos ganhos e se igualou ao Gama, que empatou com o CRB-AL na rodada. Com um ponto a mais está o ABC-RN, que conheceu a nona derrota na Série B.
Para chegar à vitória sobre o adversário, o Criciúma marcou um gol em cada tempo, ambos de cabeça. O primeiro foi de Wescley, aos 37min da etapa inicial, e o segundo foi anotado por Éverton, aos 12min da final.
No próximo sábado, os dois times voltarão a campo pela Série B do Brasileiro. O Criciúma terá como adversário o Fortaleza, às 20h30min (de Brasília), fora de casa, e o ABC-RN pegará o Paraná, às 16h, no Frasqueirão.

Variedades: Giassi apresenta ações em encontro da Acats

As ações de meio ambiente da Rede de Supermercados Giassi serão apresentadas, hoje, no Encontro Regional de Supermercadistas e Fornecedores do Sul do Estado promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em Criciúma, no Siso´s Hall, às 14h30min..
Os pontos principais do encontro serão os painéis sobre sustentabilidade ambiental e o consumo responsável de sacolas plásticas e ainda uma apresentação sobre o potencial de consumo da no-va Classe C.
O painel sobre Sustentabilidade Ambiental e o Consumo Responsável de Sacolas Plásticas será coordenado pela advogada Regina Almeida de Queiroz, assessora Jurídica da Acats, com a participação de Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida e do promotor de Justiça, Luciano Trierweiler. Na seqüência, Marileia Giassi Zanette e Franciele da Silva Schmoeller vão apresentar as ações sócio-ambientais da Rede Giassi.
A gerente de Atendimento da LatinPanel, Cristiane Haase Osso vai falar sobre o perfil desta nova Classe C e o potencial de consumo para o varejo. Cristiane vai mostrar as características destes consumidores e como potencializar as vendas na região, quem são e como estão (bolso, renda, posse de bens, cesta de compras), como se comportam ao ir às compras em termos de canais de compras, idas aos pontos de vendas, tíquete médio, dias de compras, entre outros.
No encerramento do encontro haverá uma palestra com o tema A Gestão das Competências e Comprometimento das Pessoas nas Equipes Vencedoras, com o professor Lievore.

Polícia: Por enquanto, ninguém foi punido no caso de vandalismo político em Içara

A campanha política eleitoral de Içara está movimentada. E não de uma forma positiva. Quase todos os dias, denúncias de vandalismo e terrorismo contra um partido ou outro da disputa pelo cargo de prefeito são realizadas.
São placas destruídas, materiais publicitários furtados, carros depredados, bombas caseiras nos comícios e casas residenciais etc.
A candidata à vereadora, professora Cléria dos Passos, da coligação "Por uma Içara Mais Humana", é uma das que sofreram com os atos ilegais. Há dez dias, quando realizava visita política no bairro Cristo Rei, teve parte da lataria do carro arranhada. Cléria registrou o Boletim de Ocorrência, mas ainda não teve resultado. "Quem fez isso não está contribuindo para a democracia do processo político. Espero que isso pare por aí", pede.
Dois veículos de candidatos do PP também foram depredados.
Na questão de materiais de campanha, a coligação mais prejudicada foi a "Por uma Içara mais forte". Dezenas de placas foram destruídas na cidade.
A última denúncia foi da dona de casa Santina Batista Mazuchelo, que teve o quintal tomado por uma bomba caseira. Segundo ela, a ameaça é política, pois é simpatizante do PP e tem uma placa do partido na frente de casa.
Apesar dos atos ilegais serem evidentes, ninguém foi punido no município. O vandalismo em placas de candidatos colocadas em locais permitidos, por exemplo, é crime com pena de até seis meses de detenção ou pagamento de uma multa que varia entre R$ 1,24 mil e R$ 49,8 mil.
O delegado da Polícia Civil de Içara, Nivaldo dos Reis está de férias. Em contato com a delegacia, todos negaram falar sobre o assunto.

Geral: Curso de gestantes do HSD está parado por falta de participantes

A chegada de um filho é um momento de extrema importância na vida de uma mulher. O amor, a responsabilidade, o modo de ver a vida e até o medo são vistos de forma diferente depois do nascimento de uma criança. Contudo, este também pode ser um período difícil, já que a mudança é enorme e brusca para uma mãe de "primeira viagem".
Para que o bebê receba todo o conforto de que precisa e sua vinda ao mundo ocorra tranquilamente, é necessária muita consciência e preparação. É para isso que existem os treinamentos e palestras para futuras mamães.
A importância do curso
Treinar e informar as grávidas de Içara e região é o que pretende o Curso de Gestantes do Hospital São Donato, que em parceria com a Secretaria de Saúde, oferece orientações sobre antes, durante e depois do parto.
Os principais objetivos são reduzir a mortalidade materna através de ações preventivas, discutir assuntos que são de extrema importância durante a gravidez e após o nascimento do bebê e destacar a importância da participação da família durante a gestação. "A grávida, inclusive, pode trazer quantos acompanhantes quiser para o treinamento", conta Luciane Schut, gerente de enfermagem do São Donato.
Juliana Cardoso foi mãe aos 16 anos. Ela participou de um destes cursos e enfrentou a gravidez de frente. "Eu não sabia o que iria acontecer. Não tinha idéia. Muito do modo como trato meu filho hoje veio do curso. E olha que eu sou uma ótima mãe", brinca ela, agora com 19 anos.
A equipe responsável
A equipe multiprofissional que ministra voluntariamente as palestras é formada por cerca de 10 profissionais da área de saúde. Entre eles, enfermeiras, médicos obstetras, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e pediatras.
Mesmo com toda a disposição da equipe, a população não reconhece a importância do curso. Devido ao não comparecimento das grávidas (na última reunião, apenas duas estiveram presentes), o grupo responsável se reuniu e decidiu que as aulas estariam canceladas até que no mínimo 10 gestantes façam as inscrições..
Até agora, apenas três confirmaram presença e o curso continua parado.
De acordo com Luciane, ele só voltará a ativa quando um turma foi fechada. "Estes profissionais vêm até aqui voluntariamente, deixam os consultórios e pacientes para este trabalho com o único objetivo de melhorar a vida de mãe e do futuro filho, e ninguém comparece. Ai fica difícil. Agora, apenas quando fechar uma turma, nós recomeçaremos os trabalhos", explica.
O curso tem duração de um mês, sendo os encontros toda quarta-feira na sala de reuniões do hospital. As gestantes recebem orientações, ensinamentos e exercícios, além de um café da tarde no intervalo das atividades.

Esportes: Caiçara perde e Vila Nova empata na Larm

Ocorreu no final de semana mais uma rodada da Primeira e Segunda Divisão do Regional da Liga Atlética da Região Carbonífera (Larm).
No sábado, jogando fora de casa pela Primeira Divisão, o Caiçara não esteve bem e foi derrotado pela Carbonífera Metropolitana por 2 x 0.
Depois de um primeiro tempo sem muita emoção, a equipe adversária marcou os gols no segunda etapa. Anderson, aos 20 minutos e Mateus, aos 39.
Com a derrota o Caiçara tem 6 pontos na competição, em três jogos, com duas vitórias e uma derrota.
Outros resultados: Meleiro 2 x 1 Caravaggio; Mãe Luzia 2 x 0 Internacional; Itaúna 1 x 1 Carbonífera Criciúma.
Pela Segunda Divisão o Vila Nova recebeu a visita do Verdão e empatou em 5 x 5 com gols de Rodrigo, Francis, Marquinho, Diego e Felipe, e marcou o primeiro ponto no Regional da Larm.
No domingo, o Caiçara enfrenta, no Estádio Diomício Freitas, o Meleiro, enquanto o Vila Nova recebe a equipe do Cristo Redentor.

Variedades? Programa Amigos da Viola reúne ouvintes

O programa Amigos da Viola reuniu os ouvintes no Sirizão Lanches, no Balneário Barra Velha, em Içara, na tarde desta sexta-feira, dia 12 de setembro. Todos foram acompanhar a transmissão da Rádio Difusora AM910.
Com seu jeito carismático o comunicador Irineu Martinhago entrou no ar às 16h30min e a comunidade foi prestigiar o evento no Sirizão Lanches, mais conhecido como o Bar do Baiano.
Vários brindes, entre bonés e adesivos, foram distribuídos entre os moradores presentes, que foram prestigiar o programa ao vivo.
De acordo com a coordenadora de programação Tarcila Werneki, o evento está marcando uma nova fase da emissora, que vai voltar a produzir programas externos. "Por muito tempo a rádio produziu programas desse modo, queremos voltar a interagir com nossos ouvintes, estar junto de quem nos escuta é sempre importante". comentou Tarcila. Ela também afirmou que os planos da rádio é levar uma vez por mês um programa para fora da emissora.
"O pessoal do bar sempre nos convidou para produzir algo em suas dependências, e quando tivemos uma oportunidade nós aproveitamos", finaliza.
O programa Amigos da Viola, que vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30min, pela Rádio Difusora AM 910, tem como principal meio de entretenimento a música sertaneja dando continuidade com o tradicional programa do falecido locutor Zé do Mato (Valdenir Zanette).

Polícia: Carro furtado em Cocal é abandonado no Rincão

Em rondas rotineiras na madrugada de sábado, a Polícia Militar do Balneário Rincão encontrou o Gol de propriedade de J.J.T., 58 anos, furtado algumas horas antes em Cocal do Sul. "Ao encontrar um carro abandonado, nós conferimos as informações. Neste caso, notamos que as características batiam", explicam os policiais.
O carro foi furtado em frente ao apartamento de um amigo da vítima, na Avenida Polidoro Santiago, no centro de Cocal do Sul. J.J.T. havia chegado no local por volta das 23h e só notou o furto quando estava indo embora, algumas horas depois. "Quando vi, o carro não estava mais lá. Então, liguei para o 190, que me informou que ele tinha sido encontrado na Praia do Rincão", conta o dono do veí-culo, mais aliviado.
Depois de vir dirigindo desde o local do crime, o ladrão bateu o veículo em um poste no centro do Balneário Rincão, em frente ao Boate New York. "Lá, eles abandonaram o carro e fugiram", relatam os policiais.
A frente do Gol branco, de placa IAU 7822 foi destruída pelo impacto da batida.

Geral: PMI inaugura ginásio de esportes e telecentro

Oportunizar o acesso a informática com internet gratuita a quem necessita é o objetivo do novo Telecentro do bairro Pedreiras, entregue sábado à comunidade. Lá, as pessoas podem acessar qualquer site para pesquisa e leitura, enviar currículos para possíveis empregos e vender ou comprar mercadorias.
O telecentro comunitário da comunidade de Pedreira leva o nome de Luiz Gustavo da Luz (em memória). A inauguração é uma parceria entre o Governo Federal, Ministério das Comunicações e Administração Municipal de Içara. Nele, 11 computadores estão disponíveis à população.
O Bairro Pedreiras foi escolhido para a instalação em virtude do fácil acesso a SC-444.
Também no sábado, a Administração Municipal de Içara entregou um ginásio de Esportes na comunidade de Esplanada, que leva o nome do desportista José Adilson Borges (em memória).
O ginásio tem uma área construída de 922,26 m². Toda esta área é ocupada com arquibancadas, espaço para portadores de deficiência física, dois vestiários com chuveiros e banheiros e depósito para colocação de materiais esportivos. E na área externa, há um grande estacionamento.
As inaugurações contaram com a presença do prefeito em exercício Naelti Vianna,dos secretários, autoridades, além das comunidades em geral.
No ginásio foram realizadas uma apresentação de dança dos alunos de PETI da Esplanada e uma partida de futebol de salão entre atletas da comunidade.

Edição 1.466 - Política: Com medo de pressão vereadores do PP não participam de sessão

Os representantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV), que reúne agricultores e lideranças de diversos segmentos em Içara, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira com o diretor da Câmara, Aurélio Dorschaidt, e ficou marcado um encontro com os 10 vereadores às 18h-15min, para que os mesmos assinassem um projeto de iniciativa popular que solicita que sejam feitos novos estudos na Área de Permanência Ambiental (APA) que trata da instalação da Mina 101, de propriedade das Empresas Rio Deserto, nas localidades de Santa Cruz e Esperança.
Apenas cinco vereadores estavam presentes, o que também fez com que a sessão não fosse realizada por falta de qüorum. Não compareceram os vereadores favoráveis a instalação da mineração: Darlan Carpes, Íara Martínez, Joaci Domingos Pereira, Luiz Otávio Nunes e Francisco Hortêncio Motta, todos do PP.
No dia 8 de setembro a sessão foi encerrada pelo mesmo motivo: falta de vereadores, com a presença do MIV.
O vereador Silvio Viana (PSDB) questionou se as faltas seriam descontada dos parlamentares, pois havia segurança na Casa e não tinha nenhuma justificativa da ausência deles. O mesmo afir-mou Adelir Cabreira (PMDB). Por sua vez, Costa respondeu que vai buscar um parecer da assessoria jurídica para depois se manifestar. O advogado da Câmara Legislativa, Paulo Sérgio Borges, afirmou que vai se pronunciar logo que for consultado pela Mesa Diretora. da Câmara.