O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Oliveira premete tentar buscar recursos ao HSD
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Poeira toma conta das ruas e calçadas do Centro de Içara
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Colombo passa por Içara e entrega veículo à FAI
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDIOTRIAL - Governador agrega políticos em Içara

Depois de ser eleito o Go-vernador Raimundo Co-lombo pisou pela primeira vez em Içara nesta quarta-feira. Somente nas eleições de 2008 veio três vezes.
Acompanhado do vice E-duardo Moreira, foi solicito para tirar fotos com estu-dantes, lideranças políticas e senhoras da cidade. Foi ba-julado pelas crianças e pe-los adultos todo o momento em que esteve em Içara.
Agora, resta saber qual o partido que o governador vai migrar, pois a saída do DEM é uma questão de tempo. Com certeza, muitos vão junto com ele, como é o caso do vice-prefeito de Içara, José Zanolli.

CHARGE

De olhovivo no Brasil

Ministra defende os direitos para empregados domésticos

As trabalhadoras domésticas conseguiram o reconhecimento de alguns direitos trabalhistas, mas ainda é preciso avançar nessa questão, defende a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.
“Os que são contrários argumentam que isso encareceria o trabalho doméstico. Como é um trabalho realizado dentro de residências poderia, com essa ampliação dos direitos, provocar uma tendência dos pa-trões de abrir mão de trabalhadoras que reivindicassem esse tipo de tratamento igual (ao de outras categorias) e dar preferência para trabalhadoras que aceitassem trabalhar de forma mais precarizada”, afirmou.
A ministra argumentou ainda que houve um aumento na renda das famílias nos últimos anos e que uma classe trabalhadora não pode ser penalizada por exercer os direitos. “Não é possível pensar que dentro de um processo no qual tantos setores da classe trabalhadora se beneficiaram pelo desenvolvimento (econômico) que tenhamos um grupo que seja penalizado para manter a integridade da renda de outros grupos”.
A subsecretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Angélica Fernandes, disse que o governo está trabalhando para poder equiparar os direitos das trabalhadoras domésticas ao de outras categorias. “Constituímos um grupo de trabalho para estudar os impactos socioeconômicos da ampliação de direitos para a categoria. Nossa intenção é, a partir do que já existe de le-gislação para esse grupo, verificar quais são os outros elementos que devem ser assegurados”, comentou.
Angélica disse ainda que o governo, as trabalhadoras e representantes dos empregadores precisam discutir como deve ser a garantia desses direitos.
De acordo com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial há no Brasil 7,2 milhões de trabalhadores domésticos — 93,6% desse total são mulheres. Entre as trabalhadoras domésticas, 61% são negras e 28% delas tem a Carteira de Trabalho assinada.

POLÍTICA - Governador participa da entrega do Centro de Eventos da FAI

Içara conseguiu espaço na agenda da comitiva do Governo do Estado que visitou a Região Carbonífera; o governador esteve na cidade durante inauguração do Centro de Eventos da FAI.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O governador de Santa Catarina, Raimundo Co-lombo (DEM), e o vice, Edu-ardo Pinho Moreira (PM-DB), cumpriram roteiro na região da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma nesta quarta-feira, dia 27.
Em Içara, a comitiva que também trouxe secretários de governo e deputados, chegou às 14h30min e ficou por cerca de uma hora no Centro de Eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI) que, apesar de funcionar desde 2009, foi inaugurado oficialmente na ocasião.
As autoridades, encaminhadas pelo prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e vice-prefeito José Zanolli (DEM) abriram o laço da faixa simbólica de inauguração; receberam cestas com produtos feitos de mel, da Administração Municipal; e assistiram a uma a-presentação dos atletas de karatê. Além disso, presenciaram a entrega oficial de um carro para uso da FAI.
No momento das declarações das autoridades, o prefeito de Içara agradeceu a presença das lideranças políticas e elogiou a atuação do Governo Raimundo Colombo em todo Estado.
O vice-governador Edu-ardo Moreira (PMDB), cumprimentou os içaren-ses com entusiasmo e comentou sobre os trabalhos de visitação aos municípios. “Estamos comandando uma grande equipe da administração pública, que visita os municípios a fim de coletar as expectativas dos prefeitos. Tenho orgulho dos governantes que temos encontrado nestes dias”, explicou Moreira, sobre visitas às Regionais.
Para o vice-governador, a oportunidade ajudou a equipe a “a ter muito mais conhecimento da realidade das regiões do Estado”.
Após Moreira, o governador Raimundo Colombo tomou a palavra e comentou também sobre as visitas feitas pela caravana.
“Nosso objetivo é deslocar o governo para perto das pessoas. A tendência dos governantes é saber das coisas pelos jornais e pressões de lideranças políticas. Queremos mudar esta realidade”, enfatizou Raimundo Colombo.
De acordo com o governador, uma reunião com todos os membros do governo será realizado para explicar a importância das relações com as pessoas.
A equipe do Governo do Estado visitou ainda as dependências do Centro de Eventos e participou de um coquetel.
Às 16h, o grupo foi para o Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, onde participou de um seminário de trabalho para fazer um resumo das visitas do dia.
O secretário da SDR Cri-ciúma, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, comentou que durante o seminário o governador ouviu um levantamento de questões pendentes, como obras a serem finalizadas.
Estiveram presentes os deputados estaduais Adi-lor Guglielmi (PSDB); Al-tair Guidi (PPS); Ada Fara-co de Luca (PMDB); Mano-el Mota (PMDB); além dos secretários estaduais de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Serafim Venzon; e Planejamento, Filipe Mello (PSDB).

GERAL - Secretário de Estado da Saúde visita HSD e recebe projetos

O Hospital São Dontato, de Içara, recebeu a visita do secretário de Saúde de Santa Catarina, Dalmo de Oliveira, que prometeu interceder pela instituição e dar parecer em até 60 dias.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)



O secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, cumpriu a agenda de visitas a hospitais da região Sul, em Içara, na manhã desta quarta-feira, dia 27.
A promessa de visita ao Hospital São Donato (HSD) havia sido feita pelo secretário ao prefeito Gentil Dory da Luz durante reunião em Florianópolis, em fevereiro.
Oliveira vistoriou as repartições da instituição, a-companhado do prefeito e gestores municipais, além do deputado estadual Ma-noel Mota.
A diretora administrativa do HSD, Cleide Geremi-as, junto com o presidente do hospital, Acirton Costa, fizeram uma explanação sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pe-la instituição e entregaram projetos com pendências para implantação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), construção de um novo centro cirúrgico e uma farmácia. O valor dos investimentos pedidos ao Governo do Estado chega próximo a R$ 2 milhões.
“O secretário gostou do que viu e prometeu intervir para ajudar. Agora vamos aguardar de 40 a 60 dias, prazo que ele pediu para dar um parecer sobre os recursos. Em maio estaremos novamente em Flo-rianópolis para conversar com ele”, contou o presidente do HSD.
O secretário declarou que tem feito questão de conhecer a realidade da saúde e geográfica dos municípios e veio a Içara especialmente visitar o HSD.
“A visita foi muito boa. Içara é uma cidade de médio a grande porte e está lo-calizada em uma região es-tratégica. Aqui no hospital são recebidos muitos traumas. Por isso, a necessidade de terminar a UTI, que deve ser licenciada”, observou Oliveira.
Segundo o secretário, a pasta da Saúde está passando por uma quarentena sem recursos para investimento. “Só vou poder dar uma posição afinada depois deste período, pois vou saber sobre a questão orçamentária. Mas, vamos fazer o possível para colocar a UTI para funcionar o quanto antes”, afirmou.
Para o integrante do Governo do Estado, a crise vi-venciada hoje pelos hospitais públicos, privados e fi-lantrópicos se deve ao sub-financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Os valores da tabela de remuneração do SUS aos serviços prestados pelos hospitais chega a ser infame. As entidades têm custo acima de 100% do que o SUS está pagando. A tabela não contempla as novas tecnologias e demanda do serviço de saúde que tem crescido muito nos últimos tempos”, desabafou Oliveira, destacando que o problema está onerando os município, sendo que alguns deles terão de fechar os hospitais.
Para se resolver o problema, o secretário explicou que os conselhos estadual e nacional de saúde têm tentado sensibilizar os deputados para fazer pressão junto ao Governo Federal.
Oliveira falou também sobre a necessidade de uma Unidade de Pronto Aten-dimento (UPA). “Içara precisa de uma UPA. Pois o hospital acaba virando um ambulatório”, reforçou.
Durante a visita, o prefeito fez questão de destacar o porte do município.
“Içara está entre as 20 maiores cidades do Estado. Além disso, é cortada pela BR-101. Comentei com o secretário a importância de Içara e do HSD, que acabou virando um hospital regional”, enfatizou Gentil.
Após a visita, Dalmo de Oliveira se dirigiu a Criciú-ma, onde se encontrou com o governador Raimundo Colombo para ir a instituições de saúde da cidade.

POLÍCIA - Auto escolas de Içara funcionam normalmente

As três Auto Escolas que estão em funcionamento em Içara estão atendendo normalmente mesmo após o bloqueio de 53 Centros de Formação de Condutores dentro de Santa Catarina.


Um pedido para que os cerca de 440 Centros de Formação de Condutores sejam fechados em Santa Ca-tarina foi protocolado na Vara da Moralidade Administrativa do Ministério Pú-blico Estadual.
A iniciativa é da Associação Catarinense dos Centros de Formação de Condutores (ACCFC) e tomada a partir do bloqueio do sistema operacional de 53 au-to escolas descredenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por ordem do Tribunal de Justiça (TJ) de Santa Catarina e também da Procuradoria Geral do Estado.
Independente do pedido ao MP, outros centros poderão ser fechados nos próximos dias por causa das ações (algumas individuais) que tramitam no TJ.
A intenção da ACCFC é cassar licenças, inclusive dos centros mais antigos, já que a lei estadual 13.721, de 2006, estabelece que apenas unidades que passaram por licitação podem operar em Santa Catarina.
O município de Içara conta atualmente com três auto escolas, todas localizadas no Centro de Içara.
De acordo com o proprietário da Auto Escola Fox, Jurandir Virtuoso, dos três estabelecimentos em funcionamento na cidade nenhum deles sofreu com o bloqueio do sistema e estão funcionando normalmente, cumprindo o serviço com os clientes. “Um caso como esse deveria ser levado em conta muito mais além do que os serviços feitos através de uma liminar, ou fecha todas 440 escolas ou não fecha nenhuma delas”, comenta Virtuoso.
Ele confirmou que tanto os alunos que já estão matriculados quanto os novos não precisam se preocupar, pois não irão sofrer prejuízo algum.
Pertencente a Regional Sul apenas dois municípios foram afetados pelo cancelamento. Forquilhinha e Morro da Fumaça, com u-ma escola de cada.

VARIEDADES - Jovens adventistas participam do Projeto Viva Melhor

O Projeto Viva Melhor, realizado pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Içara, ajudou pessoas a pararem de fumar e promove ações para melhoria da saúde física e espiritual.

(Divulgação)

Uma série de palestras com profissionais da área da saúde está sendo reali-zada no Bairro Aurora, em Içara, em todo o mês de a-bril. A iniciativa partiu de jovens da Igreja Adventis-ta do Sétimo Dia, de Içara, através de uma gincana.
Nas duas primeiras se-manas do mês, de 4 a 16 de abril, os moradores do ba-irro receberam, em uma ten-da montada na Praça João Demos, a psicóloga Rosi-mere Vieira, a nutricionis-ta Kátia Polidoro, o cirugi-ão-dentista Flávio Bay, e o pastor e professor Josias Morais. Os profissionais ministraram o curso “Co-mo deixar de fumar”.
“Muitas pessoas, real-mente, deixaram de fumar devido às orientações”, conta a secretária geral da igreja, Valdete Costa.
Na terceira semana, Se-mana Santa, o pastor Joel Morais palestrou sobre a vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cris-to. E na quarta semana, o pastor Padilha falou sobre os sete passos para a sal-vação, baseados na Bíblia.
O evento, organizado pe-las igrejas adventistas de Içara, continua até o próxi-mo sábado, dia 30, em to-dos os dias da semana. O Projeto Viva Melhor tem 10 anos e cada etapa acontece em um bairro diferente.
Os jovens da Equipe Branca, do bairro Jardim Elizabete, participaram da gincana com a montagem do auditório na Praça João Demos e na distribuição dos convites para as famí-lias do Bairro Aurora.

ESPORTE - Equipe de futebol da FME estreia no regional da LUD

Os atletas das escolinhas de futebol da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara se preparam para a estreia no Campeonato Regional da LUD no próximo sábado, dia 30 de Abril.

(Divulgação)

Neste próximo sábado, dia 30, a equipe de Futebol da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara es-treia no Campeonato Regional da LUD (Liga Urus-sanguense de Desportos).
A partida será em Jagua-runa contra a equipe local.
Nesta edição, a competição conta com 12 times da região. No ano passado a equipe Sub-12, treinada pelo professor e técnico da FME, Allan Rezende, sa-grou-se bi-campeão da competição regional e, Içara foi o único município a classificar-se nas três categorias para as finais, sendo vice-campeão no Sub-14 e Sub-16 e também levando o título de campeão geral do campeonato.
As equipes esperam conseguir o mesmo sucesso do ano passado, todos sabem das dificuldades, mas as escolinhas vem treinando bastante e os atleta se consideram preparados para qualquer partida. Os times de Içara querem mostram um bom desempenho já pensando no JASC.
A rodada completa será realizado no sábado e começam juntas, a partir das 8h30min, com os seguintes cruzamentos. No campo do Prospéra: E.C. Prospera x DME Nova Veneza; em Morro da Fumaça: FME Morro da Fumaça x CME Urussanga; em Forquilhi-nha: CME Forquilhinha x Grêmio Sangão; em Crici-úma no Centro de Treinamento do Tigre: Criciúma Esporte Clube x Cermofu/Rui Barbosa; em Cocal do Sul: DME/Cocal do Sul x CME São Ludgero.