O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.015 - Içara, 23 de dezembro de 2010

Quem presidirá a Câmara de Içara?
(Arquivo/Jornal Içarense)


Ladrões roubam dono e clientes de lanchonete
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Mô é eleito presidente do Clube dos 50
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Maioria assume que vota em Carpes

É claro que não se pode contar com o ovo antes da galinha mas o vereador Darlan Bitencourt Carpes está com um pé na presi-dência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Içara. E isso se nenhum dos colegas de Legislativo roerem a corda no acordo e voltarem a trás da palavra dada. Os acordos já foram feitos e pelo andar da car-ruagem a lógica é essa.
Carpes foi decisivo em outras eleições e teve presi-dente que não honrou o compromisso e hoje, ele precisa dos votos dos cole-gas, mas para mostrar que tem caráter, amanhã, tem que cumprir o assumido.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES


Dano Social

Quando pensamos nos conflitos ligados ao Direito do Trabalho, devemos anali-sá-los considerando tratar-se de um Direito Social, Direito Fundamental que ele efeti-vamente o é, pois assim o de-fine a nossa Lei Maior, logo no art. 1º, quando consagra a dignidade da pessoa hu-mana bem como os valores sociais do trabalho, à catego-ria de fundamentos do Esta-do Democrático de Direito.
Assim, não perdendo de vista a importância social do Direito do Trabalho, deve-mos considerar que muitas vezes o desrespeito a uma norma traba-lhista afeta muito mais que a relação em-pregado/em-pregador, pois muito além do direito indivi-dual envolvido, tal desrespeito pode gerar um mal social.
Segundo a A-NAMATRA (Associação Na-cional dos Magistrados Tra-balhistas), dumping social são as agressões reinciden-tes e inescusáveis aos direi-tos trabalhistas que geram um dano à sociedade, como o não pagamento de horas extras ou deixar de registrar os empregados.
Essa prática de desrespeito às normas trabalhistas acaba favorecendo empresas que não observam a legislação trabalhista e prejudicando a-quelas que cumprem as nor-mas, pois a empresa inadim-plente tem um custo menor com o pagamento das obri-gações, tornando os produ-tos mais baratos, o que leva uma con-corrência desleal, fazendo com que outras empresas também acabem desrespei-tando os direitos sociais, constitucionalmente ga-rantidos, para poder se tor-nar competitiva no merca-do, gerando um círculo vicioso.
Nestes casos, a reparação do dano não pode se restrin-gir às ações propostas indi-vidualmente, merecendo também uma reparação pe-lo dano social gerado, ou, nas palavras do jurista Jorge Luiz Souto Maior: “a repa-ração do dano, em alguns ca-sos, pode ter na-tureza social e não meramente individual. Não é, portanto, do interesse de res-sarcir o dano in-dividual que se cuida”. Nesses casos, em que as práticas do empregador se configuram práticas ilícitas e o dano ul-trapassa as relações indivi-duais do Trabalho, afetando a sociedade como um todo, existe um dano social, advin-do de uma prática ilícita e passível de indenização, cujo instrumento nor-mativo que prevê tal indenização é o Código Civil Portanto, con-siderando o princípio da fun-ção social do contrato e dos direitos humanos funda-mentais, os magistrados de-vem aplicar a indenização suplementar prevista no Có-digo Civil, ao constatar práti-ca ilícita pelo empregador capaz de causar dano social.

POLÍTICA - Vereadores elegem nova Mesa Diretora nesta quinta-feira

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, para o biênio 2011/2012, acontece na noite desta quinta-feira, dia 23; o nome mais cotado para a presidência é de Darlan Carpes.

Desde a última sondagem feita pela reportagem do Jornal Içarense, no dia 7 de dezembro, sobre a intenção de voto dos vereadores içarenses à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, pouca coisa mudou. A maioria dos votos contabi-lizados, seis deles, continua sendo para o vereador Darlan Bitencourt Carpes, líder da bancada do PP.
Uma nova informação nos bastidores diz que, ca-so o progressista ganhe, de-ve ficar durante o ano de 2011 na presidência e depois cede o lugar para o tu-cano André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, que assume em 2012.
De acordo com o atual presidente, o peemedebista Acirton Costa, a composição da Mesa deve ser a seguinte: presidente Darlan Bitencourt Carpes (PP); vi-ce-presidente André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PS-DB); primeiro secretário Acirton Costa (PMDB); e segundo secretário Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP).

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Sou candidato a reeleição e vou em busca do apoio de todos os partidos. Fui o único presidente que conseguiu unir todos as siglas de Içara em prol da cooperativa”. Presidente da Coope-raliança, Pedro Deonísio Gabriel, que vai em busca do terceiro mandato em março de 2011.

Depois que o Prefeito Gentil Dory da Luz
afirmar que o empresário Sandro Serafim seria o candidato do PMDB em uma disputa da presidência da Cooperaliança o presidente do partido Adilton Tra-montim indicou Jorge Rodrigues como vice em uma composição com Pedro Deonísio Gabriel. “Se fosse pa-ra indicar um nome de consenso para vice seria o de Jorge Rodrigues, com a indicação de outras pessoas para o Conselho Administrativo, em caso de não se concretizar essa proposta o nome do PMDB para um chapa pura seria o de Sandro, que está sabendo deste acordo”, finalizou Tramontim.
Serafim, por sua vez, reafirmou que é pré-candidato a presidência da Cooperaliança e está articulando o lançamento do seu nome para janeiro. “Não vou me pronunciar sobre os comentários de Tramontim, mas não estava sabendo deste acordo”.
O presidente da Câmara Acirton Costa disse que Serafim é o candidato do partido e que Tramontim está fazendo alguma coisa para aparecer pois está isolado no partido.
Como é que o Sandro Serafim serve para ser candidato a presidente mas não serve para ser vice numa chapa com a atual direção da Cooperaliança? Acho que o PMDB está usando o empresário como moeda de troca.
Na minha opinião, o Jorge Rodrigues tem menos in-fluência e experiência que o Sandro Serafim, porque nunca presidiu uma associação de moradores e nem um entidade empresarial, o máximo que ele tem feito em Içara é apoiar financeiramente candidaturas de vereadores e deputados. Nada mais do que isso.

Tem vereador
que ainda quer barganhar alguma coisa antes de dar o voto para presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara.
Tudo se encaminha para a vitória de Darlan Carpes (PP), mas até a noite de hoje muita coisa pode acontecer. Em outras eleições o progressista foi a bola da vez e ajudou a eleger presidentes que não cumpriram o prometido. Agora, ele tem a chance de ser presidente, e deverá honrar a palavra enquanto estiver no comando do Legislativo içarense.
Você sabe quanto ganha o presidente da Câmara de Içara? Não? Vou ajudar: R$ 7.606.
Talvez por isso o grande interesse pelo cargo.
Outra expectativa é para o cargo de diretor da Câmara que está sendo disputado a preço de ouro. Pelo que sei o compromisso é dar a vaga para o ex-vereador Francisco Hortêncio Mota (PP), que já foi presidente da Câmara, quando estava no PFL.


Frase
“Nunca desista do sonho, se não encontrar numa padaria, procure na próxima.” (Anônimo).

GERAL - Anvisa suspende produtos de empresa do município

Falta de registro levou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspender a fabricação, distribuição e venda dos produtos saneantes produzidos por empresa do Presidente Vargas.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A falta de autorização para funcionamento levou a Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária (Anvi-sa) a suspender os sanean-tes da empresa ZNC In-dústria e Comércio de De-sinfetantes, com nome fan-tasia Propeq, locali-zada no bairro Presidente Var-gas, em Içara.
Conforme a determina-ção publicada no Diário Oficial da União os produ-tos não possuem registro junto ao órgão. A ação pre-vê suspensão da fabrica-ção, distribuição, comércio e uso em todo o território nacional das mercadorias saneantes produzidas pe-la empresa.
De acordo com informa-ções repassadas na empre-sa os produtos não regis-trados tiveram a produção interrompida e que os procedi-mentos neces-sários para a re-gularização já teriam sido pro-videnciados.
No local foi informado so-bre a necessi-dade de tratar o assunto com o dono do estabe-lecimento, mas o mesmo não foi encontrado até o fecha-mento da edi-ção do JI.
A determi-nação foi publi-cada no Diário Oficial da União juntamente com a suspensão da venda de outros dois produtos.
Se trata de dois lotes do medicamento Rubromicin, que apresentaram odor correspondente a mofo e resultado insatisfatório quanto à homogeneidade.
A empresa Top Hair Re-construtor Capilar Inteli-gente também teve os ser-viços suspensos pela A-gência Nacional.

POLÍCIA - Onda de assaltos atinge mais três estabelecimentos em Içara

Nas últimas 48 horas, três estabelecimentos foram alvo de assalto ou de furto no município, entre eles está uma lanchonete na ICR- 252 em que os funcionários e clientes foram rendidos.

(Daniela Soares/JornalIçarense)

Pelo menos três estabelecimentos no município foram alvo de assalto ou furto nas últimas 48 horas.
O último deles, conforme a Polícia Militar aconteceu às 5h30min de ontem, no bairro Jardim Elizabete. Uma loja do ramo calça-dista, localizada na rua Antônio Guglielmi teve a vidraça quebrada. Quatro pares de calçados foram le-vados. “È preciso que algo seja feito para conter esses assaltos”, disse.
Conforme o proprietário da loja, o fato foi percebido por um parente que mora no segundo andar do estabelecimento e escutou o barulho de vidros quebrados. Ele teria visto um jovem fugindo em uma bicicleta. O rastro de sangue deixado pelo autor do crime aponta que ele teria fugido para um milharal. O ladrão levou quatro pares de tênis.
Uma loja de roupas na mesma rua, foi alvo de assaltantes aramados que levaram R$ 500 na última semana.
Na madrugada de ontem, por volta da 1h, uma lanchonete foi assaltada na Rodovia ICR-252, que liga o Centro do município ao bairro Primeira Linha, em Cri-ciúma. O local foi invadido por dois homens encapuzados e armados que renderam funcionários e clientes.
A dupla levou o dinheiro que estava no caixa, cerca de R$ 150 dos clientes e um celular. Antes de fugir um dos homens teria feito um disparo para o alto. Alguns minutos depois, por volta das 1h30min, na Rua Paraná, no Distrito Balneário Rincão, R$ 1 mil levados em assalto. O autor do crime teria estado no local momentos antes e retorna-do para cometer o assalto. Ele estava armado com um revólver calibre 22.
O homem levou ainda o celular da proprietária da sorveteria, Z.T.L.G., 53 a-nos, e cigarros. Em seguida fugiu em um veículo escuro que o aguardava.

VARIEDADES - Paróquia São Donato completa 60 anos de fé

Em 1927, Içara tinha duas capelas dedicadas a São Donato; depois de brigas, em 1945 é construída uma única igreja, onde hoje funciona a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

(Divulgação)

A Paróquia São Donato de Içara completou 60 anos nesta terça-feira, dia 21. Pa-ra comemorar a data, a igre-ja realizou uma missa, presi-dida pelo bispo Dom Jacin-to Inácio Flach, da Diocese de Criciúma.
Mais de 1.500 pessoas participaram da celebra-ção, que teve a presença dos coordenadores dos Conse-lhos de Pastoral das comu-nidades, além das Pastora-is, Movimentos e Associa-ções Religiosas.
A confraternização ter-minou com o Evangeliza Show, apresentado pelo Grupo de Jovens Sacrário Vivo da Matriz São Donato.
Após a missa, houve con-fraternização com mais de 400 quilos de bolo e 900 litros de refrigerante. Após a ceri-mônia, os católicos assis-tiram a uma apresentação pirotécnica. “Quero, em nome da paróquia, agrade-cer todas as pessoas que co-laboraram e participaram da festa; ao comércio que fe-chou as portas às 20h, para que o povo pudesse partici-par; aos que fizeram a doa-ção dos bolos e refrigerantes e aos que organizaram e dis-tribuíram. Também aos jo-vens que fizeram acontecer o Evangeliza Show. Além dos que se envolveram na or-ganização e preparação da liturgia. Que São Donato continue intercedendo a De-us em favor de nossas famí-lias e comunidades”, decla-ra o Padre Marcos Rech.
A paróquia foi criada em 21 de dezembro de 1950 e o primeiro pároco, padre Bo-leslau Smielewski, assu-miu em 15 de janeiro de 1951.

ESPORTE - FME realiza modificações nas arenas esportivas

Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Flávio Felisberto, esteve no Fórum, nesta quarta-feira, e se comprometeu em fazer as alterações solicitadas pela Polícia Militar de Içara.

(Maso Nyetto/jornal Içarense)

O presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, Flávio Fe-lisberto, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, no Fórum da Comarca, juntamente com os órgãos de segurança para definir o futuro dos jogos de verão 2010/2011 no Distrito Balneário Rincão.
Felisberto afirmou que a equipe da fundação deverá realizar algumas modificações na arena antes de uma nova vistoria da Polícia Militar de Içara.
“Temos que informar a quantia de público nas arquibancadas, sinalizar as saídas, fazer uma planta baixa do local, que será feito sem problemas”, afirmou o presidente da FME.
Os serviços de mudanças nas arenas de competições do Praião B e do Coroa Bom de Bola deverão ficar prontos até sexta-feira, dia 24, dependendo apenas da vistoria da Polícia Militar de Içara. Se a sinalização for positiva os jogos dos dois campeonatos serão retomados neste sábado.
As duas arenas foram vetadas pelo Ministério Público de Içara na tarde de sexta-feira, que atendeu uma solicitação da Polícia Militar que alegava falta de segurança, tanto para o público quanto para os a-tletas, e não liberou álvara de funcionamento das du-as competições.