O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.228 - 9 de novembro/2011

MASO NYETTO/JI
DISTRITO: Jurê se reúne com PM para discutir segurança no Rincão
A fiscalização na beira-mar e nas ruas do Distrito serão intensificadas pela guarnição da Polícia Militar.



CALEBE BORGES/JI
POLÍTICA: Chapa 2 vence com votação esmagadora
Dalvânia Pereira Cardoso e os membros do grupo festejaram a vitória sobre a chapa 1 mostrando que o PP tem filiados de grande expressão




FRAMBER JÚNIOR/JI
POLÍTICA: PM aumentará as rondas na Praça da Juventude

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Davi venceu Golias no PP



“A vitória de Davi contra Golias”. Esta foi a definição de Dalvânia Cardoso sobre a eleição do novo Diretório do Partido Progressista de Içara. Ao contrário do que era esperado, a Chapa 2, que possuía menos lideranças expressivas do que a Chapa 1, saiu vitoriosa com 67,7% dos votos válidos, graças aos filiados de expressão. A vitória do Grupo de Dalvânia foi um aviso para algumas lideranças do partido e também para o PMDB, que tinha interesse no resultado da chapa 1. PP está vivo e com sede do poder.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Elza de MELLO

Aquém dos Trilhos Vidas em Crônicas (33)

O calendário destacava a data de 8 de novembro de 1936 na folhinha da parede do tradicional calendário. As famílias se movimentavam para o grande evento do dia que não poderá nunca ser esquecida. As gerações irão se sucedendo, mas, esta data precisa ser comemorada em toda a Região Carbonífera - o dia da inauguração do Hospital São José, em Criciúma, depois de dois anos de trabalho que teve início em 1934.
Conta-se que no dia da inauguração, cerca de cinco mil pessoas visitaram a instituição que contava com 20 quartos; 15 deles destinados aos doentes e cinco delas como sala de operações, curativos, capela, cozinha e administração. Uma grande obra para a década de 30 com recursos obtidos dos 10% sobre os impostos municipais, as contribuições da população e outras doações.
Certamente administrado com muita lisura e com a vontade de quem quer ver o município crescer, e a sua gente ser bem atendida. Assim nasceu o Hospital São Jose!
No dia da inauguração, o esperado dia 8 de Novembro de 1936, a estrada (não se pronunciava ainda o nome de rua) foi toda enfeitada com bandeirinhas e grinaldas. Para animar o evento, sete bandas de música estiveram presentes, reunindo os municípios vizinhos nessa façanha musical. Foi nesse dia também que as Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que estavam se estabelecendo em Forquilhinha, receberam o chamado para trabalhar no Hospital e, mesmo sem muita experiência na área da saúde, aceitaram.
E esses 75 anos de existência do Hospital São José também fazem parte da história de vida de muitas pessoas que vieram à luz e se fizeram personalidades em todas as instâncias; outras tiveram as vidas salvas e continuaram a construção da passagem com mais agradecimentos depois de uma longa enfermidade. Mas, o mais gratificante é saber que as famílias foram, e serão, sempre socorridas nas necessidades. A maternidade trouxe tantos criciumenses à vida que não há como negar a relevância do São José em todos os municípios da Região Carbonífera. Ontem e hoje, segundo a Irmã Cecília Martinello, as pessoas sabem que ao virem para o São José, serão atendidas porque é um hospital filantrópico de caráter privado e de utilidade pública. São cerca de mil profissionais atendendo diariamente, contando ainda com médicos residentes, acadêmicos de medicina e de enfermagem estendendo-se pelos 43 municípios da AMREC, AMESC e AMUREL, com uma população estimada em 810 mil habitantes. Este é o sinal da importância do Hospital São José.
Não há como negar que a exploração do carvão mineral, em Criciúma, foi um grande impulso para o desenvolvimento da cidade e, consequentemente para o Hospital São José. O grande fluxo de pessoas em busca de emprego fez com que os criciumenses pensassem na saúde da população e,no caso de doenças, um lugar seguro para tratar os doentes.
Com a administração de Cincinato Naspolini – 1930/1933, houve o planejamento de uma grande meta: educação lazer e saúde do povo. Foi o pontapé inicial para o início do hospital que passou a funcionar em 24 de janeiro de 1934 em um imóvel alugado. De lá para cá, só há desenvolvimento em saúde e crescimento do primeiro hospital na região. Ao São José, nossos votos de muitos anos nos servindo e aos iniciadores da instituição, nossos mais reconhecidos agradecimentos. A história do São José é também de nós içarenses, já que de Criciúma veio o nosso cinquentenário de emancipação político-administrativa.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Vitória esmagadora da chapa 2 na eleição do PP

Reunidos na Associação de Funcionários da Cooperaliança nesta terça-feira, os progressistas elegeram a Chapa 2 para compor a maior parte do Diretório Municipal do Partido.
CALEBE BORGES/JI
“A vitória de Davi contra Golias”. Esta foi a definição de Dalvânia Cardoso sobre a eleição do novo Diretório do Partido Progressista de Içara, que aconteceu nesta terça-feira, dia 8, na Associação da Cooperaliança, no bairro Jardim Silvana.
Ao contrário do que era esperado, a Chapa 2, que possuía menos lideranças expressivas do que a Chapa 1, saiu vitoriosa com 67,7% dos votos válidos.
“O nosso grupo não tinha a maioria das autoridades políticas de expressão, mas é composto por filiados fiéis e líderes de comunidades. Todos contrários a aproximação com o PMDB. A participação da juventude foi muito importante para esta vitória. A coligação do PP com o PMDB está descartada nas próximas eleições”, ressaltou Dalvânia, que esteve à frente das mobilizações antiPMDB.
A progressista comentou que iniciou no PP há 17 anos e conhece as lideranças do partido. “Estas lideranças não iriam aceitar um acordo sem passar pelas bases. Cada bairro tem sua liderança. No Jaqueline não é o vereador Itamar da Silva, no Bairro Aurora não é o vereador Darlan Carpes, e no Presidente Vargas não era o vereador Joaci Domingos, quando ainda era filiado ao PP”, observou a militante, com relação à bancada progressista da Câmara Municipal, que se uniu à Chapa 1.
Para Dalvânia, o PP voltou a ser o que era antes. Ela enfatizou ainda os boatos de que o prefeito Gentil da Luz (PMDB) estava pedindo voto para a Chapa 1. “Isto foi ridículo. Cada voto que ele pedia, nós ganhávamos dois. O PP mostrou que está unido e pronto para as eleições 2012”, disse.
Os lugares a preencher no Diretório Municipal serão distribuídos proporcionalmente entre as duas chapas concorrentes, ou seja, 67,7% de integrantes da Chapa 2 e 32,3% da Chapa 1. Os membros do Diretório e da Executiva, assim como o presidente, serão escolhidos na próxima quinta-feira, dia 10.
Os integrantes da Chapa 1 não foram localizados para comentar o resultado.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Coloquei-me à disposição do partido, por entender que posso contribuir. É uma decisão partidária. Mas, realmente, minha disposição é de disputar a majoritária. Contudo, é possível que haja dentro do PPS outros companheiros dispostos. O partido saberá resolver isso de forma inteligente e eficiente”. Charles Cargnin, se referindo ao PPS de Içara.

Dalvânia Cardoso
soube mobilizar os filiados do Partido Progressista e a Chapa 2 atropelou a Chapa 2, de Júlio César de Luca, Arnaldo Lodetti Júnior e cia, em colocou o partido na oposição ao PMDB.
A diferença não foi pouca e esse resultado foi um aviso para algumas lideranças do partido e também para o PMDB, que tinha interesse no resultado da chapa 1, de que o PP está vivo e com sede do poder.
Ela mostrou que uma grande articuladora e conseguiu minar os adversários que levaram um tiro no pé, pois muitos da chapa 1 não votaram neles próprios (Sei de alguns mas não vou dizer os nomes).
A ex-secretária de Administração criticou Edinho, ex-motorista de Gentil da Luz, que estava transportando pessoas para votar na Chapa 1.
Tuca Fabris postou no twitter: “Essas atitudes provam a força do PP e como os PMDBistas tem vontade de fazer parte do nosso time. Valeu vermelhos pelo reconhecimento! ABSURDO: Integrantes do PMDB e funcionários da prefeitura de Içara pedindo votos para Chapa 1 na convenção do PP. O principal cabo eleitoral da Chapa 2 é Gentil da Luz, cada voto pedido para Chapa 1 reverte-se a nosso favor. Obrigado Gentil!!! Prefeito Gentil da Luz tentando interferir na convenção do PP pedindo votos para chapa 1! Quero ética na política, vote chapa 2!
Gentil da Luz afirmou que a convenção do partido dele será no dia 26 de novembro e que em nenhum momento procurou interferir na eleição do PP. “O Edinho tem a cabeça dele e deve responder por ela. Cada cabeça é uma sentença” finalizou o prefeito.

O PPS
do Balneário Rincão está com a Comissão Provisória sob a liderança de Volnei João Lino. No momento, a sigla, que já conta com 100 filiações, trabalha para ter mais pessoas. De acordo com o presidente, existem mais 80 interessados entrar no partido, que deve formar Diretório em dezembro.
O empresário Jorge Mosquito é pré-candidato a prefeito e o engenheiro civil Nestor Back a vice.

Nesta quarta
às 19h30min, o Projeto Família em Ação promoverá uma palestra para pais com Pierluigi Piazzi (São Paulo).
O evento acontecerá no Salão da Igreja São Donato, na Praça Matriz.
O 2º Fórum Municipal de Pais e Educadores é voltado para pais, na quarta-feira, e para educadores e profissionais da saúde na quinta, a partir das 8h.
Participem!!!!

Frase
“Política é a arte de procurar por problemas, pesquisar se eles existem ou não, diagnosticá-los incorretamente e aplicar o remédio errado .” (Ernest John Pickstone Benn - Jornalista britânico)

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Festival de Teatro Amador de Içara segue até sexta-feira

O festival de teatro visa aumentar o interesse da população pela cultura e incentivar atores e atrizes da cidade a desenvolver talentos; a 10ª edição do evento começou nesta terça-feira.
CALEBE BORGES/JI
A 10ª edição do Festival de Teatro Amador de Içara iniciou nesta terça-feira, dia 8. A abertura contou com a apresentação da peça A Pena e a Lei, dirigida por Dory Búrigo.
O evento, promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, -acontece até sexta-feira, dia 11, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
Serão quatro dias de cultura, com a apresentação de 13 encenações teatrais, bate-papo e ciclo de filmes.
A partir desta quarta-feira, dia 9, as apresentações começam às 8h30min, com grupos da Casa da Cultura, escolas do município e, também, grupos teatrais da Região Carbonífera.
Na sexta-feira, dia 11, ainda haverá uma Oficina de Contação de Histórias, com o grupo Cirandela, de Criciúma. As inscrições para a oficina podem ser feitas na Casa da Cultura, pelo valor de R$15. As vagas são limitadas.
Segundo o professor de teatro da Casa da Cultura, João Gabriel da Rosa, o festival aumenta o conhecimento e o interesse da população pela cultura.
“Este festival é muito bom para ampliação de repertório dos alunos e para que seja fomentado o teatro na região. Precisamos de um incentivo para a cultura no município, e a atual Administração tem promovido isso”, destaca.
O festival é gratuito e aberto ao público.
As escolas que quiserem levar os alunos para assistir às peças precisam agendar horário com a Secretaria de Educação.


Programação desta quarta-feira:
Casa da Cultura - 8h30min: O Palhaço Que Perdeu A Alegria (EMEF Maria Arlete Lodetti); Em Busca do Chapeuzinho Rosa (EMEF Pe. Pacifico Dagostim); Um Conto de Fadas (EMEF Maria Arlete Lodetti); Uma Joaninha Diferente (EMEF José Réus) e O Sentido da Vida (EMEF Tranquilo Pissetti).
Casa da Cultura - 13h30min: Último Discurso (Grupo Teatral Joca); Homem Que é Homem (Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes); Comédias (Grupo Teatral Joca); Insanamente (Casa da Cultura Pe. Ber. Junkes).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Tráfico de drogas na Praça da Juventude Fernando Pacheco

Praça da Juventude esta sendo usada para tráfico e uso de drogas, apesar de rondas da PM o fato ainda acontece em plena luz do dia sob os olhos das pessoas que usam o local para prática de esporte

FRAMBER JÚNIOR/JI
Há um bom tempo a Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco, no Centro de Içara, vem sendo usada para o tráfico de drogas em plena luz do dia.
As pessoas que fazem caminhadas pelo local convivem com essa prática ilegal e querem uma providência dos órgãos competentes.
De acordo com o Major Jorge Luíz da Silva, da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, as pessoas quando perceberem qualquer tipo de movimentação suspeita devem ligar para 190 e passar as característiscas do indivíduo, carro ou motocicleta sob qualquer atitude suspeita para que os soldados façam a abordagem no momento do ato ilícito.
O oficial ressalta, que rondas são feitas periodicamente, mas, no momento em que a viatura se aproxima do local os suspeitos fogem sem deixar nenhuma pistas
O major promete uma atenção maior na praça, e pede que a população entre em contato com a Central de Emergência ao flagrar qualquer pessoa em atitude suspeita, e lembra que o maior parceira da polícia é a sociedade.
O tráfico de drogas ainda é o crime de maior incidência e um dos males que afeta a sociedade.
A Polícia Militar está com mais efetivos na rua, tudo leva a acreditar que essa prática, pelo menos, neste local tende a ser banida do cotidiano das pessoas que frequentam a praça. Outros lugares que receberão as câmeras de segurança também devem diminuir a incidência dos crimes.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Casa do Rock apresenta show internacional na sexta-feira

Direto de L’Aspezia, Itália, Double You se apresenta na Casa do Rock na próxima sexta-feira, dia 11; a apresentação promete ser o show do ano na danceteria, a festa também conta com Dj Sysco.
DIVULGAÇÃO
A Casa do Rock apresenta na próxima sexta-feira, dia 11, o show do ano.
A partir das 23h, grupo italiano de eurodance, Double You e banda, agita a maior e mais frequentada danceteria içarense.
Direto de L’Aspezia, na Itália, Double You traz à Casa do Rock as batidas dos anos 80 e 90, junto com o Dj da região, Dj Sysco.
Ingressos antecipados nos pontos de venda em Içara: Mar Aberto, Duetto Chopp Grill, Laços de Princesa e Acessórios.
Em Criciúma, os ingressos podem ser adquiridos na Rede de Postos Chile, e lojas A Musical Criciúma e Orleans.
Eles pagam R$ 30 e elas R$ 20. Os ingressos são limitados.
Double You surgiu em 1985. Em 1991 tornaram-se mundialmente conhecidos com a regravação da música “Please Don't Go” (de KC and the Sunshine Band). Chegaram a vender mais de dez milhões de discos em todo o mundo.
Em 2009, Double You volta as paradas e as pistas com o hit “If I Could Fall”, com uma pegada trabalhada numa linha mais pop. Esse hit foi relançado em 2011 com outros remi-xes. Em 2010, a novela Malhação, lança um novo CD, chamado “Malhação”, com o um novo hit Definitely Sure, no seu playlist.
A canção com estilo bem reggae, diferente de tudo que William Naraine já tinha feito, tocou em rádios do Brasil inteiro e conta como mais um sucesso na carreira do Double You.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Escolas de Içara não vão hospedar atletas do JASC

A Comissão Organizadora dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 7, que não será mais necessária a hospedagem de atletas em escolas içarenses.
As Escolas Municipais Ângelo Zanellato (Primeiro de Maio) e Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete) receberiam os atletas a partir desta quarta-feira, dia 9.
Segundo a gestora municipal de Educação de Içara, Vanusa Savi Mondo, a escolha foi uma questão logística. “Duas escolas de Criciúma decidiram abrir mais salas para hospedagem. Por estarem situadas mais próximas aos locais de prova, a troca foi realizada. Dessa forma, as aulas seguirão normalmente nos dois colégios içarenses”, explica.
O 51ª edição do JASC acontece de 10 a 20 de novembro, em Criciúma e contará com mais de 7 mil atletas de 106 municípios catarinenses.
Atletas Içarenses
A Fundação Municipal de Esportes de Içara representará o município no JASC por meio de uma delegação de 40 atletas. Eles competirão com equipes masculinas nas modalidades de Tiro de Equipe, Tênis de Mesa, Basquete e Karatê. No tênis competirão as equipes feminina e masculina.
Homenagem a ex-atletas
A maior competição esportiva do Estado já contou com a participação de muitos atletas durante estes 51 anos de competição esportiva. Na quinta-feira 10, a cerimônia de abertura vai homenagear aproximadamente 50 ex-atletas de Criciúma, entre eles Constantino Zomer.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO: Subprefeito consolida parceria com a PM visando a segurança

Em reunião realizada nesta terça entre o subprefeito Jurê Carlos Bortolon e o sargento Marshall Beling, comandante da Polícia Militar do Rincão, ficou firmado que a segurança será intensificada

MASO NYETTO/JI
Nesta terça-feira, um encontro na subprefeitura, ficou firmada mais uma parceria entre a Administração Municipal e a Polícia Militar no que se refere a segurança do Distrito Balneário Rincão.
O suprefeito Jurê Carlos Bortolon solicitou ao comandante da Polícia Militar do Rincão, Sargento Marshall Beling, que intensifique o policiamento na área Central, mais precisamente na extensão da Avenida Paraná até a beira-mar, nas atividades esporTivas (Praião, Coroa Bom de Bola, Suíço da Zona Sul, entre outros). Também re-quereu que a fiscalização seja ostensiva na beira-mar, onde está proibido a circulação de veículos durante a temporada de verão. Na Lagoa dos Freitas não será permitida a entrada de carros dentro dos limites dos banhistas.
A equipe da subprefeitura deve terminar de colocar as placas de sinalizações até sexta-feira
Beling se colocou a disposição da Administração Municipal no que for necessário para manter a ordem no Distrito, não somente na temporada, mas durante o ano.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.