O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CAPA: Edição1.894 - Içara, 26 de junho de 2010

Audiência pública definirá gestão compartilhada







Convênio de areão cancelado pelo Governo de Santa Catarina






Terceira rodada do Içarense será disputada domingo

EDITORIAL - Escolha entre Samae ou Casan

Mais uma vez os vereadores passam a discutir sobre a gestão compartilhada entre Samae e Casan. Agora o assunto vai passar pelo crivo da população com a realização da Audiência Pública no dia 30.
É importante ressaltar que o prefeito Gentil da Luz é favorável, enquanto o vice José Zanolli é contrário.
A Casan passou 30 anos no município e deixou a desejar, enquanto o Samae desde a sua criação, há mais de 5 anos, vem capengando, mas é auto suficiente e pode seguir carreira solo, sem uma segunda voz. Agora é com os içarenses.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Diverticulite - Diverticulose do Intestino Grosso (3)

Qual é o tratamento?
A maioria dos casos de diverticulose tem as queixas melhoradas com tratamento clínico. Dietas ricas em fibras e/ ou remédios que umedecem e aumentam o volume das fezes, diminuindo o esforço para evacuar, podem aliviar sintomas, prevenir novos divertículos e, principalmente, diminuir as complicações como a diverticulite. Remédios anti-espasmódicos que diminuem as contrações excessivas do intestino, podem ser usados.
O estresse emocional também tem sido relacionado com aumento dos espasmos do intestino e, assim, com aumento do risco de divertículos e as complicações. O tratamento da diverticulite depende da gravidade do caso, variando desde repouso, dieta sem resíduos e analgésicos, até uso de antibióticos, internação hospitalar com reposição de líquidos pela veia e cirurgia.
A cirurgia de urgência pode ser necessária quando há piora do estado geral, obstrução intestinal, perfuração da parede do intestino e infecção generalizada.
Cirurgias eletivas (planejadas com antecedência) podem ser indicadas em jovens com a doença, já que o risco de um novo episódio ao longo da vida é grande, em pacientes com crises freqüentes de diverticulite, naqueles com sangramento importante ou repetido, na presença de fístulas ou se há suspeita de outra doença associada (câncer, por exemplo). A cirurgia consiste basicamente na retirada da parte do intestino onde se encontram os divertículos, geralmente todo o cólon sigmóide. Algumas vezes não é possível realizar a junção das partes que restaram do intestino, sendo necessária uma colostomia com uma bolsa externa para coletar as fezes, em geral, temporária.
Na próxima edição vou falar sobre o Daltonismo, nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores. O nome é uma homenagem a John Dalton, químico inglês (1766-1844).
Bom fim de semana.

POLITICA - Audiência Pública para tratar da gestão compartilhada

Participação popular será realizada na próxima quarta-feira, 30, no salão paroquial da Igreja São Donato e posição contrária à gestão compartilhada entre Samae e Casan é dominante no legislativo.

A discussão sobre a gestão compartilhada entre Samae (Sistema Autônomo Municipal de água e Esgoto) e Casan (Companhia Catarinense de Águas e de Saneamentos) terá a contribuição da participação popular. A Audiência Pública para o debate da questão será realizada na próxima quarta-feira, 30, à noite, no salão paroquial da Igreja São Donato.
O vereador e presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), solicitou a realização da audiência por acreditar que o abastecimento de água e tratamento de es-goto são temas para ser discutidos com os içarenses. “A questão tem que ser discutida com a população. Eu sou a favor da opinião pública”, enfatizou.
O edil, Diego Vitorassi (PDT), comenta que é preci-so avaliar as pendências do serviço atual. “O Samae é do município. Todas as cidades estão buscando esse serviço, mas é preciso ver o índice de endividamento. Priorizando o que é melhor para o município”,
Já o edil Antônio de Mel-lo (PMDB), se posiciona contrário à gestão compartilhada. “Não se sabe quem vai ocupar a Casan se houver a gestão. Pode ser uma pessoa do outro la-do do estado, que não tenha compromisso com Içara. O Samae está próxima, as decisões administrativas são tomadas aqui”, argumentou.
O vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), popular Pola-kinho, compartilha do posicionamento contrário, por avaliar de maneira positiva os serviços disponibilizados a-tualmente. “O Samae é viável para Içara. A Ca-san em 30 anos no município nunca implantou um pedaço de tubo. Mas, defendo a realização da audiência pública”, considerou.
No mesmo sentido, o representante do Legis-lativo, Joacir Domingos Pereira (PP), acredita que a implantação da gestão compartilhada acarretaria em prejuízos ao município. “A gestão traria gente de fora para levar o nosso dinheiro”, declarou.
Representante do mesmo partido, o vereador Os-mar Manoel dos Santos, se diz “totalmente contra” a possibilidade compartilhada de prestação de serviços. “Não se muda algo que está dando lucro ao município. Vou discutir meus argumentos em audiência”, assegurou.
Também contrário, o vereador Itamar da Silva (PP), argumenta que o “Sa-mae é um negócio que dá certo para Içara”, e acrescenta que “a Casan nunca fez um metro de rua em Içara”. “Ninguém compra um avião pegando fogo. Há in-teresse pessoal em realizar a gestão”, finalizou.
O suplente Arlindo Luci-ano (DEM), que substituirá o licenciado Neuzi Bento Silveira, disse que não há uma data oficial para assumir a vereança, mas que após o ato, irá analisar a questão visando o que é melhor para o município.
Os vereadores Jurê Borto-lon (PMDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM) não foram localizados até fechamento da edição para se posici-onar sobre o assunto.
A discussão sobre a gestão compartilhada entre Samae (Sistema Autônomo Municipal de água e Esgoto) e Casan (Companhia Catarinense de Águas e de Saneamentos) terá a contribuição da participação popular. A Audiência Pública para o debate da questão será realizada na próxima quarta-feira, 30, à noite, no salão paroquial da Igreja São Donato.
O vereador e presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), solicitou a realização da audiência por acreditar que o abastecimento de água e tratamento de esgoto são temas para ser discutidos com os içarenses. “A questão tem que ser discutida com a população. Eu sou a favor da opinião pública”, enfatizou.
O edil, Diego Vitorassi (PDT), comenta que é preciso avaliar as pendências do serviço atual. “O Samae é do município. Todas as cidades estão buscando esse serviço, mas é preciso ver o índice de endividamento. Priorizando o que é melhor para o município”,
Já o edil Antônio de Mello (PMDB), se posiciona contrário à gestão compartilhada. “Não se sabe quem vai ocupar a Casan se houver a gestão. Pode ser uma pessoa do outro lado do estado, que não tenha compromisso com Içara. O Samae está próxima, as decisões administrativas são tomadas aqui”, argumentou.
O vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), popular Polakinho, compartilha do posicionamento contrário, por avaliar de maneira positiva os serviços disponibilizados atualmente. “O Samae é viável para Içara. A Casan em 30 anos no município nunca implantou um pedaço de tubo. Mas, defendo a realização da audiência pública”, considerou.
No mesmo sentido, o representante do Legislativo, Joacir Domingos Pereira (PP), acredita que a implantação da gestão compartilhada acarretaria em prejuízos ao município. “A gestão traria gente de fora para levar o nosso dinheiro”, declarou.
Representante do mesmo partido, o vereador Osmar Manoel dos Santos, se diz “totalmente contra” a possibilidade compartilhada de prestação de serviços. “Não se muda algo que está dando lucro ao município. Vou discutir meus argumentos em audiência”, assegurou.
Também contrário, o vereador Itamar da Silva (PP), argumenta que o “Samae é um negócio que dá certo para Içara”, e acrescenta que “a Casan nunca fez um metro de rua em Içara”. “Ninguém compra um avião pegando fogo. Há interesse pessoal em realizar a gestão”, finalizou.
O suplente Arlindo Luciano (DEM), que substituirá o licenciado Neuzi Bento Silveira, disse que não há uma data oficial para assumir a vereança, mas que após o ato, irá analisar a questão visando o que é melhor para o município.
Os vereadores Jurê Bortolon (PMDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM) não foram localizados até fechamento da edição para se posicionar sobre o assunto.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Fui contrário ao parecer do TCE pois o Heitor gastou mais do que tinha no orçamento e investiu no município, e isso não é ilegal”. Frase do vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), justificando porque ajudou a aprovar as contas de 2006 do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP).

Caso as contas de 2006
do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP) fossem rejeitadas, como o Tribunal de Contas do Estado sugeriu, ele ficaría inelegível por oito anos e não mais três anos como foi com as contas de 2007, reprovadas por 6 votos a quatro.
Pelos comentários do vereador Jurê Bortolon, Neuzi Berto Silveira (DEM) e Acirton Costa (PMDB), livraram Valvassori da forca e mostraram que a coligação “Por Uma Içara Mais Humana , não está tão unida como prega.

A auditoria
vai fazer mais um aniversário e nada do PMDB mostrar o valor real da dívida deixada pelo PP.
O que será que está atrasando a informação?

Cerca
de 150 representantes do PMDB de Içara, seguem a Florianópolis neste sábado (26) para a convenção estadual, em Florianópolis.

Secretário da Uaci
Rubens Torres somente entregou o carro à entidade após determinação do promotor público. Agora o veículo está plotado com adesivo da entidade para quem quiser conferir.

Em virtude
do jogo do Brasil segunda-feira, às 15h30min pela Copa do Mundo, a Câmara Municipal de Içara terá expediente das 8h às 14h. A sessão ordinária que aconteceria na segunda-feira, será realizada na terça, no horário regimental as 19 h.

Se o jogo
termina às 17h15min não sei porque a Câmara de Vereadores transferiu a sessão de segunda-feira para terça-feira.
Daria tempo suficiente para os vereadores participarem do plenário. Mas, como é administrada a 20 mãos, a maioria vence.

A diretoria da AMA
agradece o apoio recebido em prol do 5º Jantar Beneficente da entidade e informar que conseguiu angariar a cota de R$ 15.008,81, cujo valor será utilizado na manutenção alimentar e na complementação didática das atividades relacionadas ao educando Autista. “Todos sabemos que os anjos existem mas às vezes, eles não tem asas, e nos chamamos de amigos. Por isso encarecidamente dizemos: obrigado amigo,, Nosso anjo de caminhada”, finaliza a diretoria.
A comunidade tem mais é que ajudar pois o trabalho social e educativo que a Ivone Waltrick Borges e a sua filha Stefânia fazem na AMA não tem valor que pague

Frase
“A política é a ciência das exigências”. (Lajos Kossuth - político austríaco - 1802-1894).

GERAL - Governo cancela R$ 2 milhões em convênios ao município

Secretaria de Desenvolvimento Regional e Administração Municipal de Içara divergem sobre validade dos convênios; procurador deve entrar com ação judicial para garantir recursos.

Convênios do Governo do Estado com o município de Içara no valor de R$ 2,1 milhões deverão ser cancelados, em função de reajuste de orçamento e do cumprimento da Lei de Responsabilidade fiscal.
Conforme o secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, os recursos não foram cancelados, considerando que não haviam sido formalizados pelo governador Leonel Pavan. Segundo ele, os convênios foram publicados em Diário Oficial, mas não estavam firmados. “O governo está cumprindo na íntegra tudo que está assinado, como no convênio da Esplanada. Mas, não há cancelamento de convênios porque eles não foram oficializados”, enfatiza.
No entanto, o procurador do município, Walterney Réus, afirma que os convênios estavam regulares, sendo que uma quantia já havia sido depositada, e inclusive cerca de R$ 471 mil já foi gasto em medição de obras de pavimentação e construção de pontes.
“O cancelamento se deu sem motivo real. O governo achou que fez convênios demais e resolveu anular. Os convênios foram firmados, assinados e publicados. Assinou, tem que cumprir”, disse o procurador.
Com relação a quantia depositada, Cardoso alega que a Secretaria realizou o repasse com a finalidade de agilizar os trâmites administrativos dos convênios. Mas, em reunião no último fim de semana foi definido a anulação do processo dos convênios. Ele acrescenta ainda que a Secretaria Regional possui autonomia para realizar os depósitos sem autorização do Estado.
Segundo Cardoso, a cerca de dois meses o prefeito Gentil da Luz, havia sido informado que os recursos não estavam assegurados, mas nenhuma medida foi realizada por Içara.
Réus afirma que a prefeitura foi notificada apenas no dia 15 de junho, e que o documento estava irregular, pois “era uma folha A4 simples, sem timbre da SDR ou de algum órgão oficial”.
Cardoso, disse que o documento não precisa de timbre, apenas da assinatura do secretário regional.
Além da nulidade, o governo requer que o município devolva a quantia já repassada. Cerca de R$ 5 milhões deverão ser cortados à Secretaria Regional de Criciúma, e dois municípios deverão ser notificados sobre o corte orçamentário.
“O valor de Içara é dez vezes maior do que Siderópolis e supera os convênios de Criciúma. O município tem ainda R$ 6,2 milhões para receber. Se tiver que cortar, tem que cortar de quem tem mais”, comenta.
A Administração de Içara já entrou com ação para validar os recursos.

POLÍCIA - Homem é preso por agressão no Rincão

A Polícia Civil de Içara atendeu na madrugada de quinta-feira um caso de agressão no Distrito Balneário Rincão, e um homem de 50 anos foi preso e enquadrado na Lei Maria da Penha.

As Polícias Civil e Militar de Içara, continua com os olhos voltados para o Distrito Balneário Rincão, que com o fim da temporada o índice de criminalidade no local tem aumetado.
Sem ter dinheiro para a fiança, o morador do Balneário Rincão, P.P.M., 50 anos, foi preso na noite de quinta-feira. Denunciado à Polícia Civil de Içara devido as diversas agressões contra a companheira, ele acabou enquadrado no artigo 129 do Código Penal, Lei Maria da Penha, que trata da violência contra as mulheres.
O caso foi atendido pelo delegado Rafael Marin Iasco, que deixou bem claro no momento do registro da ocorrência, caso a fiança não seja paga o agressor será encaminhado ao Presídio Santa Augusta, situado em Criciúma.
De acordo com populares, P., sempre teve problemas para conter a raiva diante da família, sendo que as agressões contra a companheira estavam se tornando rotina.

VARIEDADES - Mundo lembra um ano sem o Rei do Pop

O cantor Michael Jackson morreu no dia 25 de junho de 2009, depois de uma parada cardíaca provocada por excessos de medicamentos, mas que ainda é sucesso em todo o Planeta.

Um ano após a morte, o cantor Michael Jackson continua vivo na lembrança dos fãs de todo o mundo. Sua música, dança ou polêmicas permanecem compondo desde conversas corriqueiras a reportagens jornalísticas.
O acontecimento de 25 de junho de 2009 se transformou em um fenômeno mundial que perdeu todos os limites.
Em entrevista o preparador vocal do astro, Dorian Holley, afirmou que no dia anterior ao que sofreu a parada cardíaca, o Rei do Pop não demonstrou nenhum sinal de doença ou de cansaço. “Ele não agia como se estivesse algo errado. Ninguém chegou a suspeitar se havia algo estranho com Michael Jackson”, disse.
O astro começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; passou logo depois a carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo.
Apelidado nos anos seguintes de Rei do Pop, cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e History (1995).
Jackson também foi um notável filantropo e humanitário, doou milhões de dólares durante toda a carreira a causas beneficentes por meio da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades, através da própria fundação, que levava o seu nome. No entanto, outros aspectos da vida pessoal, como a mudança da aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar a imagem pública.
Em 1993 foi acusado de abuso infantil, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Mas ele teve que pagar milhões de doláres em indenizações.
Apesar da exploração a família do astro, e dos questionamentos sobre a razão de sua morte, o que fica registrado na memória dos fãs é a herança cultural deixada por Michael Jackson. Sua trajetória rendeu ao cantor a denominação de maior ícone musical de todos os tempos.
Na hora em que os portões do cemitério Forest Lawn, em Los Angeles, nos Estados Unidos, foram abertos ao público nesta sexta-feira (25), cerca de 50 pessoas foram em direção ao túmulo onde está enterrado Michael Jackson.
Segundo a agência de notícias France Press, cerca de duas mil pessoas visitaram a lápide do “Rei do Pop” ao longo do dia, número menor do que o esperado pelas autoridades, que acreditavam que, pelo menos, cinco mil fãs prestariam homenagens no local.

ESPORTES - Terceira rodada do Içarense em ritmo de Copa do Mundo

Depois de uma de folga, devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, os jogadores entram em campo neste domingo pela terceira rodada válida pelo Campeonato Içarense.

Após uma semana de paralisação, devido ao jogo da Seleção Brasileira contra a Coréia do Norte, válido pela Copa do Mundo, será realizada neste domingo a terceira rodada do Campeonato Içarense 2010, Taça Empresas Rio Deserto.
Os aspirantes entram em campo às 13h30min, enquanto sos titulares jogam às 15h15min.
A competição já está em sua terceira rodada, os jogos são realizados nos campos dos respectivos times, tendo os jogos na parte da manhã a partir das 8h30min com a equipe aspirante, a tarde os jogos acontecem a partir das 13h30mim também com os aspirantes.
Até o momento foram disputados 12 jogos e marcados 60 gols, com uma média de cinco por partida.
As equipes aproveitaram as folgas para recuperar os atletas lesionados.
Pelos titulares o Vila Nova, com duas vitórias, recebe a visita do Atlético Içarense, que tem 3 pontos, e pretende surpreender o adversário.
Já o São José, motivado com a goleada de 8 a 3 sobre o Presidente Vargas, joga fora de cassa, contra o Barão, que ainda não venceu na competição
Pelo lado dos aspirantes o líder União do Sul encara o Jaqueline.