O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

VARIEDADES - Etapa regional para escolha dos Cartões Natalinos das Apae

Jeam Carlos Batista Gonçalves, aluno da Escola Especial Sonho Dourado, da Apae de Içara, é um dos nove participantes da escolha do desenho que vai estampara campanha das Apaes.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Brasil realizam anualmente a escolha dos cartões de natal entre todas as unidades para decidir quais dos dez que irão ser divulgadas oficialmente pela entidade.

As etapas de seleção começaram em cada escola (que representa um município) e um único desenho é selecionado. Depois, a seleção é regional, quando um desenho é escolhido para competir estadualmente e, por fim, nacionalmente.

Na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), nove desenhos foram selecionados, um de cada município:

1 – Forquilhinha: Alexandre Michels, 32 anos;

2 – Nova Veneza: Rodrigo Oliveira de Souza, 17 anos;

3 – Cocal do Sul: Ériton Martins, de 32 anos;

4 – Criciúma: Ana Paula Gomes de Oliveira, 31 anos;

5 – Morro da Fumaça: Jucemar Braz Costa, 25 anos;

6 – Siderópolis: Carlos Magno Pereira, 21 anos;

7 – Urussanga: Eolina Burato, 32 anos;

8 – Içara: Jean Carlos Batista Gonçalves, 18 anos;

9 – Lauro Müller: Jéferson Luiz de Jesus, 12 anos.

A seleção dos trabalhos ocorreu em cada escola da Amrec e agora estão todos em exposição na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, para que os jurados, professores de artes da região, escolham dos nove trabalhos o representante para a seleção estadual.

De acordo com a coordenadora técnica regional das Apaes, Eva Silva Souza, os critérios de seleção dos jurados são a composição, originalidade, domínio técnico e relação com o tema.

A mostra começou nesta quinta-feira e hoje será decidido o vencedor. A cada etapa vencida, o aluno ganha um troféu.

As Apaes tem conseguido muitos avanços no tratamento dos portadores de deficiências, com ajuda de professores, pais dos estudantes, e principalmente dos voluntários, que não medem esforços para dar sua contribuição.

A Escola Especial Sonho Dourado, a Apae de Içara, está ampliando o espaço físico, e em breve, os estudantes terão mais salas pa-ra executar trabalhos.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Policiais Militares de Içara recebem homenagens

Três policiais militares içarenses foram homenageados em Criciúma. Entre eles, o cabo Deloir Ilíbio, responsável pela nova base da Polícia Militar no Bairro Vila Nova, inaugurada dia 6.

Aconteceu quarta-feira, a homenagem à policiais militares e apresentação de novas viaturas, no 9º Batalhão de Polícia Militar, em Criciúma.

Três dos quatros homenageados são de Içara e um é de Estação Cocal, pertencente ao Morro da Fumaça: soldado André Andrade.

Os içarenses são: soldado Cristiano Patrique Teixeira, da comunidade do Balneário Esplanada; o soldado Claudecir Alves, da Barra Velha; e o cabo Deloir Ilíbio, de Vila Nova.

O cabo Ilíbio tem se destacado com o engajamento no projeto de criação do novo posto da Polícia Militar na Vila Nova, inaugurada essa semana, junto ao projeto Mesa do Prefeito.

“Foi bem interessante. Tem sido uma correria aqui no novo posto, mas é o nosso trabalho, que vale a pena”, conta Ilíbio, o aniversariante desta quinta-feira, que recebeu de presente a homenagem.

Além das homenagens, foi anunciada a chegada de dez viaturas que, a partir da próxima semana, já serão empregadas no serviço operacional, sendo distribuidas nos dez setores de policiamento na cidade de Criciúma.

Foto: Divulgação (9º Batalhão de Polícia Militar)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Leilão da Vectra será marcado em breve

De acordo com a Central Sul de Leilões, um novo leilão para a venda do pavilhão da Vectra, em Içara, está para ser marcado a qualquer momento.

O gestor da massa falida, Agenor Daufenbach, informou que o juiz já deu permissão para a realização do leilão, faltando apenas que o leiloeiro oficial público, Lúcio Ubialli marque a data. Em janeiro, foi pedido uma nova avaliação dos bens internos da massa falida.

O juiz da 1ª Vara Cível de Içara, Fernando de Medeiros Ritter, afirmou que um novo leilão seria marcado até fevereiro de 2009, com a proposta de parcelamento do valor pedido, mas até agora não foi marcado.

Um dos possíveis compradores é a administração municipal de Içara, para pôr em prática um projeto do prefeito Gentil da Luz, que transformará o local em um Centro de Eventos do município. O projeto foi apresentado ao governador Luiz Henrique da Silveira.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Pastoral da Criança de Vila Nova ganha reforço da AM

O convênio, com validade de um ano, foi firmado nesta quarta-feira, entre a presidente da entidade pastoral, Nair Sartor Calegari, e o prefeito Gentil Dory da Luz e o vice José Zanolli.

Há 22 anos contribuindo com desenvolvimento saudável das crianças do município de Içara, a Pastoral da Criança da Paróquia São Miguel, do Bairro Vila Nova, ganha importante reforço. Na tarde desta quarta-feira, dia 8, em conversa com o prefeito Gentil Dory da Luz e do vice-prefeito José Zanolli foi firmada parceria por um ano.

A Administração Municipal vai proporcionar às voluntárias condições de ampliarem os serviços prestados às crianças, mães gestantes e famílias carentes. Entre as contribuições está a doação de uma máquina para produção de fraldas. “Vamos contar com o apoio destas guerreiras voluntárias que já realizam um trabalho especial nas comunidades que atendem. Com certeza, esta parceria somada aos trabalhos das Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Fundação Assistencial de Içara (FAI) vai beneficiar muitas famílias mais. A administração está voltada para a comunidade e assim vamos trabalhar até o último dia de nosso mandato, sempre buscando o melhor à população içarense”, enfatizou o prefeito Gentil da Luz. explicando que a parceria foi firmada, a principio, por um ano.

É colocado em prática, pela Pastoral da criança, um conjunto de ações, que vão desde aquelas voltadas à sobrevivência infantil e desenvolvimento integral da criança até a melhoria da qualidade de vida das famílias carentes, tanto no plano físico e material como no espiritual.

De acordo com a coordenadora paroquial, Anair Sartor Calegari, a Paróquia São Miguel atende, hoje, 12 comunidades, que se estende de Esplanada a Barra Velha. “São em média 700 crianças e 40 gestantes. Com esta parceria vamos, com certeza, ampliar o número de crianças e famílias atendidas. É uma experiência nova e estamos apostando que os bons frutos serão colhidos, pois nossa estrutura será maior”, declarou a presidente da entidade.

A tesoureira Matilde Benedet da Silva, diz que esta é a primeira vez que um prefeito propõe parceria à Pastoral da Criança. “É muito importante ter este apoio. Mais crianças e famílias receberão atendimento e agora podemos contar também com a participação das agentes comunitárias que tem acesso a todas as famílias da cidade, assim saberemos quem necessita de maior atenção”.

A Pastoral também vai estar presente no Dia de Fazer a Diferença, em 30 de julho, em Vila Nova.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Moreira deve processar Ponticelli por declarações sobre saída da Celesc

Na manhã desta quinta-feira o deputado e presidente estadual do Partido Progressista (PP), Joarez Ponticelli, iniciou uma série de críticas a Eduardo Pinho Moreira, presidente do Partido do movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que se afastou da presidência da Celesc Holding, no começo da semana.

Ponticelli afirma que Moreira está saindo da empresa devido a inúmeras irregularidades deixadas na estatal e uma delas seria a acordos milionários sem licitações.

Segundo Ponticelli a bancada progressista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizou vários pedidos de informações financeiras e administravas da Celesc, que no entanto não foram repassados, pois eles não teriam a obrigação, e tiveram base na Procuradoria Geral do Estado.

O progressistas conta que já há várias denúncias e que estas partiram de pessoas ligadas à empresa.

Moreira rebateu as críticas do progressista, afirmando que ele terá que apresentar provas do que está falando. “Primeiro que ele não tem uma base concreta do que está dizendo”.

O peemedebista enfatiza que Ponticelli foi “irresponsável ao proferir isto”. Pois segundo ele quem sai perdendo nesta “rixa partidária é o estado e a estatal, porque a empresa tem ações no mercado e acaba perdendo e o Joarez sabe disso”, comentou.

Sobre o não repasse de informações comenta que realizou uma administração transparente e que a bancada progressista não pode só chegar lá e pedir relatórios, tem todo um processo a ser cumprido.

Moreira irá entrar com um processo contra o progressista por tentar denegrir a sua imagem.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Política e Cultura fazem parte da Mesa do Prefeito na Vila Nova

Funcionários da Casa da Cultura de Içara ofereceram oficinas gratuitas de artes para estudantes da localidade, enquanto o prefeito aproveitou para falar sobre os problemas da comunidade.

Na tarde de quarta-feira, o Projeto Mesa do Prefeito, na Vila Nova, foi marcado pela participação dos funcionários da Casa da Cultura, que ministraram oficinas de artes às crianças da Escola Municipal Antônio Guglielmi Sobrinho.

As crianças aprenderam com os ministradores das oficinas da Casa da Cultura artes como street dance, teatro, vitrine-viva, entre outras atividades.

A auxiliar de coordenação cultural, Sanete Dagostin, pintou os rostos das crianças. “Essa tarde está sendo muito prazerosa e as crianças estão gostando muito”, dizia Sanete enquanto pintava os rostos.

Depois de aprender as danças e os teatros, elas se apresentaram no pequeno palco da tenda do projeto para a comunidade, para as demais crianças e ao prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.

O prefeito comentou que a semana da Vila Nova tem dado bons resultados e que já conversou com alguns representantes de segmentos da região para apresentar e solucionar problemas da comunidade. Entre as reivindicações, o patrolamento, a limpeza e a pavimentação de ruas, foram os primeiros pedidos.

“Faremos um acordo com a população: eles doam cimento e nós entregamos as ruas pavimentadas”, explicou o prefeito.

A mão-de-obra será também em parceria com a penitenciária, da qual serão, no início, disponibilizados dez detentos para o trabalho, mas podendo chegar a 90, segundo Da Luz. “Esse é o chamado Projeto Minha Rua”, comenta.

Os agricultores da região também questionaram o sobre a ajuda da Administração Municipal e Gentil anunciou que essa ajuda só virá a partir do ano que vem.

O prefeito declarou como prioridade a reforma da escola do Barracão, que, assim como a pavimentação das ruas, deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2009.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentado por invalidez pode requerer quitação da casa própria

Quando se adquire uma casa financiada pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), juntamente com as prestações mensais para quitar o financiamento, o mutuário paga um seguro destinado à quitação do imóvel no caso de invalidez ou morte.

O SFH entende invalidez total e permanente como incapacidade total ou definitiva para o exercício da ocupação principal e de qualquer outra atividade laborativa, causada por acidente ou doença, desde que ocorrido o acidente, ou adquirida a doença que determinou a incapacidade, após a assinatura do instrumento contratual de compra e venda do imóvel.

Os contribuintes da Previdência Social aposentados por invalidez têm direito a requerer a quitação do imóvel junto ao agente financeiro, que iniciará o processo enviando ao INSS formulário próprio a ser preenchido pela Seção de Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade, com informações relativas à concessão do benefício de aposentadoria por invalidez, a partir dos antecedentes médicos do segurado. Com o formulário preenchido o segurado retorna ao agente financeiro para a conclusão do processo de quitação do imóvel comprado.

A Previdência Social concede a aposentadoria por invalidez ao trabalhador que, por doença ou acidente, for considerado incapacitado para exercer as atividades ou outro tipo de serviço que lhe garanta o sustento.

Todos os segurados da Previdência Social têm direito a requerer esse benefício desde que cumpram com a carência de, no mínimo, 12 contribuições mensais. Essa carência, porém, é dispensada nos casos da incapacidade provocada por acidente de qualquer natureza e nas situações em que o segurado, após filiar-se à Previdência Social, for acometido de alguma das doenças ou afecções previstas no artigo 151 da Lei 8.213: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids), contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada, e hepatopatia grave.

Não tem direito à aposentadoria por invalidez o segurado que, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benéfico, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.

Até a próxima semana.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Festa Junina

Há dias li uma reportagem que dizia “escola faz festa junina para arrecadar fundos". A pergunta que ficou no ar: Qual escola não faz festa junina para arrecadar fundos? Das minhas observações empíricas, constatei poucas escolas, bem poucas.

As festas juninas têm o poder de reunir pessoas. A família se mobiliza, é roupa, o bigodinho, a compra do bingo e por aí vai. O problema é que toda essa agitação não envolve o maior papel da escola, que é a aprendizagem. O lucro é o objetivo principal da festa.

A festa junina deveria iniciar nas salas de aula. Resgatando a origem. Pesquisando com os pais e avós como eram as festas, a comida, os versinhos, os trajes.

A família já se sentiria parte da festa, não precisaria nem convite.

Os professores de História, principalmente, mas não só eles poderiam se esbaldar na riqueza de informações, das nossas colonizações. Seria um resgate da história das nossas origens, celebrar as tradições, mas com significado. A rosca de polvilho, o pé-de-moleque e o bolo de fubá, o pão-de-ló, a galinha assada, arrematados na hora, onde estão? A festa seria para fechar com chave-de-ouro os estudos, as pesquisas e entrevistas, feita pelos professores e alunos.

Hoje o que vimos são festas travestidas. A dança do “peão”, “cachorro quente” e outras bobagens copiadas de culturas estrangeiras. Estilizou-se de mais a festa, perdeu sua originalidade, beleza e o encanto.

Para as festas juninas acontecerem o lucro não poderá ser o objetivo principal. Se houver relação do passado com o presente, estaremos trabalhando para um futuro melhor. As famílias viriam naturalmente na festa. O lucro seria consequência e a escola arrecadaria para os gastos corriqueiros.

Dóris Iolanda Dagostin dos Santos, professora

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1660: EDITORIAL - Classe política está em baixa

A classe política nunca esteve com a moral tão em baixa como nestes últimos anos. Seja em âmbito federal, estadual e municipal.

O povo está cada vez mais incrédulo com aqueles que foram eleitos para representá-los e eles representam muito bem, são verdadeiros atores. Não se sabe quando estão falando a verdade, pois vivem na ciranda da mentira. Se precisarem chorar em um velório (não sabem quem morreu) ou sorrirem numa festa de aniversário da filha de um correligionário, eles o fazem, com a maior naturalidade. Não têm vergonha na cara e apenas estão interessados na próxima eleição.

Basta acompanhar as notícias do que vem ocorrendo no Congresso Nacional. Primeiro foi Renan Calheiros, agora José Sarney, ambos do PMDB, que atolados em denúncias de corrupção (desvios de recurso público), negam e jogam a culpa na imprensa (a que tem jornalistas com diplomas), por querer difamá-los.

Olhando neste ângulo, os políticos têm um coração que bate, mas sem sentimento, que visa o interesse próprio. E isso os fazem ser ente e não gente. Quem pensa o contrário, continue votando neles, sem reclamar depois. E olha que quatro anos é uma eternidade para quem fica no poder e um estalar de dedos para quem vota neles.

Eleições de 2010 estão próximas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.