O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 26 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.239 - 26 de novembro/20119

CALEBE BORGES/JI
VARIEDADES: Elza e Teixeira lançam o livro "Os Náufragos"





BRUNA BORGES/JI
POLÍTICA: Ideli inaugura residencial
A ministra das Relações Institucionais do Governo Federal participou da inauguração do Residencial Amanda Costa no bairro Raichaski




POLÍCIA: Motorista para na SC 444 e causa acidente

ARQUIVO/JI
GERAL: Mais uma edição do Destaque Içarense

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Ideli passa por Içara e ganha medalha

A ministra das Relações Institucionais do Governo Dilma Rousseff esteve em Içara participando da reinauguração do Residencial Amanda Costa, no Bairro Raichaski, cujo ato lhe rendeu a medalha do Jubileu dos 50 anos de Içara.
Ela também conversou rapidamente com os representantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV), mas deu um puxão de orelha nos içarenses, pois ninguém da cidade havia entrado em contato com a sua assessoria, em Brasília. Depois, com jeito PT de ser, tudo foi resolvido.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Vivi Maragno

Dengue

A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.
Cada um dos virus pode causar enfermidade grave e mortal. Cada sorotipo proporciona imunidade (defesa organizada) específica para toda a vida. A imunidade cruzada (de um para o outro sorotipo) é de curta duração (meses), como são quatro variedades, uma pessoa pode ter dengue quatro vezes. Dentro de um mesmo sorotipo parece existir capacidade variável de disseminar uma epidemia com diferentes níveis de gravidade.
1. Febre, de início súbito;
2. Dor atrás do olho (retro-ocular) e forte dor de cabeça (cefaléia) às vezes muito intensa.
3. Dores nos músculos (mialgias) e nas juntas (artralgias) que podem ser relatadas como muito intensas.
4. Vômitos de difícil controle e/ou náuseas ;
5. Erupção cutânea (exantema) que pode surgir em diferentes momentos da doença tem aspecto variável, desde predominância de petéquias (pontos de sangue) até somente eritematosa (avermelhada). Em pessoas de pele mais clara se notam mais as petéquias e o eritema, nas de pele mais escura chama atenção o aspecto maculopapular (manchas com alguma elevação).
Até 33% dos infectados podem desenvolver manifestações hemorrágicas. Estas hemorragias como regra são de mínima gravidade. São mais características as seguintes: hemorragias cutáneas: petequia, púrpura, equimose; gengivorragia (sangramento gengival); sangramento nasal (epistaxe); sangramento gastrointestinal; hematemesis (vômito com sangue); melena (evacuação de sangue digerido, fezes pretas) e hematoquezia (sangue misturado com fezes); hematúria (sangue na urina); aumento do fluxo menstrual.
Estas hemorragias variam largamente desde leves até intensas e graves podendo desencadear choque por perda de sangue. Diagnóstico: são fundamentais os dados de anamnese e exame físico. É importante analisar a história de viagem para lugares com dengue endêmico, bem como o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o retorno da viagem, a incubação da dengue varia de 3 a 15 dias.
Prevenção: Não existe vacina ou medicamento que proteja individualmente contra a dengue. A prevenção é não permitir a reprodução do Aedes (que em grego significa “indesejado”), não permitindo o nascimento de novos mosquitos.
Educação: A medida de prevenção mais eficiente é o combate ao mosquito que transmite a doença. Medidas educativas de repercussão ambiental e conscientização da sociedade para diminuir os locais onde as larvas dos mosquitos se criam são decisivas na prevenção.
Recomendações da Saúde Pública : A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. É necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxim, bacias, copinhos descartáveis. Tapar caixas d'água, poços, cisternas e outros depósitos de água.
Outras recomendações: Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos. Limpe as calhas e as lajes das casas. Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana. Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água.
Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado!
Até a semana que vem com mais um assunto.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Ministra Ideli Salvatti (PT) inaugura residencial em Içara

A ministra de Relações Institucionais do Governo Dilma, Ideli Salvatti (PT), veio a Içara para inaugurar o Residencial Amanda Costa; ela enfatizou as benfeitorias dos programas sociais.
BRUNA BORGES/JI
A inauguração oficial do Residencial Amanda Costa, construído no bairro Raichaski, em Içara, teve a presença da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), na noite desta sexta-feira, dia 25.
Os apartamentos para 188 famílias de baixa renda foram disponibilizados através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
A cerimônia contou também com a presença de deputados estaduais, federais, secretários, entre outras autoridades políticas, que tiveram os discursos assistidos pelos moradores do empreendimento, que comemoram a conquista.
O vereador Acirton Costa (PMDB), pai de Amanda Costa, que dá nome ao residencial, disse estar muito feliz por ter emprestado o nome da filha e pediu que os moradores zelem pelo patrimônio. “Tenho certeza que a Amanda, onde estiver, vai estar olhando por nós e por vocês”, falou.
De acordo com o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Jocemar Bittencourt de Souza, o Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado no início de 2009, foi um desafio dado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula lançou o desafio para a Caixa construir um milhão de moradias até o final de 2010, e a Caixa entregou as moradias no prazo. Agora, a missão da presidente Dilma Rousseff é entregar dois milhões de moradias até 2014”.
O prefeito Gentil da Luz (PMDB) explicou que com a negativa de vinda do vice-presidente Michel Temer (PMDB) a Içara, para inauguração do residencial, devido à cassação; pensou na ministra, “alguém à altura”.
Ideli disse estar emocionada por participar de um momento tão importante para a cidade. “O que mais importa para o País é o seu povo. O presidente Lula sabia disso e começou este projeto que, tivemos a sorte de ser coordenado por Dilma Rousseff (PT), que hoje é presidente da República e sabe dar continuidade”, ressaltou a ministra.
Após a cerimônia, Ideli reuniu-se com o Movimento Içarense pela Vida (MIV), que entregou documentos sobre os acontecimentos relacionados ao carvão em Içara. “A exploração do carvão é uma coisa que tende a desaparecer. Vou levar as reivindicações aos demais ministros”, disse a catarinense.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O poder seja de que cor partidária for, tenta monopolizar a comunicação social.” (Inês Pedrosa - Jornalista e escritora portuguesa).

Os vereadores de Içara
aprovaram na sessão legislativa desta quinta-feira, dia 24, as contas do município de Içara no Exercício de 2009, primeiro ano do mandato do Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB). O Projeto de Decreto Legislattivo foi aprovado por unanimidade, seguindo o parecer com ressalvas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).
Em entrevista a Rádio Difusora nesta quinta-feira, dia 24, o prefeito Gentil da Luz (PMDB) acusou a presidente do PP, Dalvânia Cardoso, de articular com partidos e vereadores para que o projeto de empréstimo de R$ 5 milhões para o Programa Cidade Digital não fosse aprovado. “Ela articulou para que esse projeto não fosse aprovado para dizer lá na frente que o Gentil não cumpriu com o projeto da Cidade Digital. Isso é fazer política pensando no mal da cidade”, disse o prefeito, acrescentando que o mesmo projeto foi aprovado em Siderópolis, município onde Dalvânia é secretária e em Forquilinha.
Dalvânia foi eleita presidente do PP, tendo como vice Tuca Fabris, que é um crítico da Administração Municipal, e quer mostrar que o PP é oposição ao PMDB. Mas essa tarefa não vai ser muito fácil, principalmente na Câmara de Vereadores, pois o Diretório não agrega poderes sobre Itamar da Silva e Darlan Carpes, que trabalharam para a chapa 1, tendo apenas o apoio de Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, que também não vem fazendo oposição ao PMDB.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Destaque Içarense 2011 acontece neste sábado

Os içarenses votaram nos cidadãos, empresas e entidades que foram destaque durante o ano; eles serão premiados com o troféu Destaque Içarense 2011 neste sábado, dia 26, no Clube Ipiranga.
ARQUIVO/JI
O Jornal Içarense (JI) realiza neste sábado, dia 26, o Destaque Içarense, evento que premia os 100 ícones do município, entre personalidades, empresas e entidades, que fizeram a diferença durante o ano de 2011 na cidade.
Os homenageados foram eleitos através de voto popular e recebem o troféu hoje. Serão premiadas categorias como vereador, empresário, supermercado, advogado, cirurgião dentista, esportista, farmácia, educador e escolas.
A festa acontece no Clube Ipiranga, Centro, às 20h.
Este é o 13º ano consecutivo da premiação.
Durante a noite, além da entrega de troféus, é oferecido jantar para ganhadores e convidados.
As urnas para depósito dos votos foram disponibilizadas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Prefeitura Municipal de Içara, Câmara Municipal de Içara, Giassi Supermercados, Subprefeitura do Balneário Rincão e Abimar Supermercados.
Mas, neste ano, a maioria dos votos foi recebida pela internet, através do site: www.votedestaque.com.br. A votação via web foi divulgada na contracapa do jornal por aproximadamente dois meses.
Também foram publicadas sugestões de categorias a serem indicadas.
“Nada mais justo é premiar essas pessoas e empresas que se destacaram durante o ano”, ressalta o jornalista Vilmar Santos Nietto, o Maso Nyetto.
O evento também comemora mais um ano de conquistas do Jornal Içarense, que completou 18 anos de periodicidade em Içara.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Motorista para na Rodovia SC-444 e provoca acidente

A colisão ocorreu na madrugada de sexta-feira, na Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão, infrator se evadiu do local e motorista do Golf com sinais de embriaguês teve carteira suspensa.

FRAMBER JUNIOR/JI
Um veículo parado na Rodovia SC-444 provocou um acidente, na madrugada desta sexta-feira, dia 25.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no Km 19, no bairro Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
O motorista L.G.M., conduzia o Golf placas CVA-7272, no sentido Vila Nova ao Balneário Rincão e não conseguiu desviar do veículo parado sob a pista. Neste momento, o motorista que até então estava parado, evadiu-se do local. L. não teve ferimentos.
Ao chegar no local, a PMRv constatou que L. estava sob efeito de álcool, intimado à fazer o teste de alcoolemia ele se recusou, mas foi realizado a auto constatação de sinais de embriaguez. Ele teve a carteira de habilitação suspensa e foi multado em R$ 970,70.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

eSPORTES: Giassi Supermercados é o primeiro semifinalista do Interfirmas de Futsal

A equipe do Giassi Supermercados é o primeiro semifinalista do Campeonato Interfirmas de Futsal, Taça Içara Rumo aos 50 anos, que está sendo disputado no Ginásio Ergínio Januário Borges, no Com-plexo Esportivo João Ramos Rousseng.
A Usipe não teve condições de comparecer nesta sexta-feira e o Giassi ven-ceu por W0. O adversário -alegou compromisso em outra competição e queria mudar a data, que não foi aceita pelo Giassi.
Os três classificados vão sair das disputas nesta segunda feira entre Cromocil x Torrecid, Supermercados Moniari x Farben e RG Gesso x Budny.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Romance sobre saga açoriana no Brasil é lançado em Içara

O livro ‘Os naufrágios: saga açoriana no Brasil meridional’, dos escritores içarenses Elza de Mello Fernandes e Nabor João Teixeira, foi lançado nesta sexta-feira, dia 25, na Casa da Cultura.
CALEBE BORGES/JI
A vontade de conhecer mais sobre a origem famili-ar levou os escritores içarenses Elza de Mello Fernandes e Nabor João Teixeira a criar a obra ‘Os naufrágios: saga açoriana no Brasil meridional’.
O livro foi lançado na noite desta sexta-feira, dia 25, na Casa da Cultura Pa-dre Bernardo Junkes.
“Nós tínhamos desejo de conhecer a origem da nossa família. Então, começamos uma série de pesquisas que acabaram se tornando um livro. É uma saga, um pouco romanceada. Saga por que conta a vida das pessoas até a décima geração. Entre os relatos, descrevemos fatos históricos nacionais e locais”, ex-plica a escritora.
O livro de 320 páginas conta também com um álbum de fotos das famílias açorianas, além da contribuição do ex-prefeito de Içara José Dal Toé, que escreve em duas páginas um pouco da história do município. Os escritores içarenses tiveram ainda o auxílio do responsável pelo Museu Ferroviário, Egídio João de Farias.
“As histórias vêm de encontro a muitas famílias içarenses. Tenho certeza que o livro vai produzir comentários na comunidade, devido às curiosidades familiares”, observa Elza, que semalmente escreve uma coluna no JI.
Entre os relatos das gerações, o livro traz informações sobre os políticos que nasceram em Içara, o que vem a calhar, segundo a escritora, com as comemorações dos 50 anos de emancipação político-administrativa do município.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.