O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.164 - Içara, 10 de agosto de 2011

Reforma de escola dependede tempo bom
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Decisão da Aime contra Gentil só em 2012
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Seis times lutam por quatro vagas no Campeonato Içarense
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Campanha de vacinação em dose dupla inicia dia 13
Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - AIME deverá ser arrolada para 2012

O mérito da Ação de Im-pugnação de Mandato Ele-tivo (Aime) contra o Prefeito Gentil da Luz e o Vice José Zanolli deverá ter fim somente em 2012, devido os vários processos pendentes no Fórum da Co-marca de Içara.
Das três testemunhas no processo, apenas uma com-pareceu, o ex-prefeito Deo-baldo Donato Pacheco, coordenador de campanha de Gentil nas eleições de 2008. Os outros dois apresentaram atestado médico.
Para o juiz Sérgio Renato Domingos, o processo está finalizado, só vai dar as alegações finais. Agora, se a decisão do magistrado é pela cassação, somente se saberá em 2012. Até lá, a especulação vai ser grande, tanto para defesa quanto para a acusação.

CHARGE


POLÍTICA - Apenas Bado Pacheco comparece no Fórum em audiência da AIME

China, testemunha do Juízo, não será mais ouvido, e o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara deverá dar parecer em até 60 dias sobre o processo de Gentil Dory da Luz e José Znolli.

(MasoNyetto/Jornal Içarense)

Entre as testemunhas intimadas ao Fórum da Co-marca de Içara na tarde desta terça-feira, dia 9, para audiência sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMD B) e o vice José Zanolli (DEM), apenas o ex-prefeito e coordenador da campanha eleitoral de Gentil, Deobaldo Pacheco, o Bado, compareceu.
Além dele, seriam ouvidos o ex-secretário de Assistência Social, Adair Benjamin de Souza, o China, e o contador da campanha eleitoral e responsável pela elaboração da prestação de contas do comitê financeiro e do candidato, Gilmar Celoy Custódio.
Ambos apresentaram atestado médico para justificar a ausência no interrogatório.
A China é atribuída uma suposta gravação na qual é comprovada fraude na distribuição de combustíveis na campanha eleitoral de Gentil em 2008. Nesta segunda, 8, o ex-secretário havia concedido entrevis-tas à imprensa demonstrando que iria depor. Porém, não foi ao Fórum.
O juiz da 2ª Vara da Co-marca de Içara, Sérgio Renato Domingos, afirmou que a parte que lhe cabe já foi concluída. A autoridade judicial vai cuidar agora das alegações finais, que devem ser finalizadas no prazo de 60 dias.
China havia sido convocado pelo próprio juiz. Co-mo não compareceu à audiência, será dispensado de dar depoimento.
Os advogados de defesa e acusação terão 10 dias para se manifestarem.
O processo foi ingressado pela coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) em 2009. A denúncia é de abuso de poder econômico, através de “caixa 2”.
As testemunhas já haviam sido intimadas a comparecer no Fórum da Comarca de Içara pelo menos quatro vezes. Em todas as vezes as audiências foram canceladas, porque houve apresentação de atestado médico

GERAL - Postos abertos até às 20h para vacinar contra sarampo e pólio

Com o objetivo de atender e imunizar o maior número de crianças contra a poliomielite e o sarampo, as unidades de saúde de Içara terão horários estendidos até às 20h durante a semana.

(Mao Nyetto/Jornal Içarense)

Iniciou nesta segunda-feira, dia 8, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Cam-panha de Seguimento Con-tra o Sarampo.
Durante o período das campanhas, as unidades de saúde de Içara estarão abertas em horário esten-dido, nas terças-feiras e quintas-feiras, dias 9, 11, 16 e 18, das 8h às 12h e das 13h às 20h.
O Dia “D” acontece sá-bado, dia 13, com abertura das unidades de saúde das 8h às 17h, e posto de vaci-nação na Praça São Dona-to. A campanha da pólio vai até o dia 19 e a do sa-rampo, até dia 16.
Devem ser vacinadas contra pólio todas as crian-ças de zero a 5 anos incom-pletos (4 anos 11 meses e 29 dias) e contra sa-rampo as crianças de 1 a 7 anos incom-pletos (6 anos 11 meses e 29 dias).
A meta de vaci-nação é de 95% do total de crianças pa-ra cada faixa etária, sendo 3.760 para pólio e 4.801 para sarampo.
“Apesar de a po-liomielite estar er-radicada do Brasil desde 1990, o vírus da doença ainda circula em diversos países, sendo fundamental a continuação da vacina-ção devido ao grande fluxo de viajantes vindos de vá-rias partes do mundo”, ex-plica a enfermeira coorde-nadora da Vigilância Epi-demiológica de Içara, Re-nata Zaccaron.
Quanto ao sarampo, desde 2001 não existem ca-sos originados no Brasil. No entanto, até junho de deste ano foram registra-dos 18 casos no país, rela-cionados à importação do vírus, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Ma-to Grosso do Sul, Distrito Federal e Piauí.
“É necessário levar a car-teirinha de vacinação”, ressalta a enfermeira.

POLÍCIA - Sítio de médico é assaltado por quadrilha armada

Quatro homens renderam caseiro e empregada da residencia por três horas no aguardo dos donos. Depois de renderem todos, roubam eletrônicos, jóias e fogem no veículo da família.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Nesta terça-feira, dia9, por volta das 9h, um sítio localizado no Jardim Planalto, na divisa com a localidade de Três Ribeirões, em Içara, foi invadida por quatro homens armados.
O caseiro e a esposa foram rendidos pelos assaltantes. Mais tarde, as 12h, chegaram os proprietários do sítio, F.P.A, 61 anos, e a esposa L.R.B.A, que também foram detidos e amarrados em um cômodo da re-sidência. Enquanto isso, a quadrilha reviraram toda a casa em busca de dinheiro.
Segundo as vítimas, todos os homens estavam ar-mados, três com revólveres e um com uma espingarda. Apesar de estarem enca-puzados, os traços de três deles foram identificados. “Um tinha pele e olhos claros e do-is eram negros”.
A Polícia Militar (PM) de Içara foi acionada às 14h, possivelmente logo após os assaltantes saírem do sítio.
Foram roubados, uma Tv de plasma 42”, Tv LCD de 32”, A-parelho DVD, celulares, dois No-tBooks, jóias, carnes e bebidas.
Conforme Sargento Fontora, da PM de I-çara, os homens aproveitaram e fugiram na caminhonete da família, uma Hy-undai Veracruz, placas MHW-9167, de Criciúma
As buscas foram realizadas pela Polícia Militar até as 17h e nenhuma pista dos assaltantes foi encontrada. O caso provavelmente será investigado pela Polícia Civil de Içara.
No início do ano, uma quadrilha armada invadiu o sítio de um empresário na Vila São José e também tinha sotaque gaúcho.

VARIEDADES - Capacitação para monitoras da FAI tem segunda etapa

Através de parceria com empresa de pincéis, a Fundação Assistencial de Içara (FAI) ofereceu curso para monitoras sobre novas técnicas de pintura; as aulas aconteceram nos dias 8 e 9.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Fundação Assistencial de Içara (FAI) ofereceu às mais de 20 monitoras e co-ordenadoras da entidade nesta segunda e terça-feira, dias 8 e 9, aulas de capaci-tação artística com novas técnicas de pintura em cai-xas de madeira.
O curso foi ministrado no centro de eventos da FAI, na Praça da Juventude Fernan-do Luciano Pacheco, pela paulista Lina Melão, contra-tada pela empresa Condor, de São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina.
A parceria foi buscada pela FAI para aprimorar os conhecimentos das moni-toras e melhorar ainda ma-is o ensino às mais de 1,3 mil mulheres dos 53 clubes de mães e melhor idade de Içara. “Foi a segunda etapa da capacitação para as mo-nitoras, em uma parceria entre a FAI e a Condor. A primeira etapa aconteceu em abril, na qual a profes-sora ensinou técnicas de pintura em tela e tecido”, explicou a secretária execu-tiva da FAI, Zulmara Bacis Guglielmi.
A FAI não teve despesas com o curso, já que todo o material disponibilizado foi concedido pela empre-sa patrocinadora.
A fundação, além de ou-tras atribuições, ajuda mu-lheres içarenses a formar e manter clubes de mães.
A função da entidade é fornecer o material para tra-balhos manuais e disponi-bilizar monitoras para o en-sino. Para a criação de um clube de mães as mulheres precisam formar um grupo de no mínimo 10 pessoas.

ESPORTE - Fernandes quer Tigre afiado para enfrentar Ponte Preta

O Criciúma está com a semana lotada, pois o novo técnico não tem dado trégua aos atletas visando o confronto neste sábado contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas-SP

(Divulgação)

“Agenda Lotada” este é o status dos jogadores do Criciúma para esta semana.
A equipe enfrenta a Ponte Preta, segunda colocada no Campeonato Brasileiro da Série B, em Campinas, neste sábado, dia 13.
O novo técnico, Mauro Fernandes, prepara a equi-pe para o confronto, que sabe ser difícil. Os treinos começaram nesta segunda-feira, dia 8, pela manhã no Ginásio Colombo Machado Salles e à tarde no CT Toca do Tigre, o que ocorreu também nesta terça.
Mas, agora sem Rogélio e Pirão, suspensos por car-tões, os treinos estão mais intensos. O Tigre treinará duas vezes ao dia até a partida em Campinas.
Os resultados dos três jo-gos desta terça-feira fize-ram o Criciúma cair uma posição na tabela.
No clássico pernambu-cano, o Sport venceu o Náutico por 2 a 0, com gols de Marcelinho Paraíba e Maylson, e passou para o quinto lugar, aproximan-do-se do G-4.
O único time que não sa-iu do lugar na tabela da Sé-rie B foi o Duque de Ca-xias-RJ, que, com apenas 5 pontos em 16 partidas dis-putadas, está na lanterna e com grande chance de ser rebaixado em 2012.

DISTRITO - Casa do Pescador recebe últimos detalhes para ser inaugurada

A inauguração da Casa do Pescador vai acontecer em 30 dias; o local abrigará centro administrativo, auditório, salas para informática, entre outros locais que beneficiarão os pescadores.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A nova sede da Colônia de Pescadores Z-33, a Casa do Pescador já está pronta.
De acordo com o presidente da Colônia, João Pi-collo, faltam apenas alguns detalhes, como colocação de tomadas, entre outros itens, para deixar a sede totalmente apta a receber os associados.
“O Ministério da Pesca ficou de dizer, nesta quarta-feira, dia 10, a data em que vai fazer a vistoria na Casa do Pescador. Assim que for feita, vamos preparar a agenda para a inauguração”, ressaltou o presidente da colônia.
A expectativa é que a no-va sede seja inaugurada em 30 dias.
“Espero que no próximos mês seja feita a inauguração, com uma festa reunindo pescadores e comunidade”, disse Picollo.
A diretoria da colônia definiu que o ingresso para o e-vento será um peixe. “Cada pescador vai trazer um peixe para participar. Vamos fazer um roteiro de reuniões para convocar todos os pescadores a participarem da festa. Pois, eles devem prestigiar esta obra que é deles, de todos os pescadores”, enfatizou o presidente da Colônia.
O local abrigará centro administrativo, auditório, espaço para armazena-mento de pescado, salas para informática, trabalhos artesanais em escama e cu-linária pesqueira.
Para a obra foram investidos cerca de R$ 307 mil, provenientes do Governo Federal, através do Ministério da Pesca.
Em junho, os pescadores receberam curso para a-prender a beneficiar e conservar o pescado. A inici tiva visou a capacitação dos pescadores para o restaurante que a Casa do Pes-cador vai oferecer. O curso foi uma parceria com a Epagri e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de SC (Senar).