O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

CAPA: Edição2.103 - Içara, 11 de maio de 2020

Festa do Agricultor ocorrerá em julho no bairro Boa Vista
(Divulgação)


Processo de cassação de Gentil segue em segredo de justiça
(Divulgação)

EDITORIAL - Ação de Gentil está em segredo

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AI-ME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) mo-veu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009, foi movimentada nesta terça-feira, dia 10, com uma audiência no Fórum de Içara. Mas o re-sultado não saiu pois se-gue em processo de Justiça.
E antes a imprensa fica-va sabendo porque existia uma parte interessada, o que parece que hoje não.

CHARGE

De olhovivo na Segurança

Segurança pública está
um “fiasco” em Içara


Você já pensou um dia ver um policial com medo de bandido? Pois é, por incrível que pareça, isso está acontecendo com a Delegacia da Policia Civil de Içara. Conforme uma determinação interna, aprovada pelo delegado responsável, o senhor Rafael Marin Ias-co, as portas do órgão público estarão fechadas todos os fins de semana. Isso mesmo!
Existe uma "plaquinha" na porta da delegacia que indica "quais os crimes" que os policiais de plantão irão registrar os Boletins de Ocorrência, se o seu caso não tiver listado, você terá que lamber suas feridas, aguardar até segunda-feira (dando tempo para o ladrão fugir), para conseguir ter qualquer atenção policial para o seu caso.
Um caso, recente de falta de atendimento, foi com a família do acadêmico de Jornalismo, Djonathan Gere-mias. No último domingo, dia 8 de maio, a casa de Geremias foi invadida por dois adolescentes e roubada. O apartamento fica localizado no Centro de Içara. Ao procurar ajuda na Delegacia de Polícia, não puderam registrar o BO, porque o policial de plantão re-cusou-se a fazê-lo, porque estava "assegurado" pela determinação do delegado, que para justificar a decisão de fechar a delegacia, usa os casos de ataques o-corridos em Florianópolis, em algumas delegacias da capital catarinense.
Logo após, a família do estudante, foi até a Policia Militar da cidade, e também não tiveram muito respaldo. Quando chegaram lá, foram informados que a única viatura do plantão tinha saído pra ronda e não sabiam quando iria voltar. Depois de todo esse corre-corre por segurança, eis que os pais de Djonathan li-gam para a Policia Militar de Criciúma, que mandou imediatamente uma viatura até o local, porém não puderam fazer muita coisa, e a também informaram que desconheciam da tal "medida de prevenção". "Ninguém nos avisou", afirmou um dos policiais para a família.
Agora eu pergunto: Polícia fechar as portas por medo de bandido? Que palhaçada é essa? Sabemos que o setor está sucateado, mas deixar de atender o ci-dadão, deixar de cumprir com o dever ao qual fizeram juramento é algo que não consigo achar explicações. Alô Governo do Estado de Santa Catarina? Alô Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina? Alô delegado Iasco? A culpa é de quem? Do cidadão comum, que paga seus impostos para ter educação, saúde e segurança, e o que vemos é essa falta de consideração a vida? Queremos respostas!

POLÍTICA - Processo de Gentil e Zanolli é adiado para mês de agosto

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra os dois está em segredo de justiça e a próxima audiêcia das testemunhas foi prorrogado pelo Ministério Público da Comarca de Içara.

(Divulgação)

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AI-ME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009, foi movimentada nesta terça-feira, dia 10, com uma audiência no Fórum de Içara. Mas por motivos não explicados os depoimentos foram prorrogados para 9 de agosto.
Testemunhas foram chamadas a depor perante o juiz a partir das 17h30min. Entre elas estavam o sub-prefeito do Balneário Rin-cão, Jairo Celoy Custódio; o secretário de Agricultura, Silvio Viana; ex-prefeito Deobaldo Pacheco, o economista Murialdo Canto Gastaldon, e a testemunha considerada “chave” do processo, o ex-secretário de Assistência Social de Içara, Adair Benjamim de Souza, o China. O ex-secretário do governo de Gentil já anunciou que tem preparado provas que podem comprometer o prefeito.
Porém, o resultado da audiência e mais detalhes do processo não puderam ser divulgados, pois o mesmo está sob segredo de Justiça.
A parte acusadora considerou improvável que todas as testemunhas fossem ouvidas ainda na terça-feira e que alguma resolução fosse tomada pelo juiz. A equipe de defesa não quiz se manifestar.
A audiência já havia si-do adiada por três vezes, sendo nesta quarta vez marcada, mas com horário inviável para os devidos esclarecimentos.
O processo possui 22 volumes, cerca de seis mil folhas, o que faz com que demore mais para ser julgado.
O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e o vice José Zanolli estão em Brasília, onde participam da XIV Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, encontro que reúne o maior número de autoridades políticas do país.
Este ano a marcha visa estabelecer o relacionamento do movimento mu-nicipalista com o governo federal.Em pauta está a regulamentação da emenda 29, a distribuição de royal-ties do pré-sal e a quitação dos restos a pagar dos anos de 2007, 2008 e 2009.
De acordo com o prefeito Gentil da Luz, este é um momento oportuno para os prefeitos apresentarem as demandas e discutirem soluções em conjunto. “Os problemas individuais de cada gestão têm importância, mas devem ser resolvidos noutro momento, na Marcha devemos aproveitar a coletividade para discutir o macro”, ressaltou.
A XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios iniciou ontem e vai até quinta-feira (12). A presença da presidente Dilma Rousseff (PT) está confirmada para às 18h. Nesta terça, a petista recebeu uma parte dos prefeitos o que gerou protestos daqueles que não conseguiram entrar no Palácio do Planalto.

GERAL - Festa do Agricultor de Içara terá gincana e muitos sorteios

Cancelada por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, a Festa do Agricultor de Içara vai acontecer em 2011; e já começa a ser organizada pela equipe da Secretaria de Agricultura do município.

(Divulgação)

No primeiro encontro da Secretaria de Agricultura de Içara com lideranças de pelo menos oito comunida-des rurais de Içara, foi apre-sentada a proposta de rea-lização de uma gincana na Festa do Agricultor, marca-da para os dias 15, 16 e 17 de julho, no CTG Querên-cia Praiana, na localidade de Boa Vista.
O evento contará com sorteio de um automóvel, uma motocicleta e uma carreta para trator para os três primeiros colocados.
“A nossa ideia é fazer uma gincana com tarefas ligadas à agricultura e en-volver as famílias de todas as 22 comunidades rurais existentes no município”, destacou o secretá-rio de Agricultura de Içara, Sílvio Viana, acrescen-tando que o objeti-vo do evento é unir os agricultores através da confra-ternização.
Ainda segundo o secretário, na próxima segunda-feira, dia 16, será feita a segunda reunião preparató-ria para a festa com lideranças das co-munidades, que terá a organização da Administração Municipal de Içara, Secretaria de Agricultura, Gerência de Relações Institucionais e os parceiros como a Copafi, Sindicato Rural, Epagri e Cidasc.
A Feira do Artesanato, que acontece normalmente junto à Feira do Peixe Vivo, cancelada em 2011, vai ser realizada também entre os dias 15 e 17 de julho, na Festa do Agricultor.

POLÍCIA - Após ser atingido por granada policial se recupera da explosão

O soldado da PPT, que teve uma bomba detonada por acidente, após jogo do Criciúma, domingo, foi liberado na manhã de ontem, depois de ficar em observação devido a ferimentos.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Os jogos de futebol sempre trazem preocupação em relação à torcida e atletas, principalmente no âmbito de segurança. A cidade de Criciúma que atualmente conta com ascensão do principal time ainda sofre, com conflitos em partidas com grande número de pessoas.
Por precaução, domingo, no confronto entre Crici-úma e Chapecoense, o Pe-lotão de Patrulhamento Tá-tico (PPT) esteve no Estádio Heriberto Hülse para manter a segurança em caso de briga entre as torcidas. E no momento que um policial foi guardar o equipamento na viatura, uma granada de efeito moral, que estava no colete, estourou, causando escoriações em dos braços do militar.
De acordo com a Central da Polícia Militar, o soldado de 27 anos do PPT de Içara foi liberado do Hospital São José, em Criciú-ma, e está repousando em sua residência.
Conforme informações repassadas pelo comandante do Batalhão da cidade, major Jorge Lu-iz da Silva, será feito um Inquérito Técnico pa-ra apurar a verdadeira causa do acidente. “Ainda não se sabe o que houve de fato. Poder ser que até em atrito com outra bomba tenha motivado o fato. Nunca tinha sido registrado algo semelhante. O que protegeu o soldado bastante foi o colete que ele usava, já que a bomba estava no bolso da proteção balística”, explicou Silva à imprensa da região.
A utilização da bomba de efeito moral tem como intuito de perturbar a audição caso haja conflitos nas ruas.

VARIEDADES - Comissão escolhe hino dos 50 anos dentre 21 inscrições

As inscrições para o concurso que escolherá o hino para os 50 anos de Içara encerraram no dia 29 de abril; 21 hinos foram compostos e estão concorrendo a R$ 5 mil nesta sexta-feira, dia 13.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O concurso promovido pela Administração Muni-cipal de Içara para escolher o 4º símbolo do município, o hino para os 50 anos, tem a próxima etapa nesta sex-ta-feira, dia 13.
A partir das 13h, a comis-são julgadora do concurso vai se reunir na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes para escolher o me-lhor hino dentre os 21 ins-critos. “A maioria das ins-crições vieram de Içara mesmo, mas ainda temos inscritos de Criciúma, Or-leans e outras cidades. Até de outros estados, como Mato Grosso do Sul”, conta a idealizadora do concur-so, a escritora Maria de Fá-tima Silveira Pavei.
O ganhador vai receber R$ 5 mil e o hino para os 50 anos de Içara fará parte do livro Além dos Trilhos do Trem – 50 Anos de Emanci-pação Política de Içara, que está sendo escrito por Ma-ria de Fátima.
“No capítulo onde cito os três símbolos de Içara, a bandeira, o brasão e o hino municipal, vou incluir, a-lém do edital do concurso, a letra do 4º símbolo, que é o hino para os 50 anos da cidade. Também resolvi in-cluir os nomes de todos os participantes do concurso, como uma forma de valori-zação pelo empenho que eles tiveram”, comenta a escritora içarense.
O livro Além dos Trilhos do Trem já está com 300 páginas prontas, segundo Maria de Fátima.
A homologação das ins-crições pela comissão orga-nizadora aconteceria no dia 6 de maio, mas foi adi-ada para esta sexta-feira, por causa do Festival Lite-rário, na semana passada.
Fazem parte da comis-são Alexandra Cavaler, Bonifácio Espíndola Neto, Tereza Feltrin Borges, Ma-ria de Fátima Silveira Pa-vei, Fabiana do Amaral, Lislaine Custódio e Maria da Conceição Búrigo Lima.
“Estas pessoas foram es-colhidas por, além de co-nhecerem sobre o muni-cípio, entenderem de lin-guística e música”, explica a escritora.
A seleção do hino pela comissão organizadora, será feita através da leitura das letras e da audição dos CDs. O lançamento público do hino selecionado acon-tecerá em sessão solene na Câmara Municipal de Iça-ra no dia 6 de junho.
Maria de Fátima destaca que a música deve ter de três a quatro minutos de duração. “Se passar de quatro minutos o hino será desclassificado”, esclarece.
O autor do hino vencedor cederá os direitos autorais à Prefeitura Municipal, que poderá fazer uso para o enriquecimento da cul-tura e educação no muni-cípio de Içara.

ESPORTE - Equipes começam a definir classificação no Municipal

Na noite de ontem mais sete equipes entraram em quadra para disputa de mais uma rodada do Municipal de Bocha, e já começa a desportar os times que vão passar para a próxima fase.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A chuva que caiu durante a noite desta quinta-feira não impediu a realização de mais uma rodada do Campeonato Municipal de Bocha, Taça Elevadores Castelo, organizado pela Fundação Municipal de Esportes de Içara.
Doze equipes deram continuidade da 11a rodada que foi disputada em can-chas espalhadas pela cidade. Apenas as equipes Can-cha do Zilly A e Barão não compareceram e os adversários pontuaram por W0.
De acordo com Valde-mar Rocha, coordenador da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, as equipes que vem melhor se destacando pela Chave A são: Cancha do Vânio (12), Vidraçaria Santa Luzia (12) e SER Liri (12). Já, pela Chave B: Argeu A (9), Gonçalves Esportes (6) e Co-operaliança (6). Enquanto na Chave C: Raischaski (15), Nanico (12) e Darolt (9). E na Chave D: Clube dos 50 (12), Argeu B (12) e Barracão (12). “A competição está indo de acordo com o esperado pela fundação, tivemos apenas uma equipe eliminada até agora, as demais estão brigando ponto a ponto pela classificação”, finalizou Valdemar Rocha.
A competição ainda tem cinco rodadas até o termino da primeira fase, que deve classificar as oito melhores equipes.

DISTRITO - Clubes de mães e de idosos vão participar do JULIFEST

Nesta segunda-feira, a equipe da subprefeitura esteve na beira-mar do Balneário Rincão delimitando os espaços para os surfistas e também para os pescadores usarem na baixa temporada.

(Divulgação)

O subprefeito do Distrito Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, reuniu-se, na tarde desta terça-feira, com as representantes dos Clubes de Mães e de Idosos do Distrito para definir participação na maior festa junina da Região Sul.
Com nome e data defi-nidos, a JULIFEST vai a-contecer entre os dias 8 e 10 de julho na Avenida Leoberto Leal, no Centro do Balneário Rincão.
De acordo com o projeto, os grupos serão responsá-veis pelas apresentações artísticas e culturais du-rante o evento. Para isso, cada clube deve trazer uma rainha e um casal caracte-rizado de caipira para par-ticipar de um concurso que será organizado pela Administração Mu-nicipal, através da Subprefeitura.
Os componentes dos dez clubes de mães e de idosos do Distrito, ainda pode-rão comercializar os produtos artesanais feitos por eles.
“A participação dos clubes de mães e de idosos do Balne-ário Rincão é impor-tante para o sucesso da JULIFEST, por isso estamos construindo essa parceria”, explicou o subprefeito Jairo Custódio.
Para a presidente do Clube Esperança da Me-lhor Idade do Balneário Rincão, Maria Fraga, a parceria já está sacramen-tada. “Já definimos o casal que irá se trajar como cai-pira e estamos ansiosos pa-ra participar da JULIFEST. Precisamos auxiliar e tra-zer novos eventos na baixa temporada, pois o Balneá-rio Rincão merece esses a-trativos”, enfatizou a presi-dente, parabenizando a Administração Municipal pela iniciativa de movi-mentar as entidades..