O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 24 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.198 - 24 de setembro de 2011

ADROALDO GAÚCHO/JI
Polícia: Igreja do Rincão é assaltada e ladrões levam aparelhagem



ADROALDO GAÚCHO/JI
Geral: Peixes e mais peixes
Cerca de 20 toneladas de curvinas foram capturadas na noite de quinta-feira nas proximidades da Plataforma Sul em Barra Velha





CALEBE BORGES/JI
Esportes: Caiçara busca a primeira vitória no Regional da LARM




DIVULGAÇÃO
Esportes: Atletas do Quintino Rizzieri festejam título


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

PDT em busca espaço em Içara

O presidente do PDT de Içara, José Pizzetti, vem mostrando que quer colocar o partido na linha e não ficar em cima do muro co-mo ocorreu em outros anos.
Ele busca juntar os cacos e a primeira medida é fazer o PDT para o PDT e não ser-vir de capacho para outras siglas, para isso cobra do vereador Diego Vitorassi uma maior transparência dentro do partido. Pizzetti acredita que o PDT vai crescer por-que as ervas daninhas sairam da plantação.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Carpes e Gabriel retornam oficialmente nesta sexta-feira

No caso das cédulas marcadas na Câmara, não houve absolvição ou condenação de ninguém até o momento; o retorno dos presidentes aconteceu devido ao término da instrução processual.

ARQUIVO/JI
Gabriel e Carpes foram afastados para não prejudicar a colheira de provas
Após o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, ter comunicado, quinta-feira, dia 22, que os presidentes da Câmara Municipal e da Cooperaliança, poderiam retornar aos cargos; a volta aconteceu oficialmente na tarde de sexta-feira, dia 23.
Darlan Bitencourt Carpes e Pedro Deonízio Gabriel receberam os documentos comprovando a decisão do juiz e retornaram aos postos, depois de ficarem afastados por quase dois meses, por serem acusados de constrangi-mento ilegal, falsificação de documento público, prevaricação e advocacia administrativa, no caso das cédulas marcadas na Câmara Municipal.
O retorno aconteceu de-vido ao encerramento da instrução criminal, ou seja, fase do procedimento penal na qual se produzem as provas tendentes ao julgamento final do pro-cesso. “Considerando que decisão que decretou o a-fastamento dos acusados de seus cargos até o encerramento da instrução criminal, verifica-se que a mesma perdeu seus efeitos”, decretou Domingos.
Agora o processo encontra-se na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Iça-ra, para que o Ministério Público faça as alegações finais. A defesa também fa-rá o mesmo e, depois, o pro-cesso segue para sentença.
O responsável pela sentença, entretanto, não deve-rá ser o juiz Sérgio Renato Domingos, isto por que ele aguarda a publicação da promoção que vai transferi-lo para outra comarca.
O mesmo caso acontece com o promotor Henrique da Rosa Ziesemer, que deixa a comarca em razão de ascensão na carreira.
A expectativa é que em algumas semanas outro promotor assuma como titular, e até o preenchimento da vaga, a comarca será atendida em regime de substituição.
O presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, não atendeu às tentativas de contato telefônico feitas pela reportagem do Jornal Içarense nesta sexta-feira. Mas, no dia da audiência em que foi interrogado, quarta-feira, 21, Gabriel comentou que seu retorno era necessário para o bom encaminhamento dos trabalhos da cooperativa. “O vice Jorge Rodrigues está apenas tomando as providência necessárias até o meu retorno”, disse, sobre as medidas adota-das, como pagamento de dívidas e demissões.
O presidente da Câmara Municipal, Darlan Bitencourt Carpes também não a-tendeu o celular. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, ofício comunicando a extinção da medida cautelar, que havia afastado o vereador da presidência, foi entregue na secretaria geral da Casa na tarde de ontem.
Desde o dia 28 de julho, Carpes foi substituído pelo vice-presidente da Câmara, André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho; e Gabriel pelo vice-presidente Jorge Rodrigues.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Acho que o atendimento está falho, vou fiscalizar para que os funcionários cumpram o horário. Vou ficar na Câmara todos os dias das 13h às 19h”. Darlan Bitencourt Carpes (PP), presidente da Câmara,quando assumiu o Legislativo, em janeiro de 2011. Ele retornou ao cargo nesta sexta-feira, após quase 60 dias afastado.

Em 1988

tive o desprazer de sair candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, pois foi uma experiência frustante, tanto com o partido quanto com os adversários. Mas deixa pra lá, isso é passado.
Gilmar Bonifácio era candidato a prefeito e Miriam Darós a vice.
Com o slogan ” Não vote por acaso, vote no Maso”, consegui 33 votos. Os eleitos foram: Tarcísio Lima (PDS), Pedro Deonísio Gabriel (PDS), Antônio José Cardoso (PDS), Valmor Rosso (PDS), Agenor Cas-tagna (PDS), Adilor Guglielmi (PFL), Luiz Otávio Nu-nes (PFL), Murialdo Gastaldon (PMDB), Gentil da Luz (PMDB), Antônio José Zanette (PMDB) e Osvaldo Duarte (PMDB). Nomes calejados na política.
Agradeço a colaboração de Bruno Dal Pont, o Neka, que me enviou o santinho.

Sete de outubro
é a data limite para quem quiser disputar cargo público estar filiado a um partido. Até lá, vai ser uma especulação, de quem entra e de quem sai. Vamos aguardar.

Ministro do STF
Marco Aurélio Mello a-firmou que vê irregularidades na criação do novo partido e que o TSE não pode “correr contra o relógio”, assim como está fazendo o PSD.

Para refletir .
"Quando você perceber que para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho; que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de nós. Quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem ter medo de errar, que sua sociedade está condenada."
Ayn Rand (Judia fugitiva russa que chegou aos Estados Unidos em 1920).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Pescadores do Balneário Rincão capturam 20 toneladas de corvina

Entre agosto e dezembro são os meses propícios para a captura de corvinas; no Balneário Rincão a pescaria foi boa e rendeu cerca de 20 toneladas na noite desta quinta-feira, dia 22.

ADROALDO GAÚCHO/JI
Pescadores vibram com captura de cerca de 20 toneladas de corvina
Os pescadores do Distrito Balneário Rincão comemoraram a pescaria na noite desta quinta-feira, 22.
Foram capturadas cerca de 20 toneladas de corvina, peixe típico da época.
O pescado tomou conta da orla nas proximidades da Plataforma Sul.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, lamentou apenas a falta de espaço para armazenamento dos peixes.
Porém, segundo Picollo, este é o último ano sem espaço de frigorificação. Isto, por que a Casa do Pescador, nova sede da colônia, está para ser inaugurada no próximo mês.
São 287 metros quadrados distribuídos em sala, auditório, vestiários masculino e feminino, hall, reservatório e almoxarifado.
Também nesta quinta-feira, na Praia da Lagoinha, na Zona Sul do Balneário Arroio do Silva, o pescador, Roni Ramos, de Jaguaruna, fez a maior pesca da temporada, retirando do mar cerca de 40 toneladas de Corvina.
“Coloquei a rede às 10h 30min e retiramos por volta de 16h. O trabalho de seis horas, com mais 18 companheiros valeu a pena”, disse Ramos, enquanto pesava os peixes e vendia na praia mesmo, para empresas do ramo de pescados.
Cada peixe pesava a média de dois quilos.
Para retirar o pescado foi usada uma rede com 800 metros de comprimento.
O pescador disse que vai continuar com o arrastão até novembro na região, depois parte com a equipe para o litoral gaúcho.
A corvina vive em água salgada e salobra, em todos os oceanos. O peixe, a-bundante no litoral catarinense, pode atingir 70 centímetros de comprimento. É uma espécie de grande valor comercial, sustentando a indústria pesqueira de porte em todo o Atlântico ocidental. Também são conhecidos pelos nomes de cascudo, corvina-crioula, corvina-de-linha, corvina-de-rede, corvina-maris-queira, corvineta, cupá, cururuca, guatucupá, maris-queira, murucaia, tacupapirema, ticopá e ticupá, entre outros.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Igreja Nossa Senhora dos Navegantes é arrombada

Igreja do Balneário Rincão teve a porta arrombada e vários intrumentos musicais furtados, a guarnição da Polícia Militar realizou buscas no Distrito mas não encontrou nenhum suspeito

ADROALDO GAÚCHO/JI


A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, situada no Centro do Balneário Rincão, em Içara, foi furtada na madrugada de quinta-feira, dia 22.
O responsável pelo local, P.F., 32 anos, percebeu à ausência de alguns objetos após chegar para ensaiar, na noite de quinta-feira, logo notou que a porta de trás estava arrombada.
Os meliantes levaram u-ma guitarra de cor branca marca Fender, um conjunto de alto-falante de 18 polegadas, dois twistters, um notebook, um amplificador, uma CPU e mais uma bicicleta. Não existem pistas de suspeitos.
Os vizinhos não perceberam nenhum barulho estranho na igreja. Há suspeitas de que os ladrões ficaram um bom tempo dentro da capela.
Segundo F., o Grupo de Louvor não tem como ensaiar pois, devido a falta de aparelhagem e das músicas estavam gravadas no notebook.
A Polícia Militar do Rincão efetuou buscas nas redondezas e não encontrou nenhuma pista mas acredita que não demorará muito para achar os responsáveis.
A Polícia Militar também foi acionada na quarta-feira, 21, por um vigia particular, para averiguar o arrombamento em uma casa próxima ao Mirante da Caixa D’Água, Centro do Rincão. Um elemento ao avistar a viatura saiu correndo e deixou para trás um televisor RCA de 14 polegadas.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Quintino Rizzieri é campeão do Joesi com nove medalhas

DIVULGAÇÃO
Encerrou nesta sexta-feira, após cinco dias de disputas, a 10a Edição dos Jogos Estudantis de Içara - Joesinho -, realizada no Ginásio Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, no bairro Primeiro de Maio.
O Futsal masculino foi a única modalidade disputada ontem.
Os atletas-alunos da Es-cola Municipal Quintino Rizzieri, do Jardim Elizabete, conquistaram nove medalhas, cinco de ouro e quatro de prata.
“Nosso objetivo é facilitar o entrosamento entre professores e alunos e demonstrar que o esporte é fundamental”, destacou o presidente da FME, Flávio Felisberto.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Hospital dos Olhos Lions Clube: o que era sonho já é concreto

O Lions Clube Internacional possui mais de 1,35 milhão de sócios, em aproximadamente 45 mil clubes localizados em 200 países; os leões de Içara ajudam na construção do Hospital dos Olhos.

DIVULGAÇÃO
“Cada um pode fazer e doar o seu melhor”. Com esta filosofia o Instituto Li-ons Clube, braço da governadoria do Distrito LD-9, constrói o Hospital de Olhos do Lions de Santa Catarina, sonho que já é concreto. A obra está sendo feita em um terreno de 5.086,84 m², doado pelo Poder Público, no Loteamento Pagani, próximo à Prefeitura Municipal de Palhoça, há 15 quilômetros de Florianópolis.
A área inicial a ser construída é de 2.467,75 m² em dois pavimentos, com valor estimado em mais de R$ 25 milhões.
Os recursos são provenientes das campanhas realizadas pelos clubes do Distrito LD-9 e através de contribuições via débito na conta de luz da Celesc.
Recentemente o empreendimento recebeu uma força maior com a participação do prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, que garantiu a doação das lajes para os dois pavimentos, junto com empresários da cidade.
Com esta doação, a obra deverá cumprir o crono-grama, que se encontra em fase adiantada e, até outubro, entra em uma nova etapa, que é a do fechamento das paredes.
O Lions Clube Içara Centro tem contribuído com o Hospital dos Olhos desde 2009, quando realizou u-ma paella, com a participação da Câmara da Mulher Empreendedora de Içara. “Na ocasião arrecadamos R$ 2 mil que foram enviados ao Instituto Lions Clube. Também doamos, desde 2010, através de cada associado, R$ 10 por mês, totalizando R$ 130, pois temos atualmente 13 associados”, explicou o presidente do Lions de Içara, Pedro Piazza.
A ajuda também é feita através da compra de blocos de rifa.
O Lions Clube Içara Centro está programando uma nova campanha para ajudar no empreendimento.
Além da sede, o projeto do hospital prevê um ônibus que atuará como unidade móvel. Algumas cidades como Urubicí, Morro da Fumaça, Palhoça, Orle-ans, Laguna, São Joquim/Urupema, Sombrio e Braço do Norte, já receberam o projeto piloto, no total de 1.028 atendimentos e doações de 701 óculos.
“Estamos tentando trazer a unidade móvel também para Içara. Quando isto acontecer, toda a comunidade será avisada. O hospital será muito importante para ajudar as pessoas menos favorecidas, que precisam tratar os olhos”, reforçou Piazza.
A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu com o sonho de um empresário de Chicago chamado Melvin Jones, em 7 de junho de 1917. Ele a-creditava que os clubes comerciais locais deveriam expandir seus horizontes de preocupações puramente profissionais para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo. Em 1925, a escritora e filosofa Helen Keller discursou na Convenção Internacional do Lions em Cedar Point, Ohio, EUA.
Ela desafiou os leões a se tornarem “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. Desde então, os Lions Clubes têm se envolvido ativamente no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.