O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CAPA: Edição2.099 - Içara, 5 de maio de 2020

Sindserpi convoca servidores
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Gabriel o Pensador prestigia festival literário
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


MIV organiza tratoraço nesta quinta-feira
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Servidores podem entrar em greve.

Não houve entendimen-to entre Administração Municipal e Sindserpi, re-presentante dos servido-res, sobre o reajuste salarial. Os funcionários públicos pedem 6% de aumento real além da inflação, que foi de 6,35%. O Prefeito Gentil da Luz, em contraproposta diz que não tem condições financeiras de pagar a mais do ganho real, por que já está comprometendo 50% da arrecadação em obras. Das 17 reivindicações, o E-xecutivo atende só uma.
Sem entendimento, os servidores decidem qual ru-mo tomar no dia 12, em as-sembleia extraordinária.

CHARG

De olhovivo na política

Movimento municipalista perde força nos últimos anos

Muitos Prefeitos do Brasil estão ficando enfraquecidos com os problemas que serão gerados com os cortes junto ao orçamento geral da união 2011 e a possível perda de convênios (2007-2008-2009) em andamento que não tiveram iníci-o das obras. A carga tributária, que é obtida pela divisão da arrecadação da União, Estados e Municípios pelo PIB, apre-senta crescimento centralizador por parte da União.
Nos últimos anos, os Municípios tiveram perdas signifi-cantes, pois já participaram no passado com 22% da carga tributária e nos dias atuais aproxima-se de 16%. No Município, o cidadão possui mais contato com os políticos, e estão constantemente em rodas de conversa ou até mesmo dentro das próprias Prefeituras e Câmaras Legislativas Municipais.
Qualquer problema na condução da Administração Municipal, apresenta-se sobre o administrador uma vitrine para acareações, cobranças e justificativas pelo não cumprimento ou pelas práticas de forma não eficaz na gestão dos recursos públicos. Junto à arrecadação da mãe maior, Brasília, está muito distante do cidadão. Os Ministérios não atendem os Municípios com respeito e dignidade, muitas vezes desligando os telefones ou em horários de almoço intermináveis. As lideranças das bancadas federais, que devem estar sempre em si-nergia com os Ministérios e votando de acordo com as normas governamentais, só garantem a liberação dos recursos das emendas sobre a forma de apoio incondicional ao governo. Com a definição que muitas obras em Municípios de pequeno e médio porte podem ficar sem repasse, principalmente pelo Ministério das Cidades, nos surge uma grande questão: Quando teremos uma reforma tributária em favor dos Municípios? Praticamente estamos precisando de forças muito maiores para combater a mãe União.
Com os cortes anunciados, a Confederação Nacional dos Municípios deve intervir junto ao governo para que as cidades de pequeno e médio porte não tenham a situação ceifada e praticamente aniquilando o movimento municipalista que clama por uma melhor e mais justa distribuição da arre-cadação tributária brasileira.
De 10 a 12 de Maio ocorrerá em Brasília a XIV Marcha dos Prefeitos que partem em busca de recursos para realizarem investimentos e a última grande conquista do movimento municipalista foi o acréscimo de 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) o que mostra que a centralização dos recursos na União vem aumentando nos últimos anos, deixando o movimento municipalista sem forças e sem expectativas de receitas melhores.

POLÍTICA - MIV promove tratoraço até a Câmara nesta quinta-feira

Um tratoraço será realizado pelo Movimento Içarense pela Vida (MIV) hoje, a fim de reivindicar contra a aprovação de um Projeto de Lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Preocupados com o pos-sível retorno do projeto de lei que prevê a extinção da Área de Proteção Ambien-tal (APA) de Santa Cruz à Câmara Municipal, para nova votação, integrantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV) preparam uma mobilização, com passeata e tratores, no final da tarde desta quinta-feira, dia 5, para fazer pressão no Legislativo içarense.
Está confirmada a saída do grupo, junto com repre-sentantes de entidades iça-renses e 120 tratores, do vi-aduto da Avenida Procó-pio Lima, às 16h.
Os tratores e carros, que também devem acompa-nhar os ambientalistas, cir-cularão por cerca de uma hora pelas ruas do Centro da cidade, parando na Câ-mara Municipal, onde vão permanecer para acompa-nhar a sessão.
“Queremos com a mobi-lização com prestar solida-riedade aos vereadores que foram contra o projeto; mostrar para os demais ve-readores que a população não aprova a atitude deles, de legislarem em causa própria; e sensibilizar a co-munidade içarense, assim como os promotores de jus-tiça, sobre o prejuízo cau-sado pela extração de car-vão ao meio ambiente”, informou um dos integran-tes do MIV, Renato Brígido.
O Projeto de Lei 009/11, de autoria dos vereadores Acirton Costa (PMDB) e Itamar da Silva (PP), que prevê alterações em atribu-ições da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) e extinção da APA de Santa Cruz, foi vetado pelo prefe-ito Gentil da Luz em reuni-ão com agricultores na co-munidade de Santa Cruz nesta quarta-feira, dia 4.
Estiveram no encontro, além de representantes de entidades sociais de Içara, engajadas na causa do me-io ambiente, os vereadores contrários à aprovação do projeto de lei: André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB); Diego Vito-rassi (PDT); e Dilnei Dar-cy Lima (PMDB). Jurê Car-los Bortolon (PMDB) não compareceu, mas se com-prometeu a acompanhar o veto do prefeito, segundo o ambientalista Renato Brí-gido. Estes quatro vereado-res foram vencidos pelo restante, que aprova a ex-tração de carvão nas co-munidades de Esperança, Espigão, Santa Cruz e adja-cências. São eles: Acirton Costa (PMDB); Itamar da Silva (PP); Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP); Joaci Domingos Perei-ra, o Boca (PP); Darlan Bi-tencourt Carpes (PP); e Ne-uzi Berto Silveira (DEM).
Para ser sancionado no Legislativo, o projeto de lei precisa da aprovação de dois terços dos vereadores, que no caso da Câmara de Içara, são sete. Sendo as-sim, as alterações nas leis da Fundai e extinção da APA só passarão a vigorar se algum dos vereadores contrários mudar de lado na próxima votação.

GERAL - Gabriel, O Pensador dá palestra no Festival Literário de Içara

Com muito carisma, o músico e escritor Gabriel, O Pensadorm interagiu com estudantes e contou um pouco da história de seus livros no Festival Literário de Içara, nesta quarta-feira.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O escritor e músico Ga-briel, O Pensador foi a atração do Festival Literário de Içara nesta quarta-feira, dia 4. O artista palestrou aos içarenses na Praça da Matriz São Donato.
O evento iniciou às 19h-30min e contou com a participação de grande público, entre crianças, jovens e adultos. Apesar de a palestra ser mais voltada para o público infantil.
Algumas crianças foram chamadas pelo escritor pa-ra encenar a história do livro “Um garoto chamado Rorberto”, de sua autoria.
Em entrevista coletiva an-tes da palestra, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Gabriel explicou co-mo começou a participar de feiras literárias.
“Quando lancei o livro de poemas e crônicas “Diário Noturno”, em 2011, comecei a participar de muitos eventos literários para divulgá-lo e acabei gostando. Depois escrevi o livro in-fantil “Um garoto chamado Rorbeto” e ganhei o Prêmio Jabuti em 2006 com ele. Foi ai que passei a ser convidados para muita coisa”, esclareceu.
Gabriel escreveu ainda, em 2008, o livro “Meu Pequeno Rubro-Negro”. Agora, o artista tem a própria editora e com ela já relançou os dois primeiros livros.
O Pensador divide o tempo entre palestras por todo o Brasil; a música, que é o seu grande destaque; e a ajuda a dois times de futebol. “Comecei ajudando algumas crianças a entrarem em clubes de futebol e agora já estou administrando dois times”, ressaltou o can-tor sobre o projeto “Pensador Futebol”.
O Festival Literário de Içara iniciou na última segunda-feira, dia 2, e prossegue até sábado, dia 7, na Praça Matriz São Donato, Centro.

POLÍCIA - Furtos ainda causam dor de cabeça para a PM

Mesmo após confirmar que o número de roubos estão diminuindo dentro do Rincão, as equipes da Polícia Militar continuam sofrendo com o números de roubos, dois em menos de uma semana.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Mesmo insistindo em dizer que o número de ocorrências no Balneário Rin-cão tem diminuído, a Polícia Militar (PM) tem atendido a muitos casos de furtos, principalmente nas residências fechadas.
Foi registrado no Balneário Rincão, o furto em uma residência, na Zona Sul do Distrito, na Rua Manoel José Magé. Ao entrar em casa, A.J.F., 49 anos, deparou-se com a falta de duas TV’s, uma de 22 e outra de 14 polegadas; um DVD, uma caixa de som, um bo-tijão de gás, uma vara de pesca, um micro system, a-lém de vários alimentos.
Pela parência do local, o dono julgou que o praticante iniciou a ação pelo telhado da casa e a encerrou pe-la janela dos fundos.
Conforme informações do sargento Fontoura da Polícia Militar de Içara, rondas foram feitas no local, mas nenhum suspeito do crime foi apontado.
Após um novo contato feito com o comando especial da Polícia Militar (PM) de Içara o sargento confirmou que o caso foi repassado para Polícia Civil (PC) através do delegado Rafael Iasco que continua as investigações sobre o caso.
O último furto registrado no Rincão a menos de uma semana foi registrado pela PM no dia 28, Preso em flagrante, A.J.A.L., 35, estava furtando um microondas próximo ao campo de areia do Balneário Rincão.
A ação deu-se por uma denúncia anônima que pediu ajuda a um policial que fazia rondas. O assaltante entrou na residência após arrombar uma das janelas com um pé de cabra. O dono da casa, L.B.R., 63, não estava no local. Um cúmplice foi pego depois.
Nesta quarta-feira, o aci-onamento do alarme impediu um furto na residência de J.A.S., 60, na Rua Clésio Búrigo, no Rincão. O meliante arrombou uma das janelas da casa e fugiu após escutar o alarme de vigilância. Nada foi levado.

VARIEDADES - Alunos da Escola Paulo Rizzieri recebem palestra de jornalistas

Após o Dia do Trabalho, os estudantes da escola de Boa Vista foram apresentados a jornalistas de dois jornais impressos de Içara, profissionais responsáveis por levar informações aos içarenses.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Devido à passagem do Dia do Trabalho, comemo-rado em 1º de maio, a di-reção da E.M.E.F Paulo Ri-zzieri, do bairro Boa Vista, convidou dois jornalistas para palestrarem aos alu-nos das 7ª e 8ª séries.
Para o período matutino a palestra foi dada pelo jor-nalista Maso Nyetto, do di-ário Jornal Içarense. À tarde, a convidada foi a jornalista Clarissa Crispim, do sema-nário Jornal Gazeta.
Eles apresentaram aos estudantes como é produzi-do um jornal e as ações que um jornalista realiza para que as informações che-guem às pessoas.
De acordo com o profes-sor de Geografia, Darcioni Sorato, as palestras fazem parte do projeto pedagógi-co da escola que está foca-do nos 50 anos de Içara.
“Montamos um mural, com fatos históricos da ci-dade e, também sobre a ori-gem do Dia do Trabalho. E para destacar este dia, es-colhemos a profissão de jornalista para ser apresen-tada”, conta o professor.
Os palestrantes mostra-ram a importância do ensi-no superior e que os alunos devem continuar estudan-do depois do ensino médio.
“Foi uma grande ideia tra-zer os jornalistas, os alunos adoraram. Eles até foram convidados para irem até a redação, ver como funciona um jornal. Foi bastante váli-da a experiência”, enfatiza o professor.

ESPORTE - Equipes preparam reparos nos estádios para o Içarense

Depois do acerto final com o prefeito Gentil Dory da Luz para a realização do Municipal de Futebol de 2011, as equipes começam a preparar os estádios para os jogos marcados para junho.

Depois do término da suposta polêmica envolvendo os estádios de futebol que sediarão o Campeonato Içarense 2011, os responsáveis pelos locais reprovados na vistoria da Polícia Militar de Içara, estão se apressando para fazer as melhorias.
No Campo do Barracão, que apresenta problema no alambrado, os responsáveis pelo time está recolo-cando a grade de arame , para dar maior segurança ao público e aos atletas.
O Barão está focando, em primeiro plano, a formação do time, já que o tempo pa-ra a melhoria dos estádios ainda é um pouco longa. O próximo passo será providenciar melhorias na casa-mata que abriga a arbitragem e tapar alguns furos do alambrado, e tirar os entulhos ao redor do campo.
O time do Presidente Vargas faz ironia quanto ao número de itens rejeitados pela Polícia Militar, mas, mostra-se disposto a providenciar as melhorias. O PV foi reprovado em quase 90% dos itens. Mas, tudo será ajeitado a tempo afirmam os dirigentes. A diretoria da equipe está organizando uma feijoada para arrecadar fundos e providenciar os reparos exigidos.
O quarto campo tido co-mo não apto para foi o do Barra Velha, mas, os responsáveis confirmaram que tudo será colocado em ordem no prazo certo, não importando o que deve ser modificado.
As equipes tem até 19 de junho para providenciarem as melhorias exigidas pela Polícia Militar para manter a segurança dos a-tletas e dos torcedores.