O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.206 - 6 de outubro/2011

MASO NYETTO/JI
Polícia: Mais um assalto a ônibus preocupam usuários de Içara




ARQUIVO/JI
Política: Gentil e Zanolli ficam no cargo
Prefeito e vice ganharam o direito de permanecer nos cargos até que o juiz se manifeste sobre os embargos declaratórios protolocolados no TRE





MASO NYETTO/JI
Geral: Sem acordo continua a greve dos bancários

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Gentil e Zanolli continuam no Paço


Os advogados do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e do vice José Zanolli (PSD) protocolaram, embargos declaratórios com efeito suspensivo da eficácia da sentença de Primeiro Grau do juiz Sérgio Domingos. Com isto, ambos vão aguardar nos cargos a manifestação do magistrado sobre os embargos.
Conforme explicado pela advogada de defesa, Katherine Schreiner, entre os argumentos utilizados para demonstrar equívoco na sentença, foi a afirmação do juiz ao dizer que Gentil ganhou a eleição de 2008, contra Heitor Valvassori (PP), com apenas 152 votos de diferença, sendo que, na verdade, foram 1,4 mil. Para o juiz, isso não envolveu na decisão.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Susiane Mendes

Dicas para não ser enganado nos cálculos indenizatórios

A Lei dá ao trabalhador assalariado uma série de direitos que devem ser respeitados quando ele sai do emprego.
Em um contrato de trabalho por tempo indeterminado, o desligamento de um funcionário pode ter três origens distintas: ele pode pedir demissão (dispensa voluntária), ser demitido pela empresa sem um motivo aparente (demissão imotivada) ou ser mandado embora por ter cometido uma falta grave dentro da empresa (demissão por justa causa).
Independente do motivo, um comunicado de dispensa deve ser entregue pela parte que tomou a iniciativa do desligamento.
Em todos os casos, a empresa deve efetuar a baixa na carteira de trabalho, ou seja, fazer a anotação da demissão. Depois precisa entregar um recibo, discriminando todas as verbas pagas.
Caso o empregado tenha mais de um ano de casa, a empresa deve submeter o pedido de demissão e enviar a documentação ao sindicato da categoria ou a uma delegacia do Ministério do Trabalho mais próxima, o que constitui a homologação da rescisão.
Em seguida, a empresa deve pagar integralmente, em dinheiro ou cheque administrativo nominal ao empregado, o montante devido. Se for o caso, ela deverá entregar a guia necessária para a solicitação do seguro-desemprego.
Funcionários públicos e certas categorias profissionais, como os professores, têm algumas regras próprias. Mas, em todos os casos, o prazo para reclamar na Justiça sobre as verbas da demissão é de cinco anos.
Para não ser enganado no momento dos cálculos indenizatórios e ter que buscar a Justiça de Trabalho para cobrar o que deveria ser pago corretamente procure um escritório de contabilidade ou um advogado de sua confiança.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Embargos suspendem efeitos de sentença de Gentil e Zanolli

O prefeito Gentil Dory da Luz e o vice José Zanolli ganharam o direito de permanecer nos cargos até que o juiz se manifeste sobre embargos declaratórios protocolados pela defesa nesta quarta-feira.
ARQUIVO/JI
Os advogados do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e do vice José Zanolli (PSD) protocolaram, nesta quarta-feira, dia 5, embargos declaratórios com efeito suspensivo da eficácia da sentença de Primeiro Grau do juiz Sérgio Renato Domingos.
Com isto, ambos vão aguardar nos cargos a manifestação do magistrado sobre os embargos.
O Embargo Declaratório é um recurso cabível para esclarecer uma decisão judicial, seja decisão interlocutória, sentença ou acórdão, quando nela houver contradição, omissão ou obscuridade.
Conforme explicado pela advogada de defesa, Katherine Schreiner, entre os argumentos utilizados para demonstrar equívoco na sentença, foi a afirmação do juiz ao dizer que Gentil ganhou a eleição de 2008, contra Heitor Valvassori (PP), com apenas 152 votos de diferença, sendo que, na verdade, foram 1,4 mil. Isto demonstraria que, caso houvesse fraude no processo para conseguir os votos a mais, esta não seria suficiente para fazer com que o adversário tivesse ganho o pleito.
Assim, seria derrubada a tese de que houve abuso de poder econômico.
Além dos embargos, a defesa interpôs ainda outros dois recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina.
Um com o objetivo de manter o prefeito e o vice nos cargos até que o processo seja julgado nas últimas instâncias; e outro para discutir o mérito da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) que cassou o mandato.
Na tarde desta quarta-feira, dia 5, Zanolli esteve no Cartório Eleitoral, onde foi intimado pessoalmente da sentença. Gentil já tinha sido comunicado na terça-feira, dia 4.
O prefeito foi orientado pelos advogados para continuar as atividades normalmente no Executivo.
“Vou acatar o que meus advogados orientaram. Nesta quinta-feira pela manhã já estarei no Paço cumprindo agenda. Às 9h vou me reunir com a direção do Hospital São Donato para tratar do pagamento das próximas parcelas da dívida com o INSS e cobrar deles empenho para que reduzam as reclamações”, explicou o prefeito.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Fato! Não me arrisco hoje a assinar nenhum documento e não vou assinar como prefeito, por que não quero amanhã ou depois sofrer alguma punição, tendo nosso ato questionado. Vou esperar pelos meus advogados. Na quinta-feira estarei novamente em Florianópolis e se a justiça determinar que eu volte eu estarei na prefeitura. Obrigado por tantas e tantas manifestações de solidariedade nesse momento que pra mim é muito difícil. Se não ganhar na justiça eleitoral até 2013 se vencer a eleição lá na frente estou dando a última entrevista como prefeito da cidade de Içara”. Declaração do Prefeito Gentil Dory da Luz, nesta terça-feira, na Rádio Difusora.
Mais calmo

nesta quarta-feira, o Prefeito Gentil da Luz recebeu a notícia de que o TRE acatou a liminar que o mantêm no poder, o Zé Zanolli também. Ele Twittou: “Minha assessoria jurídica interpôs recurso pedindo efeito suspensivo. Permaneço no cargo até a manifestação do juízo. Vamos em frente”.
Comentou sobre a decisão de doar os salários dele, do vice e dos secretários em favor do Hospital São Donato (HSD): “A doação foi uma determinação minha, o HSD depende deste recurso e precisa da nossa ajuda para não ir ao leilão. A determinação é até dezembro. Quem não aceitar pode pedir licença ou férias. O vice tem as mesmas responsabilidades que o prefeito para melhorar a cidade. Tem horas que você tem que tomar uma decisão e fiz isso. E sou o mais pobre entre eles (secretários e vice), não tenho casa, pago aluguel, mas, me propus a ajudar o HSD, pois caso venha a fechar a população içarenses vai nos responsabilizar pela eternidade”.
O primeiro manifesto em favor de Gentil foi feito pela sua caricatura de Monge da Luz, que percorreu as ruas de Içara com a bandeira do PMDB, que deve realizar um ato oficial de apoio ao prefeito, hoje, às 19h30min, no Restaurante Nono Tillo, na Segunda Linha.

Vice-prefeito (1)
José Zanolli afirmou na Rádio Difusora que era contrário a decisão de Gentil da Luz em doar o salário ao Hospital São Donato. “Salário é coisa sagrada. Você trabalhou por ele e precisa dele para sobreviver. É minha única fonte de renda. Acho que há outras formas de ajudar o hospital”, comentou.

Zanolli (2)
disse que se expressou mal ao dizer que o salário seria a única renda, pois tem outros rendimentos, mas, reafirmou ser contra doar o salário do cargo, que é o mesmo dos secretários e beira os R$ 5 mil
Sobre o processo de cassação ele foi categórico: “fica nas mãos dos meus advogados”.

Frase
“Se eu voltar, volto e sou candidato. Se não voltar, já começo a trabalhar agora para garantir nas urnas o direito de governar a minha cidade. Eu não vou desistir”.
Gentil Dory da Luz.

Frase
“O Zé Zanolli e eu não merecíamos isto. Lamentamos que um juiz, que não tem nada a ver com a cidade, nos julgue sem nos conhecer. Fizemos uma campanha legal.”
Gentil Dory da Luz.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Bancários continuam parados

MASO NYETTO/JI
Ao entrar na segunda semana, a greve dos bancários em todo o País está ainda mais forte. Nesta segunda-feira, dia 3, em São Paulo, o comando nacional se reuniu para avaliar e ampliar a paralisação, diante do silêncio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em retomar as negociações e apresentar proposta à categoria.
“Na reunião do comando nacional foi deliberada a intensificação da greve, alcançando as agências que ainda não estavam fechadas, a fim de forçar a Fenaban a negociar conosco. Agora, mais agências do interior, como Cocal do Sul e Morro da Fumaça, aderiram. Sexta-feira tínhamos cerca de sete mil agência fechadas, agora já passam de oito mil”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Ronald Pagel Soares.
Os bancários entraram em greve após rejeitarem a proposta de reajuste salarial de 8% (0,57 % de aumento real). Os trabalhadores da categoria reivindicam 12, 8% (5% de aumento real).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Empresa de ônibus sofre quinto assalto em 60 dias

Os assaltos ocorreram da mesma forma em todas as ações, mas, desta vez, parece que os meliantes sabiam que os funcionários da Expresso Coletivo Içarense estavam portando o salário do mês.

MASO NYETTO/JI
No início da noite desta terça-feira um ônibus da Expresso Coletivo Içarense foi alvo de um assalto, na localidade de Vila Nova, em Içara. O quinto no espaço de 60 dias.
O motorista F.C.O. explicou que um elemento embarcou no ônibus, esperou que o coletivo esvaziasse e no final da linha, armado de um revólver prateado, parecido com um calibre 38, anunciou o assalto.
Durante a ação, o ladrão mandou que ao motorista que apagasse a luz e parasse o veículo, em seguida agrediu o cobrador com alguns golpes e pediu o dinheiro. Ele roubou R$ 740 do cobrador, mais R$ 1.320 do motorista e R$ 100 que estava no pochete, proveniente de cobrança de passagens. Em seguida, apanhou a chave do ônibus, foi até a porta traseira e embarcou em uma motocicleta, cujo piloto acompanhava a ação, e fugiu no sentido Balneário Rincão.
O. registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Içara.
Em dois meses, esse é o quinto assalto a ônibus que a Empresa Expresso Coletivo Içarense sofre.
Na madrugada de segunda-feira um dos veículos que estava na garagem, localizada no Balneário Rincão, teve o tacógrafo furtado e as mangueiras do rodoar cortadas.
Os usuários estão preocupados com os assaltos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Escola Salete Scotti promove concurso de beleza entre alunos

Os alunos Jordi Isaías Vieira e Camila Vitoretti foram os vencedores do Concurso Garoto e Garota Salete Scotti dos Santos, que foi realizado na Casa do Rock nesta terça-feira, dia 4.

CALEBE BORGES/JI
A Escola Estadual Salete Scotti dos Santos, do Centro de Içara, promoveu na noite desta terça-feira, dia 4, na Casa do Rock, o concurso Garoto e Garota Salete Scotti dos Santos.
Depois da pré-seleção feita nas dependências da escola, os estudantes participaram da final que elegeu o garoto e a garota mais bonitos e simpáticos da instituição.
O evento é feito todos os anos em comemoração ao Dia do Estudante, ocorrido em 11 de agosto.
Os alunos vencedores foram Camila Vitoretti e Jordi Isaías Vieira, ambos do Ensino Médio.
Eles foram prestigiados por cerca de mil pessoas, entre pais, estudantes e professores, que participaram da festa na danceteria içarense. Camila e Jordi passaram pela avaliação de um grupo de jurados.
“O evento foi muito legal, bastante prestigiado. Participaram da segunda e última etapa dez rapazes e dez moças, sendo que dois foram escolhidos. Houve de fato integração entre alunos, pais e professores e este era o nosso objetivo”, enfatizou o diretor Max Dagostim de Mello.
O Concurso Garoto e Garota Salete Scotti dos Santos começou com um evento para apresentação de bandas formadas pelos alunos, a fim de divulgá-las. Com o passar do tempo, surgiu a ideia de incrementar com o concurso de beleza. O evento já é marca registrada da escola.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Içara faz bonito no JASC

DIVULGAÇÃO
Içara tem o que comemorar na Etapa Regional dos Jogos Abertos Aberto de Santa Catarina (JASC), realizada em Sombrio.
A Fundação Municipal de Esportes conquistou, com os 55 atletas, uma medalha de ouro, quatro de prata e seis de bronze.
Com 39 pontos, ficou em terceiro lugar, superando Criciúma e atrás somente de Florianópolis e São José.
Voltam classificados para os JASC de Criciúma os times de basquete e tênis de campo masculino. Os outros resultados vieram do karatê, xadrez, vôlei de praia e a bocha rafa volo.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.