O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CAPA: Edição1.913 - Içara, 23 de julho de 2010

Maioria dos prédios não tem acesso às pessoas com deficiência






Luiz Carlos Prates fala da importância da solidariedade






Falta de segurança na Praça preocupa comerciantes

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Tenho conversado com pessoas do MDB, aqueles históricos e eles me colocam que não querem votar em um braço da Arena. Eles percebem que Ângela e Raimundo tem o mesmo DNA, mesma origem”. Senadora Ideli Salvati (PT), candidata ao governo de SC, nesta semana, em Criciúma, em encontro no Salão São José.

Luiz Carlos Prates
psicólogo, jornalista e apresentador -da RBS TV, falou para um grande público, na maioria educadores de Içara e região, sobre a importância do pensamento positivo e da solidariedade.
A iniciativa partiu da Secretaria de Educação Municipal de Içara. O encontro ocorreu no Salão de Festa da Igreja Matriz São Donato, no Centro.

Rápidas
* Nesta quarta-feira foram pescados 7 toneladas de anchovas na Barra de Araranguá, próximo ao Morro dos Conventos, pelo pescador Silvio Magé Fernandes, da Colônia de Pesca Z-33.
* A foto de Diego do Nascimento Burin, assassino de Kenifer Maria de Jesus Guimarães, estampada na capa do Jornal Içarense de quinta-feira foi tirada por Ariadne Niero, do Portal Engeplus.
* Em busca do sexto mandato como deputado estadual, Manoel Mota (PMDB), inaugura amanhã o comitê de campanha em Araranguá. O coordenador de campanha em Içara é o ex-vereador Wagner Pizzetti.
* Em falando em Wagner Pizzetti, será que ele não vai assumir a Secretaria de Obras de Içara? Existe um compromisso eleitoral entre Gentil da Luz e Manoel Mota. O assunto deve ser pauta depois das eleições.
* Os fiscais da Secretaria de Obras deveriam passar de vez em quando pelo Centro da cidade e verificar de perto alguns terrenos que nãoo tem calçadas e um deles é aoo lado da Cooperaliança.
* A Sul Max Indústria de Baterias, de Jaguaruna deve abrir uma filial em Içara, na Esplanada. A empresa conta com 150 empregados e pretende dobrar a produção de 30 mil para 60 mil unidades para motocicletas.
* Depois de muitas reuniões e audiências públicas, trocas de secretários, e mais de quatro anos de discussões a Administração Municipal de Içara encontrou uma série de erros no Plano Diretor. Que novidade.
* O ex-governador e candidato ao Senado, Luiz Henique da Silveira (PMDB), está confiante que a vitória virá, para todos os candidatos da chapa majoritária, encabeçada por Raimundo Colombo (DEM).
* O candidato à presidente José Serra (PSDB), se reúne com empresários de Santa Catarina hoje, às 11h, na FIESC, em Florianópolis. Ele vai receber a agenda "Desenvolvimento SC: uma visão da indústria".
* Os comerciantes de Içara estão se mobilizando para desconsiderar o feriado de São Donato, dia 7 de agosto, que cai num sábado e é véspera do Dia dos Pais. A comissão da igreja é contra. Vai render.
* É assustadora a onda de assaltos que vem ocorrendo em Içara nos últimos meses. A violência é grande e é preciso medidas preventivas para que a situação não fique pior.

Frase
”O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas tudo quanto diz”. (Aristóteles - filósofo grego - 64 a.C - 124 a.C)

POLITICA - Entrega do Plano Diretor atrasa devido à erros

Ao realizar o estudo do diagnóstico do Plano Diretor de Içara, vários erros foram encontrados, o que causou um atraso no cronograma e alteração nas datas para implantação do mesmo.

O Plano Diretor de Içara ainda está longe de ser finalizado. Conforme o coordenador do comitê gestor, Gilmar Bonifácio, o cronograma estipulado de 75 di-as para o ínicio dos projetos não poderá ser cumprido, já que foram identificados uma lista de falhas no estudo do projeto do diagnóstico que foi elaborado pela empresa Hardt Engemin, de Curitiba.
“No diagnóstico não aparecem as áreas passíveis de inundação no município. Isso tem que constar para que não aconteça a autorização de instalação de lotes e empresas nesses locais, que posteriormente sofrerão as consequências”, ponderou Bonifácio, acrescentando que também apareceu no projeto uma mineração de diamante. “Essa fato é até então desconhecido, mas esperamos que seja um erro”, relata o coordenador sobre o caso.
Bonifácio também afirma que o fato será encaminhado ao Ministério Público de Criciúma. “Vamos informar à eles o que está acontecendo, para que depois o município não seja cobrado”, finaliza o coordenador do Comitê Gestor de Içara.
Está previsto para segunda-feira a chegada de um técnico da empresa para estudos do projeto.
Até o final da edição não foi possível entrar em contato com Yoná Brescianini, a responsável da Herdt Engemin pelos projetos doo Plano Diretor em Içara.

ESPORTES -Raichaski e Gonçalves na final Municipal de Bocha

Nesta quinta-feira o tempo chuvoso não impediu que as torcidas fossem incentivar as equipes na semifinal de Bocha que garantiu Transportes Raichaski e Gonçalves Esportes na decisão.

A decisão do Campeonato Municipal de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria será entre Transportes Raichaski e Gonçalves Esportes que será disputada, no dia 30 de julho, ou na Cancha do Nanico (Jaqueline) ou no Bar Darolt (Segunda Linha). O local será definido hoje pela Fundação Municipal de Esportes de Içara.
Jogando com o apoio da torcida, no bairro Barracão, a Vidraçaria Santa Luzia até tentou uma reação para inverter o resultado negativo de 2 a 0 do jogo anterior mas a equipe do Gonçalves Esportes levou vantagem e venceu por 2 a 1.
No outro confronto o Transportes Raichaski mostrou que é forte concorrente ao título e ganhou de 2 a 1 do Darolt, garantindo vaga na final.

EDITORIAL - Erros atrasa Plano Diretor

O Plano Diretor de Içara vem sendo discutido há mais de quatro anos e ainda não saiu do papel. Foram muitas discussões internas e externas, mas sem solução. Agora, que parecia que seria colocado em prática a Administração Municipal encontrou alguns erros, que podem atrasar bem mais a implantação em Içara.
Os erros ocorreram por falta de correção no texto, que agora deve ser corrigido linha por linha para não travar novamente.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Inquérito do MP analisa condições de acessibilidade no município

Investigação que analisará meios de mobilidade e acesso no Centro e nos bairro será iniciada por avaliação dos prédios públicos; e ruas pavimentadas devem receber calçamento imediato.

Para identificar as condições de acessibilidade encontradas no município por portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, a 1ª Promotoria de Justiça de Içara instaurou inquérito este mês.
A análise terá foco inicial voltado aos prédios públicos. Os quais segundo avaliação do secretário municipal de Obras, José Eloir do Nascimento, são na maioria antigos e não apresentam as condições adequadas.
“Infelizmente, o nosso município não está preparado para pessoas que possuem necessidades especiais. Há muito o que melhorar”, enfatizou o secretário.
No entanto, a antiga Câmara dos Vereadores de Içara apresentava condições de mobilidade, diferentemente da instalação atual que é uma construção nova. Isso é uma prova que não tem fiscalização.
Algumas calçadas no município dificultam até mesmo a transição de pedestres comuns, as quais não apresentam o calçamento adequado, e outras não tem calçadas, como é o caso de um terreno ao lado da Cooperaliança.
O secretário explicou que todas as calçadas localizadas em ruas pavimentadas, devem receber calçamento. Do contrário, o proprietário é notificado, recebendo um prazo para realização do serviço.
Se a obra não for efetivada, o dono está sujeito ao pagamento de multa. As condições socioeconômicas do morador são consideradas na elaboração do processo.
“O trabalho do Ministério Público trará um retorno considerável ao município”, finalizou Eloir. Acrescentando que os apontamentos do inquérito serão aplicados em Içara.

POLÍCIA - Segurança na Praça da Juventude é questionada por comerciantes

Comerciantes, com estabelecimentos próximos à Praça da Juventude, no Centro, reclamam com as autoridades da falta de segurança no local, onde motoristas circulam em alta velocidade.

A segurança no trânsito é uma das principais preocupações dos órgãos de administração pública de uma cidade. E Içara não fica longe disso, pois existem motoristas circulando com veículos em alta velocidade, praticando infrações de trânsito, motoqueiros empinando motocicletas.
O cenário ocorre quase todos os finais de semana na Praça da Juventude Fernando Pacheco, no Centro da cidade. O local que deveria servir para as brincadeiras de crianças e reuniões de família está se tornando num palco para jovens infratores que ameaçam a segurança de pedestres içarenses.
Comerciantes da redondeza afirmam que por enquanto nenhum acidente aconteceu, porém o perigo é constante, principalmente para as crianças. A reclamação por parte dos pais também é grande. Muitos já deixaram de frequentar a Praça da Juventude, devido aos abusos e falta de segurança.
O Tenente Coronel Adilton Maciel,comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, afirma que não tinha conhecimento dos fa-tos ocorridos, já que nem um tipo de denúncia foi feita as autoridades. Mas promete que o caso será averiguado e que as ações serão, por exemplo, de inspeção dos veículos que trafegam pelo local com verificação de documentos, além de fiscalizar a prática de direção perigosa. “Caso seja encontrad quaiquer irregularidades no veículo e atuaremos de acordo com o lei”, explica.
“O importante é que os casos sejam denunciados na Polícia Militar, só assim poderemos acabar com as infrações e com isso, manter a ordem no trânsito”, finalizou o comandante da Guarnição Espacial da PM.

VARIEDADES - Conselho Tutelar elucida sobre lei anti tapa no país

A responsável pela instituição e a conselheira tutelar, relataram as experiências na profissão e também deram as opiniões sobrea polêmica causada pela nova lei que proíbe tapas nos filhos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou as mudança na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante.
Ou seja, a finalidade principal da ação é proibir as eventuais palmadas nas crianças, fato que está gerando muita controvérsia no país inteiro, sobre qual modelo de educação deve ser aplicado às crianças.
Para a coordenadora do Conselho Tutelar de Içara, Reinildes Luciano Fernandes, e a conselheira Gislaine Batista Barbosa, nesse primeiro momento a lei está sendo confundida com a lei contra o espancamento infantil. “Ao receberem a ameaça de levarem um tapa, as crianças falam que irão chamar o conselho, já que isso é probibido”, elucida a coordenadora.
“A nova lei protege, mas retira a autoridade”, opina Reinildes, completando que a principila função do órgão é a garantia de cuidados e proteção das crianças. “Ás vezes há aqueles casos em que os pais chegam estressados, nervosos do trabalho e descontam nas crianças quando elas fazem bagunça. Ou seja, os filhos ficam à mercê de pais descontrolados”, emenda. Entretanto, como ressalta Gislaine, há os casos em que as denúncias são falsas, realizadas pela vizinhança. ‘Isso acontece por intriga, mas pela conversa e o comportamento da criança percebemos que isso não procede, que a família é bem-estruturada. Já quando a criança sofre maustratos, ela é geralmente quieta e apresenta marcas”, enfatiza, acrescentado que quando a denúncia se repete, é investigada. “Nos casos de dúvida, investigamos e encaminhamos até a psicóloga”, relata.
Rainildes complementa dizendo que há outros meios de educar as crianças. “Existe o castigo, que pode ser a retirada de um brinquedo ou de algo que a criança goste muito e diálogo”, elucida, alertando que nos casos de pais descontrolados a denúncia é sempre reincidente, e que as visitas são realizadas de surpresa. ‘As reações dos pais são as mais diferentes: alguns choram, outros se envergonham e alguns querem saber quem realizou a denúncia, mas nunca revelamos, pois é anônima”, ressalta a coordenadora.
No caso de falsas denúncias, o caso é encaminhado até a delegacia, onde é registrado um Boletim de Ocorrência. Já quando se confirma, a criança é retirada do responsável e entregue à outra pessoa que possa ficar em segurança e sem riscos.
As denúncias são realizadas através do telefone 3432-7668 ou do Disque 100, e também pela internet www.sipa.org.br de maneira sigilosa.