O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.179 - Içara, 27 e 28 de agosto de 2011

Pizzetti assume presidência da comissão do PDT
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Semifinal do Içarense
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Assinado convênio para o manancial da Bacia do Rio Urussanga
(Divulgação)


Feira Cultural e Pedagógica envolve estudantes da APAE
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - PDT de Içara nas mãos de Zé Pizzetti

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Içara teve uma Comissão Provi-sória homologada recente-mente pelo Diretório Esta-dual da sigla. O comando ficou com o empresário Jo-sé Francisco Pizzetti. Po-rém, além da comissão de Pizzetti, um outro grupo de pedetistas, encabeçado por Maria Brígido Vieira, a Ki-ka, ex-vice-presidente do partido, se manifestou in-teressado em formar a Pro-visória, sem resultado.
O PDT está na mesma situação do PP, tem muito cacique para pouco índio, o que é uma amostra da política nacional.

CHARGE


POLÍTICA - PDT de Içara tem Comissão Provisória homologada

O ex-Diretório do PDT foi destituído em razão da saída de 29 membros, que decidiram se desfiliar ou ingressar em outros partidos; agora dois grupos divergem quanto à formação da Provisória.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Içara teve uma Comissão Provi-sória homologada recentemente pelo Diretório Esta-dual da sigla. O comando ficou com o empresário José Francisco Pizzetti. Po-rém, além da comissão de Pizzetti, um outro grupo de pedetistas se manifestou para formar a Provisória. Este é encabeçado por Maria Brígido Vieira, a Kika, ex-vice-presidente do par-tido, no Diretório que tinha como presidente Murialdo Canto Gastaldon, agora filiado ao PT.
“Perguntei se eles (grupo da Kika) tinham a intenção de chamar os 400 filiados do partido na cidade para participar das decisões e fazer o PDT crescer. Eles afirmaram que estes filia-dos não tinham se mani-festado até agora e formaram uma comissão. Então, percebendo que o partido ia ficar como estava, sem a participação de todos os pedetistas de Içara, levei o caso à Executiva Estadual”, explicou Pizzetti.
A Executiva Estadual sugeriu que o empresário formasse uma comissão, que acabou sendo aprova-da. “Quem nomeia a Comissão Provisória é a Estadual. Já nomeamos o grupo que tem José Francisco Pizzetti na presidência. Se o outro grupo quiser disputar na convenção, vai poder, porque somos democráticos”, esclareceu o presidente estadual do PDT, Manoel Dias.
Para Pizzetti, o PDT tem ideologia e história interes-santes e isto estava se per-dendo no município. “Te-mos que estar na elite política da cidade. Devemos colocar o PDT onde ele merece”, enfatizou o presi-dente da Provisória.
Além do prestígio da sigla, que foi se perdendo com a crise que acometeu os partidos pequenos, o novo presidente pretende organizar as contas.
“O PDT de Içara teve as contas do exercício financeiro de 2010 rejeitadas. Com isso, teve suspenso o repasse de cotas do Fundo Partidário ao diretório municipal por 12 meses”, ob-servou Pizzetti.
O pedetista não considera o interesse do outro grupo como uma disputa. “É bom que eles tenham inte-resse em participar. E eles têm este direito”, reforçou.
Além de Pizzetti, a Comissão Provisória do PDT de Içara é formada ainda pelo vice-presidente Joadilson Sotero da Silva, 2º vice-presidente Otávio Domingos Possamai, secretário Wilian Tavares Laurentino, tesoureiro Ricardo Bitencourt Custódio, e membros Ana Maria Garcia, Israel Cardoso Garcia, Jair Candioto, Júlio Cesar Pizzetti, Vanilda Antunes Possamai; e o líder da bancada na Câmara Municipal, Diego Vittorassi, que integra a Provisória automaticamente.


Maria Brígido envia ofício de repúdio à Estadual do PDT

Eleita presidente da Comissão Provisória do PDT de Içara, no dia 13, com sete dos 12 votos dos membros presentes em reunião, Maria Brígido Vieira, a Kika, enviou um ofício ao presidente estadual do PDT, Manoel Dias, reclamando da outra nominata encabeçada por José Francisco Pizzetti. “No dia 19 de agosto, sexta-feira, quando finalmente conseguimos contato com a Comissão Estadual, fomos surpreendidos com a informação de que já havia uma nominata da Comissão Provisória de Içara, para ser aprovada. Ao tomar conhecimento dos nomes ali arrolados mais surpresos e indignados ficamos, já que todos estavam presentes na reunião onde a verdadeira comissão foi eleita de maneira aberta, livre e democrática, e, nenhum deles teve a hombridade de falar o que tinham feito às escuras, sem o conhecimento dos demais membros do Diretório que permanecem no partido e tem o direito de opinar e votar no que quer e desejar. Conforme acima exposto, solicitamos que Vossa Senhoria homologue a Comissão Provisória devidamente eleita”, pediu Kika, no ofício.
Segundo a assessora parlamentar da bancada do PDT, Marilda Grunow, Pizzetti quis ser presidente, mas não teve o apoio da maioria. “Foi uma decepção para nós a iniciativa de Pizzetti e outros, que estavam conosco na reunião, e nos deram um golpe. Eles poderiam ter falado que fariam isso”, criticou a assessora parlamentar.

GERAL - SDR assina convênio para Bacia do Rio Urussanga

O içarense Jair De Stéfani conduz os trabalhos na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma como gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura.

(Divulgação)

O Comitê de gerencia-mento da Bacia do Rio U-russanga irá receber R$ 60 mil para fortalecimento das atividades na região.
O convênio foi assinado no município de Urussan-ga, sede do comitê, e entregue pela Secretaria do Desenvolvimento Regional (SRD) de Criciúma, por me-io da Gerência de Desenvo-lvimento Econômico Sustentável e Agricultura.
“É importante o trabalho desenvolvido pelo comitê de gerenciamento da Bacia do Rio Urussanga junto aos nossos mananciais de á-gua, principalmente a recuperação ambiental nos entornos e a manutenção dos rios que ainda possuem água potável, por isso nossa preocupação em man-ter esses trabalhos”, destacou o secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso, Vampiro.
O gerente de Desenvolvimento E-conômico Sustentável e A-gricultura, Jair D’es-téfani, reiterou a importância do comitê e acrescentou que “a região carbonífera merece uma atenção especial quanto à proteção de suas nascentes”.
De Stéfani é também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara. Ele foi apresentado como gerente de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura em junho deste ano e desde então vem realizando um bom trabalho.

POLÍCIA - Detidos pela PM mais quatro suspeitos de tráfico de drogas

Depois de prender três suspeitos de tráfico de drogas, quinta-feira, no Terminal Rodoviário de Içara, na madrugada de ontem foi a vez de mais quatro masculinos serem flagrados com entorpecentes.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Na madrugada de sexta-feira , dia 26,uma guarnição da Policia Militar de Criciúma, em rondas pelo bairro Quarta Linha, abor-dou o Ford Fiesta placas MHT-3173, de Içara em atitude suspeita com quatro masculinos no interior.
Após revista veicular e pessoal foi localizado uma pistola marca Taurus, cali-bre 38, com 23 munições intactas, e dois frascos plásticos contendo 90 pedras de crack.
Os masculinos W.N.C. 18 anos, M.T.S. 30, T.T.S. 21, e D.O.S.,22, foram con-duzidos a Central de Polí-cia de Criciúma e autuados em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de dro-gas. Já, o veiculo foi reco-lhido ao Pátio do DJ, pois estava com a documentação atrasada.
A Polícia Militar de Içara, após informações da guar-nição de Tubarão, prende-ram F.S.E, 32 anos, A.M.C, 33, e M.A., 30, que estavam na Parati placas LXT-1233, deCapivari de Baixo, estaci-onado no pátio do Terminal Rodoviário, no Centro, com R$ 1.100 em cédulas diver-sas, um quilo de maconha e mais 20 g de cocaína. O trio foi levado ao Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - APAE de Içara realiza Feira Cultural e Pedagógica

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a APAE de Içara já realizou diversas atividades; nesta sexta-feira, dia 26, foi a vez de expor os trabalhos dos alunos.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara realizou, nesta sexta-feira, dia 26, a Feira Cultural e Pedagógica.
O evento reuniu os alunos da instituição para atividades recreativas e expôs trabalhos desenvolvidos por eles.
A feira iniciou às 9h, com apresentação do grupo de dança da APAE. Em seguida, o Ministério Diante do Pai tocou músicas de adoração a Deus, que foram a-companhadas em coro pelos alunos.
À tarde, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PE-TI), do bairro Pedreiras, estiveram na instituição para apresentações teatrais.
Cada turma da entidade desenvolveu uma atividade de aprendizagem diferente. O resultado ficou exposto nas salas de aula durante o dia, para que estudantes de outras escolas e a comunidade pudessem conhecer.
A turma do professor de Educação Física, Adjair Martins, tratou do tema A-cessibilidade.
“Neste primeiro semestre fizemos uma atividade fora da sala de aula. Saímos com os alunos pela cidade para conferir o que o município precisa na infra-estrutura, a fim de oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência física ou até mesmo idosos. Os alunos perceberam que os me-ios de transporte, como os ônibus, estão se adequando. Porém, o restante da cidade ainda precisa de muitas mudanças. Falta acesso às lojas. Existem pou-quíssimas rampas. Na prefeitura, por exemplo, não há. Existem apenas escadas”, ressaltou o professor.
A diretora adjunta da APAE de Içara, Iara Aman-dio Martinez, destacou o trabalho do grupo de mães da entidade.
“Desde março deste ano, o grupo de mães da APAE começou a aprender patch-work, trabalho manual feito de pedaços de tecidos e-mendados. As mães também estão ensinando as alunas a fazer fuxicos”, contou Iara. Os trabalhos manuais ficaram à mostra durante a feira.
Também ontem, a APAE disponibilizou um bazar com roupas de diversos preços para os visitantes.
Ainda dentro da programação, será realizada, neste sábado, dia 27, a Festa da Família, com palestra aos pais, atividades culturais e de lazer, além de almoço de confraternização.
Já na segunda-feira seguinte, dia 29, os alunos prestigiarão a Banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Cri-ciúma. E dia 30, terça-feira, estarão na ONG Multiplicando Talentos, onde vão assistir a um filme em cinema 3D.
As APAEs de todo o Brasil comemoram a Semana Nacional Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entre os dias 21 e 28.
O tema deste ano é A Pessoa com Deficiência quebra a Cultura da Indiferença. Tenha Coragem de Ser Diferente.

ESPORTE - Criciúma empata em casa e deixa torcida frustrada

Jogando no Heriberto Hülse o Tigre não soube aproveitar o apoio dos torcederes e não passou de um empate em 1 a 1 com o São Caetano, que continua na zona de rebaixamento para a Série C.

(Divulgação)

Criciúma e São Caetano não passaram de um empate por 1 a 1, no Estádio Heriberto Hülse, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, a equipe catarinense chega a 28 pontos, fica na oitava posição e perde a chance de encostar no G-4 da competição. O time paulista soma 21 e - no 17ª lugar - segue na zona de rebaixamento.
Jogando em casa, com a-poio da torcida, o Criciúma precisou de apenas cinco minutos para abrir o mar-cador. Pedro Carmona fez ótimo passe para Zé Car-los, o atacante driblou o go-leiro e concluiu para as redes. Embalado com o gol, o time da casa foi melhor durante boa parte da primeira etapa, mas o placar de 1 a 0 se manteve até o intervalo. Na volta para o segundo tempo, foi a vez de o São Caetano marcar logo no início. Aos 2min, Au-gusto Recife cobrou falta na área e Luciano Mandi desviou de cabeça e deixou tudo igual no marcador.
Na próxima rodada, o Ti-gre visita o Guarani na próxima terça-feira. No mesmo dia, o São Caetano receberá o Salgueiro.