O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Esportes: Guerreiros e Riccieri disputam final do Campeonato Içarense de Futsal

Foi realizada nesta quinta-feira no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges a fase semi-final do Campeonato Içarense de Futsal 2008, que há quatro semanas vem movimentando o esporte noturno na cidade.
A equipe do Guerreiros/Cooperaliança garantiu uma das vagas ao golear por 8 x 2 a CME/Forquilinha.
Na outra partida da noite houve empate de 4 x 4 entre Vida Sports x Riccieri, que ficou com a vaga por ter melhor campanha.
A final será quinta-feira, dia 26, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, às 20h, entre Riccieri x Guerreiros.
A FME espera um bom público na decisão.

Variedades: Associação Coral Balneário Rincão comemora 17 anos com Festival Regional

"Muitas vezes, queremos a música, mas não apoiamos o trabalho do grupo que a produziu. Quando a sociedade vai assistir eventos como es-te festival, mostra que é sensível à arte de cantar". Esta é a mensagem que as coralistas da Associaação Coral Balneário Rincão querem passar à comunidade.
Neste ano, o grupo completa 17 anos de existência. Para comemorar a data, trarão oito corais da Região Sul de Santa Catarina para um show no que promete ser inesquecível.
A partir das 19 horas haverá uma missa de ação de graças pelo aniversário, cantada pelos aniversariantes. Logo após, o festival tem início, a partir das 20 horas no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.
De acordo com a presidente do Coral, Zulmira Alair Bortolotto, a festa é de confraternização. "Cada coral vai cantar três músicas", explica.
Há quase duas décadas na estrada, os 27 componentes do grupo olham para trás com satisfação. "Nós temos uma trajetória de sucesso devido ao amor pela música e a dedicação de cada um de nós pela associação coral", afirma a secretária Zulma Brogni.
O grupo tem dois ensaios semanais e está aberto para novos integrantes. O maestro é o músico Joel de Oliveira, da Banda Militar de Criciúma.

Polícia: Novo médico do Posto de Saúde do Rincão é encontrado esfaqueado

Na madrugada de ontem, o dono de uma pousada no Balneário Rincão foi acordado com um pedido de socorro de alguém que estava hospedado em um dos apartamentos. "Quando eu vi a situação, logo chamei a ambulância. Ele sangrava muito", conta. O homem foi identificado como o médico L.L.M., de 35 anos, que trabalhava há cerca de dez dias no Posto de Saúde do Rincão.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Içara, ele tinha dois cortes aparentes: um na virilha e outro no pescoço. Ele teria sido ferido por uma faca.
A Polícia Militar do Balneário também foi acionada e quando chegaram ao local, o homem já estava sendo encaminhado ao Hospital São Donato, em Içara. "Ele estava praticamente inconsciente. Com dificuldades para respirar. A mulher dele estava junto na hora do incidente, mas quando chegamos, ela já estava dentro da viatura e chorava muito", relatam os policiais.
A Polícia Civil do Rincão investiga o caso e afirma que pode ter sido uma tentativa de homicídio ou de suicídio.
Entretanto, de acordo com informações de dentro da delegacia, há fortes indícios de que os cortes não teriam sidos provocados pelo médico. "Parece que foi uma tentativa de homicídio, mas ainda é cedo para darmos um parecer", relatam. O incidente aconteceu por volta das 4h da madrugada em uma pousada na Avenida Leoberto Leal, na entrada do balneário.
De acordo com informações repassadas pelo hospital ele não corre risco de morte.

Geral: Crédito Solidário levará mais habitações aos içarenses

Nesta quinta-feira à noite foi realizada uma reunião entre a Federação das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (FECOOHAS) e a Colônia de Pescadores do Balneário Rincão com o objetivo de explanação aos interessados no programa de habitação do Crédito Solidário, financiado pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o presidente da FECOOHAS, Eloir Brum, as famílias interessadas nas novas casas já podem deixar os nomes no escritório, que fica em frente à Rodoviária de Içara. "Eles podem se cadastrar sem compromisso, mas as novas casas só sairão do papel quando estas que estão sendo construídas e o governo liberar o dinheiro", afirma.
O Crédito Solidário é concedido de forma associativa a grupos organizados e comunidades, através de um agente organizador, que, no caso de Içara, é a FECOOHAS.
Do primeiro projeto, estão sendo construídas 71 casas. Destas, 80% são para pescadores do Balneário Rincão. A inclusão de Içara no programa foi intermediada pela FECOOHAS, com apoio da Colônia de Pescadores e da prefeitura da cidade.
O pescador Claudomir Estevão é um dos que assinou um contrato de financiamento. "Tenho quatro anos de casado e não tinha onde morar. Se fosse outro teria desistido, mas eu acreditei e hoje te-nho direito à casa própria, liberdade e dignidade. É um sonho realizado", afirmou.
"O nosso objetivo é desenvolver projetos para pessoas com custo reduzido para facilitar o acesso", afirma Brum.

Edição 1.469 - Política: Pepa nega que tenha ido comício com carro público

O Jornal Içarense recebeu a denúncia da secretária Alexandra Pacheco Ferreira, de que o funcionário da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Pedro Paulo da Rosa, o Pepa, esteve na noite de quinta-feira no comício da coligação Por Uma Içara Mais Forte", em Pedreiras, usando o carro da Secretaria de Educação, o Fiat placas MCF-4381, de Içara.
De acordo com a jovem, que vinha do Balneário Rincão no sentido de Içara, às 22h25, percebeu o carro da prefeitura saindo do comício foi quando resolveu segui-lo. "Pepa parou no Bar do Lalo, em Lombas, depois seguiu viagem até a Vila Nova, foi onde parou o veículo e venho perguntar prá gente porque estavamos o seguindo se ele estava trabalhando, pois havia ido buscar as súmulas dos campeonatos de canastra e de bocha do Interbairros, Quando questionamos do trabalho em comício, Pepa foi embora sem dizer mais nada", disse Alexandra,.
Ele explicou que fez a denúncia, pois, como cidadão içarense, não concorda que um carro público seja usado para uso político. "Filmamos ele com o celular da Pedreiras até a Vila Nova", finaliza.
De acordo com Alexsandra da Luz, da Secretaria de Educação, o carro é disponibilizado ao Pepa, além das terças e quintas-feiras, outros dias da semana.
Pepa, por sua vez, alega, que não estava no comício e sim recolhendo as súmulas dos campeonatos de Bocha e de canastra, tanto que passou em diversas localidades, e por último passou no Bar do Lalo, em Lombas. "Eu não seria louco em usar um carro público, com adesivo da prefeitura, para ír em um comício", afirma.
O presidente da FME de Içara, Claúdio Blissari, acredita na palavra do Pepa, que realiza um bom trabalho na fundação em favor do esporte amador. "Quase todas as noites, das 18h às 23h, ele vai nos bairros do município buscar a súmula dos campeonatos interbairros, e acredito que ele não foi ao comício", comenta.