O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.038 - Içara, 3 de fevereiro de 2011

Cabral assume comando da PM de Criciúma
(Arquivo/Jornal Içarense)


Liquida Içara terá até 70% de descontos
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Pedro Gabriel se reúne com grupo de apoi
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Chapas buscam apoio de siglas

Já está consumado, a eleição da Cooperaliança, que ocorre no dia 19 de fe-vereiro, terá, no mínimo duas chapas: 1 e 2.
As inscrições se encer-ram no dia 8 de fevereiro, e até o momento somente a chapa 1 está inscrita.
Pedro Gabriel é candida-to a reeleição e conseguiu agregar o apoio da maioria das siglas de Içara, en-quanto a oposição deve contar com o apoio do PDT, que quer a vaga de vice. As negociações estão bem fa-voráveis.
A disputa será do gi-gante contra o pequeno, e que somente uma fatali-dade fará Gabriel perder essa eleição.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane MENDES



O tempo gasto na troca de uniforme pode ser considerado hora extra

Muitas empresas exi-gem dos funcionários o u-so de uniformes para de-sempenharem as funçõ-es. Em muitos casos, o u-niforme fica no vestiário da empresa e o emprega-do deve trocar de roupa, para colocar o uniforme, na própria empresa, de-vendo fazer a troca antes de registrar o ponto e, pa-ra isso, chegar ao traba-lho alguns minutos antes.
Agindo assim, a empre-sa não inclui no computo das horas efetivamente laboradas o período de troca de uniforme, que ocorre antes de re-gistrar o ponto na entrada e na saída do trabalho, embora nossos tri-bunais tra-balhistas entendam que o empregado perma-neceu à disposição do empregador nestes mo-mentos.
Segundo o entendi-mento do Tribunal Supe-rior do Trabalho é de que a troca de uniforme, o lan-che e a higiene pessoal do empregado serão consi-derados tempo à disposi-ção do empregador, isso se o período exceder cinco minutos na entrada e cin-co na saída do trabalho.
Também, o artigo 4º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), define como de serviço efetivo o período em que o empregado este-ja à disposição do empre-gador, aguardando ou e-xecutando ordens, salvo disposição expressa-mente consignada.
Ou seja, no momento em que o empregado che-ga até a empresa e precisa trocar a roupa colocando o uniforme exigido pelo empregador, ele está exe-cutando ordens e já se en-contra a disposição da empresa, assim, o côm-puto da jor-nada de traba-lho deve in-cluir esses mi-nutos iniciais e finais.
Assim, o tempo des-pendido na troca de uni-forme deverá ser conside-rado efetiva-mente traba-lhado, sempre que exce-der os cinco minutos con-siderados de tolerância.
Portanto, as horas ex-tras que são necessárias para a troca de uniforme podem ser cobradas pelo empregado.
Até a próxima semana com mais um assunto de interesse de todos.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“A nossa briga é por sonhos e não por discurso políticos”. Mário César Serafim, o Teda, sobre o motivo de formar uma chapa de oposição à diretoria atual da Co-operaliança, que tem Pedro Deonízio Gabriel, candidato a reeleição.

A chapa 1 “vem com a gente”
realizou nesta quarta-feira, na sede da Associação da Cooperaliança, uma reunião para tratar as estraté-gias da campanha de releição do presidente da Con-cessionária deEnergia Elétrica, Pedro Deonízio Ga-briel, que conseguiu agregar a maioria dos partidos de Içara em prol do seu nome. Ele, que tem como candi-dato a vice, Jorge Rodrigues, indicado pelo PMDB, agradeceu o apoio de todos, principalmente do Prefeito Gentil Dory da Luz, que não mediu esforços em firmar a união entre PP e PMDB.
O coordenador da campanha da chapa 1 será Ar-naldo Lodetti Júnior, presidente do PP de Içara.
Foi bonito ver adversários políticos (PT/PP, PMDB/PSDB) nas últimas eleições municipais sentados lado a lado em prol de um “bem comum”, que o de é garantir as eleições de Gabriel e também alguns cargos na co-operativa, “que é de todos”.


Algumas pessoas
que fazem parte da chapa 1 “vem com a gente” da Cooperaliança já estão há um bocado de tempo mamando na cooperativa.
Está na hora de abrir es-paços para outros nomes..
Pelo lado da oposição, não posso fazer nenhum comentário, pois ainda não saiu os nomes que vão fazer parte da chapa.

Quem liga
para a Ouvidoria de Içara no 156 escuta uma gravação da ouvidoria de Criciúma.
Segundo Gilmar Boni-fácio o problema técnico é da prestadora de Serviço Oi e deve ser solucionado nos próximos dias.
Então, que divulguem na imprensa que o fone 156 está com problema.

Sindicato
da Indústria da Cerâmica Vermelha e os rizicultores de Morro da Fumaça realizaram uma manifestação, na BR-101, em Esplanada, na semana passada, em razão da cheia do Rio Urussanga, que afetou diretamente o cultivo de arroz e chegou a alagar algumas olarias. Mas, para tapar os buracos feitos pelos oleiros nas localidades de Rio Acima, Esplanada e Urussanga Velha, o sindicato é omisso.

Vereador
Antônio de Mello (PM-DB), depois de negar mais de uma vez, resolveu aceitar o convite do prefeito Gentil da Luz e no praz de até 10 dias assume a Secretaria de Educação.

Câmara Municipal
de Içara devolveu R$ 15 mil ao Executivo, para ser repassado ao Hospital ao Donato. Já a Câmara de Criciúma devolveu R$ 90 mil que vai para o Hospital São José.

Frase
“A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros (Henri Millon de Montherlant - escritor francês - 1896-1972)

GERAL - CDL mobiliza comércio para o Liquida Içara

A adesão do comércio içarense ao Liquida Içara atinge todos os seguimentos, tanto na área de venda de produtos, quanto serviços; na promoção os artigos terão até 70% de desconto.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Começa na próxima segunda-feira, dia 7, o Liquida Içara, evento que já conta com a adesão de 50 estabelecimentos comerciais.
Roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, entre outros artigos, serão vendidos com até 70% de desconto.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara promove a promoção, que deve ser aderida por cerca de 60 lojas até o fim desta semana. “Os comerciantes que desejarem participar do e-vento deverão apenas dis-ponibilizar os produtos ou serviços com descontos de 10% a 70% e pagar uma pe-quena cota para que a CDL faça a mídia de divulgação”, explica o presidente da instituição, José Dioní-sio Cardoso, o Déio.
As lojas participantes se-rão reconhecidas através de um banner disponibili-zado pela CDL de Içara.
O atendimento do comércio içarense dos dias 7 a 12 de fevereiro terá horário estendido.
De segunda à sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 20h; e no sábado até às 13h. “Através de um consenso entre os lojistas, escolhemos este horário. Acreditamos que vai ser bom para o consumidor”, ressalta Cardoso.
A liquidação foi realizada em anos anteriores e, segundo o presidente da CDL, foi um sucesso. “Por isso, este ano os associados quiseram repetir”, destaca.
De acordo com Cardoso, com a promoção, estima-se o incremento de 30% a 40% nas vendas do estoque de verão. “Alguns lojistas até pediram cargas de mercadoria para evitar que faltem produtos. Convido toda a comunidade içarense a participar, pois teremos ó-timos preços. Além disso, estabelecimentos presta-dores de serviços também estarão no Liquida Içara. O maior beneficiado será o comprador”, enfatiza o presidente da CDL.

POLÍCIA - Acesso de Içara recebe ação da PM atrves de blitze

A Polícia Militar (PM) de Içara está realizado blitze em pontos estratégicos da cidade para coibir a entrada de criminosos que venham de cidades vizinhas, para práticas negativas.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Polícia Militar (PM) da região de Içara e cidades vizinhas estão cada dia mais preocupados com a segurança nas principais entradas de seus municípios, principal foco para o tráfico de drogas e ação de infratores.
A Policia Militar de Içara intensifica blitze para combater a entrada de criminosos de outras cidades, entre elas, Criciúma. Somente em monitoramento realizado no inicio desta semana, mais de 35 abordagens ocorreram em poucas horas. A operação foi realizada na ICR-151, continuação da Avenida Procópio Lima, no bairro Mareli.
Segundo o Cabo Pacheco, dois veículos foram retidos e oito autuações chegaram a ser confeccionadas. “Esta é a principal rota de entrada de criminosos da periferia de Criciúma. Buscam este caminho realizar furtos em Içara e a estrada de ferro fica como principal via para a fuga deles”, ressalta. Também segundo ele, “as operações serão intensificadas nos principais acessos do município”.
Segundo informações dos moradores próximos ao local, vários furtos foram registrados nos últimos dias. Os moradores afirmam que sempre são registrados casos de infrações no último que foi acompanhado pela polícia não foi levado nada, mas o medo continua na comunidade.
A PM de Içara quer acabar com isso, a segurança dentro da cidade tem que ser total em ambas as qualidades. Mais barreira como essa estão sendo programadas para coibir esse tipo de criminalidade dentro da cidade.

VARIEDADES - Irmãos inovam fábrica de móveis da família

A preocupação em investir no negócio da família fez com que os irmãos Diego e Douglas Vieira entrassem como sócios no empreendimento do pai, Paulo Miguel Vieira; no bairro Jaqueline.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A fábrica de móveis sob medida da família Vieira iniciou as atividades no município de Içara 1998, através do marceneiro Pa-ulo Miguel Vieira, no bair-ro Jaqueline, com o nome Paulo Móveis.
Desde então, a empresa passou a atender a comu-nidade içarense, sendo bastante requisitada.
Em 2007, os filhos de Paulo Vieira, Diego e Dou-glas, entraram no negócio, iniciando um período de reestruturação da empresa, que passou a se chamar I-novação Móveis.
“Iniciei a faculdade de Administração e, com o es-tudo, comecei a ter ideias diferentes para expandir o negócio da família. Foi, en-tão, que eu e meu irmão re-solvemos entrar como só-cios. Pois, acreditamos que é importante investir no que é nosso”, conta Diego.
Com os irmãos à frente da administração, a produ-ção foi ampliada, através da contratação de funcio-nários e investimento em novo maquinário.
“Depois que começamos a trabalhar com o pai, tri-plicamos a produtividade, trocamos todo o maquiná-rio da fábrica e passamos a dar mais atenção aos cli-entes; investindo na assis-tência, o que é uma recla-mação frequente feita às fá-bricas de móveis sob me-dida”, explica o jovem ad-ministrador.
Outra novidade apre-sentada pelos irmãos Vie-ira é a elaboração de proje-tos com imagem em três di-mensões, o 3D. “É mais um diferencial que começamos a utilizar para prestar um serviço de qualidade, aten-dendo bem aos clientes”, ressalta Diego.
De acordo com o admi-nistrador e projetista, a maioria dos clientes é com-posta por pessoas que soli-citam serviços à empresa desde o início das ativida-des. Os novos clientes, ge-ralmente, vêm por indica-ção de outros
“Os clientes costumam continuar com a gente e, ainda, indicam nossos ser-viços para outros, que tam-bém acabam sendo fideli-zados”, observa Diego.
A Inovação Móveis pos-sui quatro funcionários na produção e um na admi-nistração e elaboração de projetos. A fábrica de mó-veis sob medida faz todo ti-po de mobiliário, para cozi-nhas, quartos, lojas, escri-tórios, entre outros.
Segundo Diego, a pági-na da empresa na Internet está sendo criada e deve es-tar acessível em abril, em www.inovacaomoveis.com.br.
No ano passado a em-presa familiar foi reconhe-cida pela comunidade iça-rense devido à qualidade dos produtos e serviços, recebendo o troféu Desta-que Içarense 2010.

ESPORTE - Clube dos 50 prepara mais uma competição de futebol suíço

Foi realizada nesta quarta-feira a primeira reunião com as equipes para definir os preparativos para o Campeonato de Futebol Suíço do Clube dos 50, que deverá contar com 14 equipes de Içara.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

As competições esportivas de 2011 já começam a movimentar os clubes e associações esportivas de da cidade. Os içarenses sempre tiveram uma tradição com modalidades esportivas principalmente como o futebol. Um bom exemplo disso são os diversos campeonatos realizados, onde são descobertos todos os anos, novos talentos que são titulares em times ama-dores da região.
A diretoria e o departamento de esportes do Clube dos 50, localizado no bairro Jaqueline, em Içara, começa a se preparar para a realização de mais um campeonato interno de futebol suíço.
De acordo com o diretor de esportes, Cláudio Blis-sari, foi realizado na noite de ontem a primeira reunião para os preparativos da competição que contará basicamente com 10 à 14 equipes, já que está programado, para no máximo, preencher 90 dias de disputas, que serão realizadas duas vezes por semana, pré-definido, nas terças e quintas-feiras.
“Estamos preparando uma competição competitiva para os visitantes para mostrar o nosso clube e o potencial dos atletas da região”, afirmou Blisari.
O diretor afirmou que esta é a primeira competição realizada pela nova gestão que foi eleita no ano de 2011, e a nova diretoria esportiva ainda tem muitos planos para o Clube. “A partir de março já estaremos focando nossos projetos aos sócios do clube, com competições de futebol, bo-cha, canastra e muitas outras que ainda serão definidas. Este é o projeto da nova diretoria, a união entre os sócios, dando total conforto aos membros do clube e proporcionando mais diversões”, finalizou.