O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.933 - Içara, 20 de agosto de 2010

Jovens de Içara recebem dispensa do serviço militar

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)





Apae inaugura novas instalações e reforma da escola

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)





Lino toma posse e vai priorizar o Balneário Rincão

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)

EDITORIAL - Apae um exemplo de voluntarismo

A Escola Especial Sonho Dourado, a Apae de Içara, é uma das mais bem estruturadas de Santa Catarina, graças aos voluntários, que há muitos anos vem auxiliando a comunidade.
Ontem, mais uma etapa foi vencida com a inauguração da nova ala da escola. Se for citar o nome de alguém outros vão ficar de fora da lista. Então, o que os içarenses tem é de agrade-cer e aplaudir a diretoria atual, que concluiu um projeto traçado anos atrás em favor da Apae.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Enfrentar ou se esconder

Entre o resultado e a intenção existe um gigante. O gigante é mau.tem táticas de guerra, conhece os adversários como ninguém. Não cansa fácil, não conhece a palavra “desistir”, é insistente , não se dobra por qualquer vento ou brisa incondicional. É valente, sabe o seu preço, porém precisa ser vencido.
Acostumamos a olhar o “além montanha”. Imaginar qual a característica e face do alvo tendo uma muralha pela frente; enxergamos o fim e não os meios.
Cansamos em um olhar estático mirando o produto final do esforço sem conhecer o esforço. Porém esquecemos que para cada conquista existe uma batalha.
Vencer gigantes, quebrar muralhas romper barreiras, faz parte de um projeto consciente de quem está apto a vencer.
A condição básica é olhar para cima na consciência do limite e olhar para baixo na certeza dos passos. Alguns chocam-se nas muralhas e encontram gigantes nas esquinas escondidas na trajetória da realização.
Encovardam-se, pensam, refletem mas, recuam. Suas sensibilidades atingem parte de um meio e nunca chega ao fim. Sofrem, frustram-se pois não se conhecem por dentro. Ficam com medo, envergonham-se de si e escondem-se. Tornam-se dependentes. Voltam aos primeiros passos e se não forem guiados, caem.
Enfrentar ou esconder? Eis a questão da escolha.
Encontrei grandes realizadores que descobriram no calcanhar do gigante e no alicerce de muralhas as fraquezas que o pensamento humano impedia que chegassem.
Passavam a ser desbravadores dos próprios objetivos, tinham consciência de que experiencias se somam a medida que as conquistas nos alimentam. Até a próxima semana.

POLITICA - Volnei Lino toma posse na Câmara por 31 dias

O suplente Volnei Lino (PPS) conta ao Jornal Içarense (JI) quais serão as primeiras reivindicações ao assumir a cadeira do vereador licenciado Neuzi Berto Silveira (PP) por um mês.

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)
O suplente Volnei Lino (PPS) assumiu a Câmara de Vereadores de Içara no lugar do vereador licenciado, Neuzi Berto Silveira (DEM), na sessão desta quinta-feira, dia 19.
Lino é o primeiro vereador do Partido Popular Socialista (PPS) a ocupar uma cadeira na Câmara e está disposto a aproveitar os 30 dias no cargo para, além de levar à diante causas da população do Distrito Balneário Rincão, também destacar o partido, que “começa a engatinhar” em Içara. Ele é o presidente da sigla.
Nestas eleições, o PPS trabalha para eleger o candidato a deputado estadual Altair Guidi.
Lino falou sobre as principais causas pelas quais pretende lutar no Legislativo “Já na segunda-feira, vou solicitar aos órgãos ambientais competentes a abertura da Barra do Torneiro e o desassoreamento da Lagoa Urussanga Velha, com o objetivo de aumentar a produção de peixes na região”.
Este é um sonho antigo do vereador, desde quando ele ajudoiu a trazer a Colônia de Pescadores para o Rincão. “Infelizmente, a Colônia ficou nas mãos de pessoas que não deram importância ao projeto”, alfinetou.
Lino também solicitará a criação de uma escola municipal que ofereça de 1ª a 4ª série no Distrito. De acordo com o vereador, esta é uma reivindicação da comunidade há mais de dez anos.
Sobre a administração municipal, lembrou que várias estradas estão sendo asfaltadas e novos postos de saúde construídos. “Acredito que nos dois anos e meio que o prefeito tem pela frente, ainda vai fazer mais por Içara”, finaliza

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Quando atendem os nossos pedidos temos que agradecer, como ocorreu com o patrolamento em alguns bairros. Agora não entendo, o bairro Primeiro de Maio fica perto da garagem da Prefeitura, tem poucas ruas e estão péssimas para o tráfego por falta de patrolamento e areão”. Vereador Itamar da Silva, na sessão desta segunda-feira, ao comentar a Indicação nº 296/2010 que pede melhorias em todas as ruas não pavimentadas do bairro.

Os vereadores
Os mar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP) e André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB) falam sobre a Comissão de Vistoriar Obras da Câmara, presidida por Diego Vitorassi (PDT), que na semana passada vistoriou sozinho algumas obras.
“Como primeiro secretário da comissão não fui convidado para fazer a última vistoria em obras de Içara. Eu não sabia “, ressaltou o tucano.
‘Ele me convidou em cima da hora, e não tive como acompanhá-lo”, comentou Marzinho.
Pelo que parece a comissão não está em sintonia.
Em falando em comissão, os vereadores deveriam mensalmente, alugar uma van, e fazer um tour pelo interior de Içara, para ver de perto como estão ficando os terrenos que os ceramistas do Morro da Fumaça tiram barro. A Fundai se diz impotente porque os oleiros tem licença liberada pela Fatma. Acordem!!!

O espaço
do horário político na sessão ordinária desta quinta-feira, que estava destinado ao Presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários de Içara, Bataclan Bitencourt Carpes, não foi utilizado devido o Capitão do Corpo de Bombeiros de Içara, Alexandre Viera, estar de licença e pediu que uma nova data fosse marcada, pois gostaria de estar presente na sessão.

Arnaldo Lodetti
está trablahando para que o deputado estadual Joares Ponticelli se reeleja com uma grande quantia de votos, principalmente em Içara.
Ontem ele coordenou um encontro do Partido Progressista do Extremo Sul no salão de Eventos do Hotel Becker, em Araranguá, quarta-feira, que contou com várias lideranças, entre elas o prefeito Mariano Mazzuco.

A Secretaria de Estado da Saúde
através da Escola de Formação em Saúde EFOS), realiza, nesta sexta-feira (20), no Clube Ipiranga, a formatura de 122 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da região de Içara.
Os ACS percorrem as residências de inúmeras localidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico. Através dessas visitas, os ACS também podem avaliar as condições de higiene das residências, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com outros profissionais da estratégia Saúde da Família (ESF).

GERAL - Diretoria inaugura reforma e ampliação da Apae de Içara

Entidade homenageia em evento colaboradores da obra que alcançou cerca de 600m²; unidade clínica contará com diversos tipos de atendimento entre fisioterapia, fonoaudiologia e informática.

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)
“Dez anos trabalhando com amor”, é o que anuncia uma placa em um dos corredores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Escola Especial Sonho Dourado de Içara. Em evento na noite de ontem, foi inaugurada a ampliação e reforma da sede da entidade. A obra iniciada há três anos, atingiu cerca de 600 m², tendo sido construído uma área clínica para diversos tipos de atendimento e uma cobertura no saguão. Enquanto que algumas salas e um banheiro também passaram por reforma.
Para a obra foram aplicados R$ 789 mil, em convênios com o Governo Federal, Estadual e Municipal. Já os equipamentos do núcleo clínico foram adquiridos com recursos de penas alternativas, repassados pelo Fórum do município.
Os profissionais de arquitetura e engenharia que trabalharam de maneira voluntária, receberam homenagens na noite de ontem.
“Para nós, cada conquista traz felicidade. E a nova estrutura trará mais segurança e conforto aos alunos e funcionários”, considerou a diretora da Escola Especial Sonho Dourado, Clair Martinello Faracco.
Segundo Clair, a entidade tem atendido alunos de outras cidades e estados como Rio Grande do Sul e Paraná. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 35 novas matrículas, sendo que no total 200 pessoas recebem atendimento entre nove meses a 60 anos.
Márcia Guesse, que é atendida pela Apae há 18 anos, disse no momento em que trabalhava na confecção de um cachecol que a reforma deixou a entidade “mais bonita”. “Agora está maior e vai poder ter mais alunos”, comentou.
A presidente da Apae é Emília Valvassori

POLÍCIA - Jovens são dispensados do serviço militar em solenidade

Cerca de 500 jovens receberam certificado de dispensa militar; de Morro da Fumaça a Passo de Torres, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) convoca aproximadamente 460 no Sul.

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)

Ao som do Hino Nacional, cerca de 530 jovens dos quase mil que completam ou completaram 18 anos em 2010, participaram ontem de solenidade de dispensa e incorporação militar, na Praça Matriz, Centro de Içara.
O comandante do 28º Grupo de Artilharia e Campanha de Criciúma (GAC), tenente coronel André Luís Allão, ressaltou a obediência dos direitos e deveres de cada cidadão. “Os direitos estão sendo cada vez mais cumpridos. Mas, poucos de nós conhecemos nossos deveres. Não precisa ser soldado para se dedicar à pátria”, disse. Ele enfatizou que os jovens podem contribuir ao país por intermédio dos estudos e da atuação na sociedade. Allão acrescentou ainda que “lamenta haver pouca representação do Sul do Estado entre os oficiais do exército”.
Já o prefeito Gentil da Luz relembrou que há 27 anos vivenciou a mesma situação que os jovens presentes.
“Vocês foram dispensados do serviço ao Exército, mas não foram dispensados do compromisso com o município de Içara. Desejo que todos possam contribuir para a construção de um município mais humano”, ressaltou o prefeito.
Durante o evento, dezessete jovens receberam simbolicamente o certificado de dispensa da corporação. Enquanto que o restante recebeu após a solenidade.
A dispensa dos içarenses segue a mesma rotina dos outros municípios abrangidos pelo 28º GAC, que de Morro da Fumaça a Passo de Torres convoca cerca de 460 jovens e o restante é dispensado, mas continua incorporado ao Exército, podendo ser chamado a qualquer momento.

VARIEDADES - Hora do Conto motiva a leitura entre as crianças

(foto: Divulgação)

Com o objetivo de incentivar à prática social da leitura, estimulando a imaginação criadora das crianças a Escola Municipal Tranquillo Pissetti, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, realiza, entre os projetos do ano letivo, a Hora do Conto. Ação desenvolvida desde 2006 pelas séries iniciais do ensino fundamental consiste na contação de histórias. O espaço para a realização do evento é a Biblioteca Escolar que é preparada com antecedência com colchonetes e cenário temático.
“Com os alunos confortavelmente acomodados, entra em cena a professora caracterizada de um personagem que conta a história. Com olhinhos atentos, alunos prestam atenção em todos os gestos, falas e expressões da contadora de história e mergulham em um mundo de imaginação”, explicou a diretora Cléria Marques. Segundo ela o cronograma é preparado no início do ano letivo com as turmas do 1º ano a 4ª série.
O tema escolhido é diversificado, mas sempre há uma preocupação de abordar assuntos relacionados a preservação do ambiente, valores humanos, a diversi-dade, e outros que sejam da necessidade e do interesse dos alunos. “A contação de história traz de volta, ao imaginário da criança, um personagem da nossa cultura que é o “contador de causos”, que precisa ser cultivado porque faz parte do imaginário social. A contação de história associada à prática de teatro na escola, estimula o aluno a ler de forma voluntária e prazerosa”, relatou a diretora.

VARIEDADES - Câmara da Mulher Empreendedora promove palestra motivacional

A palestrante Mena Hoff é terapeuta biointerativa e trouxe conhecimentos sobre rejuvenescimento da mulher do Norte do Tibet, onde aprendeu que a beleza e juventude vem do interior.

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)

A Câmara da Mulher Empreendedora de Içara realizou uma palestra com a terapeuta biointerativa Mena Hoff, na noite desta quinta-feira, no Salão de Festas da Igreja Matriz São Donato, Centro.
O evento, voltado exclusivamente para o público feminino, teve como tema principal "Matriz Feminina da Juventude; Um Segredo Oriental".
A palestrante é terapeuta há 15 anos e já viajou diversas vezes ao Norte do Tibete, região autônoma da China, na fronteira do Nepal, no centro da Ásia, de onde trouxe conhecimentos sobre como a mulher pode aprender a usar a energia interior para se tornar mais bonita, jovem e auto-confiante.
Segundo a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Rosemari Barreto Martins Pizzetti, a escolha da palestrante se deve a área de conhecimento e aos temas que ela trata em nas palestras. “As mulheres hoje, mais do nunca, têm uma vida muito agitada, com muitos compromissos e sentimos a necessidade de convidar alguém que nos trouxesse algumas palavras, dinâmicas, atividade de reflexão para que as mulheres pudessem parar para pensar um pouco nelas mesmas”, destacou ela.
Um número satisfatório de mulheres se acomodaram no salão e acompanharam atentamente cada palavra ou gesto da palestrante Mena Hoff, que é natural de Florianópolis.
Tendo estudado por 15 anos, as mais diversas linhas terapêuticas, no Brasil e no Exterior, Mena desenvolveu a terapia Bio Integrativa, envolvendo os mais eficientes métodos de cura por ela aprendidos. O resultado é um trabalho de cura extremamente profundo que trabalha o processo como um todo.

ESPORTES - Içarense fanático pelo Inter conta a emoção da conquista do título

Adroaldo Laitano, que é considerado um dos içarenses mais fanáticos pelo Internacional de Porto Alegre, contou toda a emoção pela conquista do bicampeonato da Copa Libertadores da América.

(Foto: Divulgação)
A paixão pelo Internacional não está apenas no limites do território gaúcho. O povo catarinense, também expressou muita emoção na final da Copa Libertadores na noite desta última quarta-feira, quando o time colorado venceu o Chivas por 3 a 2.
Adroaldo Laitano, o Di-nho, considerado um dos torcedores mais fanáticos de Içara, esteve na final realizada no Beira Rio e expressou toda a emoção ao ver o time de coração ser bicampeão da Libertadores. “Nós já estamos acostumados, com uma vitória sofrida, e vimos naquele gol do adversário aos minutos finais do primeiro tempo, o medo de perder a taça”, complementou.
O torcedor, que procura comparecer em todos os jogos importantes do Inter, afirmou os planos para o Mundial em dezembro, nos Emirados Árabes. “Já estou planejando a viagem, para estar ao lado do Inter na conquista desse titulo, vamos acompanhar o Valdomiro, que estará indo como embaixador do clube no Mundial”, finalizou.
Os demais torcedores que não puderam ir ao Beira Rio, não deixaram de torcer em nem um momento do jogo, e em Içara não foi diferente. Os colorados se reuniram em torno de televisores e telões espalhados nas casas e nos bares da cidade para acompanhar a vitória na final da Taça Libertadores. Aos que ficaram concentrados, emoção não faltou, e durante os 90 minutos de jogo os sentimentos foram colocados a prova: o Internacional é bicampeão! Esta foi à frase de Galvão Bueno, ao término do jogo.
Os colorados realizaram uma carreata pelo Centro da cidade e fizeram a festa no Skentu’s Lanches, reduto de um gremista.