O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.966 - Içara, 8 de outubro de 2010

Novo estatuto foi aprovado
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


PSDB de Içara mobiliza-se em favor de José Serra
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Casa da Cultura abre inscrições para Festival de Teatro
(Divulgação)

EDITORIAL - Quem quer secretário no governo de Içara

Passado quase dois anos de mandato o Prefeito Gentil Dory da Luz (PM-DB) e o vice José Zanolli ainda não conseguiu encaixar os secretários e também continua deixando a desejar na recuperação das ruas, o maior problema de todas administrações.
Portanto qualquer içarense que tenha votado no prefeito ou no vice e faça parte da coligação “Por Uma Içara Mais Humana” pode ser secretário, pois pior que está na fica, principalmente na Secretaria de Obras. E se pensar alto na política, pode se candida-tar também à prefeito.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane Mendes


Contratos por telefone: como resolver impasses

Cada vez mais comuns, os contratos realizados por meio telefônico também são os que mais geram dúvidas e divergências entre o consumidor e a prestadora de serviços.
Desde 2008 estão valendo regras quanto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC – que é um serviço de atendimento telefônico das prestadoras de serviços regulados, como telecomunicações, bancos, planos de saúde, TV por assinatura, saneamento, aviação civil e energia elétrica.
A partir de 2008 o consumidor pode solicitar a gravação de conversa telefônica mantida com o SAC.
Pelo Decreto 6.523/08, o fornecedor é obrigado a manter a gravação das chamadas pelo prazo mínimo de 90 dias (artigo 15º, parágrafo 3º).
O consumidor pode ter acesso a esta gravação através de um pedido direto e gratuito ao fornecedor, ou, também, por meio do Procon (Proteção de Defesa do Consumidor).
Por meio desta gravação o consumidor poderá comprovar os termos e alcance do contrato efetuado com a prestadora de serviços e se precisar registrar uma reclamação contra o fornecedor ou ingressar com algum tipo de ação judicial, poderá valer-se do conteúdo da conversa como prova da alegação.
O prazo para o envio da gravação é de, no máximo, setenta e duas horas, con-forme artigo 16 do Decreto 6.523/2008, que ainda define que esta poderá ocorrer por correspondência ou por meio eletrônico, a critério do consumidor
Assim, várias situações de dúvidas podem ser resolvidas, como o valor do serviço contratado e até mesmo, qual serviço fora contratado pelo consumidor.
As empresas que violarem as regras do Decreto 6.523/2008 estão sujeitas a multas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que po-dem variar de R$ 200 a R$ 3 milhões.

Até a próxima semana com mais um assunto de interesse dos içarenses.

Susiane Formentin Mendes de Oliveira é advogada e escreve semanalmente neste espaço.

POLÍTICA - PSDB de Içara se reúne para organizar campanha pró-Serra Após eleger Adilor Dóia Guglielmi a Assembleia Legislativa de SC, os tucanos içare

Após eleger Adilor Dóia Guglielmi a Assembleia Legislativa de SC, os tucanos içarenses se empenham a fim de conseguir mais votos para Serra no segundo turno das eleições presidenciais.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Ainda em clima de euforia pela vitória do deputado estadual Adilor Guglielmi, Dóia, nas eleições de 3 de outubro, a Executiva do PSDB de Içara se reuniu, na tarde ontem, a fim de organizar estratégias para campanha de José Serra à Presidência da República.
Estiveram presentes na casa de Adêmio Pavei, além do anfitrião, o presidente do PSDB de Içara, Paulo Brígido; o presidente de honra do partido, Martinho Mendes; o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho) e Jucelino Dagostin.
Na ocasião, os participantes definiram que vão fazer contado com o DEM, PPS e PTB, de Içara, que são partidos coligados com o PSDB a nível nacional.
“Vamos nos reunir com estes partidos e os demais, que forem simpatizantes da candidatura de José Serra, para que possamos juntos trabalhar para que o candidato tenha uma votação expressiva no município de Içara”, explicou o vereador Polakinho.
O presidente do partido disse que vai conversar com o vice-prefeito, o democrata José Zanolli, para que os dois partidos organizem uma reunião, que já está agendada para a próxima quinta-feira, dia 14, às 18h, em local ainda a confirmar.
“Nesta reunião vamos definir os partidos que estarão trabalhando pela eleição de Serra e as estratégias que deveremos adotar para alcançar a vitória no dia 31 de outubro”, comentou Brígido.
O PSDB içarense informou que vai tentar trazer o candidato à presidência no município. Mas, se não for possível, também estão articulando a vinda de alguma liderança do partido a nível estadual.
Os tucanos agradecem mais uma vez aos içarenses pela eleição de Dóia Guglielmi e afirmaram que o deputado está fazendo visitas pela região, junto com o vice-presidente do PSDB de Santa Catarina, Beto Martins, e outras lideranças, a fim de fortalecer a campanha de José Serra na Região Sul.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Angela e Maneca no governo eles vão olhar para Içara, a nossa pesquisa vai ser nas urnas e a nossa coligação virá no segundo turno. Para o bem do Estado a vitória tem que ser de Ângela e Maneca ”. Ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP) sobre as eleições em 3 de outubro, em um comício no Clube Ipiranga, que teve uma resposta contrária dos içarense e dos catarinenses nas urnas.

O ex-contador Edson Valvassori, o Guegue
foi o único que questionou a veracidade da Assembléia Geral Extraordinária que aprovou a alteração do estatuto. Ele pediu a palavra e disse que consultou a Aneel e que a assembleia era ilegal pois apresentou vários pontos irregulares e deveria ter solicitado autorização da Federação das Cooperativas de SC. O diretor Tarcísio Lima afirmou que não houve necessidade, baseado no parecer da assessoria jurídica. “Não vai ser a federação que vai mudar essa regra, por isso não foi cunsultada”, comentou Lima. “A Cooperaliança se acha superior a Federação”, cutucou.
Enquanto os associados votavam se o voto deveria ser aberto ou secreto Valvassori e o advogado da cooperativa, Gilberto Lima, conversavam sobre o estatuto.


Edson Valvassori
afirmou que poderia ter impugnado a assembleia que foi realizada de forma irregular. “A cooperativa deveria ter chamado algumas pessoas inteligentes para discutir o assunto. O aviso deveria ter sido entregue aos associados no dia que saiu o edital, há 40 dias, e não na semana passada”.


Gilberto Lima
explicou que em 2003 Valvassori também não fez consulta a Federação. “ Quem tratava das assembleias era o Binha Giordani Nunes) e não eu”, respondeu Guegue.
Lima acrescentou que o documento estava a disposição de todos. “O Teda questionou um item e ele foi retirado’, finalizou.

E cadê a oposição
que não se fez presente na assembléia. Será que estavam com as faturas de energia em atraso e não puderam entrar na assembléia?
Tive informações que pessoas que até ontem batiam no peito de que a Cooperaliança era um ninho de cobras bateram o cartão por várias vezes durante a campanha eleitoral para pedir um apoio para seus candidatos.
Nada melhor que um dia após ao outro.

Ex-vereador
Antõnio José Cardoso (PP), que dormiu presidente da Câmara e acordou sem o cargo por ter sido traído pelo partido, em 2002, deu alguns conselhos ao pepebista Darlan Bitencourt Carpes, que é candidato a Presidente da Mesa Diretora do Legislativo de Içara.

GERAL - Assembleia aprova alteração do estatuto

Mais de 1,3 mil associados em dia com os pagamentos da energia elétrica compareceram na Assembleia Geral Extraordinária da Cooperaliança e maioria aprovou a alteração estatutária.

(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)


Após polêmicas e expectativa, os associados da Cooperativa Aliança e lideranças políticas lotaram o Ginásio de Esportes da Escola Salete Scotti dos Santos, no Centro de Içara, na noite de quinta-feira, e a maioria dos presentes aprovaram as alterações do estatuto que não era modificado desde 2003.
E uma das modificações dá o direito do atual presidente Pedro Deonísio Gabriel disputar a reeleição e outra diminui o prazo de convocação dos associados de 40 para 10 dias.
Para a efetivação da decisão era preciso o consenso mínimo de dois terços do quorum, totalizando 400 associados, mas compareceram 1.392 consumidores.
“É muito simples. O cooperado apenas vota por concordar ou não com a proposta”, disse o advogado da cooperativa, Gilberto Lima, momentos antes da votação ao ser questionado se houve manifestações dos associados.
O ex-contador Edson Valvassori questionou que Conselho Administrativo não consultou a Federação das Cooperativas e que o estatuto apresenta várias irregularidades.
O diretor administrativo Tarcísio Lima afirmou que a assessoria jurídica não achou necessário por isso não foi feita a consulta.

POLÍCIA - Dois motociclistas se ferem em acidentes de trânsito

Estradas do município registraram dois acidentes com vítimas na última quarta-feira, em ambos casos, motocicletas e carros colidem; já em Criciúma carro bate em ônibus amarelinho.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Dois acidentes deixaram motociclistas feridos nesta quarta-feira. A primeira ocorrência, atendida pelo Corpo de Bombeiros de Içara, aconteceu por volta das 18h, na rodovia Lino Zanolli, no Bairro Aurora.
C.C.S., 48 anos, condutor da motocicleta placa MSH-0952, de Jacinto Machado, foi encaminhado ao Hospital São Donato, de Içara, com várias escoriações.
Já M.S., 37 anos, que dirigia um Fiat Uno placas GPK-2035, de Içara, que se envolveu no acidente, não sofreu ferimentos.
À noite por volta das 22h, um novo acidente foi registrado na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), no trevo de acesso ao bairro Presidente Vargas, em Içara. O Golf placas MKP-2999, de Tubarão, colidiu contra a motocicleta de Içara placa MFE-4005.
O condutor da moto, F.C.D., 20 anos, que sofreu lesões nas pernas e nos braços, foi atendido no Hospital São José, em Criciúma.
Em Criciúma, o Gol, placas LXA-2038, do município, colidiu contra um ônibus que fazia a linha dos terminais. A ocorrência aconteceu na rótula do bairro Próspera, próximo ao terminal. Ninguém ficou ferido. O trânsito na rodovia ficou parado por algum tempo.

VARIEDADES - Festival de Teatro Amador de Içara está com inscrições abertas

As inscrições para o festival vão até o dia 15 de outubro e devem ser feitas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Centro de Içara, através do preenchimento de uma ficha de cadastro.

(Divulgação)

Criar na população da Região Sul do Estado o gosto pelas artes, especificamente, artes cênicas, é um dos objetivos do Festival de Teatro Amador de Içara, que chega a 9ª edição em 2010.
A Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Educação e Cultura informa que estão abertas as inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 26 a 28 de outubro.
Conforme o regulamento, podem participar grupos teatrais e escolas de Santa Catarina, que serão selecionadas por uma comissão indicada pelos organizadores.
As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de outubro, através do envio da ficha de inscrição pelo correio para a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes (Praça da Matriz, s/nº, Centro, Içara, CEP 88820-000). O carimbo postal até esta data vale como comprovante de inscrição. Os interessados também podem se inscrever diretamente na Casa da Cultura.
Mais informações através do endereço de e-mail: artes@icara.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3432-8505 ou 9634-7737, com a coordenadora pedagógica de artes do município, Lílian Philippi.
As peças inscritas poderão ser inéditas, publicadas ou já apresentadas em outros festivais; na categoria de teatro adulto, tendo a duração mínima de 10 minutos e no máximo até 60 minutos.
“Vale ressaltar que o Festival de Teatro Amador de Içara não tem caráter competitivo, e cada grupo receberá um troféu de participação”, salienta a coordenadora de artes, acrescentando que o evento tem como proposta fomentar a criação e produção teatral no Sul de Santa Catarina; “além de despertar o público para a apreciação da arte e do belo; e propiciar o acesso ao teatro”.
A Casa da Cultura tem oferecido cursos artísticos gratuitos para a comunidade içarense. Professores cedidos pela Administração Municipal ministram aulas de balé clássico, street dance (dança de rua) e violão. Para o próximo ano, a instituição planeja iniciar, também, através do apoio da Secretaria de Educação e Cultura, aulas de teatro.
De acordo com a coordenadora de museus, Sanete Monteiro Dagostin, a procura pelo curso tem crescido no município. “No ano passado nós oferecíamos oficinas de teatro, mas a demanda caiu. Agora as pessoas estão procurando novamente. Já enviamos um projeto para a Secretaria pedindo a contratação de um professor para o próximo ano”, conta.
Os alunos de balé clássico e street dance da Casa da Cultura se apresentaram recentemente no 10º Festival de Dança de Içara, que aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro, em Içara.
Mais de 300 pessoas, de todas as idades, participam das oficinas oferecidas, tanto na Casa da Cultura, quanto em escolas e instituições do município.

ESPORTE - Domingo terá basquete solidário no Centro de Içara

Acontece neste sábado o 1° Street Solídário de basquete, a competição tem como principal objetivo auxiliar as entidades que apóiam o esporte em uma troca de solidariedade.

(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)

As competições de basquete de rua sempre foram famosas, principalmente pela criatividade dos atletas dentro de quadra de cimento ou de taco.
É isso que os jovens atletas de Içara querem passar com o 1° Street Solidário, marcado para o domingo, dia 10, às 13h30min, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, no Centro de Içara.
Com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação Viva Basquete Içara (AVIBI) e Associação de Amigos dos Autistas (AMA), os atletas içarenses decidiram organizar o evento esportivo de basquete de rua.
As inscrições podem ser feita no e-mail gustavo_78@msn.com, na Loja Sky Board´s e na New Sun Shine Lan House. A taxa é de R$ 20 e mais dois litros de leite. A categoria é aberta há duplas.
É bom lembrar que o evento não trará fins lucrativos aos organizadores, sendo que todo o dinheiro e leite arrecadados serão encaminhados às instituições escolhidas.
1° Street Solidário estará sujeito as condições climáticas, podendo ser transferido para o próximo sábado, dia 16 de outubro, caso chova no dia do evento.
As inscrições podem ser feitas no próprio local, na Praça da Juventude.